Autor |
Mensagem |
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
joao 5murf
cara, não é bem assim; vc leu os 5438 tópicos que falam de regulagem de tensor?
se vc ainda não entende a lógica melhor ler os tópicos antes, pelo menos metade deles, hehehe.
falando sério; só acesse o tensor depois de ter conhecimento suficiente para isso, ok?
|
Phantom Of Death Veterano |
# mai/06
· votar
Bertola e Seiji
Minha guitarra está com um leve empenamento concavo (leve mesmo) no braço, deixá-la assim por algum tempo pode acarretar problemas? Estou sem grana pra leva-la à um luthier e não manjo nada sobre o tensor, porisso tenho medo de mexer... se pode acarretar problemas, me digam quais por favor.
obrigado.
|
JB_ Veterano |
# mai/06
· votar
Bertola e Seiji
parece que a floyd rose da minha guitarra saiu um pouco do lugar, a mizinha está escapando muito pra fora do braço, principalmente nas casas mais agudas, enquanto a mizona está muito pra dentro do braço, o que posso fazer?? afrouxando as cordas eu posso tentar trazer ela um pouco mais pra cima? se eu puder fazer isso, o que eu posso fazer pra que ela não volte pra onde estava qdo eu afinar?
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
Phantom Of Death
Verifica se a ação do tensor está muito fora; na realidade o braço deve estar "levemente" côncavo mesmo.
Se estiver legal pra tocar deixa assim mesmo e leva num luthier pra uma regulagem geral quando for trocar o encordoamento.
JB_
Cara, precisa saber o pq que sua ponte desceu, pode ser que tenha gastado o apoio dos pivôs ou apenas saído do lugar.
Pode estar forçando os apoios e isso pode estraar a ponte, deixa as cordas desafinadas e leva num luthier o mais rápido possível; é a K1 ou a Horizon que tá assim?
|
JB_ Veterano |
# mai/06 · Editado por: JB_
· votar
Fábio Seiji
a k1, eu achei estranho, pq qdo eu troquei as cordas como de custume qdo eu coloquei elas da pra perceber que a ponte foi meio pro lado dos botões e ficou sobrando um pouco de espaço do outro, pq a ponte continua normal, afinação, altura das cordas, e as cordas vão ficando mais pra fora do braço nas casas agudas, que no começo da escala (até a casa 10 mais ou menos) ta normal, vendo parece que saiu do lugar mesmo
|
wilsonx Veterano |
# mai/06
· votar
Gostaria de saber mais sobre aquela modificação que o Pete Towsend fez nas suas SGs.
O Tailpiece no lugar do Tune-o matic , é assim que se fala?
As furações são diferentes mas muito próximas, existe perigo de danificar a madeira irremediavelmente?
Existe uma finalidade especial para esta modificação?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mai/06
· votar
Phanton
Cara, esses probleminhas aí são comuns em guitarras, mesmo novas, por isso a necessidade imperiosa de, assim que se comprar uma guitarra, levá-la a um luthier para uma regulagem geral.
Fathers of Bodom
Bem, eu não comento preços de ninguém (nem mesmo os meus, aqui) por uma questão ética. Mas as vantagens são óbvias.
lutty
Vc pode usar qualquer encordoamento, desde que sua guitarra seja corretamente regulada para tal.
joao 5murf
Cuidado com isso, aliás, sua explicação está um pouco imcompleta, e creio que o ideal seria vc levar sua guitarra a um luthier para uma avaliação do estado do braço.
Abçs
|
|
# mai/06
· votar
wilsonx
Cara, algumas séries das gibsons SG's Studio dos anos 60 vinham com uma ponte tipo "wraped around" bem simples, sem nenhuma compensação para cada corda específica, e era assim que as SG's do Townshend dessa época eram ( ouça os discos Live at Leeds, Live at the Isle of Wight, e Woodstock). Atualmente apenas o modelo "signature" vem com este tipo de ponte mais simples, porém com a compensação, seja ela fixa ou móvel.
A Schaller fabrica uma ponte do tipo "wraped around" com compensação móvel (com rastilhos), muito boa, ideal para a substituição das antigas, som compensação alguma ou com compensação fixa.
Agora, se sua guitarra possui a Tune-o-Matic normal, com a colocação destas pontes, o cordal fica sem função e "cai fora". O problema é que os buracos ficarão, e daí, só tampando-os com um parafuso (pode-se mandar confeccionar um ou mesmo aproveitar os existentes), ou colocar um enxerto de madeira nos buracos deles (retirando-se as buchas).
