Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Death
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vc sabe se existe alguma guita c/ o corpo em maple e escala em ébano no shap de uma Ibanez RG?
se não tiver, tem noção de quanto fica +/- p/ fazer uma?
tanks

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


Death
Maple não é adequado para se fazer corpos pois é uma madeira muito dura e pesada.
Abç

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Maple não é adequado para se fazer corpos pois é uma madeira muito dura e pesada

Bertola, grande mestre, lendo esta resposta pergunto, o peso não está relacionado a densidade de um objeto qualquer? e se este for mais denso não seria melhor para a "propagação" do som e adendos que fundamentam a sonoridade de uma guitarra em corpo sólido?
Então a pergunta, pq não pode ser utilizado sendo q o mogno tb é pesado e tem uma certa dureza alta...e a peroba tb não poderia ser utilizada?
desculpe a confusão ... mas é q agora eu fiquei confuso!
:)
abrax

Death
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fica aí a mesma duvida q o _BLACKMORE_

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


_BLACKMORE_ & .Death

Caras, o problema é a relação de peso/densidade que se torna proibitiva para um corpo com determinadas madeiras, ademais, quanto mais densa a madeira, mais agudos ela proporcionará/propagará (sempre dentro de uma relação, claro).
O mogno é bem menos denso que o maple, e encontra-se na "faixa ótima" da relação peso/densidade/trabalhabilidade para corpos e pode ser usado para braços também, o maple serve bem para braços, mas não para corpos (exceto a espécie denominada "soft maple" que só pode ser usada para corpos), já o basswood (ou o nacional marupá), são madeiras menos densas, proporcionando/propagando sons mais graves ou médios(marupá), mas sua densidade e dureza não permitem o uso para braços.
P.S.: Não existe maple no Hemisfério Sul, apenas no Norte, e sua importação é proibitiva; aqui no Brasil usamos o Pau-Marfim para braços, que é semelhante ao maple (embora de espécie totalmente distinta).
Abç

Death
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vlw
esse soft maple é dificil de encontrar? sai mto caro fazer uma guita c/ ele?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


Death
É impossivel; como eu disse, esta madeira não existe no Hemisfério Sul.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


Death
é dificil de encontrar, mesmo o maple que a gente encontra por aqui, importado, nem os caras da loja sabem a espécie, então precisa ter certa experiência pra saber se a madeira da loja é boa ou não.

Death
Veterano
# jun/06 · Editado por: Death
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
vlw... eu perguntei isso pq vi em um video da Young Guitar do Jani Liimatainen (Sonata Arctica) q ele falava sobre a guita q ele tinha ganhado no natal... o corpo era feito em maple e segundo ele isso dava maior definição do som... gostei mto do timbre dele
obeviamente ele tem coisas q contribuem p/ isso como Mesa Boogie, Dimarzio Air Norton e Steve's Special além da tecnica dele

quem quiser dar uma conferida segue aí o link
http://www.youtube.com/watch?v=6G-TsPENqXM&search=Jani%20Liimatainen

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


Death
Se vc quer uma guitarra em maple eu sugiro que faça com corpo escavado pra aliviar o peso.

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji

ô manow!!! tudo blz ae??
estou lhe devendo as fotos...mas pra adiantar...quem jah viu gostou pacas!!!
acredito q hoje compro as danadas das lixas!!

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

então existe um limite para a desensidade da madeira...eh isso?

abrax

Fritz_mkvl
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji
E aí? /o/
E aí? \o\

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


Death
Não vai adiantar vc querer constuir uma guitarra com corpo e braço em maple pra alcançar o timbre dele; como vc mesmo disse e como o Bertola sempre frisa aqui no FCC, busque o seu timbre !
Temos várias opções de madeiras legais aqui no Brasil, mas se vc quer mesmo o maple deve saber que ele é bem caro.

