Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


captadores normalmente tem fio de cobre inrolado em bobinas né???

os novos captadores da tagima q parece q foi tipo injetado cobre liquido prestam? (já q foi sao inrolados, sao tipo blocos de cobre ocupando espaço certinho)

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji
nossa, eu fiz o rebaixo pros frisos da sua tele faz um tempo e esqueci de te avisar, vou ver se já colo os frisos pra vc, assim te poupo trabalho.
pow bixo .. c eh foda !!
vamos marcar uma sexta ae pra tomarmos um suco de cevada naquele bar perto da tua oficina!!
\o/

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/06
· votar


paulgilbert
os novos captadores da tagima q parece q foi tipo injetado cobre liquido prestam?

hahaha ... cobre liquido ... essa eu quero ver ...

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


alele
cara, eu não consegui abrir o link, mas com certeza não sou eu, pois eu ainda não anunciei nada no ML.

Rodrigo Yoshida
1 - ouvi uma historia por ai sobre captadores passivos, uma pessoa falou que viu em uma materia na guitar player que captadores alnico perdem o campo magnetico com o passar do tempo, em 5 anos ele ja perde boa parte e em 10 anos ja esta reduzido em 50%, essa informacao eh verdadeira?
Isso é verdade, mas existe como remagnetizar os imãs de alnico.

2 - to com uma guitarra aqui em casa que esta com a mizona trastejando bastante, o motivo eh o nut, esta baixo e o trastejamento soh acontece no primeiro traste, nao chega a sair no amp mas afeta o sustain quando toco a mizona solta, no caso teria que trocar o nut? eh algo facil de se fazer?
as outras cordas estao perfeitas sem nenhum sinal de trastejamento

tente calçar o canal do nut (abaixo da mizona) com papel alumínio, o certo é trocar o nut, mas se or só a mizona isso pode resolver paliativamente.

Zandor
Existem diversos processos industriais de secagem em estudo, mas pra quem compra uma ou outra prancha existem processos caseiros de secagem, mas isso vai depender do se acesso à esses métodos, como amarrar a prancha e logá-la num rio e deixar por algumas semanas e depois secá-la naturalmente, jogar no mar, estufa à vapor (sauna) e etc; mas eu prefiro a madeira seca naturalmente e se a prancha foi abandonada no sol e chuva, frio e calor, por alguns anos, melhor ainda.

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


paulgilbert
os novos captadores da tagima q parece q foi tipo injetado cobre liquido prestam? (já q foi sao inrolados, sao tipo blocos de cobre ocupando espaço certinho)
nunca ouvi falar desse processo de construção, vc tem certeza que é isso mesmo?
o que eu sei é que os captadores tagima e henry-ho qe foram lançados no ano passado são fabricados com fios de cobre normal.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji

Opa! Entao, sobre os captadores de alnico, geralmente a partir de quanto tempo eh preciso começar a se preocupar com os caps? Acontece algo realmente notavel? Alias, e esse tipo de serviço um luthier mesmo faz?

Zandor
Veterano
# jul/06
· votar


Alias, e esse tipo de serviço um luthier mesmo faz?

Tem que aquecer o imã e submeter ele a um campo magnético forte então eu suponho que não faz não

wing0
Veterano
# jul/06 · Editado por: wing0
· votar


Como ninguem respondeu vo posta de novo :) (acho q so o rei das perguntas n respondidas ja foram mais 10x a mesma heheheh)

ae galera preciso de uma ajuda ae,meu professor recomendou eu compra um vamp2,tipo ate hj n consegui um timbre q eu gostasse na no meu nitrous drive entao tipo se eu comprasse o vamp2 eu conseguiria uma grande variedade de timbre,a qualidade do som sairia melhor???quem tem ae me fala como eh

Zandor
Veterano
# jul/06
· votar


Existem diversos processos industriais de secagem em estudo, mas pra quem compra uma ou outra prancha existem processos caseiros de secagem, mas isso vai depender do se acesso à esses métodos, como amarrar a prancha e logá-la num rio e deixar por algumas semanas e depois secá-la naturalmente, jogar no mar, estufa à vapor (sauna) e etc; mas eu prefiro a madeira seca naturalmente e se a prancha foi abandonada no sol e chuva, frio e calor, por alguns anos, melhor ainda.

Como assim botar a madeira no rio?!?!?

joao 5murf
Veterano
# jul/06
· votar


po voces podem me falar sobre esse lance dos valvulados importados, que trabalham com 127volts e como aki no brasil a voltagem é diferente, o timbre fica pior e pode acabar com a vida util das valvulas. isso é verdade mesmo? um estabilizador normal resolveria isso?
valeu

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


Rodrigo Yoshida
O som do captador vai perdendo sinal, vai ficando com pouco ganho, até o som desaparecer, na verdade a remagnetização é possívil fazer em casa enconstando um outro imã nas barrinhas de alnico, mas o problema é que precisa ser corretamente polarizado e pra isso precisa ter um medidor.
Alguns luthiers possuem esse medidor e poe remagnetizar pra vc, mas um captador novo leva algumas décadas pra desmagnetizar... à não ser que ele sofra algum tipo de aquecimento excessivo.

wing0
Como ninguem respondeu vo posta de novo :) (acho q so o rei das perguntas n respondidas ja foram mais 10x a mesma heheheh)

ae galera preciso de uma ajuda ae,meu professor recomendou eu compra um vamp2,tipo ate hj n consegui um timbre q eu gostasse na no meu nitrous drive entao tipo se eu comprasse o vamp2 eu conseguiria uma grande variedade de timbre,a qualidade do som sairia melhor???quem tem ae me fala como eh


meu amigo, ninguém aqui, além de vc, sabe o timbre que vc gosta, eu recomendaria à vc testar com algum amigo que tenha um Vamp2 (ou em alguma loja que permita isso) pra vc ver se é isso mesmo que vc quer; se a qualidade do som vai sair melhor, isso depende muito mais de você do que do equipamento...

Zandor
Como assim botar a madeira no rio?!?!?

Como assim, "como assim"????
Jogar a madeira no rio, ué!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


joao 5murf
Se vc ligar o seu valvulado projetado para 110V como os antigos Gianninis. Palmers e Phelpas, as válvulas irão sofrer maior tensão e durar menos. No site do Augusto Pedrone, o mestre dos amps, tem a explicação para isso.
Abç

Phantom Of Death
Veterano
# jul/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

man, veja se pode orientar esse individuo a solucionar o problema dele: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=137254&page=-1#23

flw

wing0
Veterano
# jul/06
· votar


seiji tipo mas eh questao vai ter uma boa variedade de timbre,tipo vei eu gosto em enrolaçao ao timbre quase td,porem o q ta saindo ta chato saca,eu gosto desde de timbre pra death metal,ate pro pra solo,blues....

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


wing0
seiji tipo mas eh questao vai ter uma boa variedade de timbre,tipo vei eu gosto em enrolaçao ao timbre quase td,porem o q ta saindo ta chato saca,eu gosto desde de timbre pra death metal,ate pro pra solo,blues....

Se vc quer variedade vc precisa de um variax! rs

alele
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji
valeu! \o/

Zandor
Como assim botar a madeira no rio?!?!?

Como assim, "como assim"????
Jogar a madeira no rio, ué!!!


xi, é pra secar ou pra encharcar? o_O

Zandor
Veterano
# jul/06
· votar


xi, é pra secar ou pra encharcar? o_O

Isso mesmo eu queria saber como é que botar a madeira na água vai secar ela, pode ser tipo em uma bacia?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji

Opa, prometo que eh a ultima pergunta sobre os caps de alnico hehe... no caso quando eu deveria me preocupar com um captador de alnico, principalmente se ele eh usado? existe algum tempo de vida util meio que pre estabelecido pra dar um "gas" no captador?

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


seiji ou bertolla... to precisando urgente de um esquema pra solda captador em potenciometro e depois no jack (sem xave seletora, só sao 2 captadores, dai vai em 1 potenciometro pra fica funcionando sempre os 2 juntos e depois ligar direto no jack)

valeu

wing0
Veterano
# jul/06
· votar


eu quero qualidade po!!!

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Opa, prometo que eh a ultima pergunta sobre os caps de alnico hehe... no caso quando eu deveria me preocupar com um captador de alnico, principalmente se ele eh usado? existe algum tempo de vida util meio que pre estabelecido pra dar um "gas" no captador?

Vc vai se preocupar depois dele perder o som, é bem perceptível e pra tirar a dúvida é possível legar pra alguém que tenha um medidor pra verificar.
A durabilidade vai depender de muitos fatores, desde a fabricação, acondicionamento e etc


paulgilbert
supondo que esse potenciômetro seja de volume, junta os "hot" dos captadores, liga na perninha esquerda do pot, aterra a perninha direita (visto por trás) e o do meio pro jack.

.:Digrão:.
Veterano
# jul/06
· votar


Fábio Seiji
Ae Seiji, essa guitarra q o paulgilbert tava dizendo é a minha, ele tava tentando me ajudar nisso. Mas assim cara, é uma guitarra bem antiga, nem sei qual é + e - nos fios q saem dos Caps. A unica coisa q diferencia é a cor, um é preto e o outro é branco. Não sei se isso jah é o suficiente pra distinguir, pq eu naum manjo nda dessas coisas.
Ah! e nesse esquema q vc passou é com vista por tras do pot?
Valeu!

wing0
Veterano
# jul/06
· votar


eu quero qualidade 2

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


.:Digrão:.
Pô Digrão, eu escrevi aí que era visto por trás só que eu esqueci de dizer que é com as perninhas pra baixo. Na verdade isso só vai alterar o sentido de girar o knob.
junta os 2 brancos e os 2 pretos, aterra um deles e o outro pro pot; se forem singles e vc juntar um branco com um preto é capaz d vc transformá-los em humbucker.

wing0
Cara, por favor, não avacalha o tópico, vc disse claramente aí em cima que vc queria uma boa variedade de timbre.
Se vc quer uma resposta mais coesa faça uma pergunta mais coesa.

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


GALERA
Ontem eu postei um tópico, escrito pelo _BLACKMORE_, na secão de Pedais & Pedaleiras sobre limpeza e lubrificação de potenciômetros.
Esse tópico é muito bom, tá muito bem explicadinho e vale à pena dar uma lida que cedo ou tarde vcs vão precisar saber.

Fábio Seiji
Luthier
# jul/06
· votar


Zandor
Isso mesmo eu queria saber como é que botar a madeira na água vai secar ela, pode ser tipo em uma bacia?

Bom, vamo lá:
Esse negócio de largar num rio ou no mar consiste em "lavar" a seiva, óleo e resina.
Se vc quer deixar numa bacia até funciona, mas vc vai precisar trocar a água constantemente pra não saturar com esses materiais deixando propício a proliferação de bactérias; imagina o estrago!
Eu não acho que seja viável fazer numa bacia, ok !?!?
Se for pouca madeira deixe secar naturalmente.
Uma dica é "selar" os topos das pranchas com parafina quente pra evitar as rachaduras.

mjc
Veterano
# jul/06
· votar


Quero trocar os caps da minha LP Epi Standard por 490R 498T ou burstbucker PRO.

Quala diferença entre ambos?

Obrigado.

Zandor
Veterano
# jul/06
· votar


se forem singles e vc juntar um branco com um preto é capaz d vc transformá-los em humbucker.

Só se eles tiverem a polaridade invertida e funciona mesmo

Fábio Seiji

Hmm entendi e tipo em uma piscina ia dar certo? Quanto tempo ia levar deixando no rio por exemplo?

moreira
Veterano
# jul/06
· votar


Galera... tenho uma strato com 3 singles.... comprei um captador Kent Armstrong que possui tres fios: um vermelho, um branco e a malha que envolve os dois.

Gostaria de saber como que eu ligaria esse captador na minha guitarra... vou substituir o da ponte por este, mas o atual (Single Coil) so possui dois fios.

So me resta pedir ajuda aos mestres daqui!!!!

Abraços e bons sons a todos !!!!

wing0
Veterano
# jul/06 · Editado por: wing0
· votar


timbre q eu gostasse na no meu nitrous drive entao tipo se eu comprasse o vamp2 eu conseguiria uma grande variedade de timbre,a qualidade do som sairia melhor???quem tem ae me fala como eh a questao eh o som chato,mais q a variedade vc tinha me perguntado qual tipo eu gosto....

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)