Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
iS_LaSh
Veterano
# abr/06
· votar

ow ... jackson ps4 eh japonesa ou Koreana ?

Fast_pick
Veterano
# abr/06
· votar

iS_LaSh

não

iS_LaSh
Veterano
# abr/06
· votar

Fast_pick
não o q ???

marc.cr
Veterano
# abr/06 · Editado por: marc.cr
· votar

Fábio Seiji
Eu li seu texto sobre a troca de trastes mas tive umas dúvidas:

Passe uma pequena quantidade de cola no pézinho do traste (o tipo de cola vai depender da folga do slot e da cola que tinha antes)
Que tipos de cola posso usar?

Corte os trastes com uma pequena folga.
O que eu uso para cortar os trastes?

Onde posso me informar sobre os tipos de trastes? Busquei no fórum nas num tinha nada..

diwillo
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Serio?
Sempre tive a impressão de que marupá eh uma madeira ruizinha euheuhe..axo q eh por causa das Tagima, mas c vcs tao dizendo blz! Tenho q para "ter impressões" erradas heheuhe

Mas e c a guita for de Alder??

abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar

Guilhermek
Consulte o site da Stellfner e veja que não. Pot é abreviatura de potenciômetro.
Sparkle
25K
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar

diwillo
Tudo depende de como a madeira foi cortada, de sua secagem correta, etc. Alder não existe no Brasil, só no hemisfério norte, daí só importando, o que tornaría o custo proibitivo, ademais, nossas madeiras são superiores.
Abç

Guilhermek
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
cara dei uma olhada nos caps gostei deles, mas tem um porem tem as classificaçoes light, hard, hot. nao sei qual seria melhor, tva pensando num light no braço e um hot na ponte e deixar o do meio original mesmo.

Quanto ao potenciometro queria saber onde encontro se é barato tb.

Os caps sao faceis de trocar né, minha cidade nao tem luthiers dai minha guita fica na mao de curioso as vezes o cara nem sabe qq faz, o meu professor q regulava ela pra mim, ma nao to fazendo aula, e ele é mto enmrolado.

obrigado!

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

marc.cr
Passe uma pequena quantidade de cola no pézinho do traste (o tipo de cola vai depender da folga do slot e da cola que tinha antes)
Que tipos de cola posso usar?

Como eu falei, depende da folga, eu não costumo usar cola pq eu faço o slot justinho, assim pra fazer a troca é só enfiar cuidadosamente uma lâmina por baixo do traste e levantar o suficiente pra puxar com um alicate; mas normalmente os trastes vêm colados.
Se a cola que foi usada for pva não adianta usar superbonder, tem que ser pva também; se for epóxi pode usar qualquer cola, se for cement (superbonder) pode usar pva... só olhando mesmo pra poder dizer com certeza a melhor cola pra ser usada. Se os slots estiverem justinhos deixe sem cola.
Não esqueça de que precisa esquentar os trastes pra amolecer a cola.

Corte os trastes com uma pequena folga.
O que eu uso para cortar os trastes?

Onde posso me informar sobre os tipos de trastes? Busquei no fórum nas num tinha nada..

Alicate de corte ou torquês
Os tipos vc pode consultar no site da dunlop, mas vc precisa saber quais vc tem em disponibilidade perto de onde vc mora ou se vc consegue comprar pela internet e etc.
O normal é vc encontrar os trastes médios, médio-jumbo e jumbo.

diwillo
Eu não gosto de usar marupá; uso pra alguns moldes e coisas do tipo; mas ele é parecido com o Basswood em todos os aspectos.

Sparkle
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu cara!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar

Guilhermek
Cara, no caso de captadores do tipo "stack" o ideal são pots de 500K (no caso de se manter um single no meio ele ficará excessivamente agudo), daí teriam que ser trocados todos os pots, portanto esse serviço TEM QUE ser feito por um luthier, pois vc me parece não ter experiência para tal.
Abç

Guilhermek
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
beleza eu sei, nao seria louco de faze isso, vo dexa o meu professor fazer, axo q ele é o melhor q eu posso encontrar. alias vc é da onde? e vc Seiji?

Mas quanto aos caps seria legal Light braço, hard meio, hot ponte?? ou nao ta certo isso?

abraços!

Fast_pick
Veterano
# abr/06
· votar

iS_LaSh
Ah nada naum dãã~... foi mal

marc.cr
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Valeu!
Sobre a cola, pensei que teria que usar alguma cole especial... e sobre os trastes, vou dar uma olhada no site.

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

Guilhermek
sou de sao paulo e a oficina fica em sao bernardo

marc.cr
a troca dos traste requer cuidado experiência, não é tarefa simples. porisso dê sempre preferência para mandar um lutheir fazer esse serviço, ok?

