【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
LucasBKuhn
Veterano
# jul/13
· votar


Olá amigos do FCC.

Sou o orgulhoso proprietário de uma Jackson King V, um dos modelos mais novos, acredito que feita na Índia. Os captadores dela são os originais, eu só possuo esta guitarra e tenho uma aqui que é do meu irmão, uma Wave Les Paul com dois Kent Armstrong nela.

Uma situação bem curiosa: embora o timbre dos captadores de série da minha Jackson sejam mais agudos e mais definidos, eu sinto às vezes que, mesmo com a LP dele tendo 3 vezes mais altura das cordas em relação a escala, é mais fácil de fazer ligados porque os captadores tem ganho MUITO maior. A minha guitarra, por exemplo, ligado em linha na placa de som, num medidor de 0-10 fica no máximo em 3 ou 4 tocando as cordas mais finas, e a guitarra dele mesmo nas notas mais agudas chega a 7, 8. Acaba que, por exemplo, eu tenho dificuldade em usar presets que usem amplificadores Marshall na minha digitech, porque a saída tem um ganho muito baixo. Quando eu uso um Rectifier ou outro Hi-gain eu consigo normal, mas nestes aí, por exemplo, os Kent Armstrong quase microfonam.

Outro problema que eu percebo é que nas notas agudas no fim da escala, principalmente na primeira corda, o som perde muito sustain e força.


Será que são os captadores ou os potenciômetros? Valeria a pena, por exemplo, colocar dois HB4, Malagoli, de emergência, só pra retirar este problema de ganho?

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


LucasBKuhn
Então cara, eu tenho uma Jackson indiana tbm, mas uma dinky. E como vc também sou um orgulhoso proprietário da criancinha.
A minha está com um set de captadores Seymour Duncan AHB 11s Gus G. Signature e não tenho nenhum problema desses que você falou, o ganho aliás é qse absurdo. Com um Classic 800 e o volume da guitarra bem próximo do minimo já puxo um distorção bem quente e com ligatos fáceis.
Eu realmente não lembro e eu tive muitos problemas com esse tipo de assunto qdo eu usava os caps originais, mas ME parece sim ser questão de ganho dos captadores.
Eu acho a troca de captadores desses modelos bastante necessária.

Vellardi
Veterano
# jul/13 · Editado por: Vellardi
· votar


Olá galera...gostaria de uma pequena ajuda para "upar" minha guitar SX Strato. Revisei alguns tópicos do site e principalmente os relativos a captadores, porém, permaneço com algumas dúvidas. Além da guitar que comentei acima, possuo um Line 6 Spider e, minha intenção é atingir os timbres conseguidos pelo David Gilmour. Os captadores da minha SX são os originais, portanto preciso de algumas informações de construção.
Minha primeira ideia era de adquirir o SD J.B para instalação na ponte e outro SD 59' para equipar o braço...acredito que o 59' será uma aquisição certa para o tipo de som que procuro...porém, o da ponte está me dando dor de cabeça...Achei o J.B. com uma característica pouco brilhante no clean e bastante carregada no sujo, por esse motivo acabei descartando. Uma outra opção era colocar os Classic Stack pois têm um som perfeito no clean...já com uma distorção, o som fica muito estalado...procuro almo mais "cremoso" para solos como Comfortably Numb e Coming back to Life.
Pessoal, conseguem me dar uma orientação? E outra, vale a pena tunar minha SX por ter uma construção em alder?

Ahhh....apenas como observação...a captação ativa também foi descartada. Portanto os EMG utilizados em algumas fenders do próprio Gilmour, não estão em análise...kkkkkkkk.

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


Vellardi
Já deu uma olhada nos captadores nacionais tipo Malagoli e Sérgio Rosar?

kzumoable
Veterano
# jul/13
· votar


Gostaria de um captador com a mesma saída que o JB Sh-2 da Seymour Duncan e com os mesmos agudos. O HH777 da Malagoli não me interessa pois os agudos não são os mesmos, o próprio Erico disse que o HH777 iria ser um JB com menos agudos, e também, queria aproveitar pra saber se os Tesla ativos são bons

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


kzumoable
Dá uma olhada no distortion, da malagoli.

kzumoable
Veterano
# jul/13
· votar


Lukas, e quanto aos Tesla ??

kzumoable
Veterano
# jul/13 · Editado por: kzumoable
· votar


Double post.

