【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


Isahn
Não.
Mas eu não faria isso....
Ferragens douradas estragam muito rapidamente e ficam bem feias.
Ademais, para retirar as capas cromadas há que dessoldar, o que põe em risco a integridade do captador.
Abç

Ramsay
Veterano
# mai/16 · Editado por: Ramsay
· votar


Isahn
Pode mudar tranquilamente de cromado para dourado que não vai interferir em nada no som da guitarra.

E se o dourado for feito numa empresa de qualidade, ele não vai escurecer.

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Novidade na área...



Iversonfr
Veterano
# mai/16
· votar


Ismah

Não queria ser chato, mas achei parecidíssimo com o que acontece ao fechar o tone da guita, e é di grátis rs.

De qualquer maneira é legal ver uma novidade nessa área e captadores.

SkyHawk
Membro
# mai/16
· votar


Iversonfr

Toda inovação é bem vinda.... Mas sou obrigado a concordar contigo, eu ainda fico com o knob de tone.

HandsOnGuitar
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: HandsOnGuitar
· votar


Olá!
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
Eu tenho uma fender MIM HSS e troquei o cap do braço q é cerâmico por um de alnico II e silencioso, o area 58 da dimarzio.
Nas posições 1, 3, 4 e 5, está tudo ok.
O problema está na posição 2. O som está magro e apareceu um "hum" que não tinha antes.
Será que é por causa da mistura braço+meio ser alnico+cerâmico?
Será que se eu inverter o "ground" e o " hot" do cap do meio, vai resolver?
Grato!

Esse é o esquema original da minha guita:
http://www.strat-talk.com/data/attachments/15/15768-20f371ea8160676e2d 026b71be0fc9b9.jpg

Sávio_RJ
Veterano
# mai/16
· votar


HandsOnGuitar

Certamente, o problema é a fase. O fato dos magnetos serem diferentes (alnico ou cerâmico) não causam problema algum. Tanto que tem fabricantes que misturam mesmo os magnetos (ex.: ponte de cerâmico e braço de alnico).
Inverte os fios vermelho e verde do seu Area 58 que deve resolver. Qualquer coisa chama aqui.

Sávio_RJ
Veterano
# mai/16 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


... mas aviso: o ideal era você ter trocado o do meio também (por outro Area).
Entenda: cada bobina tem uma polaridade magnética: norte ou sul. E para se obter o cancelamento de ruído é preciso combinar as bobinas em pares e cada par ser formado por uma bobina norte e outra sul.
Se você ligar Norte-Norte ou Sul-Sul, não vai cancelar ruído. Assim como se você ligar número ímpar de bobinas.
Quando você combinou seu captador original do meio com o Area 58 no braço, você ficou com 3 bobinas ligadas: a do captador do meio (que só tem uma bobina, pois é um verdadeiro single-coil) e as 2 bobinas do Area 58 (que é um stacked, com 2 bobinas empilhadas).
Dessa forma, as 2 bobinas do Area 58 interagem entre si e cancelam ruído (pois a de cima é Norte e a de baixo é Sul).
Já a bobina do captador do meio ficou sem seu par com polaridade magnética oposta (ela provavelmente é Sul e não tem uma Norte fazendo par com ela para cancelar ruído na posição 2).
Por isso, o melhor era ter instalado 2 Area 58 na sua guitarra.
O problema da fase você vai resolver invertendo os fios do Area 58 (ATENÇÃO: não inverta o do captador do meio, pois senão não vai fazer par com o da ponte da maneira correta, como veio de fábrica!).
Mas o problema do ruído, caso persista, você não vai conseguir resolver porque está combinando 3 bobinas.
Não sei se me fiz entender...

Sávio_RJ
Veterano
# mai/16 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


Mas tem uma saída: ligar o Area 58 como um verdadeiro single-coil, utilizando somente sua bobina superior (Norte).
Para isso, solte a junção dos fios preto e branco. Use o vermelho como Hot e o preto como Ground. Ligue o verde e o branco no terra.
Se ficar fora de fase, inverta o preto e o vermelho.
Única observação: quando você estiver na posição 1 (neck), o Area 58 não será silencioso (que é a grande propaganda dele), pois você o estará utilizando como um verdadeiro single-coil e, como se sabe, um single-coil (uma bobina só, nr. ímpar de bobinas, sem par oposto) não cancela ruído. Mas vai cancelar ruído quando ele estiver combinado com o captador do meio original (posição 2).