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Fábio, vou te pedir um orçamento pra uma sg, te mando por e-mail.

marc.cr
Veterano
# abr/06 · Editado por: marc.cr
· votar

Fábio Seiji
a troca dos traste requer cuidado experiência, não é tarefa simples. porisso dê sempre preferência para mandar um lutheir fazer esse serviço, ok?
É, eu imagino... Mas mesmo que eu vá trocar, vai ser daqui a um bom tempo... foi mais pela curiosidade que eu perguntei, agora pelo menos tenho a informação na minha cabeça... a experiência só vou conseguir quando eu tirar os trastes e der alguma merda na guitarra \m/
Desde que comprei minha guitarra, evoluí mais sobre sua manutenção que na habilidade de tocar...
Tô pensando seriamente em pedir um "estágio" num marceneiro que tem perto da minha casa pra iniciar uma possível carreira de luthier, nem que seja pra reparar meu próprio equip... É a primeira coisa na vida em que quis fazer por gosto e pela experiência de aprender, e não por poder arrumar um emprego nisso (como o cursos de informática que eu sempre quis fazer).
Valeu pela ajuda.
\o/

Fonseca
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola,
vc conhece um modelo novo de serra tico-tico da B&D (JS700K), com ação rotatória da lâmina (para fazer cortes curvos)?

Vlw

Sparkle
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Cabos Santo Angelo ou Planet Waves?

Gasoline
Veterano
# abr/06
· votar

Sparkle
Nunca tive problemas com Santo Angelo.
Inclusive já tenho o mesmo jogo a mais de ano, e ainda estão perfeitos, sem ruidos, ou falhas no sinal.

Troco meus cabos ao menor sinal de ruido.

Eu queria testar aquela nova linha da Planet Waves (que tem um botão para mute, para retirar o cabo da guitarra). Mas eles são muito caros.

Tem os George L´s também. Mas também são caramente caros.

Mesmo aquela 2a linha da Santo Angelo (Supercabo Studio, ou algo assim) é boa. Tem um conhecido meu (ele toca contra-baixo) e está com os cabos a quase 2 anos e nunca deram qualquer problema.

Não é questão de nome, nem de endorsement, ou besteira, mas eu já usei Santo Angelo, e nunca tive problemas.

Mas, né, já ouvi falar muito bem de cabos que aqui são carissimos, como os Planet Waves, Monster Cables, George L´s, e até mesmo os Dimarzios.

Então.. pelo sim, pelo não, fica o depoimento.

Gasoline
Veterano
# abr/06
· votar

Uma dúvida de lutheria aos amigos aqui.

Estou com uma guitarra de um conhecido, na qual fiz a regulagem dela. O braço está reto, a ponte flutuante, está alinhada ao corpo.
Os trastes, jumbo, estão ok, aparentemente.

A questão é :

quando a ação das cordas, abaixa de 1.00mm na casa 12, mizão, a casa 8 mizinho, começa a trastejar, muito. e aumentando novamente para 1.00mm, volta ao normal (trasteja um pouco com a guitarra desligada, mas não com a guitarra ligada, mesmo sem distorção).

Isso significa que o 8o traste está mais alto que os outros, nesta região correto ? (O trastejamento, ocorre somente na mizinha), mesmo abaixando mais que isso, (deixando, em 0.70mm por exemplo, somente a casa 8, mizinha trasteja).

Caso eu mexa no traste, para resolver o problema, e abaixar a ação o máximo possivel, qual seria o procedimento correto ?
(lixar o traste) ?

Antes, eu vou verificar, se o traste está "torto" (mizinha mais alta que as outras), se estiver, posso lixar ele até deixar alinhado, correto ?

Existe algum outro procedimento, ou causa para este problema ?

Me chamou a atenção, pq eu fiz a regulagem dela, por inteiro, e está ok. Braço, trastes estão bem conservados, a ponte também, e ação pode descer mais do que está (que não é alto). E o dono da guitarra pediu-me para deixar a ação, "o mais colado possivel, mesmo que não tenha sustain nenhum" nas palavras dele.

Então, fica a dúvida ai,
ok ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar

Guilhermek
Isso mesmo.
Fonseca
Não conheço, mas não vai adiantar muito, pois para se cortar uma peça de, no mínimo, 45mm de espessura, sem a lâmina inclinar-se para esquerda ou direta, só serra de fita mesmo

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

Fritz_mkvl
manda as características que eu te passo o orçamento.

marc.cr
Tô pensando seriamente em pedir um "estágio" num marceneiro que tem perto da minha casa pra iniciar uma possível carreira de luthie
muito legal! mas procura um marceneiro que trabalhe com madeira maciça, hoje em dia têm muitos marceneiros que só trabalham com compensado ou mdf.

Sparkle
Cabos Santo Angelo ou Planet Waves?
Se for pra tocar profissionalmente: Planet waves circuit brake
Eu prefiro planet waves pq eu tenho disconto na loja, hahaha.