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


kzumoable
Não conheço cara, não posso apinar.

Gabriel_mac
Veterano
# jul/13
· votar


Pessoal, sei que há inúmeros captadores onde cada grupo se adéqua a um genero diferente, sabendo disso queria saber, o captador Seymour Duncan Alnico 2 pro ( usado por Slash) é um captador top? e comparado com os captadores que vem nas Fenders Americanas e nas proprias Gibson's Lespaul's eles são do mesmo nivel?

lukas.moreira
Veterano
# jul/13
· votar


Gabriel_mac
É um ótimo captador, com certeza. Tem o mesmo nível de qualidade sim desses das Fender e da Gibson, se é melhor ou não, depende do gosto.
Agora, captador top mesmo são marcas tipo a Bare Knuckles, captadores menos conhecidos por aqui, mas que são as verdadeiras marcas de boutique lá fora.

Gabriel_mac
Veterano
# jul/13
· votar


lukas.moreira[i][/i]

Obg!

chenriquea
Veterano
# jul/13
· votar


Precisava de ajuda
Dei uma lida nas especificações dos captadores mas não me encontrei

Tenho uma Epiphone LP Standart e queria deixa-la com um som mais parecido com David Gilmour, Andrew Latimer...
Li em algum lugar que o SD SH-4 JB é bem "eclético"
Queria algo com um bom sustain, um som mais parecido com Gilmour e compania

Podem ajudar :)

elvismustaine
Veterano
# jul/13
· votar


Vale a pena pôr captadores de uma Memphis LP100 numa Tagima T735 S?

Ganhei esses captadores e estou prestes à mandar a guitarra à um luthier para manutenção, fiquei pensando em aproveitar pra trocar os caps. Considerando que não gastei nem vou gastar nada na compra dos captadores da Memphis, vale a pena a troca?

Se não valer a pena, que humbuckers posso usar para ponte e braço? Para ponte gostaria de um captador sem ruídos e com muito ganho, para o braço um captador bom pra sons limpos e solos. Sei que não vou conseguir isso com os caps da Memphis, nem com os originais da Tagima, só fiquei interessado em trocar pelo fato de ser de graça. Caso não valha a pena vou comprar captadores bons de verdade.

LeandroP
Moderador
# jul/13
· votar


elvismustaine

Não vale nem a mão de obra pra trocar. São captadores que eu costumo chamar de "qualquer nota"... Genéricos, vendido em baciadas. Aproveite a oportunidade de levar a guitarra ao luthier e faça uma consulta com relação a troca de captadores. Mas não coloque esses que você mencionou. É bem capaz dos captadores originais serem ainda melhores que esse. Há um tempo pesquisei no Mercado Livre e encontrei alguns humbuckes de qualidade (usado) com preços muito bons, entre $ 150,00 e R$ 200,00 cada... Dê uma garimpada e em caso de dúvida, poste o link aqui pra tirar alguma dúvida.

elvismustaine
Veterano
# jul/13 · Editado por: elvismustaine
· votar


LeandroP

Obrigado pela dica. Mas eu gostaria de algumas recomendações, baseadas nas características que falei, pois não entendo muito de caps e queria alguns modelos pra começar a pesquisar.

Schallenberger
Membro Novato
# jul/13
· votar


Buenas!
Possuo uma guitarra Jackson Japan do ano de 1987 que é a antecessora da JDR... Comprei ela desmontada, já pensando em vende-la, porém curti muito o braço dela e mudei de ideia! O captador da ponte esta funcionando bem e o timbre é bom, porém o captador do meio não funciona e o do braço funciona apenas uma bobina! Toco em uma banda cover, onde tocamos Beatles, Creedence, Stones... Mas também alguma coisa de Foo Fighters, Kings Of Leon, U2... Quais seriam os captadores ideias para colocar nela? Pensei talvez em um Malagoli PAF Plus - braço e um Malagoli Custom Alnico Blues - centro, será que ficaria bom com o original Jackson da ponte?
Abrasss

Kennedy Malakian
Membro Novato
# jul/13
· votar


Gasoline
Me ajuda ae, to querendo muito usar o "Blade Pickups" mas não entendi quando diz que Possui a vantagem de captar o som por igual em toda sua extensão .. ham ??? oq isso quis dizer ?? por favor, se alguem souber me responda por favor