Samucamp
Veterano
# mai/16
· votar


Pessoal, preciso de sugestões para captadores que eu vou colocar em uma strato para fazer algo parecido com uma Fender Blacktop.
http://static.musiciansfriend.com/derivates/18/001/452/579/DV016_Jpg_L arge_H61571.002.001_candy_apple_red_mp.jpg
Eu estava dando uma olhada nos malagoli, mas não sei qual seria o mais indicado. Gostaria de algo o mais parecido possível com o a sonoridade dessa fender, eu gosei bastante. Também quero que tenha a capa metalica.
E além dos malagoli, quais as outras opções? Aqueles da santo angelo são bacanas? Preço também é importante.
Valeu.

HandsOnGuitar
Membro Novato
# mai/16
· votar


Muito obrigado,Sávio_RJ, pelos esclarecimentos.
Entendi perfeitamente o aparecimento do "hum" na posição 2.
Esse "hum" não me incomoda muito, pois uso a posição 2 para clean e drives suaves. Mas o timbre que ficou magrinho, esse sim me incomoda, porque a posição 2 ficou inútil.
Quanto ao timbre na posição 2: Deixe-me ver se eu entendi...O area 58 em relação ao captador original deve estar fora de fase. Então,se eu inverter os fios vermelho(que está no hot) e verde(que está no ground) o timbre ganhará corpo novamente? É isso? Será que isso vai mudar algo no timbre do area 58, na posição 1?
Vc poderia explicar essa questão de estar fora de fase?

Grato.


Obs: Tbm pensei que seria melhor comprar dois areas, mas o $$$ num colabora. rsrsrs

HandsOnGuitar
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: HandsOnGuitar
· votar


Sávio_RJ, esqueci de ressaltar que o single do meio interage com o humbucker da ponte na posição 4 sem problema e sem "hum".
Como eles resolveram a interação deles, vc saberia explicar?
Curiosidade: Se eu inverter os fois do cap do meio ao invés dos do area 58, já que o da ponte é um humbucker, tbm resolveria a questão do timbre? Ou geraria outro problema, só que com o da ponte?


Grato.

Sávio_RJ
Veterano
# jun/16 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


HandsOnGuitar

Vamos lá:

1 - Sim, o Area 58 está fora de fase em relação ao seu captador original do meio. E isso incomoda mesmo. Sim, basta inverter o vermelho e o verde que vai corrigir o problema da fase. A mudança de fase não altera em absolutamente nada no timbre do captador quando ele trabalha sozinho. A posição 1 vai ficar como está. Manda ver nessa inversão pra corrigir logo seu problema.

2 - A explicação técnica para a questão da fase requer um pouquinho de conhecimento de eletrônica, mas vou tentar resumir: quando se tem duas bobinas trabalhando juntas em fase, elas "somam" o sinal que cada uma carrega e tem-se o resultado desejado, o timbre normal da guitarra. Mas quando você inverte a fase de uma das bobinas, deixando as duas "fora de fase", o sinal que uma conduz é "subtraído" pelo sinal da outra que está fora de fase, deixando o som magrinho. Num be-a-bá é mais ou menos isso o que acontece. Estar fora de fase não danifica os captadores, apenas deixa o som daquele jeito. E tem gente que até gosta para algumas aplicações específicas.

3 - O single do meio interage corretamente (tanto na questão da fase como do hum) com o humbucker da ponte porque sai corretamente configurado de fábrica. Por isso que eu falei pra você não inverter os fios do captador do meio, senão você vai estragar sua interação com o humbucker. O Area 58 é que precisa ser ajustado e não os outros dois. Se mexer no do meio, vai gerar problemas com o da ponte.

