Tutorial Escalopagem!

Autor Mensagem
Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06 · Editado por: Lord Derfel Cadarn


A Escalopagem da escala:

Técnica que consiste em retirar um pouco da madeira da escala entre os trastes, para que a mesma assuma uma forma côncava. Este recurso é aplicado com o intuito de facilitar a execução de solos, uma vez que os dedos deixam de entrar em atrito com a madeira retirada, tornando mais fácil a prática de técnicas como vibratos e bends


DICAS DO LUTHIER Edmar Luighi!!

"O escalope não oferece qualquer perigo ao braço do instrumento. Recomendo que ele seja feito da primeira à última casa pois, se aplicado de forma parcial (da 12ª casa em diante, por exemplo), pode tirar o equilíbrio do braço, causando pequenas torções ou funcionamento irregular do tensor."

<Nota do Luthier Seiji: se o braço for relativamente fino, a escalopagem fragiliza consideravelmente o braço. Algumas guitarras possuem a madeira da escala bem fina e além disso podem ter parte do encaixe do tensor escavado na parte interna>

Nota DERFEL CADARN (mesmo ciente disso eu escalopei apenas as ultimas 5 casas, pois tirei apenas 1,5mm de madeira, tomando muito cuidado para deixar todas as casas com a mesma profundidade, ao meu ver, se vc tirar pouca madeira não terá problemas, contanto que mantenha o trabalho uniforme.) *

< Nota do Luthier Seiji: algumas marcações possuem apenas 2mm de profundidade, pode ser que a marcação frontal sofra com essa retirada;>

Algumas precauções ainda podem ser tomadas para garantir a segurança do braço da guitarra.

Evite fazer uma concavidade superior a 2 milímetros. Independente da espessura da escala... Recomendo essa medida para diminuir possíveis riscos de torções e empenamentos. Aprofundamentos maiores que isso em nada melhoram a performance do instrumento e acabam atrapalhando a execução de acordes. <nota Seiji: muito bom; é sempre importante deixar claro os limites e possíveis consequências>


Aqui o link do Site do Edmar com algumas fotos.. Leia com atenção! o que ele diz e veja se vc realmente esta disposto a fazer vc mesmo o escalopagem. Eu aconselho que na menor duvida, seja melhor levar a um luthier de confiança.

http://www.edmarluighi.com.br/dicas_10-como-melhorar-o-som-da-sua-guit arra-parte-IV.asp
Bom vamos lá.....

Primeiro! se sua guitarra tem braço parafusado, recomendo que vc retire o mesmo do corpo da guitarra, para que possa trabalhar com maior facilidade.<nota Seiji: se retirar o braço é bom afrouxar o tensor>
Se sua guitarra tem braço colado, creio que seja melhor não arriscar tirá-lo, pois nem sei como isso poderia ser feito de forma segura : P..
.
.
.
Segundo! FERRAMENTAS USADAS!
.

PAQUIMETRO - usado para medir e marcar a profundidade da escalopagem, marque os dois lados da escala de forma visível, para que uma casa não fique com a concavidade mais funda que a outra, evitando assim os problemas citados acima.

O Seiji colocou uma nota aqui pra mim, dizendo que nem todos sabem ler um paquímetro, bom confesso que não sei explicar certinho em palavras como se lê, só com o paquímetro na mão mostrando pra vocês, mais dêem uma pesquisada ou perguntem a alguém que saiba, essa ferramenta é sempre útil e é bom saber como usá-la.

PODE MEDIR COM QUALQUER OUTRA COISA TMB, MAS SE SERTIFIQUE DE MARCAR A MEDIDA CORRETA!


MORSA OU TORNO DE BANCADA - vc vai precisar de algo para fixar o braço da guitarra e deixá-lo firme para que vc possa fazer o serviço direito....no caso da morsa ser de metal, use um cobertor grosso para que não danifique o braço do instrumento.


LIMAS - existem diversos tipos de limas disponíveis, aconselho vocês a usarem limas com um dos lados arredondados, e tmb aconselho que vc adquira limas de tamanhos diferentes, pois escalopar as casas maiores com uma lima pequena vai ser muito complicado, se preocupe com a estética do instrumento, para um trabalho bem feito use ferramentas adequadas. ( casas de ferragens em geral vendem limas, la vc escolhe as que vc achar mais adequadas para o serviço.)