LeandroP
Moderador
# jul/13
· votar


Kennedy Malakian

Porque os captadores possuem polos que ficam com o espaçamento entre eles alinhados às cordas. Com os Blade Pickups, os dois polos, em forma de barra, estão em toda a extensão do captador. Não acredito que faça tanta diferença assim.

elvismustaine

Se você pretende instalar captadores do tipo humbucker (de duas bobinas), eu recomendo os modelos baseados nos antigos PAF, pois são equilibrados em suas frequências e possuem um ganho moderado, indo muito bem com timbres limpos e distorcidos. Pra ser mais específico, é importante que você consiga detectar quais frequências tem de sobra na sua guitarra e quais fazem falta. Com isso você pode verificar nos sites dos fabricantes os modelos que venham atender as suas necessidades. Ou seja, se a sua guitarra é muito grave e falta agudos, escolha um captador com mais agudos e menos graves. Eu considero os PAF como um flat, nem mais, nem menos, porém honesto.

bmxer
Veterano
# jul/13
· votar


Amigos, preciso de uma ajuda.
Tenho uma samick artits series com um malagoli intruder(ponte) 500mv de saida e 18Kohms e um pedal hardwire tl2.
Toco heavy /thrash metal.
O som com esse captador e bem pesado porem é muito fechado tendo q eu colocar o equalizador do pedal bem aberto. E com isso os harmonicos ficam muito dificeis de sair em algumas casas e o clean é muito sem definição e brilho.
Com isso pesquisei outros captadores pra trocar.
Um amigo meu com uma ltd com caps inf de alnico na ponte usou meu sistema e som ficou lindo, com mais brilho, mas com pouco ganho com a distorção.
Entao pensei, "vou comprar um de alnico pra colocar com mais ganho".
Cheguei no SUPERSHRED Sergio Rosar.
Mas ele me disse que pra som pesado na ponte é com usar um ceramico com mais graves, apesar do SUPERSHRED e Rock King terem muito ganho.
Me indicou o PUNCHBUCKER ceramico.
O meu medo é: Sera que ele vai continuar grave com poucos harmonicos = ao intruder??
Alguem ja usou esse captador e pode me dizer algo dele?
Acho q pelo preço do intruder, ele nao é top da malagoli e o preço do SR é mais caro e parece ser melhor.
Alguem poderia me ajudar??
Obrigado.

guimoura10
Veterano
# jul/13
· votar


Galera, será que um set de Bill Lawrence L500 r (braço) e L 500 xl (ponte) ficariam bons numa cort cr 250 (les paul)? Curto Hard Rock e Blues, mas não encontro ninguém que já tenha feito essa combinação. Abraços

chenriquea
Veterano
# ago/13
· votar


Gasoline

Precisava de ajuda
Dei uma lida nas especificações dos captadores mas não me encontrei

Tenho uma Epiphone LP Standart e queria deixa-la com um som mais parecido com David Gilmour, Andrew Latimer...
Li em algum lugar que o SD SH-4 JB é bem "eclético"
Queria algo com um bom sustain, um som mais parecido com Gilmour e compania

André Van Halen
Membro Novato
# ago/13
· votar


Fala ae moçada.

Cara eu tenho uma viva gold 2, to querendo tubina-la com novos captadores. Comprei um seymour duncan pearly gates pra ponte e vou pegar um dimarzio liquidfire pro braço, so q to com medo de ficar estranho pelo fato do liquidfire ter uma saida maior do q o pearly gates. Alguem ja usou o cap do braço com saida maior? Fica uma bosta como dizem?

Eu tenho uma pegada bem agressiva, sou velocista e virtuoso, mas queria um timbre mais gordo e mais nitido.

bmxer
Veterano
# ago/13
· votar


Amigos, preciso de uma ajuda.
Tenho uma samick artits series com um malagoli intruder(ponte) 500mv de saida e 18Kohms e um pedal hardwire tl2.
Toco heavy /thrash metal.
O som com esse captador e bem pesado porem é muito fechado tendo q eu colocar o equalizador do pedal bem aberto. E com isso os harmonicos ficam muito dificeis de sair em algumas casas e o clean é muito sem definição e brilho.
Com isso pesquisei outros captadores pra trocar.
Um amigo meu com uma ltd com caps inf de alnico na ponte usou meu sistema e som ficou lindo, com mais brilho, mas com pouco ganho com a distorção.
Entao pensei, "vou comprar um de alnico pra colocar com mais ganho".
Cheguei no SUPERSHRED Sergio Rosar.
Mas ele me disse que pra som pesado na ponte é com usar um ceramico com mais graves, apesar do SUPERSHRED e Rock King terem muito ganho.
Me indicou o PUNCHBUCKER ceramico.
O meu medo é: Sera que ele vai continuar grave com poucos harmonicos = ao intruder??
Alguem ja usou esse captador e pode me dizer algo dele?
Acho q pelo preço do intruder, ele nao é top da malagoli e o preço do SR é mais caro e parece ser melhor.
Alguem poderia me ajudar??
Obrigado.




