Madeiras guitarras, alder, ash ......

Autor Mensagem
JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06
· votar


E Tagima é aquela velha história da loteria.

Umas são ruins, outras são um pouco piores.

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


JoeCruzGuitar

de volta o surdo no topico!!!
o petruci tem timbre? l
coloke uns caps de alta saida bons em qualquer pedaço de pau, ligue num ampli high gain e vai ficar parecido!!!
se vc me dissesse q o clapton ou o bbking esta usando uma guita de basswod ai eu tirava o chapeu para vc!
naum sei porq mas acho q vc tem uma em basswod tbm !! tem? rs

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


marcelogatinho

Tenho sim, uma EVH Wolfgang, mas tambem tenho Fender em Alder, Zaganin (Luthier Marcio Zaganin) em Ash, Cast (Luthier Josino Saraiva) em Cedro.

Mas voce se engana ao pensar que estou debatendo o assunto com voce só pq tenho guitarra feita em basswood.

Estou debatendo pq voce falou merda desde o inicio e tá marrento, não quer aceitar isso, que falou o que não sabia.

Se é essa sua opinião tudo bem, pelo visto não sou eu quem vai muda-la.

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


vc é surdo cara, agora tenho certeza! estava lendo seus post, vc tem vamp, pod rsrsrs e uma criaçao de abelha!! hehehe
porq o zaganin naum fez sua guita em basswod?
pede se ele usa esta madeira, se naum porq será!!!
e te some rapá tu naum ve q vc naum postou nada q presta aki! volta pro seu forum q la é só zuaçao!

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


puta q pariu um cara com uma zaganin em ash e compra um pod,
essa acabou comigo!
to indo dormi!
por favorrrrrrrrrr
tenham uma otima noite
durma-se com este barrulho! rsrsrs

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


volta pro seu forum q la é só zuaçao!

Bom, primeiro que voce não tem poderes de moderação, e pelo visto muito menos moral pra querer expulsar eu ou qualquer outro daqui.

Segundo que quem tá zuando por enquanto aqui é só voce, ou tá zuando, ou tá fazendo questão de fazer papel de ridiculo.

porq o zaganin naum fez sua guita em basswod?

Se estiver disposto a pagar o preco, ele faz a guitarra na madeira que voce quiser. Mas pra mim Strato é Alder ou Ash e ponto final.

puta q pariu um cara com uma zaganin em ash e compra um pod,

Tenho PODXT Live, mas tambem tenho ampli All Tube e alguns poucos pedais.

Concordo com voce, realmente um POD, Vamp ou qualquer outro simulador não são a oitava maravilha do mundo, alias longe disso.

Mas convivo bem com todos os equipamentos, como não sou surdo sei quando timbrar o que, onde e como, talvez não seja teu caso, isso explica o preconceito, provavelmente nunca pos as mãos em um, e esta falando sem saber o que esta falando, pra variar né.

Pra usar em casa não tem coisa melhor, interface USB, hardware compacto, uma puta mão na roda.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


puta q pariu um cara com uma zaganin em ash e compra um pod,

Trabalho, sem querer esnobar, longe disso quem me conhece daqui do forum sabe bem disso, mas felizmente pra mim de vez em quando tenho grana pra gastar com o que quero.

Apesar de ser guitarrista apenas nas horas vagas, mas isto também não vem ao caso, gosto de fazer gravacoes caseiras e uso o POD somente pra isso.

Uso ampli + pedais pra tocar ao vivo, mas poderia muito bem usar o POD, não vejo problema algum.

Mas é isso ai, cada um acredita no que quer e tem sua opinião da forma que bem entender.

E eu já to fazendo papel de chato e voce de ridiculo nesse tópico. O assunto já deu o que tinha que dar.

Alias teu tópico rendeu pq resolvi postar nele, diga-se de passagem, na melhor das intenções, enfim, vamos deixar a pagina rolar.

Fui...

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho
JoeCruzGuitar

senhores, tsc, tsc...

fica a lição.
guitarra, no tópico de guitarra.
deixemos as discussões acaloradas por lá mesmo.

estava lendo seus post, vc tem vamp, pod rsrsrs e uma criaçao de abelha!! hehehe

aahuahuaha
best of the day!!
;-)

ps: sem ofensas hein Joe!

SecoBlues
Veterano
# jun/06
· votar


Quanta informação interessante. Curti, apesar da zica q deu aí

Putz galera, o fato é que o conjunto de fatores que denominam a qualidade do som do instrumento é tão grande, que esse papo de madeira, clima, safra, colagem fica meio flutuante. Podmos discutir até a nossa morte.

Madeira do corpo, braço, ponte, pestana, trastes, braço colado, parafusado, emenda na mão, no corpo, até a pintura! A rigidez da pintura influi pra caralho no timbre. Por que a ponte sustenta as corda e ela é assentada na madeira, mas tem a pintura. Tem pontes com feitas com metal mole, simplismente um lixo. Em certos casos o madeiramento não refresca quase nada.

