Hoje toquei no equipamento mais top que poderia imaginar e...

Autor Mensagem
MatheusMX
Veterano
# mai/06
· votar


uma coisa que caracteriza o timbre ruim desses equipamentos baratos é pq maioria que usa é iniciante , não tem noção do som , um cara chega lah numa Zoom 505 , faz qq coisa e acha que tá mto bom , mas se uma pessoa que jah sabe timbrar o equipo pega um pedalzinho desse jah dá pra tirar outro timbre bem melhor

danielcastelli
Veterano
# mai/06
· votar


EduArdanuy
O Mesa tem um pouco mais de médio-grave que o Soldano.
E a retificacao por valvula abafa ainda mais um pouco o som, mas isso ocorre por causa da configuração, porque uma equalização, ou a utilização de diodo na retificação no Mesa (como é o caso do Soldano) "abre" mais o som.

Guitarrist
Veterano
# mai/06
· votar


Assim, o equipamento pode ser top ou não, mas fica dificil timbrá-lo adequadamente e aprender a tirar tudo que o equipo pode oferecer (amp. e guitarras). Normalmente quem tem condições de pegar um amp. valvulado e uma guita top, leva um tempo pra se acostumar, mas depois que acostuma não troca por nada!
O ouvido vai ficando mais "afinado", e com o tempo se percebe cada detalhe de diferença no timbre. Mas conclusão sobre qualquer equipamento, tem que ter tocado muitas vezes, semanas, meses, ou até anos. Do contrário só tendo muitos anos de carreira.

janick
Veterano
# mai/06
· votar


Na tora. Uma galera aqui fica pagando pau p/ Marshall's e cia valvulados, dizendo que é o melhor que tem, que pedaleira num se compara, e muitos desses ae NUNCA tocaram em um. Bem, nunca toquei em um Marshall,não posso falar NADA. Mas num fender valvulado que já toquei usando meu SD-1 posso falar. Realmente, é bom, gostei muito. Muito mesmo. Mas sinceridade? Prefiro um bom Rack de efeitos ligado junto com um Preamp ao estilo do Pod XT(Feijão) mais um Rack de equalização. Nunca tirei um timbre tão bom na vida. E com tanta versatilidade. Era só pisar no Foot(aquele a parte) do Pod que eu mudava para um som completamente diferente. Vendi meu V-amp, comprei meu SD-1 e agora vou começar a realmente montar o Set. Tanto com digitais quando analógicos. Mas lembrando do que o Yoshida falou. Ficar achando que seu som vai ser uma maravilha, APENAS por causa de seu equipamento, é uma fria. Importa, e muito, mas o que mais importa é você. E outra. Não é porque você tem um amplificador valvulado de 4500 conto que ele vai ser necessariamente melhor que algo mais barato como uma pedaleira por exemplo, o que seja. Cada um tem sua concepção do que é bom.

Gasoline
Veterano
# mai/06
· votar


Além de tudo que foi dito, vcs esquecem que som ao vivo é diferente de studio. E que mesmo que o cara X famoso use amp X, ele não usa 1 amp X, ele usa 3, 4, amps, normalmente, não equalizados exatamente iguais, para dar um som diferente.

Mas realmente, os equips top não fazem milagre.
Tem gente que precisa, tem gente que não.
Mas não é um mito. É um equip como qualquer outro.

E realmente, tem MUITA gente que opina sem nunca ter tocado em um. (E isso cria uma ilusão de timbre utópico em quem lê.)

Inaian
Veterano
# mai/06 · Editado por: Inaian
· votar


equipamento faz diferença sim...
pega uma guitarra jennifer + um zoom 505 e faça um teste

você vai ver a porcaria que vai ficar..

essa pedaleira da zoom, a distorção só sai som de abelha, por isso que vendi o que eu tinha..

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06
· votar


Acho que existe 3 macro-categorias de equipamento:

1) para iniciantes;
2) para iniciados;
3) tops.

Se você não é mais um iniciante, não vai suportar tocar com (1).
O (2) pode te satisfazer plenamente.
O (3) pode dar alguma pouca diferença, ou mesmo diferença nenhuma.
Assim, o (2) é suficiente, o (3) é luxo.