4 - Eles resolveram a interação entre meio e ponte exatamente da maneira como resolvemos normalmente: eles garantiram que a bobina do single do meio fosse SUL e fosse combinada com a bobina NORTE do humbucker (isso resolve o hum. Lembre-se: um humbucker tem sempre uma bobina NORTE e outra SUL, por isso é preciso escolher a bobina certa do humbucker para combinar com um single-coil) e garantiram também que a fase do single-coil fosse a mesma fase dessa bobina NORTE do humbucker (resolvendo, assim, o problema da fase).
Ou seja: a questão do hum resolvemos com a polaridade magnética oposta (norte com sul) e a questão da fase resolvemos com a polaridade elétrica correta (positivo com positivo ou negativo com negativo*).

* Usamos os termos "positivo" e "negativo" para fins didáticos, pois a corrente produzida pelo captador quando as cordas vibram e deformam o seu campo magnético é AC e não DC. Enfim, espero que tenha dado pra entender mais ou menos...

HandsOnGuitar
Membro Novato
# jun/16
· votar


Sávio_RJ, mais uma vez muito obrigado.
Obrigado pela disposição em responder as minhas dúvidas.
Como andei dando uma pesquisada e li umas coisas sobre essa questão de "fora de fase", entendi tudo que vc falou. Foi mais que esclarecedor.
E essa conclusão foi show de bends:
"Ou seja: a questão do hum resolvemos com a polaridade magnética oposta (norte com sul) e a questão da fase resolvemos com a polaridade elétrica correta (positivo com positivo ou negativo com negativo"

Agora vou matar dois coelhos numa só cajadada: inverter a fase do area 58 e aproveitar para fazer, no potenciômetro de volume, uma "treble bleed" no estilo Duncan( capacitor e resistor em paralelo)
Quando eu fizer o serviço, dou um retorno aqui.

Grato.

rfrutuoso
Membro Novato
# jun/16
· votar


Bom dia galera, queria pedir a opinião de vocês. Peguei 2 captadores num rolo, um dimarzio fred dp153 e um dimarzio super distortion dp100, dai to querendo colocar na minha guitarra (uma prs se custom 24). Sei que ambos são mais indicados pra posiçao da ponte, mas queria saber de vcs em q posiçao colocariam se fossem usar os dois.

Obs.: Toco mais metal e hard rock

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


rfrutuoso
O DM SDist. na ponte.
Abç

HandsOnGuitar
Membro Novato
# jun/16
· votar


Sávio_RJ, vlw.
Fiz a inversão e ficou td ok. A posição 2 ficou útil novamente.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/16
· votar


È impressão minha ou os captadores estão cada vez mais caro, beirando o absurdo!! Mesmo os nacionais ainda são caros se imaginarmos que são feitos aqui. Pesquisei uns captadores para a telecaster e mesmo os malagolli e sergio rosar custam praticamente o preço da guitarra (memphis telecaster). Os gringos eu até entendo, devido ao dolar, taxas, marca e etc... mas o nacionais, o que explica esse alto preço?

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


bruno_novatorj

Tmb acho os nacionais caros, numa conversão direta do dolar, sao mais caros q os SD....

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/16
· votar


Luis A.

eu curto bastante "personalizar" minhas coisas, carro, moto e com a guitarra não é diferente, mas ta ficando "meio" inviavel. por mais que digam que não vale a pena eu gosto das coisas com a minha cara, mas um simples escudo de telecaster só porque é fender o cara cobra 150,00!! Eu quero dar um up nos captadores da tele, mas da forma que ta não sei se vou fazer...

HortaRates
Membro
# jun/16
· votar


bruno_novatorj
Os captadores também estão mais caros devido ao aumento do dólar, creio que o Érico depende de materiais importados pra montar os captadores, como o fio das bobinas por exemplo. Mas comparados aos americanos estão baratos. Um Seymour Duncan JB tá custando quase R$600 reais, isso se for olhar no Mercado Livre, em lojas careiras como a Playtech estão quase R$700.
Enquanto isso você pega um equivalente malagoli por pouco mais de um terço do preço.

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


HortaRates

Cara, nao olhe um JB aqui... Um seymour nos USA é 70 dolares, tem malagoli de 500 reais aqui....
Está certo q a materia prima pode ser importada e ficar mais cara, mas em compensação a mao de obra aqui é muito mais barata q la fora....

