LLeandro ppanucci pode me responder?estou com dúvida me ajuda ai!valeu pela força!obrigado!

Autor Mensagem
pucci
Veterano
# ago/06


por exemplo...

o slash usava modos gregos?e o brian may?page?hendrix?vitcor biglione?

citem algumas músicas brasileiras conhecidas que se usaram modos gregos em seus arranjos........porquê eu estou os estudando e pelo q percebi quem ultiliza mais modos gregos são guitarrista como....(mike stern,pat morphine,scott henderson,claudio celso,pat martino,vitcor biglione,george benson......enfim guitarristas desse estilo....quando vcs se referem a modos gregos vcs só citam IRON MAIDEM agora pergunto a vocÊs citem algumas músicas famosas q os guitarritas usaram modos gregos!!!!coisas mais conhecidas fora os guitarristas q eu mencionei....sei lá tipo guitarristas do raul seixas moraes moreira,guns,caetano..........enfim e citem a música nas quais os guitarristas usaram os modos!!!

obrigado valeu!!!quem souber também falem ai!!valeu!!

LeandroP
Moderador
# ago/06
· votar


pucci

Acho que todos eles usavam os modos.

Um modo não é apenas um desenho de uma escala numa região do braço.


e------------------------------------------------------
B----3--------------3----------------------------------
G----0------4---6------6---4---------------------------
D----0---5---------------------5-----------------------
A----2-------------------------------------------------
E----3-------------------------------------------------

Que modo é utilizado aqui?


Extrapolation
Veterano
# ago/06
· votar


pucci
sei lá bicho, eu nao me atento a isso
veja bem... raul seixas mesmo tem um monte de emprestimo modal e modulações...

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


mais ou menos se vamos pensar no I IV V e jogar no IV o lido e no V o mixolido é só parar pra pensar, é escala de dó maior!!! lidio é escala de dó maior começando no IV° mixolidio é escala de dó maior começando no v°!!

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


modo lidio?

presumo q sim!!!está em G!!!ENTÃO GABCDEF# só q nesse exemplo o C q é a quarta de G está aumentada!!!por isso é lidio pois lidio tem a quanta aumentada!!!acertei ou ta tudo errado o q eu disse?

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


acertei panucci?

Extrapolation
Veterano
# ago/06
· votar


pucci
isso q tu disse é C lidio sim
mas ainda acho q tu ta com algumas duvidas

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous

mas o mixolidio num tem uma sonoridade diferente da do lidio?

Extrapolation
Veterano
# ago/06
· votar


leia de novo o q o Jabijirous falou

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Extrapolation

to cheio de duvida!!!aquela tabela q vc me passou ontem....porquê não tem todos os intervalos?tipo segunda maior só tem alguns,é por lá estão os mais importantes para improvisação?

Extrapolation
Veterano
# ago/06
· votar


pucci
olha ae um texto q tinha postado numa comunidade do orkut:

aqui está, um tópico sobre MODOS GREGOS.
O foco aqui é apresentar essas 7 escalas, falar sobre suas sonoridades e o principal: desmistificar que todas elas sao iguais.

Eis elas, em ordem:
Jonio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio
O que é esta ordem?
É simples, que de tão simples iniciantes e até mesmo intermediários se falem disso pra dizer que todos os modos são iguais.
A tônica do modo Dórico é a segunda nota do modo Jônio. A tônica do Frígio é a segunda do Dórico e terceira do Jônio... assim por diante (ah sim, e tem a volta... o do Jônio é a segunda nota do Lócrio...)

Aqui suas estruturas:
Jônio: T 2 3 4 5 6 7
Dórico: T 2 3b 4 5 6 7b
Frígio: T 2b 3b 4 5 6b 7b
Lídio: T 2 3 4# 5 6 7
Mixolídio: T 2 3 4 5 6 7b
Eólio: T 2 3b 4 5 6b 7b
Lócrio: T 2b 3b 4 5b 6b 7b

nota:
7 = setima maior
7b = setima menor
3 = terça maior
3b = terça menor
2 = segunda/nona maior
2b = segunda/nona menor
4# = quarta aumentada

Monte a escala de Ré jônio agora:
D E F# G A B C#
Agora Sí eólio:
B C# D E F# G A

oh, as mesmas notas! mas toque cada escala começando por suas tonicas, pelo D, depois pelo B... Ah, o som muda...
se pegares E dórico, F# frígio, G lídio, A mixolídio e C# lócrio verá q têm as mesmas notas que D jônio e B eólio, mas seus sons são diferentes.