Me deem um a ajuda pessoal, pois vou hoje comprar os caps.
Obrigado"!

rui luis
Veterano
# ago/13 · Editado por: rui luis
· votar


Para versatilidade maxima boa distorção som limpo e óptimos harmónicos dá uma olhada nos RL-Legacy da Malagoli. Nao é por acaso que o guitarrista Mattias ia temum em uma de suas guitarras <a href="http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/302970/" target="_blank" rel="nofollow">http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/302970/</a>
Abraço

Edit, no site www.captadores.com.Jr tem videos demo

raphael.rui
Veterano
# ago/13 · Editado por: raphael.rui
· votar


Boa noite galera

Seguinte, to querendo dar um up na Minha SX SST57 há tempos, e agora pintou uma grana que ja da pra melhorar alguma coisa.

A primeira vai ser trocar o cap da ponte e do braço. Toco em igreja, por isso queria algo versatil e que me agrade. mark knopfler, david gilmour e ritchie blackmore sao os maiores exemplos de timbres que gosto, mas preciso aliar isso a igreja tambem.

Com isso tava pensando em um Mini humbucker na ponte splittado e um outro cap no braço que to bem em duvida ainda.

Nos mini humbuckers eu to muito em duvida entre os GFS Lil Killer e o Malagoli Hotblade, ouvi falar muito bem desses da GFS e como minha intenção é splitar, gostaria de alguma opiniao de alguem que tenha esses caps, ou ja tenha tocado com eles splitados se eles ficam com um bom clean (sei que nunca chegara perto de um single).

no braço eu to muito em duvida, vi um novo da malagoli dizendo ser baseado no david gilmour, mas nao achei nenhuma opiniao sobre ele. Pensei no Custom Alnico Blues, ja que tambem curto um blues ao estilo SRV.

To muito em duvida e queria uma ajuda do pessoal.
Ah, e tambem pretendo colocar aquela chavinha pra ligar juntar o cap da ponte com o do braço como na black strat do david gilmour.

bmxer
Veterano
# ago/13
· votar


Para versatilidade maxima boa distorção som limpo e óptimos harmónicos dá uma olhada nos RL-Legacy da Malagoli. Nao é por acaso que o guitarrista Mattias ia temum em uma de suas guitarras <a href="http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/302970/" target="_blank" rel="nofollow">http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/302970/</a>
Abraço



Rui tbem?
O q eu procuro seria um cap com um som mais aberto q o intruder.
Ontem , um ammigo meu trouxe um sammick artist series k660(acho q era isso) com um kent armstrong distorton na ponte e usamos meu equipamento. O som dele ficou mais aberto que o meu(deduzindo q a madeira da guitarra dele seja igual a minha pois sao samics artist series).
Os harmonicos saiam com facilidade. Isso com cordas daddarios com mais de 6 meses de uso.
Logo depois pluguei minha guitarra com o intruder e cordas elixir 0.10, novas, e o som ficou muito fechado. Peso tem e muito, porem sendo muito dificil tirar harmonicos e tendo eu, que "abrir" o som no equalizador do pedal.
O KA tem um pouco menos peso, porem o som é mais aberto e com mais brilho.
O Legacy teria um som mais aberto, com mais brilho e harmonicos que o intrudrer? Quero para tocar metal.
E qual a saida dele em mV?
Muito obrigado!

Gabriel_mac
Veterano
# ago/13 · Editado por: Gabriel_mac
· votar


Uma Fender de 5 mil tem captação superior aos caps da Seymour Duncan?

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar


Gabriel_mac
Eu acho que é do mesmo naipe dos pro shop da Seymour.

Gabriel_mac
Veterano
# ago/13
· votar


Lukas .moreira

Então porque existem guitarras da Fender e Gibson que chegam a 5 mil? o que há de tanto especial nelas?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas