Afinação de guitarra é um inferno!

Autor Mensagem
helenio
Veterano
# jun/06 · Editado por: helenio


Crio este tópico para compartilhar algumas informações sobre escalas, afinação e oitavas de guitarras, e iniciar uma discussão sobre um método alternativo de regulagem de oitavas para tentar melhorar a afinação geral da guitarra.
Recentemente iniciei uma pesquisa para tentar entender por que alguns acordes parecem estar desafinados, mesmo que as cordas soltas e as oitavas estejam perfeitamente afinadas. O que descobri explica exatamente a teoria por trás da construção da guitarra e de sua afinação, e nos permite entender melhor os problemas de afinação para tentar solucioná-los. Atualmente estou testando um método alternativo de regulagem de oitavas para tentar melhorar a afinação geral da guitarra, que posso descrever aqui caso seja do interesse de alguém.
Listo abaixo alguns sites onde aprendi muito sobre este assunto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Temperamentos_musicais
http://users.adelphia.net/~cygnusx_1/equal_temperament.html
http://www.doolinguitars.com/intonation/intonation1.html

Fritz_mkvl
Veterano
# jun/06
· votar


Use o Buzz Feiten system. Ele pensou nisso antes e já desenvolveu um método alternativo.
http://www.buzzfeiten.com/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


helenio
Quando alguém começa a perceber essas desafinações no braço da guitarra, é porque está com o ouvido devidamente treinado ou o tem absoluto.
Abç

22222 oirartnoc oa
Veterano
# jun/06
· votar


Mt bom isso aki, fikou bem melhor afinado que no velho método de quintas

PROCEDURE:

Tuning the 1st and 6th strings: The E, open 1st string, must be in pure unison with the harmonic of the E, 6th string at the fifth fret. When these two strings have been properly tuned with each other, continue as follows. Tuning the 4th string: Play a harmonic on the (in tune) 6th string at twelve, and as this harmonic sounds, adjust the 4th string until the tone E on the second fret is in pure unison. Now you have the E, open 1st string, 1st on the 4th string at two, and E, open 6th string tuned pure (permissible because they are octaves).

Tuning the 2nd string: Play a harmonic on the (in tune) 4th string at twelve. As this sounds, adjust the 2nd string until D at the third fret is in pure unison. As you have used two fretted tones for references and as the frets are positioned for tempered intervals, you now have the open 1st, 2nd 4th and 6th strings in tempered tuning.

Tuning the 3rd string: As it is easier to adjust a string while listening to a continuous reference tone, you may first try the following: Play a harmonic on the (in tune) 4th string at twelve and as this sounds, adjust the 3rd string until D at the 7th fret is in pure unison.

Double check: Now make this check to see if you have been accurate or if the instrument plays tune when fretted at seven. Play a harmonic on the (now tuned) G string at twelve, and as this tone sounds, play G on the 1st string at three. The two tones should be in pure unison. If they are not, either you are at fault or the instrument doesn't fret tune at seven. Go back to the beginning and carefully check each step up to this point. If the tones are still faulty, then readjust the 3rd string until the harmonic at twelve is in unison with the 1st at three. Do not tamper with the 1st and 4th strings because it is the 3rd string you are trying to bring in tune. When you have the 1st, 6th, 4th, 2nd and 3rd strings in tune, in that order, continue with the remaining 5th string.

Tuning the 5th string: Play the tone A on the (in tune) 3rd string, at the second fret. Listen to this pitch carefully and now adjust the 5th string until the harmonic at twelve is in pure unison. When the foregoing steps are followed correctly, the strings will be tuned perfectly to equal temperament. No further tuning adjustments are permissible.

helenio
Veterano
# jun/06 · Editado por: helenio
· votar


É verdade Fritz_mkvl, tem o "Buzz Feiten" e tem o "Ervana" também, e deve haver outros. A minha idéia é tentar melhorar a afinação da guitarra sem investimentos adicionais, algo do tipo "faça você mesmo". Consiste basicamente em regular as oitavas de modo a minimizar os batimentos(wow-wow) nos "power chords" ao longo do braço, ao invés do método tradicional de regular a oitava em relação a própria corda.

Fritz_mkvl
Veterano

Use o Buzz Feiten system. Ele pensou nisso antes e já desenvolveu um método alternativo.
]http://www.buzzfeiten.com/
b]


helenio
Veterano
# jun/06 · Editado por: helenio
· votar


Mauricio Luiz Bertola,
Não acho que seja este o caso, mas normalmente a gente afina a guitarra e sai tocando sem maiores preocupações, eu sempre fiz isso. Quando a gente aprende um pouco mais sobre a escala "igualmente temperada" e suas limitações, passa a entender melhor os problemas de afinação existentes, e consequentemente a tentar resolve-los. E se dá pra melhorar, por que não? Acho que qualquer pessoa que pare para ouvir cuidadosamente os acordes ao longo do braço vai perceber que tem algo errado.

Mauricio Luiz Bertola
helenio
Quando alguém começa a perceber essas desafinações no braço da guitarra, é porque está com o ouvido devidamente treinado ou o tem absoluto.
Abç


helenio
Veterano
# jun/06
· votar


22222 oirartnoc oa,

E eu que só afinava a guitarra pelo método dos harmônicos nos trastes 5 e 7. Cara, quando eu descobri que estes harmônicos não correspondem às notas da escala "igualmente temperada" nem acreditei. Quantos anos achando que era o melhor método de afinação do mundo. Agora só uso métodos de afinação com harmônicos de oitava, ou sem harmônicos, e com dupla checagem.

22222 oirartnoc oa
Mt bom isso aki, fikou bem melhor afinado que no velho método de quintas


22222 oirartnoc oa
Veterano
# jun/06
· votar


helenio
Esse método de oitavas fica bem mais afinado mesmo, meu ouvido agradece.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Troque o nut... vai melhorar muito.

Já tive uma Tonante dessas que ficava desafinando toda hora... é um inferno mesmo. Depois que consegui comprar a minha Fender esse problema acabou.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


helenio
Vc tem razão, mas atente para o fato de que 90% das pessoas nem percebem essas desafinações.
Abç

SRV5150
Veterano
# jun/06
· votar


Eu notei isso após afinar a corda e depois conferir no afinador eletrônico q nas casas a afinação está fora... mas não desmerecendo esse sistema buzz, mas eu acho meio paranóia...

kiltz
Veterano
# jun/06 · Editado por: kiltz
· votar


Fritz_mkvl

não consegui ver o Buzz Feiten no site do cara lá, sei lá nao achei.. como vejo esse metodo?!

aa esquece, já achei que é só pra guitarra com o equipamento próprio..

spainEL
Veterano
# jun/06
· votar


O melhor jeito de afinar pra mim é através dos acordes, como um G aberto por exemplo, claro que você tem que ter clara a sonoridade dos intervalos... mas pra mim é o mais eficaz

MatheusMX
Veterano
# jun/06
· votar


putz , pra eu saber se a guitarra tá toda afinada é só tocar Arpeggios From Hell do Malmsteen , qualquer coisinha desafinada dá pra notar fácil nessa música , O.o

Curly
Veterano
# jun/06
· votar


helenio

essas desafinações me incomodam o tempo todo, principalmente tocando acordes jazzisticos, além dos problemas q vc citou, nas guitarras com trastes extra jumbo é praticamente impossível tocar um acorde afinado, qualquer forcinha a mais eles atuam como se fosse um escalope, mas a turma nem nota, querem mais é tocar rápido, então...

paulgilbert
Veterano
# jun/06
· votar


melhor jeito de afina pra mim é o bom e novo afinador
naum tem erro

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# jun/06
· votar


Ahhh vamos tocar desafinado vaiii , é mais legal.

Manticore
Veterano
# jun/06
· votar


Tbm acho que é paranóia

Flying CCCP
Veterano
# jun/06
· votar


Achei interessante, mas não entendi o que são os "batimentos" e a "regulagem de oitavas"...

Eu normalmente confiro dando um Mi aberto e depois um Sol. Geralmente se você corrije a afinação baseado em um destes acordes, soa estranho no outro ( especialmente em função da terceira corda )...