Abç
|
Fermc Veterano |
# mai/06
· votar
Aos mestres da Lutheria...
A minha guitarra esta com uns 2 ou 3 trastes mais altos que os outros, e isso, depois da 13° casa faz com que as cordas, principalmente a 4°, 5° e 6° dêem uma trastejada, e tem uma casa que nem trastejar num trasteja, e sim, emite o som da casa seguinte....
O negócio é que na minha cidade e aqui na minha região não tem nenhum luthier, pelo menos nenhum de confiança pra esse tipo de serviço. Então eu estava pensando em eu mesmo fazer isso, pois sei que é arriscado, mas se tiver cautela e ir aos poucos e com calma num é tão arriscado.
Então, vocês acham que eu mesmo posso fazer isso, e como eu posso fazer???
Valew!!!!!!!!!!!!!!!
|
|
# mai/06
· votar
Fermc
Infelizmente o serviço de retificação de trastes é um serviço que exige experiência e habilidade, daí eu não recomendo que vc faça issp. Leve, assim que possível, sua guitarra a um luthier habilitado.
Abç
|
Macalpine Veterano |
# mai/06
· votar
Bertola, to fazendo um AB box e estou com uma dúvida: existiria uma corrente "ideal" para o funcionamento dos LEDS?
att
|
|
# mai/06
· votar
Macalpine
Não, se vc fizer o esquema certinho (é bem fácil), ele funcionará normalmente com 9v. das fontes estabilizadas comuns (de 100mA à 300mA).
Abç
|
Macalpine Veterano |
# mai/06
· votar
minha pergunta foi mal formulada... veja, esses 9V não podem ser aplicados diretamente nos pólos do led. deve-se usar um resistor pra limitar a corrente do circuito. qual deve ser essa corrente para um bom funcionamento dos leds e obtenção de uma boa intesidade do brilho?
obrigado pela ajuda!
|
|
# mai/06
· votar
Macalpine
Sim, deve-se usar os resistores.
Quanto a corrente... Bem, não sei de cabeça, mas acho que no Datasheet do LED vc encontra a faixa de corrente que ele aguenta.
Abç
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
JB_
Olha com bastante cuidado se a ponte não deslocou pra fora dos pivôs ou se a parte da ponte onde os pivôs apoiam (chanfrado) não está danificado.
Me liga durante a semana que eu arrumo um tempo pra dar uma olhada.
Macalpine
Bom, vou me intrometer na conversa se vocês; vc precisa procurar a corrente nominal do led pq hoje em dia existem muitas variedades de led's inclusive feitos de materiais diferentes dos antigos (silício) como o GaAs (Arseniato de Gálio), o AlGaAs (Alumina Arseniato de Gálio) e inclusive alguns raros de Germânio.
O resto vc já sabe; U=RI.
Uma maneira simples é ligar um pot (valor baixo, tipo 200 Ohms) em série com o led (inicialmente com a resistência máxima) e ir baixando até alcançar um brilho que não comprometa a durabilidade do led.
Eu liguei um led branco de 7200 mini-candelas para o trabalho de um amigo meu que ficou ligado 8 h/dia durante 45 dias, numa bateria de 24 V e um resistor de 5 Ohms/15W.
Eu achei que o led não ia durar muito e comprei 4 led's de reserva mas não precisou trocar.
|
Macalpine Veterano |
# mai/06
· votar
Fábio Seiji
No AB que estou montando vou usar dois leds, um vermelho e um verde. Dei uma olhada na web e achei um padrão de voltagem para esses, sendo 1,7V para o vermelho e 2,2V para o verde. No projeto original, utiliza-se uma fonte 9VDC e resistores de 12K em série com os leds. Quando testei com esse valor de resistor, vi que o brilho do led ficou bem fraco, sendo que a corrente que passa é de +- 0,6mA. Será que posso aumentar para quanto essa corrente? E a questão da durabilidade que voce comentou?
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
Macalpine
Cara, faz muito tempo que eu não vejo eletrônica na minha frente, fiz artes na faculdade pra não ter que ver mais essas coisas; mas pelo que me lembro a corrente que eu usava para acender leds era 120mA; portanto 12 KOhms é muita coisa, tenta resitor de 60 à 150 Ohms, mas de 1W, senão vc frita o resistor.
|
powerguitar Veterano |
# mai/06
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Opa...Qual o melhor amp para usar com simuladores(pod,vamp, etc..). O meteoro jaguar 100w(2x10") ou o peavey banditt 80w (1x12")??