LIXAS - Bom, use lixa de Madeira e para acabamento use lixa d´agua que é bem fininha e deixa a escala bem lisinha :)

Fita adesiva - Use fita adesiva para proteger os trastes! - envolva o traste com a fita mais resistente que vc tiver.

Estilete – Vc vai usar o estilete para cortar a fita adesiva rente aos trastes para que ela proteja apenas os trastes.

Óleo de peroba - Caso a escala de sua guitarra seja escura como a minha, aconselho que apos terminado o serviço, vc use óleo de peroba na escala para igualar as cores... fica escurinho e tal bem bonito ;)


1° passo. Marque com o paquímetro a profundidade da escalopagem que vc fará dos dois lados da escala.


2° passo. Fixe o instrumento direitinho na <MORSA>.


3° passo. Envolva os trastes com a fita adesiva, e recorte CUIDADOSAMENTE os restos da fita com um estilete.


4° passo. Envolva a lima com a lixa de madeira, fixe com fita adesiva para facilitar :)
é que se usar a lima direto ela entope com a madeira e enche o saco, a lixa é mais difícil, e se gastar é só por outra.... Pode-se usar qualquer objeto cilíndrico para envolver a lixa, apenas indico as limas devido a suas medidas que facilitam o serviço.


5° passo. MÃOS A OBRA!!!

Comesse a gastar a madeira pelo centro, gaste de forma uniforme, bem de vagar, tomando cuidado com os trastes, e sempre verificando a profundidade dos dois lados da escala, e verifique se o trabalho esta ficando uniforme com os dedos, quando se aproximar da profundidade marcada, vá com cuidado gastando a madeira que ficou mais próxima dos trastes (vá com muita calma nessa parte o que esta em jogo é a estética de seu instrumento) termine o serviço com a lixa d`agua acertando as pequenas imperfeições....Tente fazer uma forma côncava uniforme ok!... Se não vai ficar feio pra cassete.

Repita a operação em todos os trastes a serem escalopados, é um serviço delicado e que requer muita paciência, muita calma.......


Apos terminado retire as fitas adesivas, limpe a escala com o óleo de peroba, espere a madeira absorver um pouco o óleo, e PRONTO!

Monte a guitarra, regule e seja feliz.
.
.
.
OBS, NÃO SOU LUTHIER E FIZ O TUTORIAL BASEADO NA ESPERUIENCIA QUE TIVE ESCALOPANDO MINHA PROPIA GUITARRA, UM DOS SITES DOS QUAIS TIREI INFORMAÕES FOI O POSTADO ACIMA DO LUTHIER EDMAR, POREM AVISO!

SE VC NÃO TEM AS FERRAMENTAS ADEQUADAS, NÃO SABE COM UTILIZA-LAS OU NÃO ESTA SEGURO DE SEGUIR O PROCEDIMENTO ACIMA, LEVE SUA GUITARRA A UM LUTHIER ESPERTIENTE E DE SUA CONFIANÇA......ESCALOPAR NÃO É UM SERVIÇO SIMPLES DE SER FEITO, É TRABALHOSO E DELICADO, PODENDO CAUSAR DANOS IRREPARAVEIS SE MAL FEITO...



Algumas fotos do serviço e das ferramentas... Ficaram um tanto quanto desfocalizadas mas da pra ter uma idéia, depois tento focalizar o escalope com a guitarra montada mais vai ser bem difícil :P

Os. É que não sei utilizar na câmera digital direito, :P quando descobrir o truque que faz ela focalizar de perto posto fotos novas \o/


http://img87.imageshack.us/my.php?image=corpo8tr.jpg (corpo)

http://img87.imageshack.us/my.php?image=brao0da.jpg (braço)

http://img87.imageshack.us/my.php?image=baro25nd.jpg (braço 2)

http://img70.imageshack.us/my.php?image=brao32cb.jpg (braço 3)

http://img70.imageshack.us/my.php?image=brao43aa.jpg (braço 4)

http://img64.imageshack.us/my.php?image=amora4si.jpg (morsa)

http://img95.imageshack.us/my.php?image=paquimetro0ig.png (paquímetro)

http://img66.imageshack.us/my.php?image=ferr020vo.jpg (limas)
Minhas impressões:

Curti muito fazer esse serviço em casa, gosto de mecher com esse tipo de coisa, fiquei com bastante medo de estragar minha guitarra, mais no final as coisas ocorreram de forma muito mais fácil do que imaginei, e obtive um ótimo resultado com o instrumento! Curti pra cassete o resultado final :)

Agora qualquer brecha nas musicas já vou la pro fim da escala dar bends com vibratos nas ultimas casas AUhUHuahuAHIHA ficou tão fácil quanto no resto do braço, muito bom mesmo.


Agradeço ao Mano Seiji por ter analisado o tutorial p/ mim, e ter colocado notas importantíssimas, que não eram de meu conhecimento, alem de ter corrigido outros detalhes importantes. :)

.
.
.
Tutorial por Nelson Chinazzo vulgo Lord Derfel Cadarn :)

tom_delonge182
Veterano
# mar/06
· votar


caralho essa facul é uma porra nem as fotos da pra abrir...

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06 · Editado por: Rachmaninoff
· votar


Edmar Luighi
Recomendo que ele seja feito da primeira à última casa

Lord Derfel Cadarn
mesmo ciente disso eu escalopei apenas as ultimas 5 casas, pois tirei apenas 1,5mm de madeira

Esse assunto parece ser meio polêmico. Tenho vontade de fazer um escalope apenas nas últimas casas, mas sempre esbarro nesse ponto e acabo desistindo.


Luthier Seiji
se o braço for relativamente fino, a escalopagem fragiliza consideravelmente o braço

O Steve Vai tem uma Ibanez de braço fino, e escalopou só as últimas casas. Nesse caso, o escalope somente das últimas casas seria menos prejudicial?


Obs.:
Vê se aprende a usar a câmera, Nelson!
O tutorial ficou muito bom, mas as fotos estão uma merda!

E parabéns pela iniciativa.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
· votar


tom_delonge182
relaxa pq as fotos estão uam merda mesmo IUHAuhA

Rachmaninoff
Esse assunto parece ser meio polêmico. Tenho vontade de fazer um escalope apenas nas últimas casas, mas sempre esbarro nesse ponto e acabo desistindo.


eu tmb velho fui no peito mesmo, acho que fazendo direitinho não tem treta não ja vi muita guitarra escalopada da 12 em diante.. sei-la man ai é por tua conta :)


"Vê se aprende a usar a câmera, Nelson!
O tutorial ficou muito bom, mas as fotos estão uma merda! "


acabam de me dizer que tem um botãozinho do lado da camera que faz focalizar bem de perto UAHUAhuha depois eu tro umas fotos dela e boto ai :)

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


Recomendo que ele seja feito da primeira à última casa

Eu também, mas é porque gosto de braço escalopado mesmo.

Dr Stein
Veterano
# mar/06
· votar


Lord Derfel Cadarn
me diz uma coisa.....a marcação do braço vc retirou pra fazer o escalope?

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


Dr Stein
me diz uma coisa.....a marcação do braço vc retirou pra fazer o escalope?

Não, tirei 1,5 mm de madeira só.... e gastei ela junto

Dr Stein
Veterano
# mar/06
· votar


Lord Derfel Cadarn
cara...to me segurando pra não fazer.....hehe

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


Dr Stein


haahahhaha qual sua guita?

