【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
TheChaosSpirit
Veterano
# nov/07
· votar

e la vai eu subir denovo
Quem não baixo :

ta ai :
http://rapidshare.com/files/70271192/JapanGuitMagPicT.rar.html

karil marx
Veterano
# jan/08
· votar

Alguem ai ja testou os seguintes captadores(ponte):

Bill Lawrence XL500

Seymour Duncan TB-12 Screaming Demom

Duncan TB-5 Custom

Queria um som definido, com ataque, nasalado (principalmente os graves), bom para Thrash dos anos 80 e hardrock.

não ligo pro ganho do pickup pois isso pode ser contornado pelo ganho dos pedais/amplificador, e não quero captadores ativos

Hyper_
Veterano
# jan/08 · Editado por: Hyper_
· votar

gente, precisava duma opinião de voces, como estou com poucos recursos monetários hehehe, comprei uma Ephiphone SG special, bom entao depois de um tempo comecei a tocar musicas do satriani, agora ficou complicado, pois os modelos sg n tem alavanca, e o satriani usa muito isso.

Bom queria saber se as pontes com alavanca que existem pra SG ex:bygsby (n sei c eh assim q esreve). queria saber se com uma ponte assim eu consigo dar uma alavancada no mesmo nível duma floyd rose.

E em relação aos captadores, oq o satriani usa tanto na ponte quanto no braço?

Com as especificações acima eu consigo adaptar a minha SG pra tocar satriani? ou nao tem jeito mesmo e terei q comprar otra guitarra?

Bom desculpem a pergunta das alavancas, num tópico de captadores, mas aih eh melhor perguntar tudo num post soh, bom se alguem puder ajudar

desde ja agradeço

Lukass
Veterano
# fev/08
· votar

Já vi em alguns humbuckers tipo, os captadores tem um buraco no meio como esse >>Captador, tem um furo no meio das "bolinhas"!

pra q serve esse buraquim?

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar

Bom dia!!!

Lukass
Esse "buraquim" é a cabeça de um parafuso do tipo allen. Em alguns captadores os polos ao invés de cilindros são parafusos. A razão dessa diferença é que os captadores que possuem parafusos como pólo podem ajustar a altura do mesmo individualmente.
No caso do seu exemplo, ao invés de uma chave de fenda, vc usará uma chave allen para levantar ou abaixar um determinado polo.
Valeu!!!

Lukass
Veterano
# fev/08
· votar

aaaa valeu!

mas o som num muda em nada?

karil marx
Veterano
# fev/08
· votar

Aê galera o Gasoline morreu?

Lukass

muda , pois o polo que vc levantar vai ter um som mais alto e com mais ganho que o outro.

Megamedes
Veterano
# fev/08
· votar

Tipo, os captadores da minha SG deram pau (Michael SG simples), aí como eu não tenho muito dinheiro pra investir, tava pensando em um Hellbucker HH777, vale a pena um jogo deles? Ou tem outro que valeria mais a pena?

Pesquisei melhor nessas ultimas horas e acho que melhor que comprar um par deles, é melhor combinar captadores, tô certo ou é apenas impressão minha? Alias, alguém me dá uma dica de um jogo de captadores de médio/alto ganho que não seja muito caro?

kohler1000
Veterano
# fev/08
· votar

Pq esse tópico não tem Stick!??

karil marx
Veterano
# fev/08
· votar

kohler1000

tinha stick mas ai tiraram e o dono do tópico desapareceu do forum...

Lukass
Veterano
# fev/08
· votar

karil marx
n vei, isso eu to ligado ueh, eu to flando de tipo....o captador ganha caracteristicas diferentes pelo fato do formato das "bulinha"...a poprósito, como chama as bolinha?
asijaisajsasuhas

Lukass
Veterano
# mar/08
· votar

up nesssa merda!!

