[Review] Captadores Spanich – Trash & Hard Rock

    Autor Mensagem
    Toki
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Toki


    [Editado: alguns pontos foram modificados, após a nova percepção dos caps sendo utilizados desta vez num ampli valvulado]

    Resolvi investir um pouco na captação da minha Jackson, que estava desde sempre com seus caps originais OEM. Assumo que eu não estava insatisfeito com eles, mas naquela vontade eterna de guitarristas de poder melhorar seu equipamento, resolvi trocar. Como não é nenhuma guitarra top, achei que não valia investir pesado nos SD, DiMarzio, EMG´s, etc, por isso resolvi tentar os Spanich que todos que experimentaram falaram bem.

    Vamos lá.

    Atendimento

    Comprei numa promoção direto do fabricante. Entretanto, mesmo sem a promoção, sai mais barato comprar direto deles do que em loja (vi apenas em uma loja representante aqui em Porto Alegre). O atendimento deles foi excelente. Respostas por e-mail, todas esclarecedoras e rápidas. Fiz o depósito e confirmei o pedido por e-mail. Em seguida me responderam confirmando o recebimento e no dia seguinte já despacharam nos correios por encomenda normal. Cerca de uns 5 dias úteis depois (demora dos correios mesmo, pois acompanhei online) retirei os caps, corretos de acordo com o pedido, dentro de uma caixa do correio, envoltos em papel bolha. Tudo beleza.

    Visual

    Como já disse o Panucci, este item poderia ser melhorado. O acabamento é ok, bem feito, de acordo com a proposta deles, mas poderia ser mais “bonitinho”, prefiro os pólos lisos/achatados mesmo. Mas nada que comprometa. Já me acostumei com eles. Fora isso, se eu não me engano na ponte, a mizinha não ficou bem alinhada ao pólo, fica um pouco para o lado, mas não completamente para fora.

    Som

    Bem, farei toda a descrição aqui em comparação aos caps originais.
    Tenho pouca experiência com os caps “tops”, por isso não poderei ser comparar com eles.

    Trash - ponte

    No drive, a maior vantagem ficou por parte dos harmônicos, mais claros e fortes (toquei um Pantera e Dr. Sin que soaram bem melhor que antigamente). Em geral, é bem forte e definido em todas as partes da escala. Melhorou o sustain. No valvulado, base abafada/cavalgadas com muito punch, muito bom.

    No clean, é bem mais forte e definido. O cap original era mais fraco, as cordas graves meio que morriam no clean. Agora não, está todo homogêneo, muito bom tanto para bases, dedilhadas ou batidas, quanto para solos. Bem melhor.

    Hard-Rock - braço

    Drive. O cap original era bastante “cremoso” mas apenas na região média da escala. No agudo ficava ruim, timbre feio, e no grave já ficava meio embolado. Este é um pouco menos cremoso ali no meio (porém ainda assim considerei cremoso), porém é homogêneo em toda a escala. Dá para fazer bases sem perder a definição, e bonito também para solar (quando estava estudando ontem só usei ele), bastante agradável.

    No clean, acaba ficando um pouco mais grave, mas mais por ser na posição braço, do que pelas características dele. Para bases, em relação ao Trash, me pareceu que ele dá um pequena comprimida no som, sendo assim uma boa anternativa para bases mais homogêneas.

    Splitados

    Mandei colocar um push-pull para splitar os caps e transformá-los em single. Uma das maiores vantagens dos caps. O trash/ponte no clean fica muito bom, bem “estaladinho” e definido, ótimo para bases e solos meio estilo country. Como qualquer single, no drive aumenta o ruído (que como humbuckers é praticamente imperceptível), mas provavelmente não deverei usar esta opção com drive. No clean é ótimo.

    Resumo

    Ótimos caps. Não me arrependo nem um pouco do investimento, pelo contrário, estou bem satisfeito. Os dois caps são bem melhores em relação aos outros que eu tinha, e por isso com um pequeno investimento dei outra vida à minha guitarra. Detalhe que eu não estava insatisfeito com os outros, mesmo assim achei que valeu muito o investimento. E ainda, pela promoção, ganhei um PAF deles grátis, mas agora faltou guitarra para testá-lo (só tenho uma).. hehehe...

    lespaulbabilon
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Muito bom, daqui a pouco leio! Posso fazer um review do Fusion! :)

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    “cremoso”
    Cremoso?

    sobrevivente
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Toki
    Boa cara!!! Estou pensando em pegar esses caps para mim!!!

    guitar4ever
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Cara todo mundo ta falando bem desse captador, eu so uso seymour ducan e dimarzios, mas vendo tantos comentarios bons eu fco com muita vontade de testa.
    Tambem tem os novos no mercado chamado Cabrera que o Ardanuy usa em umas da E1 dele, ele mesmo ajudou desenvolver o captadores queria testa esse tbm

    Gasoline
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Toki
    Legal o tópico, vamo marcar uma jam, para testar esses caps. Parecem serem bem legais.
    Ah, e o PAF, tem destino já?

    Toki
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    lespaulbabilon
    Isso, poste aqui também se quiser.

    Fritz_mkvl
    Ah cara, você entendeu... hehehe...

    sobrevivente
    Ué, não vai pegar mais a Cort X6?

    guitar4ever
    Bem, você está acostumaco com os tops né, aí sei lá. Mas mesmo que tenha condição de continuar só usando eles, tente experimentar pelo menos um Spanich, ou Cabrera. Além de, de repente, achar algo muito bom mais barato, um review seu será de grande importância, pois terá outros parâmetros.

    Gasoline
    Cara, já te falei que a jam depende só de você! É só marcar...
    O PAF ainda não tem destino traçado não...

    Thedekai
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    eu tenho um hard rock mais ele fica na ponte
    pego mto bem, é bom pra caramba

    sobrevivente
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Toki
    Ué, não vai pegar mais a Cort X6?

    Pô mano, tenho que fazer a carteira de habilitação e não vai dar mesmo!!!
    No máximo, vou ter grana para comprar esses caps. Já mandei até um e-mail para o pessoal da spanich para ver preços desses captadores.

    Aliás, quanto vc pagou por eles???

    Dark_Dunha
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Toki
    Ow...tem como vc me adicionar no msn?

    Toki
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    sobrevivente
    Po cara, que pena que não vai dar. Bem, mas os caps darão um outro som pra sua guitarra sim.

    Quanto eu paguei não adianta falar, pois peguei numa super promoção, me dei muito bem. Mas os preços normais, sem a promoção eram:
    MS-H30 SPANICH HARD-ROCK - R$ 153,32
    MS-H40 SPANICH F-5000 - R$ 166,70
    MS-H50 SPANICH TRASH - R$ 185,43


    Dark_Dunha
    Sobre o que quer falar? Bem, diz aí seu contato.

    sobrevivente
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Toki
    Valeu cara!!! \o/

    Dark_Dunha
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Dark_Dunha
    · votar


    Toki
    editado..

    Toki
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Dark_Dunha
    Sobre o que precisa falar que não pode ser por aqui? Me desculpe, é que preservo o meu contato do msn. Mas já anotei seu endereço, pode editar aí para evitar spams.

    Toki
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Toki
    · votar


    PESSOAL,

    Ótimas notícias (para mim, hehehe...)!

    Todo o meu review lá no post inicial foi pensado e escrito depois de terça-feira, quando peguei a guitarra no início da noite e toquei depois em casa por um tempo. Porém naquele dia eu só toquei no meu ampli de estudos, um Crate GX-15, e fiz toda a comparação baseado neste amp.

    Ontem fiz diferente. Cheguei em casa cedo e coloquei as válvulas para aquecerem. Nossa, que timbre! Se eu já tinha gostado antes, agora então, me apaixonei pelos caps.

    Eu tinha falado "Uma pequena desvantagem inicial, aparentemente por ser mais forte, ficou mais difícil de fazer uma base abafada mais “seca” ---> mentira! Isso foi coisa daquele meu ampli. No valvulado ficou bem do jeito que eu queria, que tem que ser. Abafada bem pesada, com muito punch, ótimo.

    Outra coisa que ficou ainda mais claro ontem foi o sustain, aumentou bastante mesmo. A melhoria nos harmônicos e a homogeinedade/definição em toda a escala eu tinha falado antes, e volto a reafirmar.

    No clean, o Hard Rock me pareceu que ele dá um pequena comprimida no som em relação ao Trash, sendo assim uma boa anternativa para bases mais homogêneas.

    É isso aí. 100% satisfeito com meus novos caps. =D

    [Editei o post inicial com essas novas percepções]

    sobrevivente
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Toki
    Poxa, esses caps são bons mesmo hein!!!

    Eu mandei um e-mail para o pessoal da spanich, pedindo os preços (isso foi ontem) e e hoje já me mandaram a resposta:

    01) Preços de tabela SPANICH:
    MS-H10 SPANICH PAF - R$ 117,52
    MS-H30 SPANICH HARD-ROCK - R$ 153,32
    Envio + emb - Em torno de R$ 20,00
    TOTAL - R$ 290,84

    01) Preços da promoção com 10% de desconto:
    MS-H10 SPANICH PAF - R$ 105,07
    MS-H30 SPANICH HARD-ROCK - R$ 137,99
    Envio + emb - GRÁTIS, por nossa conta
    TOTAL - R$ 243,06

    Lembrando que a promoção vai até HOJE (11/05/06). Essa promoção já foi prorrogada duas vezes, por isso é até hoje e ACABOU!!!

    Toki
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    sobrevivente
    É, foi exatamente esse valor que paguei no Hard-rock (R$137,99), mas numa promoção acumulada onde pedia três e ganhava o PAF grátis... hehehe...

    sobrevivente
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Toki
    Putz... é uma pena que não vou poder pegar essa promoção... :\

    iS_LaSh
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Toki
    Qnt tu pagou REALMENTE nesses cap ???
    qualquer coisa a gente fala que vc indicouo os caps e que pegou uma promotion ... !! e que talvez eeles ainda fizessem a promoção !!!
    fala ae !!

    Toki
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    iS_LaSh
    Cara, eu já disse, paguei exatamente aquilo ali (R$138 no Hard-rock e R$167 no Trash). Pelo jeito a promoção do 10% continua até hoje, mas a do "Compre 3 e leve um PAF" era só até o dia 21/04, como eles já tinham me avisado. Eu disse antes que não valeria a pena dizer, pois se eu dividisse junto o PAF, eu paguei o equivalente a R$100 por cap.

    LeoHendrix
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    eu qria mto mas tb nao vou pegar mais a promoção qdo comprar! a proposito, alguem saberia me dizer se instalando um hard rock na minha shelter sg eu posso aproveitar a capinha cromada nele??

    Dark_Dunha
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Toki
    Eu queria saber se tu quer negociar o Paf.

    LeoHendrix
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    up!

    Toki
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Dark_Dunha
    Cara, por enquanto não pois estou pra comprar uma nova guita, daí talvez irei utilizá-lo. Mas se vier caps satisfatórios nela (não sei ainda qual vou comprar), daí entro em contato, beleza?

    LeoHendrix
    Olha, talvez alguém te dê alguma resposta com mais firmeza, mas posso te adiantar que esses caps são um pouquinho maiores do que os que eu tinha. Antes meus caps ficavam folgados dentro da moldura, os Spanich ficaram bem certinho.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Eu tenho o F-5000, mó legal.

    LeoHendrix
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    ninguem sabe dizer nda sobre a nickel cover?

    Dark_Dunha
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Toki
    Tranquilo kra!
    eu tb to querendo pega mais uma guitarra, uma strato pra dar uma mexida nela.

    _Mr_Wylde_
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Bom pessoal afim de ajudar quem tá na dúvida aqui vai um teste realizado pela GP:
    TIMBRE PARA TODOS OS GOSTOS

    Humbuckers Spanich

    Henry Ho

    Os captadores da linha spanich, fabricados pela estudio marco (luthieria de instrumentos de cordas)são do tipo humbucker e destinados aguitarristas de diversos estilos. Os spanich são uma "caixa de surpresa"interagem com o instrumento e com a pegada do músico e com o equipamento.seus desempenhos foram excelentes.são 5 modelos de humbuckers:PAF,FUSION,HARD ROCK,F5000,TRASH

    Construção

    Os spanich são feitos com bobinas de plástico ABS,núcleo magnético de imã cerãmico,fios de cobre,póloscromados e cabos com 4 condutores externos coloridos e malha do tipo trançada.o comprimento é satisfatório e uma fita isolante de pano com boa qualidade,protege as laterais do captador,os fios de cobre da bobina estão bem tensionados e resutam em baixo nível de ruido e feedback.
    os parafusos de fixação e molas acompanham o captador.as bobinas podem ser encontradas em 3 cores;branco,preto ou zebra.o visual do captador é legal,com pique de "primeiro mundo"nota-se muito muito emero em cada detalhe da construção.

    Timbres

    Foi utlizada uma guitarra washburs n5 custom para testar o F5000,hard rock e trash(na ponte) eo PAF(no braço)como sugerido pelo fabricante.O instrumeto foi plugado num Marshal jcm slash,passando por um pedal tube screamer(TS-10)para testar timbres para solos.
    O F5000 apresenta saturação macia e confortável,os sons crunch são bem abertos e adequados para bases com acordes inteiros.em solos ,com ajuda do Tube screaner,o captador proporciona bom ataque e sustentação.este é o modelo mais legal para solos.
    Para quem quer uma som mais nervos,áspero e com agudos cortantes.o modelo hard rock destaca os harmônicos.é agudo mas sem aquela estridência irritante.os médios possuem presença forte ,e com o TS-10 ligado,consegue-se muitas texturas de timbres.este modelo de alto ganho possui definição incrível.
    No modelo trash, os médios ajudam a emcorpar mais os graves,é um caprador de radical e pesado com um som dark e ríspido,com o tube screamer,não há quem resista a uma palhetada thrash,death ou grind e hardcore extremo.
    O pAF proporcinou um som cheio,que lembra os pickups gibson"patent applied for"de época,o equilibrio tonal deste modelo é surpreendente.
    Para testar o captado FUSION,foi ultilizada uma telecaster custon e um amp combo jazz chorus.o FUSION é ideal para quem gosta de mudar o timbre a partir de um som limpo basico.o modelo se dá bem em ambas posições.

    Conclusão

    A performance dos captadores spanich é equivalente às melhores marcas internacionais.
    Os modelos de humbuckers de ganho moderado(PAF e FUSION)tem muita qualidade,proprocionando definiçao e brilho.Os modelos de alto ganho são confiáveis e indicados para que toca toca pesado e deseja ter um timbre com muito punch e atitude.

    O fabricante promete estender a linha com single coils,e versões para 7 cordas e modelos para contra-baixos.

    Se voce não está satisfeito com o som dos seu humbuckers,os spanich são uma opção excelente e com ótima relação custo-benefício.


    Guitar Player n.72
    Abril 2002

    Bigode Ozzy
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    eu tenho meu f-5000 aqui e to muito feliz com ele!! Quria por um trash na ponte...massss, to juntando grana pra colocar 2 EMG - 81/85.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Review] Captadores Spanich – Trash & Hard Rock