Eu nao dou 500 num cap nacional, mas daria 700 em um Seymou Duncan, acho q nao preciso nem explicar pq....

Calime
Veterano
# jun/16
· votar


HortaRates
Luis A.

Que Malagoli de 500 contos é esse?

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Calime

Vc esta certo é o jogo q custa 500, msm assim 250 reais ainda está acima do valor de um SD ou dimarzio no pais de origem.....

HortaRates
Membro
# jun/16
· votar


Luis A.
Cara, olhando a loja da malagoli o captador mais caro são os de 8 cordas, custando R$419,00.

http://www.captadores.com.br/loja/catalogo-34302-281-8_8_cordas

O SD 8 cordas mais barato que achei na internet foi R$680. Ainda é uma diferença considerável no preço. Mas para os captadores tradicionais e mais vendidos da malagoli e da SD, os da malagoli custam 1/3 do preço. Só compensa comprar o SD se você comprar usado.

HortaRates
Membro
# jun/16
· votar


Luis A.
Bom, o problema é que estamos no Brasil, os preços aqui sempre serão mais caros que nos EUA, que é o país do consumo. Mesmo assim, o humbucker mais barato no site oficial da SD custa US$79,00, que dá perto de R$270 reais na cotação de hoje.

Calime
Veterano
# jun/16
· votar


Luis A.

ainda está acima do valor de um SD ou dimarzio no pais de origem.....

Sim, mas acho que não dá pra fazer essa comparação assim, de forma direta. São realidades distintas. Mas no geral, o brasileiro paga caro por tudo sim, e isso tbm inclui captadores. Acho que essa sua queixa se estende a TUDO, e com razão.

No geral fico mto feliz em saber que hoje temos acesso a componentes de qualidade, e que não precisamos nos restringir a pagar um valor mais alto ao comprar algo vindo de fora, para ter algo de qualidade. Boto fé no Malagoli.

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


HortaRates
Calime

Pois, eu to fazendo uma comparação direta, apenas convertendo valores do dolar para o real.... mas tava levando em consideração a notoriedade das marcas tmb....

Sei q tem guitarras nacionais a preço de gibson ou fender (nos países de origem), podem ser tao boas quanto, mas eu tmb acho caro, pois estamos comparando as marcas mais prestigiadas do mercado....

Psycho777
Membro Novato
# jun/16
· votar


Galera, eu estava querendo comprar outra guitarra, e me apaixonei pela design dessa guitarra Dean aqui:

https://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_6452,101/Cordas/Guitar ra/Strato-Solidas/Guitarra-Dean-Vendetta-Teatro-De-LA-Muerte.html

O que acham dessa guitarra? Sobre as guitarras Dean?
Bom, segue as especificações:

Guitarra Dean Vendetta Teatro de LA Muerte
- Corpo: mahogany
- Braço: mahogany
- Escala: rosewood
- Medida da Escala: 25 1/2"
- Marcação da Escala: Madre Pérola
- Tarraxas: Grover
- Ferragem: Preto cromado
- Ponte: Tune-o-Magic(TOM)
- Captadores: DMT Design

PREÇO: R$ 2.457,00

Bom, eu gosto muito de tocar Heavy Metal; Thrash e Hard Rock... E aí, me recomendam ou acham que não vale à pena?

Calime
Veterano
# jun/16
· votar


Luis A.

Entendo, mas como disse anteriormente, o Brasil é um país caro em relação a tudo. Aí cabe a vc escolher se quer pegar um cap um pouco mais barato e de boa qualidade ou mais caro, e que teoricamente de qualidade um pouco (???) melhor. Coloquei as interrogações pq tenho minhas dúvidas. Já testei MTO captador(durante uma época fui tarado/noiado em comprar e testar captadores e cabos de diversas marcas, inclusive de boutique), e digo que ao menos pra guitarra, a Malagoli tem um qualidade mto boa mesmo, se equiparando a mtas marcas consagradas mundialmente. Pode ficar tranquilo em relação a isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas