Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


RaFaEl69
Lock-nut não é um componente crítico, exceto os parafusos de aperto, que devem ser bons. Compre um da Condor, quanto ao preço, vc tem que consultar as lojas.
studio33
Vc sabe fazê-lo? Tem experiência com trato de madeiras? Se não, leve sua guitarra a um bom luthier.
Robson Mattos Rezende
As pontes tipo Wilkinson podem fazer isso sim, desde que devida e corretamente reguladas (mas a lavancada p/ cima com bem menos intensidade). Esse tipo de uso (alavancadas "para cima") não é recomendado, nem mesmo para pontes tipo "Floy-Rose", pois força os pivôs e o braço, o que, em usos repetidos podem causar danos (à ponte) e empenos no braço.
Vc então me perguntaría: "...Por que o Steve Vai (ou qualquer outro) faz?..." Resp.: Porque ele tem grana suficiente para ter inúmeras guitarras (que aliás recebe de graça das fábricas), e para pagar roadies, luthiers exclusivos e de plantão, etc,etc...
Abç

laemcasa
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji

Cara, depois de muito apanhar consegui sim, infelizmente não deu certo com a chave de 5 posições. Os esquemas q eu peguei tb não deram muito certo com 2 vol e 1 tone, de qq forma deixei ela utilizável com a chave de 3 posições mesmo. Tentei usar o 2º pot de tone pra dar curto numa das bobinas dos caps e percebi miha necessidade de fazer um curso de eletrônica se eu quiser continuar mexendo nessas coisas. Mas de q forma se vc tiver uns esquemas bons e funcioais e puder passar eu realmente agradeço \o/ Valeu, abraço.

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


laemcasa
geralmente e só uso os esquemas pra consultar as ligações das chaves pra não ter que ficar medindo a continuidade pra descobrir, o restante das ligações eu faço de cabeça mesmo, não é muito difícil.

studio33
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
beleza

mas
quanto o luthier vai me cobrar?

guilherme mussalem
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e ai blz? estou p adquirir essa guitarra http://www.submarino.com.br/musical_productdetails.asp?Query=&ProdType Id=32&CatId=48769&PrevCatId=48497&ProdId=785464&ST=BL48769&OperId=0&Ce llType=2
uma giannini power por esses motivos q ela ta num preco bom e poderser divido em 12 vezes q tem push pull e curto guitarra com um cap ouvi alguns pessoas falando mt bem dela so q vi vc falando mal num topico vc cotninua com essa opiniao? a madeira e as ferramentas sao ruins? vlw um abraco

Gabriel_Guitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: Gabriel_Guitar
· votar


guilherme mussalem
Que estranho, a entrada do jack fica atrás da guita 0_o

Phantom Of Death
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji

Se vc quiser vc me manda a grana e eu posso comprar e enviar pra vc, liga lá, pergunta o preço, me manda um email com o seu endereço e eu te envio.

nossa cara, valeu mesmo, eu sei q eh um cooler vagabundo, mas n tenho opções... Estou vendo no paraguai novamente, com o tecnico da Musical Center, e caso eles tenham lá eu vo pegar de lá pq sai mais em conta, mas valeu cara, qualquer coisa eu peço pra vc! abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


guilherme mussalem
Sim.
studio33
Mesmo que eu soubesse, seria anti-ético de minha parte comentar em um fórum aberto tal coisa.
Abçs

ki_suco
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
eu gostaria de saber se é MUITO difícil fazer um corpo estilo das ibanez radius de 80 e pocos, tipo essa:
frente
traseira

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


Phantom Of Death
Ok, mas eu acho que vc deve encontrar um fan desses em algum técnico de manutenção de pc's.

ki_suco
vc tá pensando em construir uma dessas?
bom, se é difícil ou fácil isso é relativo, eu acho bem fácil, mas trabalhoso, pois tem que fazer gabaritos de todas as curvas.

ki_suco
Veterano
# jun/06 · Editado por: ki_suco
· votar


Fábio Seiji
o molde eu já tenho hehehe... achei na net... tá tudo explicadinho... mas deve ser chato de fazer as curvas... na frente e atrás do corpo
qual madeira vc recomenda? eu tava pensando em cedro-rosa

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


ki_suco
Se não me engano essa guitarra é construída em basswood então a opção natural seria o marupá, se vc tem experiência pode arriscar qualquer madeira, mas cedro-rosa está de muito bom tamanho.

ki_suco
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji
vlw a força aí cara :)
com luthieria eu não tenho quase nada de experiência, só faço algumas regulagens aqui na minha e na de uns amigos.
já fiz algumas coisas em madeira, mas coisas mais fáceis...

vc tem e-mail ou msn???
to preocupado com as curvas dessa guitarra, deve ser complicado de fazer pra ficar com um bom aspecto

GUITARK2
Veterano
# jun/06
· votar


gostaria de saber de vcs as madeiras e o q vcs puderem me dizer sobre a IBANEZ GRX40......
obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


GUITARK2
O que posso lhe dizer é que essa é a guitarra mais simples da linha Ibanez, ou seja, uma "entry level". Só pude vê-la em lojas, de perto, mas nunca testei ou mexi nessa guitarra. Achei-a muito simples.
Abç

AnDrE LoKo
Veterano
# jun/06
· votar


Boa noite ao pessoal do fórum... faz tempo q nao entro aki... hehe

Axo q vcs podem me ajudar com um probleminha na minha guita... não entendendo mta coisa d parte élétrica d guitarra... tenho uma golden (dois hambucker e um single)... e as vezes a posição da chave q seleciona o captador da ponte para d funcionar e isso afeta o timbre dos outros captadores... tem dia q ligo a guitarra e tá assim... as vezes dou um tempo e ela volta funcionar... tem dia q nao tem jeito e não funciona...

Será q é a chave seletora? ou o captador? ou nenhum do dois?

Se puderem me ajudar pessoal desde já agradeço...

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


AnDrE LoKo
Será q é a chave seletora? ou o captador? ou nenhum do dois?


Pode ser que seja a chave, captador, os dois, nenhum dos dois... precisa testar, mas o meu palpite é que a chave está ruim.

Rachmaninoff
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Senhores, dêem uma passadinha nesse tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/135817/p1#7

Gostaria de umas informações sobre este esquema, se funciona mesmo ou não.

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


Rachmaninoff
cara, não entendi...

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Rachmaninoff
Cara, entendi, é possivel fazer isso.

Fica como se fosse uma guitarra H-S
com 2 tipos de S

Tu pode fazer as seguintes combinações :

H
H-Stacked
H-Single
Single
Stacked

com uma chave de cinco posições.
Não recomendo usar o Single e o Stacked junto, provavelmente vai ficar fora de fase, e comer uma posição da chave.
A não ser que tu coloque uma chave de 7 posições.

Para ver (visualmente como fica)
olha o site www.gibsoncustom.com e ve a guitarra do Neal Schol, ele tem um captador single (Fast Track II, se não me engano) e um Sustainer (ou seja 2 singles, mas dá o visual de 1 humbucker, e no mesmo espaço).

O mais dificil é achar uma moldura para isso, senão tem que furar uma moldura normal, e vai sobrar os furos do meio.

Mas é "fazivel". Com certeza.

Mas vê com um luthier para fazer essa ligação, tem que explicar BEM o que tu quer.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


AnDrE LoKo
Essa chave já era. Troque-a.
Abç

alele
Veterano
# jun/06
· votar


srs. luthiers,

qual seria uma madeira bem barata boa pra "brincar de fazer guitarra" ?

como provavelmente eu vou fazer muita cagada, preciso que seja um tipo de madeira barata. idéia de preço? como é feita a secagem da madeira?

valeu!

abraços

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji

fala manow!

ki_suco
Veterano
# jun/06
· votar


alele
eu ia fazer exatamente a mesma pergunta hehehe

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


ki_suco
alele
marupá (caxeta)

alele
Veterano
# jun/06 · Editado por: alele
· votar


Fábio Seiji

valeu, essa madeira é comum e facil de achar?

e sobre a secagem? como deve ser feita?

valeu!

---

edit: acabei de ligar pra uma madeireira e eles me disponibilizaram essas:

- angelim
- massaranduba
- pau d'arco

alguma dessas serve?

---

edit 2: espia só que open folder bacana! ^^

http://www.aguademeninos.com.br/Madeireira/Madeiras/

Robson Mattos Rezende
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw muito obrigado pelo esclarecimento e pela dica. Muito obrigado mesmo, porque eu so um louco que adora mandar alavancada para cima. Vou passar a me policiar para evitar esses problemas.
Obrigado.
Abç.

Robson Mattos Rezende
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji
vlw, obrigado pelo esclarecimento.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


alele
Nenhuma dessas que vc citou serve, mas o marupá (que o Seiji citou, sim).
Aliás eu não recomendo que vc se aventure a mexer com as máquinas e ferramentas necessárias para nossa atividade sem conhecê-las e aprender a operá-las antes, pois são perigosas e vc pode perder um dedo nessa brincadeira.
Recomendo portanto que vc faça um curso técnico em marcenaria antes, depois arranje trabalho como ajudante em uma oficina de lutiería (que o aceite), e estude a fundo a literatura (vía-de-regra importada) sobre o assunto.
Abç

ki_suco
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
já li em vários locais que recomendam esse livro, do Melvyn Hiscock... qual sua opinião sobre ele?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)