Valeu!
|
|
# mai/06
· votar
powerguitar
Peavey, sem dúvida.
Abç
|
Sparkle Veterano |
# mai/06
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Cara, q tu acha do Shred Master? Dá pra ter uma variedade boa de sons com ele? Sai um Trash dele?
|
|
# mai/06
· votar
Sparkle
Cara, esse pedal é muito bom, quanto a servir para Trash ou não, bem... se vc equalizá-lo bem acho que dá.
Abç
|
Gabriel_Guitar Veterano |
# mai/06
· votar
Cara, eu to com um problema com a minha guitarra. É assim: se eu colocar o cabo inteiro na entrada da guita, não sai som algum, então eu tenho que deixar mais ou menos 1cm solto, aí sim sai som. Queria saber se isso dá pra ser concertado por um amador, ou se vou ter que levar no luthier. Se tiver como eu arrumar sozinho, por favor me explique.
|
|
# mai/06
· votar
Gabriel_Guitar
Tem que trocar o jack.
Retire-o, compre um outro (P-10 de painel, estereo para mais segurança, embora seje ligado em mono), e religue-o.
Abç
|
Elvenfoot Veterano |
# mai/06
· votar
Fábio Seiji
To com uma dúvida aqui, tava olhando uma guitarra, e to com dúvida sobre o timbre das seguintes madeiras:
para corpo: (ambas da fender)
Premium Ash
ou
Select Alder
para braço: (também da fender, mesmas guitarras :P )
Rosewood (p/n 010-1200)
ou
Maple (p/n 010-1202)
Quais as diferenças entre ambas? E eu procurei informações sobre premiun ash, mas nem descobri que tipo de madeira é...
vlw ^^
|
Elvenfoot Veterano |
# mai/06 · Editado por: Elvenfoot
· votar
edit: fiz double post sem querer, foi mal...
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
Elvenfoot
Cara, Premium Ash é apenas designação da qualidade da madeira, hehehe.
É um ash que eles consideram muito bom, entende?
O Ash é uma madeira mais densa e tem o ataque mais pronunciado que o Alder, mas as diferenças timbrísticas não se resumem a grave, médio ou agudo. Procure testar as duas em guitarras equivalentes para vc ter idéia.
Quanto ao braço, na realidade essas peças da fender se referem apenas ao espelho da escala.
O jacarandá mantém mais a vibração, enquanto o maple acentua o ataque e um caimento rápido da vibração dando a impressão de mais agudos.
Se vc quiser entender mais a fundo me amnda um email que eu dou um jeito de gravar os sons dessas madeiras dentro de um padrão.
|
bccarq Veterano |
# mai/06
· votar
Bertola e Seiji
Eu já perguntei pra todo mundo até ja mandei e-mail pra giannini e tagima mas nunca me responderam
Eu queria saber c/ q madeiras estrangeiras parecem as madeiras nacionais, principalmente cedro imbuia pau marfim marfim jacaranda brazilian rosewood e marupa. Tambem gostaria de saber a qualidade do alder maple e rosewood que a tagima usa pq as guitarras com essas madeiras são muito baratas e devem ser cheias de emendas.
Abraços e obrigado.
|
Fábio Seiji Luthier |
# mai/06
· votar
bccarq
Cara, qual a finalidade dessa comparação?
Essas madeiras, salvo o cedro rosa, não possuem familiares no hemisfério norte e dependendo de qual aspecto de equivalência vc se concentra cada uma delas podem ter diferentes equivalente ou mesmo nenhum equivalente.
As guitarras tagima utilizam madeiras nacionais na maioria, as memphis, que são mais baratas e fabricadas na coréia utilizam madeiras como maple e alder.
Essas madeiras que são muito caras por aqui são relativamente baratas para eles e além disso a fabricação em série privilegia a produção, não tendo muita preocupação com a seleção das peças de madeira.
|
bccarq Veterano |
# mai/06
· votar
Seiji
Eu queria saber a relaçao de timbres entre madeiras nacionais como da tagima e de estrangeiras como da fender e gibson. Alem do som queria saber sobre o sustain q elas podem dar e a qualidade delas (se a giannini escolher as madeiras bem e fizer todo o processo corretamente...)
Valeu.
|
Sparkle Veterano |
# mai/06
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Valeu cara!
|