SONORIDADE:
Agora que percebestes que cada modo tem seu som característica, vamos dar nomes as intenções que eles passam:
* Jônio: alegre
* Dórico: usado no jazz, grande coisa, o que importa é q o seu som é sério mais com uma quebra no final, parece até ter dupla personalidade
* Frígio: sombrio, a música daquele filme Tubarão está em frígio, alguma dúvida? hehe
* Lídio: tranquilidade, usada no jazz tb
* Mixolídio: usado no blues, baião... som proximo do alegre, mas um alegre meio abobado lá pelo final
* Eólio: sonoridade séria (Iron Maden usa tanto pra fazer solos quanto as harmonias)
* Lócrio: Impresição, som fechado que tá sempre pedindo pra ir a algum lugar

NOTAS CARACTERÍSTICAS:
Cada modo tem uma ou mais notas característas, aquelas que fazem a diferença, que mudam todo o som do conjunto.
As notas características são levadas em consideração do modo Jônio que é considerado o modo maior natural (escala maior natural) e o modo Eólio, que é o modo menor natural (escala menor natural). Portanto, esses dois modos não tem notas características (ah, mas vai ter gente que vai me xingar, mas depois eu explico)
Jônio, Lídio são os modos maiores (que possuem terça maior)
Dórico, Frígio e Eólio são os modos menores (possuem terça menor)
Mixolídio é o modo Dominante (escalas e acordes dominantes são os que possuem 3ª maior e 7ª menor)
Lócrio é o modo meio-diminuto (é um tipo de escala diminuta, por possuir 3ª menor e 5ª diminuta, mas não é a escala diminuta - q é outra)

Mas para a analise das notas características temos que achar as diferenças entre cada modo e o modo maior natural e o menor natural:
Maiores:
*Lídio : 4#
*Mixolídio: 7b

Menores:
*Dórico: 6
*Frígio: 2b
*Lócrio: 2b e 5b

Nota: consideramos o mixolidio como modo maior e o lócrio como menor, apesar de não serem!

São essas notas características que dão os sons diferentes aos modos.

Por hoje é só.
BOA SORTE A TODOS

Extrapolation
Veterano
# ago/06
· votar


pucci
to cheio de duvida!!!aquela tabela q vc me passou ontem....porquê não tem todos os intervalos?tipo segunda maior só tem alguns,é por lá estão os mais importantes para improvisação?

nao tem tudo em todas só pra nao encher de numero...
onde tem "4", por exemplo, tu sabe q meio tom acima tu tens 4#, meio tom abaixo 3M...
vai fazendo a relação

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


cara eu tinha postado aqui o livro do chediack achei no orkut!! só que a galera fechou o topico por causa de pirataria, acho errado, pois nego bota mp3 dos outros e nao pode livro?? bota programa e nao pode livro??? conceito errado esse do forum, mas enfim, cata no orkut que tu acha

Extrapolation
Veterano
# ago/06
· votar


báááá, tava relendo meu texto... cheio de erro de portugues hahahaha

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Extrapolation


éééé´!!!isso!!!éée´isso mesmo!!!!foi muito bom isso.


legal isso !!!de onde vc tirou essas informações?foi vc quem criou?

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous

no caso de livro tem uma lei expecifica sobre isso!!!

agora quanto a programas mp3 não tem!!!

não existe crime sem lei anterior q o defina nem pena sem prévia cominação legal!!!!é foda mas é assim!!!

Extrapolation
Veterano
# ago/06
· votar


pucci
cara... eu leio muito hehehe
nao tenho livros impressos em casa, mas ja li em casa de amigos, alguns xerox, leio muito na net tb, aqui no forum com os topicos do panucci, leio muito no orkut em comunidades relacionadas a musica, com gente q entende e tal...

eu vo te passar o link para o orkut onde tem o livro do chediak
eu nao acho esse livro bom pra quem já nao leu outro, considero ele um livro pra consulta... mas a primeira parte dele, onde fala mais sobre teoria do q sobre harmonia vai te dar uma boa base

Extrapolation
Veterano
# ago/06
· votar


pucci
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=11603731&tid=247305713056222313 4

ae tem, o Adriano ali sou eu hehe me add ae se quiser

LeandroP
Moderador
# ago/06 · Editado por: LeandroP
· votar




Levada Funk - Dm7 - dórico

e----5--7--8---8-8-8-8---8--7--5----------------------
B----6--6--6---6-6-6-6---6--6--6-----------------------
G----5--5--5---5-5-5-5---5--5--5-----------------------
D----7-------------------7--7--7-----------------------
A----5-------------------5--5--5-----------------------
E------------------------------------------------------


pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Extrapolation

vou te adicionar sim!!!nesse momento estou trabalhando e aqui na imprensa nacional é proibido acessar o orkut!!!!amanhã eu te adiciono!!!vc tem algum material ditatico no seu computador?
quando tu tiver tempo manda no meu e-mail!!!!

lmonteiro@in.gov.br

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


LeandroPanucci

presumo então que todos os guitarristas então uçtilizam os modos gregos!!!slash,jimi page,tommi yommi,guitarrista do barão vermelho,george harrison,david gilmor,hendrix,blakmore,angus young.....todos usam....tipo é porque a sonoridade dos modos gregos como o Extrapolation disse a sonoridade é mais jazzistica!!!foi oq eu também senti!!uma sonoridade mais travada..não tão ligada a música popular.