Juneca
Veterano
# mai/06
· votar


Equipamento é muito importante sim. Tudo depende de qual será a finalidade.

É mesma coisa se compararmos equipamentos musicais com carros de formula 1. A ferrari gasta milhões de dólares por ano para andar em torno de 4, 5 segundos mais rápida por volta do que a pequena minardi, e 1 segungo ou até menos do que suas concorrentes de ponta. Mas o objetivo da ferrari é de ser a nº 1. A melhor equipe. Mas também depende quem pilota o carro. Com o Shumacher funciona. Com o Barrichelo nem a ferrari adiantou.

Amplis e guitarra é a mesma coisa. Se você quer tirar a melhor qualidade de som e os melhores timbres musicais, precisará ter um ótimo equipamento. Mas também vai depender da peça principal: o piloto...

É como dizia Eddie Van Halen: o som não está no equipamento e sim no seus dedos e seu cérebro. Mas alguém aqui já viu ele fazendo algum show usando tonante e wattsom?

Extrapolation
Veterano
# mai/06
· votar


ta certo q equipamento nao precisa ser top pra se tirar um timbre bom, eu mesmo tenho um timbre q gosto bastante com equipamento barato

mas... deixar de ter um equipamento bom q te agrade pq a plateia vai curtir mesmo com um equipamento ruim ou bom... ai passo do meu limite

foda-se o publico, eu quero tirar o meu som, meu timbre, se o publico nao gostar do meu timbre... foda-se eles, eu quero fazer um som bom

Deji
Veterano
# mai/06
· votar


equipamento faz diferença sim...
pega uma guitarra jennifer + um zoom 505 e faça um teste

você vai ver a porcaria que vai ficar..


\o/

Slash_Wylde
Veterano
# mai/06
· votar


Simplesmente acabo de comprovar uma coisa: equipamento nao significa nada.
Não é por aí também...
se o equipamento não significasse nada, os guitarristas famosos e profissionais não usariam... concorda?

agora esperimenta pegar uma guitarra jennifer e ligar num cubo wattson 15...
em seguida pegue uma gibson lespaul e um jcm e me fala se não signfica nada essa mudança..

se fosse assim o zakk wylde usaria Meteoro atomic driver 20.

Eu entendi seu ponto de vista, e achei legal sua experiência, mais acho q você exagerou...

Slash_Wylde
Veterano
# mai/06
· votar


Rachmaninoff
gostei do algoritmo. /o/

tomatinho
Veterano
# mai/06
· votar


essa historia de equipamento eh estranha

equipamento 'BOM' custa caro... qm usa esse tipo de equipamento?
- quem vive de musica e ganha dinheiro com isso

ai o povo ve o cara tocando e simplesmente quer ter o que X tem

duvido que uma stratocaster seria o que eh se hendrix nao tivesse usado ela
e tivesse usado uma outra por exemplo

claro que eh uma otima guitarra
mais se ele tivesse usado uma michael ( que acho q nao tinha na epoca) ela provavelmente seria a fender de hj e assim por diante
sei lah
essa historia eh estranha, e aposto que o povo vai vir me fazer perguntas a respeito do meu comentario q n vou saber responder hehe

Slash_Wylde
Veterano
# mai/06
· votar


mais se ele tivesse usado uma michael
provavelmente seria a fender de hj e assim por diante

hauHuahuHAuHAuHAuHAuaHuaH xD :D

me divirto.

izzystradlin
Veterano
# mai/06
· votar


tomatinho
é...eu não entendi

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/06
· votar


Gasoline
(E isso cria uma ilusão de timbre utópico em quem lê.)

eh exatamente o que eu tinha! todo mundo fala dos mesa, tudo quanto eh equipamento "imita" o timbre dele e ontem toquei no original, realmente eh melhor do que simuladores, amps ss e todo esse equipamento, mas nao vale o preco cobrado, com equipamentos mais baratos vc pode chegar em um resultado tao satisfatorio quanto o original, nao foi apenas eu quem tirou essa conclusao, o guitarrista da minha banda, o batera e o baixista comprovaram o teste de timbre no estudio, inclusive tinha um jcm800 la...