_BLACKMORE_
Valeu Pretão; não esquece que só falta as lixas finas (220 pra cima) e precisa arredondar ou chanfrar o canto vivo da escala. Usa um bloquinho de madeira envolto na lixa pra dar mais firmeza, ok?
Em relação às madeiras pro corpo, o pessoal do D'Allegria faz braço em ipê maciço. Fica parecendo um bloco de pedra, mas tem gente que gosta, então esse "limite" na verdade é o guitarrista quem define.
Acontece que a maioria das guitarras (fender, ibanez, jackson, tagima e etc) são fabricadas em madeira relativamente leve e quem tá acostumando com essas ou não tem muita experiência vai ter muita dificuldade em acostumar com um instrumento de madeira mais pesada.

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


Fritz_mkvl
liguei ontem pra lá, mas a moça que tinha me vendido tava doente e faltou, vou ligar hoje novamente... na verdade vou ligar agora e te ligo em seguida.

Gabriel_Guitar
Veterano
# jun/06
· votar


Seiji ou bertola:
Tenho uma Tagima T735 já a um tempinho e estou pensando em trocar os captadores dela. Estou procurando ganho acentuado, diminuição de ruído, e que tenha um som mais moderno. Gostaria que você me desse boas indicações para a troca dos captadores, que não saiam caros DEMAIS. Não quero me desfazer de minha guitarra para comprar outra.
Obrigado desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


_BLACKMORE_
Existe uma faixa ótima para o peso do corpo.
Gabriel_Guitar
Creio que o ideal seria vc colocar um jôgo de "stacks" (Humbucker em formato de single), como o Stellfner Neodymium (trocando-se os potenciômetros para 500K) e fazer uma blindagem.
Abç

Gabriel_Guitar
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quanto custaria, em média, uma blindagem?
Obrigado!

GUITARK2
Veterano
# jun/06
· votar


algúem pode me dar informações sobre o baixo DOLPHIN CENTURY.....quero saber sobre as peças...a madeira tudo o q vcs puderem me ajudar.....ouvi dizer que ele é muito bom e gostaria de saber a opinião de vcs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


Gabriel_Guitar
Cara, consulte o seu luthier.
Abç

MrFreaker
Veterano
# jun/06
· votar


me ajudem a resolver um grande dilema!! http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/135250/

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


GUITARK2
cara, não conheço; procurei na net e não encontrei nada.
leva o seu luthier que ele faz uma análise completa pra vc.

MrFreaker
Qula é o seu dilema, afinal???

Death
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji
vlw

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


Death
por nada!

Sparkle
Veterano
# jun/06 · Editado por: Sparkle
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Floyd Rose II Schaller é uma boa ponte?

conehc
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
estou postanto aqui porque estou começando a montar meu set analógico para baixo, que pretendo que tenha 3 pedais: um equalizador, um bdi-21 e um limiter/enhancer... qual destes voce me recomenda comprar primeiramente?

e outra duvida, entre os pedais da behringer (de plastico) e os da groovin (de metal) voce ficaria com qual? - as faixas de frequencias deles sao as mesmas, assim como sao as mesmas do da boss... [sem contar os da shelter que tambem tao chegando no mercado, mas so que se assemelham tanto aos da groovin que imagino que seja o mesmo pedal.. é tudo igual, so muda o nome de beq-200 pra beq-2 e a cor da porca do jack...]

no site da habro, ta falando assim: Ruído Residual: -100dBu (IHF-A, Typ.) ao se referir ao equalizador... o que seria isto, seria bom? link

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


Sparkle
eu não gosto de floyd, mas as peças da Schaeller são boas.

Sparkle
Veterano
# jun/06
· votar


Fábio Seiji
Estão entre as melhores ou longe disso?

Fábio Seiji
Luthier
# jun/06
· votar


Sparkle
entre as melhores

SRV5150
Veterano
# jun/06 · Editado por: SRV5150
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola


Sds,

Onde eu posso encontrar um potênciometro TBX 1 mega p/ strato??? e qto custa tb...
Pois irei adquirir uma 735 e pretendo colocar um cap nacional e instalar um pot deste...

Ps. sou de SP/Capital

Desde já agradeço pela oportunidade...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)