Outro dia eu apenas fiquei tentando "achar um meio termo" que soasse bem nos dois acordes e funcionou. Até consegui fazer power-chords na segunda, terceira e quarta cordas que soavam bem limpos à minha percepção...

helenio
Veterano
# jun/06
· votar


Olha aí um artigo muito interessante de um produtor relatando seus pesadelos com instrumentos desafinados durante as gravações. O cara dá muitas dicas também.

http://www.endino.com/archive/tuningnightmares.html

Não deixem de conferir guitarra de 33 trastes que esse cara mandou fazer. A foto tá nesse mesmo endereço.

helenio
Veterano
# jun/06
· votar


O problema, spainEL, é que o acorde realmente fica bonito, mas a guitarra não fica afinada de acordo com a escala igualmente temperada, que é como tem que ser. É meio contraditório, mas vale a pena dar uma olhada nos endereços abaixo para entender o porque disso:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Temperamentos_musicais
http://users.adelphia.net/~cygnusx_1/equal_temperament.html
http://www.doolinguitars.com/intonation/intonation1.html

spainEL
O melhor jeito de afinar pra mim é através dos acordes, como um G aberto por exemplo, claro que você tem que ter clara a sonoridade dos intervalos... mas pra mim é o mais eficaz


helenio
Veterano
# jun/06 · Editado por: helenio
· votar


Você disse tudo Flying CCCP, esse lance de melhorar o MI e desafinar os outros é a essência da escala igualmente temperada. Nesta escala o MI soa mal mesmo. É estranho mas é assim. Se você quiser entender melhor dê uma olhada nos sites abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Temperamentos_musicais
http://users.adelphia.net/~cygnusx_1/equal_temperament.html
http://www.doolinguitars.com/intonation/intonation1.html

Batimentos são vibrações sonoras resultantes de notas dissonantes, é o famoso "som desafinado".


Flying CCCP
Achei interessante, mas não entendi o que são os "batimentos" e a "regulagem de oitavas"...

Eu normalmente confiro dando um Mi aberto e depois um Sol. Geralmente se você corrije a afinação baseado em um destes acordes, soa estranho no outro ( especialmente em função da terceira corda )...

Outro dia eu apenas fiquei tentando "achar um meio termo" que soasse bem nos dois acordes e funcionou. Até consegui fazer power-chords na segunda, terceira e quarta cordas que soavam bem limpos à minha percepção...


igor petinatti
Veterano
# jun/12
· votar


Saiba como funcina Buzz Feiten Tuning System


_rockcity
Veterano
# jun/12
· votar


igor petinatti

Muito bom o vídeo, valeu mesmo...

esdras_63
Veterano
# jun/12
· votar


igor petinatti
Vídeo legal e bem explicativo...

Eu já sofri com essa de quando você está na base no começo do braço da guitarra ela está perfeitamente afinada, mas na hora do solo e você vai para as casas 12-15 você fica quase louco hahaha. Geralmente isso é por causa do braço não estar bem alinhado ou coisa assim, daí a afinação fica mesmo diferente em várias posições do mesmo, mas essa de intervalos eu não sabia.

Buja
Veterano
# jun/12 · Editado por: Buja
· votar


esdras_63
Geralmente isso é por causa do braço não estar bem alinhado ou coisa assim, daí a afinação fica mesmo diferente em várias posições do mesmo, mas essa de intervalos eu não sabia.

Bom, acho que o cara ali ja parte do principio que o braço está muito bem reto e alinhado e as oitavas perfeitamente reguladas. Mas na verdade, o que ele falou é bem certo. A guitarra nao é um instrumento perfeitamente afinavel, existe uma ligeira diferente que vai se acentuando ao longo da escala. O E da casa 12 nao é perfeitamente afinado como o E da corda solta. Mas essa diferença, numa guitarra bem reguladinha, é minima.
Agora esse lance de o ouvido tolaravel a uma leve desafinacao nas terças e quintas, e nao tolerar discrepancias leves na quarta, sexta, e decima, achei muito interessante.

Vou ver o video com mais atencao e tentar fazer isso em casa. Eu gosto desse tipo de coisa.