Slash_Wylde

Eu entendi seu ponto de vista, e achei legal sua experiência, mais acho q você exagerou...

dei uma exagerada mesmo hehe, na medida que exageraram falando sobre esses equipamentos, pra equilibrar hehe

Fritz_mkvl
Veterano
# mai/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Quando você testar um Mesa Boogie junto com umas 8 geladeiras de racks você posta a sua opinião de novo. Realmente o equipamento não faz o guitarrista, mas se isso é o equipamento mais top que você pode imaginar você pensa pequeno.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/06
· votar


Fritz_mkvl

foi o mais top ao meu alcance, pra teste digo pois pra compra...

Phanton
Veterano
# mai/06
· votar


O que realmente faz a diferença é o kra saber timbrar as paradas, ter paciência pra euqalizar tudo, balancear os efeitos, etc e etc...
Eu acho q o equipamento faz diferença mais no subconsiente do guitarrista, tipo: "pow, to tirando o timbre que eu sempre quis" mas as vezes o publico nem percebe como ja falaram ai, a não ser que vc faça um upgrade de equipamento, sai de uma zoom 505 e pega um pod xt

João_Luiz
Veterano
# mai/06 · Editado por: João_Luiz
· votar


Rodrigo Yoshida
Legal seu comentário.

Mas o que não podemos esquecer é que uma coisa é tocar a guitarra alí, sozinho, e outra completamente diferente é na banda.

A principal características desses bons amps são exatamente colocar o som da guitarra (suas frequências médias) sobressaíndo com a bateria e baixo no contexto da música.

É muito frequente alguém ir tocar com a banda e notar que seu som ficou apagado... é a equalização que manda, e os timbres médios são característicos da guiitarra; então equalização feita em casa é quase sempre diferente da que usamos em um show.

Por isso é importante saber desse lance das frequências para entender porque esses bons amps, Marshall, Mesa têm tanto médio.

Eu tenho um Marshall 8080 (válvula no pré) e várias vezes sentia falta do brilho dos Fenders, mas tocando em banda minha guitarra tá garantida!.

Um abraço.

powerguitar10
Veterano
# mai/06
· votar


Rodrigo Yoshida


Concordo plenamente...Muito mito isso ai...

O Pessoal pega pesado quando fala de equipo...Claro que se eu pegar uma Tonante e um wattson o som é ruim...


Se eu tiver uma Ibanez Rg350 corea ( q muita gente diz ser ruim) e um POD LIVE, e o outro guitarrista uma Jem e um Carvin, com toda certeza o melhor som sera o de quem equalizar perfeitamente...E quem tiver a melhor pegada/tecnica...

num show vc olha pra timbre? Se ta certinho?

Eu olho o cara tocando...De que adianta um JCM e uma Gibson se o cara só saca umas penta e uns bend desafinado...

thecreamofclapton
Veterano
# mai/06
· votar


Eu acho que o que o Rodrigo Yoshida quis dizer é que essa diferença existente entre equipamentos bons não é perceptível pela população leiga e público e um modo geral.
Concordo com ele.
Só quem percebe a diferença entre equipamentos são músicos com experiência. O público não tá nem aí. Se a madeira tal oferece mais graves, se a ponte tal oferece maior sustain, se os captadores tal tem maior saída, etc. O público não tá nem aí para isso. Creio que proporcionalmente esses equipamentos, avaliando o custo benefício, não valem o que se pede por eles. Se a Merdeoro não fosse tão escrota poderíamos ter valvulados nacionais com qualidade até razoável de som, embora não se possa dizer a mesma coisa quanto aos componentes eletrônicos utilizados pela marca.

E olhem que tenho um equipamento até bom. Mas conheço caras que com equipamento muito mais simplório que o meu impressiona mais o público, por ter muito mais técnica. Isso é que é importante: técnica, sensibilidade, feeling, etc.

thecreamofclapton
Veterano
# mai/06
· votar


Quero apenas dizer que o custo/benefício (10000 reais num cabeçote MESA, por exempo)não é compensador. Nem de longe a minha intenção aqui foi comparar MESAS, FENDERS, etc com MERDEOROS da vida. Até porque são incomparáveis. Mas não são insubistituíveis. Não acredito que não possam ser facilmente clonados. É..foi isso que eu disse. Facilmente clonados. E isso a industria tem feito. Pirataria, muitas vezes disfarçada. A Meteoro faz muito isso. Todos os seus amplis são inspirados em algum Marshall ou Fender, só que com qualidade infinitamente inferior e preço desproporcional a essa inferioridade.

thecreamofclapton
Veterano
# mai/06
· votar


maykow_torres

Eu olho o cara tocando...De que adianta um JCM e uma Gibson se o cara só saca umas penta e uns bend desafinado...