Sobre emendas no corpo, eu ja tive experiencias como luthier e sei que se a colagem for bem feita, vira uma peça só! e a liga é tão dura (essa cola é feita a de pele de animais).

Vamos lá, ninguem aqui é audiofólio, ou é?

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Não sei pq, mas sempre acho que quem critica demasiadamente esse tipo de equipamento geralmente são os caras que timbram mais porcamente seus set´s, mas mesmo assim insistem em se sentir a ultima bolacha do pacote. tsc...tsc...tsc...

Como disse, prefiro conviver bem com qualquer tipo de equipamento.

metropolisamp
Veterano
# jun/06
· votar


mt legal

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Sobre a criação de abelhas hehehe

Bom, já que o garotão teve a curiosidade de navegar pelo meu perfil, vou aproveitar pra divulgar algumas gravações que já mostrei no forum de guitarra.

Quem tiver um tempinho e quiser dar uma ouvida, vai perceber, que apesar deu ser um guitarrista amador hehehe, o timbre das abelhas até que convence.

Principalmente por ser algo gravado em casa, com placa de som xingui-lingui e tudo mais, e com um equipamento que não passa dos R$ 2000,00, ou seja, algo bastante simples.

Se voces tiverem o minimo de bom senso vão dar o braço a torcer e perceber que o timbre pode não ser dos melhores, mas passa longe de ser algo ruim.

Timbre1

Timbre2

Timbre3

Não levem muito em conta a execução, como muitos daqui, sou guitarrista apenas nas horas vagas ;)

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


JoeCruzGuitarSurdo
Engraçado né, mas pra mim a melhor do dia foi a "Graves Profundos e Frouxos" heheheh

quando vc achou estranho isso foi q eu pensei ´´ opa, pera ai com quem estou falando? ele naum sabe oq é isso?``
ai vieram mais ...... guitarras em ash, misturadas com vamp, pod, com valvulado!! rsrsrs
compre uma tonante e toke q vc naum percebera a diferença!
um cara q adora malmstem, petruci vem fala de timbre rsrsrsrs
olha, pra finalizar e depois de todos seus argumentos realmente percebi q vc esta certoe eu errado, como sou uma boa pessoa vi uma squier em basswod por 300$ no mercado livre e como o amigo ai assima disse q se for bem coloda naum há problemas, e acredito q a squier seja, proponho a vc uma troca pelo seu corpo de ash, eu compro a strato de basswod envio a vc o corpo e vc me manda o de ash, eu pago os dois fretes, topas?

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


marcelogatinho

Pelo visto, supondo uma troca, voce não teria condições de bancar a diferença. Talvez nem vendendo sua Ibanez koreana e sua Tagima de Marupá (eca)

kakakakak

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


qual diferença? vc acha o basswod uma madeira ruim? e seu ash tao superior? agora esta se contradizendo? rsrsrs
e o marupá é podre agora pelo q entendi?
vc ta drogado?
em riquinho?

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Não acho basswood ruim não. Não as peças boas usadas pelas boas fabricas de guitarra, ou seja, não acho bom o basswood usado no corpo da sua Ibanez, alias não gosto de Ibanez nenhuma.

Só que pela sua proposta ridicula, uma guitarra de 300 conto, a diferença pra tu pegar o corpo de Ash de um bom luthier seria bem grandinha.

Cara só mais um lance, eu TRABALHO pra comprar o gear que tenho.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Já que o assunto do topico é madeiras, deixa eu falar o que penso sobre o marupá.

Madeira peso pena, bastante leve, de coloração clara, sem veios e desenhos aparentes, até ai tudo bem, no problem, mete uma pintura e cobre a madeira que não é bonita.

O problema é a timbragem extremamente aguda que essa madeira proporciona, tem quem goste, eu não gosto nem um pouquinho.

Ela, adicionada aos captadores coreanos ceramicos que veem nas Tagimas fazem uma combinação perfeita, pra quem gosta de agudos estridentes.

Ahhh... lembrei de outra coisa, Marupá é da familia das Caixetas se não me engano, madeira usada pra fazer paletes e caixas que acondicionam frutas, todo feirante gosta dela.

Gabriel Anjos
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho
JoeCruzGuitar
Vamos acalmar senhores. Voces estão muito irritados.
Todos nós sabemos que "ruim" ou "bom" são adjetivos muito subjetivos. O que é bom pra mim pode ser ruim pra voce.
Vamos acalmar amigos.

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


q peça...... q fabrica........ q nada bixo!! vc na guitarra e ela plugada num vamp tu vai timbrar melhor doq qualquer um, vc ainda naum percebeu isso?
vamos fazer o rolo?

