Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
BBGuitar
Veterano
# jun/06
· votar


Bertola ou Seiji, tenho uma dúvida sobre madeira, vou mandar fazer uma Explorer Korina Gold, mas pesquisei e para dar aquele efeito bonito da madeira envernizada com tom laranja, a Gibson e Epiphone usam uma madeira chamada Korina, e somente passam verniz, mas até onde eu sei não tem como achar essa madeira aqui, qual seria a solução ? cedro e usar tonalizante laranja no verniz ? outra madeira ?

agradeço antecipadamente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


BBGuitar
Duas madeiras podem dar um acabamento bem parecido: o marupá e a canela.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


SRV5150
Como o Bertola falou, pots de 1M é muito pra um humbucker, o normal é de 500K.
A oficina fica no centro de São Bernardo, mas no momento eu não faço serviços, só construção mesmo.
Se vc não encontrar quem faça me manda um email (1a página do tópico) que eu te ajudo a procurar alguém.

BBGuitar
Korina é um dos nomes de uma madeira comumente conhecida como Black Limba, não é encontrada por aqui.
O ideal é vc substituir a madeira por uma que te agrade, aí envolvem outros fatores... eu diria pra vc substituir por mogno mas essa é uma coisa que vc já deve ter pensado...

Rifferman
Cara, não sei te responder, não tenho experiência com esse tipo de equipamento.

joao 5murf
Vc só vai conseguir desparafusar com a chave do tamanho correto e se estiver espanado vc va ter que colocar a chave na posição, dar uma leve pancada na ponta do cabo e tentar desparafusar com cuidado pra não espanar mais ainda.
O braço de 24 casas não funciona pois a distância do nut até o final do braço é duas casas maior (mais comprida) que o braço de 22, então, pra relação das casas funcionar corretamente a ponte deveria estar mais pra cima (a distância dessas 2 casas) pro comprimento da escala (nut até ponte) bater corretamente

paulgilbert
Veterano
# jun/06
· votar


como eu posso trava uma ponte normal? (sem precisa manda pra luthier nem nada)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


paulgilbert
Pontes tipo "vintage" não precisam ser travadas, basta retirar a alavanca, colocar todas as molas (5) e apertar os parafusos que a prendem ao corpo. Pode-se também colocar um pedaço de madeira atrás e abaixo da ponte, na cavidade inferior (onde estão as molas).
Abç

kbza
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tche, a algum tempo eu tava tentando regular a ponte da minha guitarra, fui soltando o parafuso que segura as molas e acabou retirando um pedaço de madeira, tem como fazer um enchimento ou algo para dar suporte? pq agora ela esta com as molas, mas se eu soltar um pouco o parafuso não tem madeira para se apoiar.

BBGuitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: BBGuitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fabio Seiji

Muito Obrigado aos 2,

no caso de usar marupa, canela ou mogno para deixar o verniz laranja é tonalisante ?

vocês fariam uma guitarra dessas por encomenda ?, tenho interesse.

grande abraço

RaFaEl69
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji
e aew fabio ainda lembra di min???o cara da memphis torta ahuhauahua

Aew troquei ideia com os cara da tagima e eles fizeram outro corpo pra min em marupá fikou mto loka o acabamento tudo eu pedi para eles fazerem no modelo da Tagima T6 na cor azul fikou 10 a guitarra
agora ta tudo retinho ponte,capt tudo....tô abusando agora nas alavancadas e naum desafina ehehehe

mas aew mudando de assunto aonde eu posso achar akele papel ou adesivo q vc me mostrou de cobre sei lá q tira os ruídos???
pois eu tô com outra guitarra aki e ela tá com muito ruído.

valew cara
abraço.

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


RaFaEl69
Fala Rafael, que maravilha, hein!
Vc comprou uma Memphis e saiu com uma Tagima ! hehe
Cara, eu fiz aquele adesivo com filme de laminação e uma lâmina de cobre de 0,06mm.

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


BBGuitar
Tem que tingir a madeira mas o mogno e o cedro já são meio alaranjados.

RaFaEl69
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji
heehhe podicre
os cara até trocaram os trastes colocaram uns mais grosso e plainaram a escala acho q é isso eles falara q tava trastejando mto.....

mas aew na onde eu acho essa lamina de cobre???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


kbza
Tem sim, é um pouquinho chato, mas dá sim.
Abç
BBGuitar
Mogno ou cedro vai ficar escuro, marupá e canela são mais claros, mais próximos do padrão de cores da korina.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


RaFaEl69
lugares onde vende metais não ferrosos, na rua dos lavapés tem um monte de lojas, mas como é longe pra mim eu compro na casa da bóia que fica na florencio de abreu, do lado da estação sao bento

Petrus_L
Veterano
# jun/06
· votar


Vocês podem me dar dicas pra regular uma les paul? Como faço?

Vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


Petrus_L
Leve-a ao profissional habilitado para tal: O Luthier.
Abç

Gabriel_Guitar
Veterano
# jun/06
· votar


Seiji
Eu falei com você pelo msn um dia e você me disse que a ponte Wilkinson VS100 tá uns 350 reais. Bem eu vi ela novinha, na caixa em uma loja aqui por 250. Tem como eu saber se ela não é uma genérica inferior "disfarçada" na embalagem?