Depende...para um pai de família como eu, profissional liberal que tem outras atividades muitíssimo mais prioritárias, que tem na guitarra apenas o seu lazer e diversão, seu escape de estresse, faz muita diferença. Meus parcos acordes (gosto muito de blues) e notas já me dão uma enorme felicidade. Mas se vc vive disso, seja bom pelo, né??

powerguitar10
Veterano
# mai/06
· votar


thecreamofclapton
Mas se vc vive disso, seja bom pelo, né??


Concordo...As vezes penso que é besteira, mas é escroto um cara viver de musica e não ser um bom musico...

E eu falo mas quando for mais velho terei sim:

-Jackson Soloist
-Ibanez Jem
-Gibson les Paul
-Fender YJM
-Um Bom Amp
-Set de pedais ou pedaleira top

Falo isso pq curto tocar guitarra...Somando isso ai num da 30 pau

Num tem gente que jet ski e só usa uma vez por mes...meu velho é um...e um bixo desses é mais caro que esse equipo...Mais se é o MEU HOBBIE, pq não investir...Se é pra me livrar do stress eu compro mesmo...Muita gente aqui paga mó pau pra caras que tem um equipo fodasso, tipo uma Gibson e um Marshall...E esqueçe que tem uma moto de 15 pau na garagem que ele nem liga...

Gasoline
Veterano
# mai/06
· votar


maykow_torres
Muita gente aqui paga mó pau pra caras que tem um equipo fodasso, tipo uma Gibson e um Marshall...E esqueçe que tem uma moto de 15 pau na garagem que ele nem liga... (2)

Por isso eu digo :

Some people like cars, me ? I like guitars.

hehe.

danielcastelli
Veterano
# mai/06
· votar


Some people like cars, me ? I like guitars.
Me? I like both of 'em...

...e só me fodo por isso. huahuea

Fritz_mkvl
Veterano
# mai/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


num show vc olha pra timbre? Se ta certinho?

Olhar não né, mas ouvir sim, eu presto atenção em timbre ao vivo, pra mim é importante.


Muita gente aqui paga mó pau pra caras que tem um equipo fodasso, tipo uma Gibson e um Marshall...E esqueçe que tem uma moto de 15 pau na garagem que ele nem liga...

Eu estou justamente deixando de ligar pra equipamento guitarristico e começando a me ligar em carros e motos.

UGO_RJ
Veterano
# mai/06
· votar


é relativo

eu nunca pagaria 12 mil numa gibson, pq é burrice, aqui no brasil é tudo caro

se vc pensar bem, 12 mil da pra vc ir la fora, comprar em dolar, pagar o imposto e voltar e sobra!

outra coisa que falaram que é verdade é o seguinte, esses pré amps da vida (V-amp 2, POD XT Feijao, etc) são mais pra gravações, pq não são feitos pra shows ao vivo...

é um dos motivos pq eu to pensando seriamente em trocar meu V-amp 2 por um Boss GT da vida...

agora falar q equipamento n é nada... perai neh, pra mim é quase tudo..

mas uma coisa é cera, vc tocar solo (estilo Steve Vai/ Joe Satriani) vc vai precisar de muito mais equipamento do q com banda...

banda as vezes teu timbre até passa despercebido...

UGO_RJ
Veterano
# mai/06
· votar


Eu estou justamente deixando de ligar pra equipamento guitarristico e começando a me ligar em carros e motos.

2x

eu antes de ter uma Gibson eu prefiro ter um carro... pq meu mundo se estende além do meu quarto e minha banda, até la minha Ibanez serve...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hoje toquei no equipamento mais top que poderia imaginar e...