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06
· votar


Não, eu plugado num Vamp com certeza não vou timbrar melhor do que posso timbrar com um ampli. Foi voce que não percebeu.

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


JoeCruzGuitarSurdo
Madeira peso pena, bastante leve
a vc deve conhecer mesmo a madeira! agora percebi rsrs

Ela, adicionada aos captadores koreanos ceramicos que veem nas Tagimas fazem uma combinação perfeita, pra quem gosta de agudos estridentes.
a minha tem alnicos e tarrachas gotho com trava!
parei!!!
parece bem topico do teu forum, cresce, cresce, cresce e nunca tem nada de intereçante rsrsrs
vamos assistir o jogo e toma uma cervejinha
tomara q nois ganha hoje rsrs
ma ta complicado se jogarem como outro dia!
fuiszzz.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06
· votar


Falows jovem... bom jogo pra nós !!!!

dum_guitar
Veterano
# jul/06
· votar


Olá! Como sou engenheiro mecânico e "curioso" em luthieria, acho que posso contribuir com essa discussão sobre a relação timbre x madeira... Não passa de Física, colegas! Experimente amarrar uma arame num pedaço de plástico e fazer vibrar, e depois pegar o mesmo arame e amarrar num pedaço de aço... Claro, supondo que o arame esteja na mesma tensão. É obvio que a vibração no plástico é absorvida em instantes, porque é mais flexível, de baixa densidade. No aço, a corda vibra um tempão. Isso é o chamado "sustain". Só que toda vibração ocorre não somente na frequencia principal (nota gerada), como também em harmônicos (multiplos da frequencia principal). Quanto mais sólido, mais harmônicos de alta frequencia. Isso é o chamado "timbre".

Resumindo: quanto mais "dura" ou densa a madeira, mais sustain e timbres agudos. O problema é que madeiras densas são pesadas demais (mogno, por exemplo) e normalmente caras. Além do que, são difíceis de trabalhar e nem sempre queremos timbres agudos demais (faltando médios ou graves). O que se faz é utilizar madeiras que "ficam no meio" dessas características, aliando custo razoável, facilidade de construção e timbre mais uniforme. Marupá é uma madeira "mais ou menos", o cedro é melhor, mas custa mais caro, mogno é proibido sem autorização e caríssimo (além do que, provoca um timbre meio sem médios, precisando de correção com captadores que "abram" o som, mas tem um sustain incrível...), Alder, Ash, Basswood, etc , são americanas, meio parecidas com as brasileiras....
Agora, tudo isso vai por água abaixo se o instrumento não tiver rigidez braço x corpo! Uma guitarra de marupá com braço colado e ponte fixa certamente vai timbrar totalmente diferente de outra com braço parafusado e ponte Floyd Rose (que é muito menos rígida e "mata" o sustain, por sinal, porque amortece a vibração nas molas...).
Amigos, o resto é discutir o sexo dos anjos! Boa guitarra tem que ter tudo de bom, desde boa madeira até boa construção e "hardware"!

Desculpem o "megapost"!
Abraço!

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


eu não intendo patavina de madeira de corpo de guitarra mas tenho um metodo que geralmente tem dado certo na hora de escolher, primeiro escolho a mais pesada observando as partes metalicas para não influenciar tanto no peso, depois cravo a unha do polegar na parte detraz com força mesmo (sem o vendedor ver), se a madeira afundar, é feita de rolha ai não serve. desligadas a noite consigo diferenciar pelo som mas não dá pra fazer isso em loja.

dum_guitar
Veterano
# jul/06
· votar


JoeCruzGuitar
Ahhh... lembrei de outra coisa, Marupá é da familia das Caixetas se não me engano, madeira usada pra fazer paletes e caixas que acondicionam frutas, todo feirante gosta dela.

Positivo! Marupá, Caixeta, Tamanqueira, etc., são a mesma madeira. É bem caixotão, mesmo. Você já viu alguma caixa de frutas de cedro??? Mas o "seu" Tagima diz que é bom, não é? No final, o importante é timbrar bem. Ninguém sabia o que era Marupá (a não ser fabricante de fósforos e tamancos) antes do Tagima começar a usar. Se ele fizer uma guitarra de "pau bosta", neguinho vai dizer que é melhor que madeira de lei, que o timbre é tals de graves e agudos....
Só para não esquecer: as Golden são de cedro, as Samick são de Alder...

diwillo
Veterano
# jul/06
· votar


dum_guitar

Po veio...madeira eh cada um na sua euehue
Mas sem duvida..madeira "iguais" (com o mesmo nome) podem soar mtoooooooo diferentes, devido ao tratamento, cultivo, corte, etc...
Eu axo bem óbvio q o baswood das ibanez korea não eh da mesma qualidade q o baswood das ibanez japa, das music man, etc...

E antes q o povo ai c revolte: eh soh minha opinião...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Madeiras guitarras, alder, ash ......