Teoria: Leandro Panucci ou quem saiba , me ajuda nessa

    Autor Mensagem
    gemeo
    Veterano
    # ago/05


    Olá galera!
    Eu tava estudando aqui e me surgiu uma dúvida: Quando eu sei se uma nota do modo é de passagem ou de tensão?? Deixa eu explicar melhor com um exemplo: no modo dórico, vc tem a sexta como sendo uma nota de passagem, ela é tocada, sem q se pare nela, certo?!! Mas porque ela é considerada nota de passagem e não nota de tensão?? Qual o critério que eu uso para distingui-las???
    Obrigado!

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    gemeo

    as notas de tensão vc usa como notas de passagem
    as notas de passagem são as de tensão

    vc confundiu as paradas...

    Marisco
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    as notas de tensão vc usa como notas de passagem
    as notas de passagem são as de tensão


    Justo!

    Se bem que eu gosto de fazer repouso na sexta do dórico. Principalmente tocando jazz.

    king_arthur
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    issae

    Se bem que eu gosto de fazer repouso na sexta do dórico. Principalmente tocando jazz.

    isso daria uma 7a maior do acorde tocado né?

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    gemeo
    Qual o critério que eu uso para distingui-las???

    As notas de repouso são as notas da tríade (tônica terça e quinta), as notas de passagem são as outras que sobram =)

    mas vc não precisa seguir isso a risca, tem que dar umas fugidas de vez enquando que nem o Marisco disse.

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    king_arthur

    isso daria uma 7a maior do acorde tocado né?


    o que vc kis dizer cara?

    tu escreveu 7ª mas queria escrever 6ª né?

    hehehe

    Marisco
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    heathcliff
    tu escreveu 7ª mas queria escrever 6ª né?

    Não necessariamente. Só se ele estiver tocando o I grau do modo.

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Marisco

    é, mas o que ele quis dizer?

    "uma sexta maior daria a sétima maior do acorde"

    ficou parecendo que ele quis dizer isso

    Marisco
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    heathcliff
    Eu acho que ele se passou, mas o que eu quis dizer foi que nem sempre que tu usar uma sexta no modo dórico ela será a sexta em relação ao acorde tocado no momento. Por exemplo na progressão:

    | Dm7 | G |

    É dórico, mas se eu parar no SI no segundo compasso, vai ser a sexta do dórico, mas terça do acorde (Sol).

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Marisco

    hamham

    entendi sim

    gemeo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    É o seguinte galera... não sei quem possue o livro do almir chediak, mas na parte final (qdo vem falando das escalas), no modo dórico a 6 é tido camo nota de passagem, ou seja não devemos parar nela... pelo q eu entendi, podemos repousa em qualquer nota ( da tríade ou as de tensão), mas não podemos repousar nas de passagem, certo? Será q eu devo levar isso à risca??

    king_arthur
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Marisco
    nao foi isso que eu quis dizer cara...

    é que pelo que eu aprendi, se tu tá em D dórico, necessariamente a harmonica é C...

    tocando a sexta SI, é a sétima maior do acorde C

    gemeo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Por exemplo, se eu tiver uma prograssão básica: Dm7 // G7 // C7M... Se eu quiser improvisar sobre todos esses acordes, usando a escala maior ( eu posso pq esses acordes pertencem ao C.H. maior) quando eu estiver tocando o acorde Dm7, eu não posso parar na 6 (no caso B), mas eu posso tocar essa 6 ( no caso B) no acorde de G7 ou de C7M... sERÁ Q NAUM É ISSO???

    paulao_jazz
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    king_arthur
    necessariamente a harmonica é C...

    não necessariamente.

    gemeo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    heathcliff
    Marisco
    king_arthur
    paulao_jazz

    Galera, tentem tirar minha dúvida!!
    Valeu!

    king_arthur
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    paulao_jazz
    ahh sim.. certo, me confundi..

    seria a harmonia D com a escala de C, certo?

    Marisco
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Por exemplo, se eu tiver uma prograssão básica: Dm7 // G7 // C7M... Se eu quiser improvisar sobre todos esses acordes, usando a escala maior ( eu posso pq esses acordes pertencem ao C.H. maior) quando eu estiver tocando o acorde Dm7, eu não posso parar na 6 (no caso B), mas eu posso tocar essa 6 ( no caso B) no acorde de G7 ou de C7M... sERÁ Q NAUM É ISSO???