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


Gabriel_Guitar
Olha não sei se é disfarçada, pra evitar problemas é melhor vc comprar de lojas de confiança.
É difícil mas é possível que seja original, uma VS100N na Stew Mac custa 210 reais sem contar o frete e os impostos.
O dono da loja pode ter conseguido direto do fabricante...

RaFaEl69
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji
ahhh firmeza vou te q fazer mó rolê ahuhauhauahua
é muito cara isso???
é só falar lamina de cobre q o cara já ta ligado??

laemcasa
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Olá,estou com 1 probleminha aqui e agradeceria se vcs pudesem me ajudar. Não encontro em lugar nenhum na rede um diagrama de fiação para 2 humbuckers e chave de 3 posições na config q eu tenho. Essa chave possuí 8 polos alinhados e não numerados, e TODOS os esquemas q eu encontrosão pra chave do tipo toggle. Na verdade eu tentei fazer uma ligação conforme o site da Seymour para 1 chave de 5 posições (mas eu queria 2 volm e 1 tone), mas + 1 vez minha chave possui 8 polos enfileirados e não sei qual a ordem dos polos.
http://www.seymourduncan.com/support/schematics/2hum_vol_2tone_5way-w- spl.html
Se vcs pudessem me passar de alguma forma qq 1 desses esquemas com 3 pots (2 de vol e 1 tone) eu agradederia bastante.

powerguitar10
Veterano
# jun/06
· votar


Seiji e Bertola

Ajuda eu ae

\o

To negociando com um cara uma Jackson Soloist de 97...Só que eu naum posso testar...o preço ta bem legal...O cara é confiavel e agente ta negociando por tel...

Queria o email de vcs pra mandar as fotos dela, pra vcs me ajudarem a avaliar se vale a pena!

Ele disse que ela prescisa de uma retifica nos trastes e a ponte dela num tah 100%...Mais o braço segundo ele ta retinho...A pintura tb ta legal...

Pelo preço ainda sim é vantagem eu mandar uma ponte gotoh nela...

Vai sair por 1100 reais...+ uns 150 de luthier pra um ajuste geral e talvez uma floyd nova...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


laemcasa
Cara, geralmente a posição dos bornes de ligação das chaves em linha é 3, 2, 1, 0, 0, 1, 2, 3, sendo os zeros os bornes de saída. Será muito difícil vc fazer uma ligação com 2 vols com esse tipo de chave, a não ser que vc faça a ligação os pots de volume ANTES da chave.

maykow_torres
Cara, essa é uma boa guitarra, mas enviar e-mail com foto não vai adiantar nada, pois não se pode avaliar um instrumento por fotos.
Abçs

powerguitar10
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pelo menos o esatdo geral

Tipo...Quanto mais ou menos eu conseguiria uma floyd gotoh?

Pensei assim:

1100-JAckson
190-Regulagem, instalaçao e trastes jumbo
400-Floyd Nova

Eu tenho dois caps parados la em casa...Um Gibson 500-T e um Seymour 59....dai venderia eles....Compraria um Hot Hails e um Seymour Trembucker ( o mesmo do Kiko loureiro)

Ao todo ficaria 1690!

o preço da RG 320 que eu tava querendo pegar!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


maykow_torres
Cara, consulte o site da musicware. Lá tem o preço dessa ponte.
Abç

laemcasa
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

é 3, 2, 1, 0, 0, 1, 2, 3
Brigadão mesmo, era exatamente isto q eu queria saber! No site da StewMac tem um esquema pra chave de tele e é bem diferente disso e me confundiu bastante.

a não ser que vc faça a ligação os pots de volume ANTES da chave.

Fiz certo então! Da saída da chave dos caps eu passo pelo tone e pro jack em seguida. Mais uma vez obrigado, abraço.

RaFaEl69
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
aew cara tranquilo??

seguinte eu to querendo trocar o lock nut da minha guitarra e queria catar um bom qual vc me aconselha?? lock nut é mto caro???

valew cara

studio33
Veterano
# jun/06
· votar


ola, LUTHIERS E GUITARRISTAS de plantao

gostaria de saber

se tem como eu dar uma afinada no braço da guitarra

da pra lixar???
e depois tem q passar algum produto?

Robson Mattos Rezende
Veterano
# jun/06
· votar


Boa tarde,
eu queria saber se eu posso usar uma ponte wilkinson (é assim q se escreve?) como uma floyd, dando alavancadas "up" e "down".
Obrigado.

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


RaFaEl69
Não me lembro qto paguei, é vendido por quilo.
Deve ter algo assim em SBC, mas eu não conheço, pra mim ir pro centro é mão pq eu aproveito pra passar na sta efigênia, tomar um suco de laranja, comprar ferramenta na florêncio, madrepérola na 25, madeiras e lâminas no gasômetro...

studio33
se tem como eu dar uma afinada no braço da guitarra

da pra lixar???

É muito arriscado, vc pode dar de cara com o tensor aí já era, vc pedeu o braço.
Eu não aconselho !!!

Robson Mattos Rezende
Existe ponte wilkinson que permite alavancada pra trás, as que são apoiadas em pivôs. As que são fixadas com 6 parafusos (vintage) só alavanca pra frente.

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


laemcasa
conseguiu fazer a ligação??

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


maykow_torres
Tipo...Quanto mais ou menos eu conseguiria uma floyd gotoh?


Depende do acabamento, se é cromada, preta ou dourada
O valor aumenta nessa ordem.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)