Dr Stein
Veterano
# mar/06
· votar


Lord Derfel Cadarn
uma michael strat modificada

me adiciona aí brunoguitar00@hotmail.com

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


Dr Stein
adicionado

gu
Veterano
# mar/06
· votar


Lord Derfel Cadarn
tem um botao com uma florzinha desenhada
eh o macro, pra fotos de perto
mt provavelmente sua camera tem(quase todas tem)
e tpw, espere a camera focalizar pra dpois bater a foto, tem algumas cameras q tem um "meio-toque" q eh vc pressionar metade do botao de tirar fotos pra luz vermelha acender pra camera focalizar, qdo a camera focalizar ela faz um barulho
se n for o caso da sua, vc vai notar qdo a camera ta focalizada por bom senso...
e tire fotos com as 2 maos, evita sair tremida

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


gu


hahaha saquei vou me esforçar para tirar fotos boas depois :D

seila
Veterano
# mar/06
· votar


a maioria das Ibanez RG naum pode receber escalopagem.

primeiro pq o braço é fino, segundo porque se utiliza dois tipos de madeira na confecção do mesmo, terceiro pela alta tensão (normalmente RG vem com 3 ou 4 molas)

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
O Steve Vai tem uma Ibanez de braço fino, e escalopou só as últimas casas. Nesse caso, o escalope somente das últimas casas seria menos prejudicial?


Depende da construção da guitarra; mas lembre-se que se o braço da guitarra dele quebrar ele ganha outra... nem todos aqui vão conseguir ganhar outra...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


Lord Derfel Cadarn

opa, me adiciona aí tb ehehe
rodrigofuct@hotmail.com

já uma les paul escalopada eu acho que não combina hehehe

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
· votar


seila
a maioria das Ibanez RG naum pode receber escalopagem.

primeiro pq o braço é fino, segundo porque se utiliza dois tipos de madeira na confecção do mesmo, terceiro pela alta tensão (normalmente RG vem com 3 ou 4 molas)



a minha é uma ibanez grx220, uso 4 molas e tenção 010.....

Guitar_gospel
Veterano
# mar/06
· votar


Lord Derfel Cadarn

ae mano d+ esse topico, era o q eu tava precisando estou pra escalopar minha guitarra pra esse mes, dai qria saber detalhes de como fazer, porém tenho uma dúvida, eu preciso trocar os trastes da minha guitarra eu qria saber c eu faço isso antes ou depois de escalopar?

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


Guitar_gospel


Não sei cara, eu trocaria os trastes depois escalopava, p/ caso o traste tenha a medida diferente não fique faltando madeira, eu trocaria e depois escalopava protegendo eles direitinho.... :)

em todo caso.....

Fábio Seiji

o que vc acha man?

teuabreu
Veterano
# mar/06 · Editado por: teuabreu
· votar


Lord Derfel Cadarn

Muito bom man vou fazer isso no braço da minha guita de testes, agora vou escalopar o braço todo ja que o braço dessa guita é ruim que doi!!

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


O braço da minha dreamer é finíssimo, em marfim e rosewood e é todo escalopado. Uso cordas 0.010 e duas molas na Floyd.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


teuabreu
vai na fé man! o bagulho é loko vale a pena

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl


\m/

tom_delonge182
Veterano
# jun/06
· votar


marcando o topico q to com um sono do caraio(esses jogos da copas ainda me matam)!! vo tenta escalopa minha guita aki!

Felipe S. Fernandes
Veterano
# jun/06
· votar


Fritz_mkvl
Lord Derfel Cadarn
Fábio Seiji

Existe dificuldade em se tocar quando se está com um dedo numa casa não-escalopada e numa escalopada?

Valeu

tom_delonge182
Veterano
# jul/06 · Editado por: tom_delonge182
· votar


Lord Derfel Cadarn
cara se por acaso passar aki pega meu msn pra agente troca uma idéia diegodelonge182 no (hot.mail)(ponto)com

- acho q o cara num entra faz um tempo se alguem tiver o e-mail/msn dele e puder me passar seria o meu presente de natal adiantado xD

valew

pagode nem morto
Veterano
# jul/06 · Editado por: pagode nem morto
· votar


Marisco

Põe esse tópico no Tópicos Essenciais:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/124871/

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


fodao
queria te coragem de faze isso

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


post o modelo da sua camera digital pra tenta te ajuda com o macro
se for sony, canon, procura uma florzinha q eh pra tira foto de pertinho assim , dai se vai distanciando ate xega na focalizaçao

Deji
Veterano
# jul/06
· votar


excelente topico! porem escalopagem sux.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial Escalopagem!