Extrapolation
Veterano
# ago/06
· votar


pucci
tipo é porque a sonoridade dos modos gregos como o Extrapolation disse a sonoridade é mais jazzistica!
nao nao, nao falei isso... só disse ali q o dorico e o lidio sao comuns de serem usados no jazz
tipo, no jazz, quando tem um acorde Xm7... a primeira coisa q os cara pensam já é um dorico, quando um XM7 um lidio...
pq eles gostam da sonoridade q dá, só isso

eu nao so muito chegado a mpb, acho q tu é, pelo q li ate agora, mas a abordagem q os jazzistas usam em suas musicas é bem proxima a da q os bossa novistas (ohmmm existe esse termo?) usam

cara, eu até tenho material, mas nao sei se tenho algo mais basico assim, o q tenho é quase q exclusivamente sobre harmonia funcional, ou slap, ou funk... eu vou dar uma olhada aqui

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


cara outra pergunta o q é isso aqui me explica isso aqui é a minha última dúvida sobre modos!!!

http://www.teia37.com.br/musicman/harmonia3.htm

Extrapolation

LeandroPanucci

olha ai esse site como isso funciona?

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


ele coloca os graus mas será q ele ta dando como exemplo de C?

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


pode ser qual quer tonalidade

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


imagina um D qual é o segundo grau de ré???? Em entao é IIm é mais facil pensar assim I II III IV etc etc

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous

ENTÃO cada acorde tem um modo pra se aplicar!!!!por ele colocou esses acordes e modos respectivos?

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


QUADRO DOS ACORDES E SUAS ESCALAS

Grau/Acorde
Escala

I7M => 6 | 6/9 | 7M(9) | 7M(6) Escala Maior/Modo Jônio
IIm7 =>7 | 7(11) | 7(9/11) Modo Dórico
IIIm7 => 7(11) Modo Frígio
IV7M => 7M(6) | 7M(9) | 7M(6/9) |
| 7M(#11) | 7M(9/#11) | 6 | 6/9 | 6/9(#11) Modo Lídio
V7 => 7(9) | 7(13) | 7(9/13) Modo Mixolídio
V7/4 => 7/4(9) | 7/4(13) | 7/4(9/13) Modo Mixolídio 4
VIm7 => 7(9) | 7(11) | 7(9/11) Escala Menor Natural/Modo Eólio
VIIIm7(b5) Modo Lócrio
VIIIm7(b5) => 7(b5/9) | 7(b5/11) Modo Lócrio 9
IV7M(#5) => #5 | 7M(#5/9) Modo Lídio #5
Im6 => 6/9 | 7M/6 Escala Menor Melódica
V7(b9) => 7/4(b9) | 7/4(b9/13) * Modo Mixolídio 4/b9
V7/b9(#11/13) Escala Diminuta
V7(b9/13) * Modo Mixolídio b9
V7(alt) => 7(b5/b9) | 7(#5/#9) | 7(b5/#9) | 7(#5/b9) | 7(#9) **Escala Alterada
V7(#11) => 7(9/#11) | 7(#11/13) *** Modo Lídio 7
V7(b5) => 7(#5) Escala Hexafônica
V7(b9) => 7(b13) | 7(b9/b13) ****5º Modo da Menor Harmônica
V7(9/b13) *****Mixolídio b13
VIIº => º(b13) | º(7M) | º(9) | º(11) Escala Diminuta
V7 => 7(#9) Pentatônica Blues (Escala Blues

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


cada acordes tem o seu modo?

Extrapolation
Veterano
# ago/06
· votar


pucci
cara, isso ae é mais pra adiante
ali, tem um acorde no lado esquerdo da tabela e escalas q tu pode usar em cima dele no lado direito da tabela

os numeros romanos sao os graus em relação a um tom

tipo... IIm7 é um acorde Xm7 do segundo grau de uma tonalidade
ex.:
Tom: Fá
Tonalidade: Maior
o IIm7 seria o acorde: Gm7

tipo, como tem lá:
V7 => 7(9) | 7(13) | 7(9/13) Modo Mixolídio

o V7 seria, em Fá maior, o acorde C7...
ali tem depois 7(9) | 7(13) | 7(9/13), sao as extensoes possiveis, as dissonancias q tu pode usar nesse acorde e usar o modo mixolidio em cima dele


ah, tu lê ingles? eu tenho um material aqui q eu to dando uma olhada e me parece muito bom, nao é uma leitura dificil de ingles, e é bem bom o livro

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a LLeandro ppanucci pode me responder?estou com dúvida me ajuda ai!valeu pela força!obrigado!