Afinação de guitarra é um inferno!

Autor Mensagem
ALF is back
Veterano
# jun/12 · Editado por: ALF is back
· votar


kiki
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
os bends devem ser nojentos...deu bend = desafinou

edit: sem contar q enroscam no proprio traste? rs

Ken Himura
Veterano
# jun/12
· votar


Bom, uma saída igualmente problemática é usar o temperamento justo. Mas haja estudo, capacidade de percepção e horas quebrando a cabeça pra lidar com isso.

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


Tem guitarras que são um verdadeiro lixo, muitos botam uma guitarra em clean, afinam ela(e eu vejo eles afinarem), e a guitarra parece que tá muito desafinada. Já vi UM PROFISSIONAL EXPLICANDO COMO COMPRAR GUITARRA COM ESSE PROBLEMA!!!! Toda vez que ele tocava uma nota vinha uma oscilação do caramba, parecendo que a guita tá desafinada. Quando que vão melhorar a construção das guitarras??


E OLHA QUE POR ENQUANTO SÓ TOCO VIOLÃO HÁ UM ANO E MEIO.

Darkjazz
Veterano
# jun/12
· votar


Muito maneiro esse topico!
A tempos fico indignado com isso!
Faz 8 anos que toco, e nao consigo mais afinar de ouvido! hehehehe
Uso o afinador e me conformo com a dissonancia.
O lance de regular os carrinhos vou dar uma estudada, era o que eu precisava.helenio

kiki
Moderador
# jun/12
· votar


tt_tecnology
Quando que vão melhorar a construção das guitarras??

ce nem leu o que eu postei ne?

ALF is back
deu bend = desafinou
pois é, nao tinha pensado nisso.
eu particularmente acho uma paranoia. tanta musica boa é feita sem essas frescuras.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


kiki: não é uma questão de perfeição do instrumento

Eu nem acho que tal perfeição exista. Basta ver que se você pressionar uma casa com mais força a afinação muda (basta conferir no afinador) e, dependendo dos trastes (jumbo, etc), muda mais ainda. Imagine uma escalopada? O segredo, pra mim, mais uma vez é o tal do instrumentista que sabe tirar o máximo do seu instrumento, tem intimidade com ele. É claro e óbvio ser fundamental um instrumento regulado (e regulável) da melhor maneira possível.

:)

Abs

Buja
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
kiki
Eu nao acho que existe perfeição, nem em questão de instrumento, nem em questão nenhuma, afinal, nos mesmos somos bem imperfeitos rs.
Pra mim o negocio é voce conseguir tirar do seu instrumento o som perfeito pra voce. Se voce bater um acorde louco em uma afinação completamente anormal e pra voce soar maravilhosamente bem, otimo, atingiu a perfeição aos seus ouvidos.

É claro e óbvio ser fundamental um instrumento regulado (e regulável) da melhor maneira possível.
Com certeza!

Ken Himura
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia
kiki
Essa perfeição nem existe, de fato. O sistema temperado igual é "igualmente desafinado", então não dá bem pra correr disso.

O que podemos fazer é deixar os instrumentos o mais regulados possível. E tentar afinar de maneira justa, pra isso deixar os afinadores de lado (só usar como referência numa das cordas só) e afinar as cordas entre si. Em grupo, afinar os instrumentos entre si (ao invés de cada um afinar sozinho, com referências diferentes) ajuda a diminuir estes efeitos também.

Buja
Veterano
# jun/12
· votar


Ken Himura
E tentar afinar de maneira justa, pra isso deixar os afinadores de lado (só usar como referência numa das cordas só) e afinar as cordas entre si.
Em grupo, afinar os instrumentos entre si (ao invés de cada um afinar sozinho, com referências diferentes) ajuda a diminuir estes efeitos também.

Na verdade tu falou exatamente o que eu faço, intuitivamente. To até feliz que to fazendo certo rsrsrs. Eu uso o afinador pra afinar o bordao de uma guitarra, e afino as outras cordas usando o metodo tradicional, de ouvido. Depois uso o bordao de uma guitarra logo apos afinacao como referencia pra afinar outra e assim todas ficam afinadas entre si. É muito bom e eu gosto.