    Mais ou menos isso. Depende muito da intenção, como eu disse acima. Por exemplo a 7M no modo Jônio é tida como nota de passagem, mas os jazzistas fazem repouso nela seguidamente. Não existem regras muito definidas para isso, mas algumas coisas são mais usadas. Tipo notas boas para repouso sempre estarão nas notas do acorde. Por exemplo, no modo jônio (novamente, hehehe) a quarta é uma nota bem imprópria para respouso. Mas se a harmonia tiver um C7M(11), vai soar legal o repouso nela.

    paulao_jazz
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: paulao_jazz
    · votar


    Marisco
    gemeo

    Depende muito da intenção

    intenção é foda. ela que faz vc optar por uma nota ou outra. Em alguns modos há notas evitadas. No modo jonio, a 4a é evitada. Mas, por exemplo, a 7a maior, apesar de naturalmente tensa por ser sensivel, é uma otima nota de repouso dependendo da intenção.

    se a harmonia tiver um C7M(11), vai soar legal o repouso nela.

    Essa 11 nesse acorde C7M não pode ser natural, não no modo jonio, esse acorde não rola no jonio (tem um choque entre o mi e o fá, e esse choque não é agradável porque acaba que o fá exerce mais gravidade em cima do mi, e isso descaracterizaria o C jonio).

    Essa 11a fica LINDA se for no modo lidio (11 aumentada), e com a 9 acrescentada: C7M.9(#11)

    gemeo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    paulao_jazz

    Tb concordo com vc... e é exatamente isso q eu tô tentando dizer: q em alguns modos algumas notas devem ser evitadas (repouso)... por exemplo: no jônio a quarta deve ser evitada por entrar em choque com a terça, por isso que o acorde C7M/ 11 não caracteriza o modo jônio... mas eu queria saber pq q no modo dórico, a sexta deve ser evitada (repouso)... ela entra em choque com alguma nota???

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    king_arthur

    Tu quis dizer que a 6M do modo dórico é a 7M do modo jônio né?

    king_arthur
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    heathcliff
    nao sei se é bem isso.. mas eu quis dizer que por exemplo, se a base é C e tu toca 6M de D, essa nota é o 7M de C..

    mas eu viajei, tava imaginando que D dórico era tocar em D quando a base é C, mas é o contrario né.. tocar na escala de C quando a base é Dm

    paulao_jazz
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    a sexta deve ser evitada (repouso)... ela entra em choque com alguma nota???

    acho que no dórico não rola essa proibição não, se ela for uma 13a, e não uma 6a, pois a 6a choca com a 7m.

    Chucky Guitar
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Pelo que eu sei o unico modo que tem Avoid-Note(nota a ser evitada) é o Jônio e sua Quarta Justa...o Dórico n tem Avoid Note... e sua nota Característica (a nota q caracteriza o modo) é a Sexta Maior...ou seja ela n eh uma nota de tensão nem de passagem...pelo contrário....se deve usá-la bastante pra dar a intenção dórico (isso se vc quiser dar a intenção) Eu acho q eh isso hehehehehe se eu flei merda me corrijam

    paulao_jazz
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Chucky Guitar

    isso, boto fé! mas acho que tem outros modos que tem notas evitadas sim, nao lembro de cabeça, mas acho que tem.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/05
    · votar


    gemeo

    O que você pensa quando lê a palavra "tensão" ou "tenso"?

    Eu não vejo como algo estável ou tranqüilo. É assim que as tensões são para os acordes.

    Veja um acorde de C7M, formado por C, E, G e B. Agora experimente adicionar ou subistituir a nota E deste acorde pela nota F. Perceba que o som está tenso, e o relaxamento acontece quando não se tem esta nota.

    Partindo disso, sem muita teoria, você pode adicionar tensões junto as notas que compõe o acorde e como você sente cada uma delas. (aquele som dissonÂnte).

    Chucky Guitar
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    mas acho que tem outros modos que tem notas evitadas sim, nao lembro de cabeça, mas acho que tem.

    Não é que tenha nota a ser evitada, mas com eólio, o frígio ou até mesmo o lócrio precisa tomar cuidado com algumas...no caso do Eólio é a sexta menor q pode se chocar com a quinta, no Frígio eh a Segunda Menor pra se chocar com a Tônica e o Lócrio é o trítono q venhamos e convenhamos é um som bunitooooooo...hehehehehe axo q eh mais ou menos isso...agora Avoid-Note mesmo soh o Jônio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teoria: Leandro Panucci ou quem saiba , me ajuda nessa