Gasoline
Vc checou a altura dos canais do nut? outra coisa é o nivelamento tem que estar perfeito pra acão baixa e não se esqueça do relief no meio do braço; pode ser feito aliviando um pouquinho o tensor.

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Eu prefiro planet waves pq eu tenho disconto na loja, hahaha

ou...qto sao os planet?? poxa...eu fui comprar uns esses dias dae...poxa...100 pila!!! fiquei sem cabos!!

Gasoline
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Sim, chequei a altura do nut, está ok. Pelo menos de acordo com a minha regua (é uma de metal, precisão de 0.20mm). Aliás, é um locking nut floyd rose (original).

Acho que pode ser um problema de nivelamento, como eu posso checar isso ? (O que está me deixando encucado, é que o trastejamento ocorre somente na mizinha).

Quanto ao relief do meio do braço, vou checar novamente, além da regua, tem alguma outra maneira de fazer-lo ?

Sparkle
Veterano
# abr/06
· votar

Gasoline
Valeu ae cara! Como você disse, os planet waves são extremamente caros, seria pra coisa profissional mesmo (o que seria o meu caso atualmente), vou juntar procurar testar os dois pra ver exatamente se existe grande diferença. Valeu denovo! :P
Fábio Seiji
HAEUheauheaU, isso ae!

BBGuitar
Veterano
# abr/06
· votar

Tenho dúvidas quanto a madeiras para usar numa strato estilo 1962

* Tenho dúvidas quanto ao alder, queria fazer uma réplica de strato anos 60 e o corpo é de alder, mas é muito dificil achar alder aqui e me falaram que o marupá tem o timbre e peso igual ao alder (leve de baixa densidade e a velocidade dos agudos é mais é maior)é verdade, teria o mesmo som do alder, e quanto ao cedro deixaria o som mais legal o que mudaria ??

* Também sobre o braço de maple se o som seria o mesmo usando o pau marfim já que é conhecido como brazillian maple, mas também tenho dúvidas sobre o som do maple ser o mesmo do pau marfim ?

* Por fim temos sorte de estar no pais do jacaranda pois essa podemos usar o original ja que li a respeito que outros paises estão proibidos a usar o jacarandá da Bahia e usam o indiano que tem o som parecido mas não tão acentuado como o da Bahia.

Grato

Penta_Blues
Moderador
# abr/06
· votar

Boa tarde!!!

Fábio Seiji
Como é que tá meu camarada?! E a rapaziada? Como foram de Páscoa? Manda um abraço a todos.
Cara, como é que tá a prancha de muiracatiara? Estou começando a adquirir o hardware para a guitarra e já pensei no modelo e no headstock. O que vc acha de construir o corpo em freijó com top e back em muiracatiara? O braço (neckthroug né?) poderia sair daquele mogno que tá contigo e a escala talvez de ipê. Tô pensando numa ponte Wilkson com dois pivôs e rollernut daquele tipo Fender já que estou com aquele jogo de tarrachas com trava Sperzell.
Acho que o projeto, caso vc esteja disponível, começará mais cedo do que pensei...
Valeu!!!

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

Gasoline
Fala Gas; pra checar o nivelamento eu coloco uma régua de metal de lado sobre os trastes com um papel branco no fundo, assim se tiver folga dá pra ver.
A regulagem do nut e do tensor eu faço à olho mesmo. Só tenho duas mãos e nessas horas falta mais uma pra medir, hehehe.

BBGuitar
Use freijó para o corpo e invista num braço de maple, os preços do maple tem caído bastante nos últimos meses e eu acho que vale à pena.
O freijó tem o timbre parecido (não igual) ao ash; e um visual bem legal. O marupá não tem um visual muito legal, mas é uma opção barata.
O pau marfim é mais instável e soa menos (mais fraco) que o maple; mas o timbre não é igual não; eu diria que substitui com eficiência quando a madeira está bem sequinha, com os veios retos e num corte radial visto pela frente (lado da escala)

Penta_Blues
Eu trabalhei no feriado da páscoa, hehehe. e vou trabalhar amanhã também...
Eu coloquei umas fotos das pranchas lá no seu álbum, eu esqueci de avisar; tenho chegado muito tarde e cansado e acabei esquecendo:
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*1033019

Eu tava pensando em braço single piece, core do corpo em mogno escavado, top e back em muiracatiara juntando no meio (os dois); eu acho que não precisa mostrar que é neckthrough; pra mim basta que a construção seja inteiriça e que vc possa se beneficiar disso sem ter que mostrar (nesse caso); o que vc acha?
Vou fazer uma montagem no photoshop com o corpo de uma wolfgang e uma mm1 pra vc dar uma olhada.
abraço

viper7n
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji, eu li a sua resposta no tópico sobre a troca dos trastes e gostaria de saber se há tipos de trastes diferentes (altos ou baixos, grossos ou finos). E a minha guitarra tem ponte vintage e queria colocar uma Floyd Rose. É possível?