Ken Himura
Veterano
# jun/12
· votar


Buja
Sim, tem que ser assim, todos os instrumentos duma banda devem estar afinados entre si, assim todo mundo "desafina igual" e o erro some né.

SpectrosGuitarman
Veterano
# jun/12
· votar


vou ler isso aqui dps

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


kiki
Ah sim, agora sim vi o que você escreveu, mas ainda não entendo nada de escala temperada.
Pois bem, até mesmo um gibson gold top vai ter um problema desse?? LOL
porque foi isso que eu entendi, que nenhuma guitarra, por mais que seja top será completamente perfeita e que seria necessário guitarras com trastes diferenciados de acordo com a escala temperada.

Vi a imagem do instrumento, deve ser muito ruim fazer uma pestana naquilo.

crocodigo
Veterano
# jun/12 · Editado por: crocodigo
· votar


Não sei se mais alguém além de mim teve dificuldades pra entender o esquema postado pelo 22222 oirartnoc oa. Em caso positivo, segue abaixo um resumo do sistema de afinação:

Afinando a 1ª e 6ª cordas
1a corda (E) solta = harmônico / 6a corda / casa 5

Afinando a 4ª corda
harmônico / 6a corda / casa 12 = 4a corda / casa 2

Afinando a 2ª corda
harmônico / 4a corda / casa 12 = 2a corda / casa 3

Afinando a 3ª corda
harmônico / 4a corda / casa 12 = 3a corda / casa 7
Rechecagem:
harmônico / 3a corda / casa 12 = 1a corda / casa 3

Afinando a 5ª corda
3a corda / casa 2 = harmonico / 5a corda / casa 12


PS: Sobre o sistema BUZZ FEITEN, basicamente é afinar a corda G um pouco sustenido e a corda B um pouco bemol?

Felipe.-.
Veterano
# jun/12
· votar


PS: Sobre o sistema BUZZ FEITEN, basicamente é afinar a corda G um pouco sustenido e a corda B um pouco bemol?

(2)


kiki
Moderador
# jun/12
· votar


tt_tecnology
exatamente.
pesquise sobre escala temperada e vai sacar melhor.

Buja
Na verdade tu falou exatamente o que eu faço, intuitivamente. To até feliz que to fazendo certo rsrsrs.
pois é, eu tambem fazia isso e achava que era defeito dos meus instrumentos. quando descobri que é normal me senti bem aliviado.

MauricioBahia
O segredo, pra mim, é a peça que fica atras da guitarra, abaixo da correia.

igor petinatti
Veterano
# jun/12 · Editado por: igor petinatti
· votar


Pessoal sobre Buzz Feiten....
Sou instalador autorizado a mais de 2 anos....
E pra vc ter o resultado ideal é necessário instalar realmente..
reposicionar o nut decordo com os calculos BFTS e a afinação de oitanas também muda (é a desafinada sitada no video)também isso é patenteado e precisa de equipamento e e treinamento pra isso.Qual quer tentativa isolada como "só afinar o sol sustenido e o si em bemol "não funciona .Todo o metodo é para "nivelar" a afinação ao longo do braço e que precisa ser compensado de maneira precisa.
Já sobre a duvida do amigo,essa maneira de afinar só funciona em guitarras ou baixo que já instalaram o BUZZ FEITEN TUNING SYSTEM,com essa forma de afinar vc dispensa o uso de um afinador especifico.

igor petinatti
Veterano
# jun/12
· votar


Outra coisa ,pensando em afinação ,vejo mta confusão entre as pessoas.
Alguns reclamam da afinação ao logo da escala(entonação) outros reclamam da estabilidade de afinação(qdo usa alavanca,qdo faço bend, etc...) e no meio disso tudo muitas pessoas se perdem .
No caso do Sistema de afinação BUZZ FEITEN,é referente a entonação,mesmo qdo as guitarras são reguladas no metodo tradicional algumas pessoas percebem esses problemas de afinação e outras não percebem.Tudo depende da exigencia de cada um.Para quem percebe esse problema a instalação do Buzz Feiten resolve o problema.
O video é para orientar o pessoal sobre o beneficio do uso e não para se "aventurar",pois como disse acima é preciso ter treinamento pra ter o resultato correto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinação de guitarra é um inferno!