Anderson Viglioni
Veterano
# jun/08
· votar

Sou guitarrista por paixão e meu equipamento é uma Fender Soutern Cross (montada no Brasil e que tem um ótimo timbre), um combo Fender Deluxe 900 e um Wha-wha Crybaby CGB95 Dunlop. Sou amante do bom e velho rock'n roll clássico. Porem algo me intriga, a alta incidência de microfonia na guitarra. Levei-a a um luthier, blindou, aterrou, mas ainda persiste o problema. Será que vou ter que trocar de captador para eliminar o problema (um vintage noiseless, por exemplo). Ou isso é provocado pelo fato da guitarra ter sido usada e surrada, anteriormente, por um musico da noite e que me falaram não cuidava dela direito.... tocava 3 horas e não a limpava....guardando-a em seguida...... Tem alguma coisa a ver com a parte elétrica???? E o Vintage Noiseless é a melhor opção??? Ou seria o Samariun Cobalt Noiseless??? Alias o som que toco é Clapton, Cream, Deep Purple, Barao entre outros.....

ophius
Veterano
# jul/08
· votar

Anderson Viglioni
Alias o som que toco é Clapton, Cream, Deep Purple, Barao entre outros.....

CAra...nem um e nem outro...
Põe um Seymour Duncan Classic Strat Stack ou Pearly GAtes Junior (raro!)

Valeu

Hexa
Veterano
# out/08
· votar

Gostaria de retomar esse tópico para poder retirar uma grande dúvida minha.
Tenho em mãos um par de captadoers Seymour Duncan um '59 (p/ o Braço) e um JB (p/ a ponte). Gostaria de saber se, em sonoridade, eles são comparaveis com os Gibson 57 Classic e 57 Classic Plus?

Penta_Blues
Moderador
# out/08
· votar

Boa noite!!!

Anderson Viglioni
A microfonia num captador não está ligada ao mal uso que se faz da guitarra. Se fosse assim a guitarra de SRV seria usada como apito de navio...rs
Este problema está relacionado à chamada impregnação que se faz na bobina do captador durante seu processo de fabricação. A blindagem da sua guitarra vai tirar ruídos, mas só a manutenção ou substituição dos captadores instalados nela resolverá o problema de microfonia.
Valeu!!!

megadeth2612
Veterano
# out/08
· votar

Hexa

Não, os Gibson Classic são feitos de alnico 2, soam muito diferentes desses duncans que você citou, que são de alnico 5.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Ôpa!

A reportagem de capa da Guitar Player desse mês fala sobre captadores e dos lançamentos que não são tãooo atuais assim. Mas achei legal o SD P-Rails, que tem 3 possibilidades de timbres: P-90 tradicional, humbucking e singlo coil tipo Fender.
O vídeo deste cap pra quem não conhece.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/179774/

Abs

alter bridge
Veterano
# dez/08
· votar

Há muito tempo não toco guitarra e recentemente comprei uma LP da Crafter, Constantine. Queria dar uma tunada nela. Vi um cara lá atras nesse mesmo fórum comentando sobre captadores Gibson nessa mesma guita. Eu n entendo muito de captação pois nunca troquei da minha Michael velhinha (msmo pq era muleque e nem dinheiro pra isso tinha). Tô afim de jogar um Seymour Duncan SH-4 na ponte, Jb model, e Um 59' SH-1 no braço. Tem algum problema? Vlw.

ophius
Veterano
# mar/09
· votar

Olá!

Bom..a quem puder opinar e me ajudar com uma duvida ae:

Estou com uma guitarra Ibanez S 540 Custom Made.
Essa guitarra tem 03 captadores, sendo um Humbucker(ponte), um single(meio), e outro Humbucker(braço).

Recentemente instalei dois humbuckers Seymour Duncan.
Quanto ao timbre dos humbuckers, estou plenamente satisfeito.

Estou agora querendo escolher um "bom" Single Coil (preferencia pela marca Seymour Duncan) para o meio.

Estive pensando, já que gostei tanto do captador Humbucker que eu coloquei no braço... é um Alnico II PRO (Neck position).
Timbre gordo, bem definido, brilhante, harmonicos artificiais maravilhosos e saltando da guitarra (rsrs)
Muito bom o captador mesmo!
E a unica informação dele que eu conseguia era de que era o captador que o Slash usava.
Bom..realmente...é aquele timbre "GORDO" de LES PAUL, mas...pra "solar" e tocar de tudo...é simplesmente 'perfeito'
(por exemplo..pra tocar Dream Theater - palhetadas - é perfeito!!!)

Então...como existe um Alnico II PRO em formato single coil, pensei em colocá-lo no meio.

Alguem já ouviu esse captador? Quem usa?
Tem samples em algum lugar na net, fora o site da Seymour Duncan?

Agradeço!

[:)]
Abração

Ian Anderson
Veterano
# abr/09 · Editado por: Ian Anderson
· votar

Outras Informações

Lipstick
São singles em formato cilíndrico (parece um batom, daí o nome), pouco sei sobre eles, pois as únicas guitarras a usarem são da Danelectro e Ibanez. Com a execessão da própria Danelectro, a Seymour Duncan fabrica um paracido o Lipstick Tube for Strat SLS-1.
https://secure1.ilisys.com.au/strinp/catalog/images/pickups/SD-SLS-1. j pg

Trembucker ou F spaced
É uma série especial para guitarras com ponte Floyd Rose que podem apresentar problemas com espaçamento dos pólos em relação às cordas.

Tri-Bucker
Captador com três bobinas, que combinava um humbucker com um single-coil. Foi fabricado, nos anos 80, pela DiMarzio para as guitarra Hamer.

Quad-Rail
Sistema de quatro bobinas, combinadas duas a duas - dois humbuckers verticais lado a lado (como se fosse +/- dois Hotrails juntos).
Ex: Sergio Rosar Quad Blade
http://www.vibeguitars.com.br/components/com_virtuemart/shop_image/pr o duct/1eaabd2d840f713cf6d3d65a2c703def.jpg

Hexafônicos
Neste caso, são 6 bobinas independentes para cada corda da guitarra. É possível escolher efeitos e timbres específicos para cada corda. Para os módulos da guitarra synth (Roland e Yamaha), existe o sistema de captação hexafônica em forma d controlador, que é fixado na guitarra. Muitas marcas já trazem embutidas no instrumento o módulo controlador e o captador.
http://roland.com.br/files/press_image/image/66/gk3b_main_f_l.png

Saída

Vintage

Sonoridade equilibrada e com ganho moderado. Indicado para músicos de vários estilos, bluseiros, jazzistas e funkeiros. Exemplos: Fender Tradicional e Gibson PAF.

Ganho Médio

O som limpo tem brilho e destaque na definição dos harmôncios. Em volume alto e saturado, este tipo de captador apresenta bastante sustentação. Muito usado para sons de rock, blues e fusion. Exemplo: SD Blues Sarraceno, Di Marzio Air Zone

Alto Ganho (Hot)

O som limpo é bem crunch e os agudos e graves são balanceados a níveis acentuados. Ideal para sons pesados. Exemplo: Di Marzio X2N, SD JB

Impedância
Quanto menor a Impedância maior é a capacidade do Captador produzir agudos

Imâs

Alnico
A liga de alumínio, níquel e cobalto dá mais sensibilidade e boa condução magnética. O som é mais agudo e os harmônicos mais destacados, mas o custo de fabricação é alto.

Cerâmicos
Existem muitas fórmulas para obtençao de ímãs cerâmicos. O custo é baixo e muitos fabricantes de capotadores têm conseguido excelentes resultados sonoros. O som é macio e equilibrado.

OBS: Alguem pode passar isso para a pagina 1

gringo_cbjr
Veterano
# nov/09 · Editado por: gringo_cbjr
· votar

Humbuckers ou Blade Pickups???

Estou comprando uma nova guitarra pra mim, to tocando um estilo mais pesado, new metal... poderiam me ajudar a escolher uma guitarra boa com um preço mais acessível? estava olhando uma washburn X18 Cap. duplo. são 2 captadores humbuckers e um sigle! ou uma washburn Wr 154 com floyd, micro afinaçaão. nao entendo muito sobre isso... se alguem puderem me ajudar! vlw

link das duas:

Wr 154: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-112197068-guitarra-washburn-wr- 154-c-floyd-modelo-ibanez-somos-loja-_JM

X18: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-112602311-guitarra-washburn-x18 -capt-duplo-e-24-trates-loja-jacmusic-_JM

Ian Anderson
Veterano
# nov/09
· votar

gringo_cbjr

não conheco elas, então não dou um parecermuito detalhado, mas aparente mente eu ficaria com a da floyd

gringo_cbjr
Veterano
# nov/09
· votar

... ée... to pensando em fik com ela mesmo!!

+ vlw ai pela intenção Ian!
flw

Alcathraz
Veterano
# dez/09
· votar

Ae galera.. quero botar um SD JB na ponte da minha jackson.. só q quando eu pesquiso no ML sobre o JB sempre aparece algo a mais no nome do cap..
ex: Captador Seymour Duncan Para Guitarra Jb - Sh-4
oq significa esse Sh-4??

ou então :

Captador Seymour Duncan Jb Humbucker Sh-2b Jazz Model

ou então (2)

Captador Seymour Duncan Jb Jr
Jr???

q eu saiba é só JB e pronto
quero o JB normal !

sim sou "cabaço" em captadores!
mas ajuda ae!
grato

Ian Anderson
Veterano
# dez/09
· votar

Alcathraz

oq significa esse Sh-4??
Seria um codigo do captador

Sh - - são humbuckers para o braço e para pontes fixas
TB ou T*** - captadores para ponte com tremolo (pois o espaçamento das cordas eh mais largo)
AHB - Humbucker com circuitos ativos

Mas tem varias nomeclaturas, nem mostrei os singles

"4" - modelo do captador referese ao JB
+ exeplos
1 - '59
4 - Custon
6 - Distorcion

então o SH - 4 = JB para ponte fixa, TB-4 = JB para ponte com tremolo

-------------

Captador Seymour Duncan Jb Jr
Jr???

Eh um JB em formato de single, feito para guitarras com escavações para singles e trocar o escudo (tipo strato), e ele contia sendo um humbucker.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-123283544-jb-trembucker-ou-59-m odel-trembucker-_JM

caso queira economizar algum dinheiro tem esses nacionais, que são um "cover" dos Jb e sai bem mais enconta

Cabrera Rock Pro
Malagoli HH777

Jinkxs
Veterano
# dez/09
· votar

Galera... aproveitando o tópico, achei vários caps. de linha Virtual Vintage da Dimarzio (DP401, 402, 405, 407 e outros) num preço bacana.... aí bateu a GAS.....

Tenho uma Tagima Hand Made T-735 Plus... qual dos caps dessa linha (Virtual Vintage) a galera indica pro braço??? Teria que trocar o Pot. pra um de 500K ou posso usar o de 250K na boa???

Obs: Queria manter o timbre SS característico das stratos.

Se alguém puder ajudar, agradeço.

Ian Anderson
Veterano
# dez/09
· votar

Jinkxs

Virtual Vintage® '54 Pro and Virtual Vintage® Heavy 2 models will alI perform well with 250K controis (EP1200). The rest of the Virtual Vintage® line performs best with 500K controls (EP1 201). lf you want to make the sound a little brighter, try a 1 Megohm tone control (EP1202).

Li isso no site da dimarzio, mas o Bertola pode confirmar

Alcathraz
Veterano
# dez/09
· votar

Ian Anderson
Valeu pela resposta !!

só q fiquei meio "ué"
tipo... não da pra por em floyde rose?
[i]Sh - - são humbuckers para o braço e para pontes fixas[/i

qual o codigo de um SD JB q é para floyde rose?

Grato!

Ian Anderson
Veterano
# dez/09
· votar

JB TB-4

aquele link tem o TB-4, mas eu meio desconfiado.

no ebay vc encontra mais

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas