Tutorial Escalopagem!

Autor Mensagem
MatheusMX
Veterano
# ago/06
· votar


amhanhã vou escalopar um violão Giannini que tá jogado aqui hehe

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar


EduArdanuy

escalopar violao nunca vi oO

Gabriel_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


Midgard
Ele deve tá fazendo para testar.

tom_delonge182
Veterano
# ago/06
· votar


to esperando ele da um sinal de vida pra eu pode escalopa a minha !!

Hocus Pocus
Veterano
# ago/06
· votar


porra o cara tem q se mto trú pra faze isso na guitarra por conta e risco eauhaeuohaeuae mas se eu tivesse uma jennifer/tonante/rarus algo assim sobrando eu até tentava... bom topico \o\

PunkBarney
Veterano
# ago/06
· votar


Escalopar deveria ser crime inafiançavel...

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar


PunkBarney

¬¬

MatheusMX
Veterano
# ago/06
· votar


Midgard
huahae, mas é só pra teste mesmo

MatheusMX
Veterano
# ago/06 · Editado por: MatheusMX
· votar


ah, e que lima eu devo usar (tem algum número)?

Sparkle
Veterano
# ago/06
· votar


Lord Derfel Cadarn
Desse modo eu poderia fazer da escala inteira?

LDC
Veterano
# jan/08
· votar


Sparkle


Sim pode. Desculpe a demora estava suspenso me liberaram a pouco, pode fazer a escala toda, mas é um trabalho bem demorado...

LDC
Veterano
# jan/08
· votar


EduArdanuy

Quanto as limas, não tenho numeração especifica... procure não usar limas muito grossas, assim vc não danifica a madeira é um serviço bem delicado, e depois fica mais facil dar acabamento tmb :)

R.RHOADS
Veterano
# fev/08
· votar


Maravilha de tópico!!
Vou escalopar minha nova stratinho (Cruiser st-50) e posto os resultados aki pra galera!!!
abrax!

Arpeggios From Hell
Veterano
# fev/08
· votar


Sparkle
Veterano # Enviado: 16/ago/06 22:51

Lord Derfel Cadarn
Desse modo eu poderia fazer da escala inteira?


LDC
Membro # Enviado: 12/jan/08 22:18


Sparkle


Sim pode. Desculpe a demora estava suspenso me liberaram a pouco, pode fazer a escala toda, mas é um trabalho bem demorado...

Carajo !! Que demora hien ...

Arpeggios From Hell
Veterano
# fev/08
· votar


R.RHOADS

Arrumou outra strato cara ??? Aquele que vc mandou no Edmar fico loka ...

R.RHOADS
Veterano
# fev/08
· votar


Arpeggios From Hell
hehehe
BATEU A G.A.S e comprei uma cruiser ha pouco tempo!! Guitarrinha boa, com custo bem baixo! comprei pra escalopar eu mesmo!!hehehe pra variar é creme!!!hauhauauah mas escala em rosewood!! to pensando se escalopo ela no estilo blackmore (só meio escalope), ou se escalopo c/ 2,4mm(msm profundidade do gordo sueco!) pq a minha otra o escalope é bem razo neh... deve ser 1mm ou poko mais!!

diego gr
Veterano
# fev/08
· votar


se eu fizer um escalopacionamento na minha guitarra fica mais fácil de fazer tapping?

R.RHOADS
Veterano
# fev/08
· votar


diego gr
não sei se vai ter mta diferença não...

be5
Veterano
# fev/08
· votar


ou, eu posso escalopar a guitarra bem pouco?
tipo uns 0.5 milimetros?

vai mudar alguma coisa no braço, prejudicar ou algo assim?

pq acho q se fizesse isso ia melhorar, como se tivesse colocado trastes maiores

q q seis acham?!

(obs:não, não quero trocar os trastes.)

R.RHOADS
Veterano
# fev/08
· votar


be5
escalopar 0,5mm com trastes normais (nem um dos jumbos) pode fazer "alguma diferença", mas acredito q naum seja mto significativa. Aconselho pelo menos 1mm, para sentir um leve mudança.
Em relação a prejudicar, da uma olhada nas coisas q o Seiji fala no alto do tópico. ;)

be5
Veterano
# fev/08
· votar


então cara, meu medo eh mesmo prejudicar a guita, ateh pq quero fazer eu mesmo o serviço, tenho as ferramentas e sei como usar..

o foda eh q eu to nu trmapo e naum tem como eu ver quanto mede a camada de rosewood da minha guita, o ideal seria metade dessa medida ou um pouquinho mais?!

naum quero a guitarra escalopada demais pq acho mto incomodo, mais toquei numa tagima (signature do ardanuy acho) e gostei mto dela assim, mais ela naum era MTO escalopada, gostei principalmente das primeiras casas.

e queria deixar a minha parecida, queria sabe se a diferença de tamanho entre as "escalopações" muda alguma coisa na tocabilidade ou no timbre da guitarra...


abraços!

be5
Veterano
# fev/08
· votar


up's
xD

R.RHOADS
Veterano
# fev/08
· votar


be5
então cara, meu medo eh mesmo prejudicar a guita, ateh pq quero fazer eu mesmo o serviço, tenho as ferramentas e sei como usar..
Seguinte cara, segundo Edmar Luighi, desde q o escalope não ultrapasse a metade da medida da escala, vc não terá problemas... e lógico, todos os escalopes devem ter a mesma profundidade. Outro aspecto importante segundo ele, é escalopar o braço todo, pois qdo é feito apenas nas ultimas casas, pode tornar o braço desproporcional, fazendo com q exerça força mais de um lado, do q de outro.

o foda eh q eu to nu trmapo e naum tem como eu ver quanto mede a camada de rosewood da minha guita, o ideal seria metade dessa medida ou um pouquinho mais?!
sua escala deve medir 0,5cm, o ideal é até no máximo 2,5mm.(ideal mesmo 2mm)


naum quero a guitarra escalopada demais pq acho mto incomodo, mais toquei numa tagima (signature do ardanuy acho) e gostei mto dela assim, mais ela naum era MTO escalopada, gostei principalmente das primeiras casas.
Faça o escalope de 1mm, ou 1,5mm, vc vai curtir... De uma olhada no escalope tipo blackmore tb, onde só são escalopadas 1/2 casa até a 14ª.
escalope Blackmore style


queria sabe se a diferença de tamanho entre as "escalopações" muda alguma coisa na tocabilidade ou no timbre da guitarra...
Esse lance de tocabilidade é o seguinte, o conforto gerado pela escalope deve-se pelo fato de evitar o atrito do dedo c/ a amdeira do braço, por isso a guitarra fica mto mais leve de se tocar bastando apenas encostar o dedo na casa(mtos tem problemas c/ isso pois têm a mão mto pesada...). Então, se vc tiver trastes jumbão na sua guitar, escalopando 1mm já vai perceber q não conseguirá encostar seu dedo na madeira, agora se for traste normal, terá um efeito melhor escalopando 2mm...

Espero ter ajudado!
PS:. ESTOU ESCALOPANDO A CUISER C/ 2,5MM, AINDA FALTAM 6 CASAS E TODO O ACABAMENTO FINAL! POSSO FALAR: É UM TRAMPO DESGRAÇADO, AINDA MAIS TRATANDO-SE DESSA PROFUNDIDADE DE ESCALOPE!!HEHEHE TAVA DEMORANDO MTO USANDO LIXA 80 E 60 P/ MADEIRA, ENTÃO COMECEI A USAR LIXA DE METAL 60. FIKA A DICA AI PRA GALERA... OUTRO FATO IMPORTANTE QUE EU JÁ ESTAVA CIENTE, MAS É BOM RESSALTAR P/ OS DESAVISADOS: ALGUMAS MARCAÇÕES SAIRAM QUASE POR COMPLETO!!(POIS COMO SEIJI MESMO FRISOU ALGUMAS POSSUEM APENAS 2MM)
abrax!

Arpeggios From Hell
Veterano
# fev/08
· votar


R.RHOADS
Cara comprei uma dessas pro meu cunhado (Com dinheiro dele claro) e me surpreendi !! Puta guitarrinha bacana !!! Por 219 merrecas !!! strato de respeito a um custo otimo ... Se tivesse uma creme eu ia pegar uma pra min !!! Depois posta umas fotos da tua ae !!!

R.RHOADS
Veterano
# fev/08
· votar


Arpeggios From Hell
blz! qdo terminar o escalope posto!! O negocio tah fikando malmsteniano(bem profundoooooo) huahauhauhua
caramba, vc pago 219,00?? paguei 260,00!!! q roubo!!!

Izzy Dragon
Veterano
# fev/08
· votar


Alguém sabe se tem pra vender por aqui uma lixadeira dessas:

http://www.projectguitar.com/tut/scal2.htm

?

Eu nunca tinha visto

R.RHOADS
Veterano
# fev/08
· votar


Izzy Dragon
velho, procurei essa bendita em tudo qto eh lugar q vendesse esse tipo de ferramenta manual... estandes da dremel e nada cara!! ninguem conhece.... deve ser ferramenta gringa q nem tem aki!! seria uma mão na roda ter uma dessas pq to arrebentando minha mãe braço fazendo meu escalope com lima e grosa !!!

Izzy Dragon
Veterano
# fev/08
· votar


R.RHOADS
Pow cara... um monte dessas ferramentas dos tutoriais o pessoal das lojas daqui nunca nem ouviu falar =(

Foda... os gringos tem muito mais ferramentas, e elas são beem mais baratas

R.RHOADS
Veterano
# fev/08
· votar


Izzy Dragon
eh sim... tava trocando ideia com o meu sogro (tb curte e toca guita) q mexe com makinas q tals sobre esse modelo... ele falo q vai conversar com uns gringos q trampam la com ele e pergunta se conhecem... ele tava me falando q la fora, custa no máximo $50,00... aki deveria ser pelo menos R$400,00 se tivesse!!

Casarin
Veterano
# fev/08
· votar


R.RHOADS

Maravilha de tópico!!
Vou escalopar minha nova stratinho (Cruiser st-50) e posto os resultados aki pra galera!!!
abrax!

Cara eu também fui influenciado por aquele tópico do curly e quero comprar uma strato dessas pra escalopar, hehe. Diz se tu curtiu como ficou depois de escalopada e se essa guitarra é boa como dizem, ta não comparando a uma mega foda, mas se é boazinha mesmo ;P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial Escalopagem!