Afinação de guitarra é um inferno!(PARTE II)

    Autor Mensagem
    helenio
    Veterano
    # jul/06


    Descobri mais uma coisa que ajuda a tornar a afinação de guitarra um inferno. É uma característica inerente à todas as cordas que faz com que os harmônicos das oitavas mais agudas sejam irregulares e dessa forma dissonantes com a frequência fundamental. Por exemplo, quando você toca somente uma corda e ouve a vibração da dissonância da própria corda com seus harmônicos. Hoje mesmo eu troquei uma mizinha que tava fazendo isso. Seguem abaixo alguns links que falam sobre isso, e mais abaixo um de um fabricante de guitarras com posicionamento diferente dos trastes para resolver os problemas da escala igualmente temperada:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Inharmonic
    http://en.wikipedia.org/wiki/Stretched_tuning
    http://www.doolinguitars.com/intonation/intonation5.html

    http://www.novaxguitars.com/sales/index.html

    Aí vai também um link para um artigo de um produtor relatando seus pesadelos com gravação de bandas de rock e muitas dicas sobre afinação:

    http://www.endino.com/archive/tuningnightmares.html

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eu também tenho problemas em afinar. Depois de perder muito tempo e ficar muito puto, tentando colocar a culpa nas cordas, na guitarra e até no clima, o que eu faço é deixar a guitarra "igualmente desafinada em todas as casas".

    Deu pra entender?

    helenio
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: helenio
    · votar


    É isso aí Rachmaninoff, essa é a essências da escala igualmente temperada que está incrustada nos trastes de todas as guitarras convencionais. A idéia desta escala é deixar todos os intervalos entre os semitons iguais ao longo da escala, mas isso implica em uma certa desafinação. Tem muita gente que não concorda com isso e inventa métodos mirabolantes pra tentar contornar o problema, como é o caso das guitarra da NOVAX(http://www.novaxguitars.com/sales/index.html) cujos trastes são colocados em posições diferentes dos das guitarras tradicionais. Eu também tô inventando meu método, que consiste em regular as oitavas de modo a minimizar as diossonâncias(batimentos) nos power chords ao longo do braço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação de guitarra é um inferno!(PARTE II)