Uma coisa interessante que eu vi tambem, sobre afinacao, mas dessa vez desrespeito ao contra-baixo é a forma como voce saber a afinacao correta da nota analisando a variação da onda no harmonico da nota.

Ele basicamente fala que ao se afinar qualquer instrumento, no caso ele falou do piano, geralmente procuramos afinar a nota Lá, e verificar se as quintas e oitavas estão batendo (3:00 do video). Ele bate nas cordas ao mesmo tempo, um intervalo de tonica, quinta e oitava, e verifica, tudo ok!. O porem é que ao afinar tudo, voce nota que os harmonicos nao estão perfeitos. Dai entao ele ensina a verificar se o harmonico de uma nota em uma corda está em sincronia com a nota soando em outra corda. La pelos 3:50 do video, voce ve que ele diz que o harmonico está soando irregular, ou seja, out of pitch.
Quando ele vai afinando em cima do harmonico, quando o "wowowowwow" para, a corda está afinada em perfeita sincronia com a nota na corda de baixo.

Ele diz que desta forma voce pode afinar o instrumento em qualquer afinacao, que quando as ondas se estabilizarem, está afinadinho, sem seguir as regras padroes. Tanto porque, o harmonico natural é a representação da nota em si, e quando voce pressionar a nota na escala, se por acaso o braco estiver ligeiramente torto, ou o traste estiver ruim, ou se voce pressionar a nota com muita força, tudo isso altera o som da nota, mas no harmonico nao. Voce so tem que executar e deixar soando.

É até engraçado, porque ele diz que todo mundo fala que o jeito normal de afinar é o mais facil, mas pra ele, honestamente, é o jeito mais dificil! (4:50 do video)
Nao faz sentido comparar notas de cordas de calibre diferente, a nota é a mesma mas o timbre diferente. Do jeito "harmonico" é o jeito que se afina pianos, e fica em perfeita harmonia, e assim voce realmente reina o ouvido a ouvir a nota, e nao o timbre de cada corda.

De uma olhadinha, tambem voce goste tambem do video.



vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Pessoal,

Acho que é criar stress polemizar a questão da afinação para 95% dos músicos, incluindo amadores e profissionais...
Já foi dito no tópico que 90 % dos músicos nem percebe que há algum erro e por outro lado, sabendo que violões e guitarras têm limitações físicas que praticamente impedem uma afinação perfeita em todo o braço, acho que existem problemas toleráveis ou não, dependendo do tipo de música que se toca e do nível de exigência do músico...
Por exemplo, o que é aceitável para o ouvido de um Steve Jones (não estou falando mal dele, que obviamente se tornou um grande guitarrista) provavelmente não será bom o bastante para um Robert Cray...
Acho normal que grandes músicos de jazz ou blues se preocupem mais com a questão da afinação porque em regra suas músicas são mais "limpas" e a audiência mais chata...
E esse, acredito eu, não é o espírito do bom e velho rock and roll...
Ainda bem que de tempos em tempos aparece um "movimento" punk ou grunge para nos lembrar disso.

esdras_63
Veterano
# jun/12
· votar


Buja
No contra-baixo, vários contra-baixistas afinam assim, inclusive eu. Na guitarra a realidade é um pouco diferente pois é bem mais custoso afinar pelos harmônicos nela. Usando uma distorção fica bem legal também (principalmente em locais com várias pessoas e barulhos).

André Perucci
Veterano
# jun/12
· votar


vintagentleman
E esse, acredito eu, não é o espírito do bom e velho rock and roll...
Ainda bem que de tempos em tempos aparece um "movimento" punk ou grunge para nos lembrar disso.


putz

kiki
Moderador
# jun/12
· votar


não é uma questão de perfeição do instrumento

é a própria escala temperada. é IMPOSSIVEL fazer qualquer instrumento de cordas comum (mesmo os de alta qualidade) afinar perfeitamente. sempre vai ter um erro em algum lugar.

o único jeito de chegar próximo disso é com um instrumento desse:
http://live4guitar.com/img/content/articles/george_stergiou/Interview_ with_Mattias_IA_Eklundh/IAportrait_6-hires.jpg

o que acarreta em varios outros problemas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinação de guitarra é um inferno!