Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# abr/06
· votar

Bom dia!!!

Fábio Seiji
Cara, tá intenso o ritmo de trabalho aí, hein?! Nem feriado escapa?...rs
Puxa Fábio, as peças de muiracatiara estão bem legais. Aquelas pranchinhas que o Paulo levou estavam lindas, mas estas que estão contigo não ficam atrás! Imagio como ficarão depois de trabalhadas...
Em relação ao top e back, vc diz pra juntar as peças no meio por cima do braço e por isso ele não vai ficar à mostra? Por mim não tem problema não, até prefiro! Acho que vai destacar mais o desenho da muiracatiara.
Vc acha que dá pra fazer o braço com escala de 24 trastes? Estou tendendo mais para a Wolfgang mas com um detalhe diferente - o headstock com todas as tarrachas em linha, tendo em vista que o jogo de Sperzel que eu tenho é de 06 em linha. Fiz um desenho que lembrou muito as Finch Explorer e que vi recentemente numa Walker. Acho que ficou bem legal, com linhas suaves e "quase" personalizado...rs
Estou com algumas idéias para a construção, como marcação "dente de tubarão" e cap's fixados diretamente no corpo, pot's push/pull e vários outros detalhes que gostaria de discutir com vc.
A hora que vc estiver com um tempo livre e com saco pra "prozear", me dá um toque que eu te ligo.
No mais, bom trabalho e um forte abraço!
Valeu!!!

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

viper7n
Existe várias medidas de trastes tanto em relação à altura quanto na largura. Nem sempre um traste mais grosso é mais alto, fique atento à isso.

E a minha guitarra tem ponte vintage e queria colocar uma Floyd Rose. É possível?
É possível, mas é caro; pode ser que tenha que tapar alguns furos, fazer novos ou alargar alguma cavidade e esse tipo de intervenção pode estragar o acabamento sendo necessário refazê-lo. Eu não aconselho !

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

Penta_Blues
Esta semana eu tô com a corda no pescoço; vamos montando o projeto com calma pra ele ficar bem legal.
Te mando um email assim que eu puder respirar, rs.
Abraços

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar

Penta_Blues
Wolfgang com o Head 6 em linha? Faz isso não, o Head dessa guitarra é bonito demais.

BBGuitar
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Muito Obrigado pela resposta, mas o que você me diz do Cedro no corpo? o que mudaria no timbre ?

Penta_Blues
Moderador
# abr/06
· votar

Boa noite!!!

Fritz_mkvl
Cara, eu tb acho lindo o headstock da Wolfgang, e olha que eu sou bem chato pra desenho de head... Mas o problema é que eu estou com um excelente jogo de tarrachas com trava que são 06 em linha. De repente o Fábio pode dizer algo sobre colocar essas tarrachas dos dois lados do headstock como no modelo original, mas as Spersel têm postes de tamanhos diferentes e daí a minha dúvida se dá certo algo além delas em linha mesmo.
De qualquer maneira, o headstock que eu desenhei ficou bem agradável de se ver. Tudo é projeto, então, como o Seiji postou, vamos fazer tudo com tranquilidade e aceitando sugestões que são sempre bem-vindas!
Obrigado meu camarada!
Valeu!!!

lobz
Veterano
# abr/06
· votar

Seiji ou Bertola
as epiphone custom são feitas de mogno? levei a minha prum luthier regular ele falo que não é, queria tirar essa duvida

studio33
Veterano
# abr/06
· votar

alguem pode me ajudar.............

estou com problema na parte eletrica da guitarra

estou tocando com ela, MUITO CHIADO!!!!

alguem sabe oq eh?

marc.cr
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
muito legal! mas procura um marceneiro que trabalhe com madeira maciça, hoje em dia têm muitos marceneiros que só trabalham com compensado ou mdf.
O cara onde eu ia trabalha com mdf... :/
Mas continuo na busca..

Gasoline
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Cara.. tua folha branca, resolveu meu problema.
O nono traste estava mais alto que devia.

Já dei um jeito.

A ação ficou em 0.75mm sem trastejar em nenhuma das 144 casas.

Valeu pela dica cara!

Agora já sei como fazer.

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06 · Editado por: Fábio Seiji
· votar

BBGuitar
mas o que você me diz do Cedro no corpo? o que mudaria no timbre ?
Fica bom... mas eu ainda acho que para instruentos estilo fender o ideal é freijó, se vc fizer um acabamento creme translúcido fica parecido com ash tamto no visual quanto no timbre.

lobz
as epiphone custom são feitas de mogno? levei a minha prum luthier regular ele falo que não é, queria tirar essa duvid
Entra no site da epiphone que fala das madeiras, mas pode ser que altere com o ano de fabricação ou modelo.

studio33
estou com problema na parte eletrica da guitarra

estou tocando com ela, MUITO CHIADO!!!!

alguem sabe oq eh?

Sem ver é impossível dizer ao certo, existem infinitas possibilidades; leve a um luthier ou dê mais detalhes desse chiado da sua guitarra.

marc.cr
Vc pode começar com um marceneiro que trabalhe com mdf só pa começar, mas vc não vai passar pela experiência de entrar em contato com a madeira maciça bruta, seu aparelhamento, das características deferentes de cada tipode madeira e a disponibilidade das madeiras na região.

Gasoline
que bom que ajudei.
abç

marc.cr
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Vc pode começar com um marceneiro que trabalhe com mdf só pa começar, mas vc não vai passar pela experiência de entrar em contato com a madeira maciça bruta, seu aparelhamento, das características deferentes de cada tipode madeira e a disponibilidade das madeiras na região.
E a graça da coisa fica aonde? Sabendo que to aprendendo café com leite... :/
Vou buscar mais e arrumar um que trabalhe com madeira maciça mesmo!

Al_Capone
Veterano
# abr/06
· votar

e ai galera , eu gostaria de pintar minha jackson , entao gostaria de saber quem pode fazer esse serviço ( apenas luthier ou outra coisa ) e quanto fica em media , no caso eu ai pinta-la de preto e refazer o verniz do braço , voces tem ideia de quanto fica os 2 ?

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar

Al_Capone

de onde vc eh??acho q sei quem pode ajudar...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar

lobz
Até onde eu saiba sim, mas não é o mesmo mogno que existe no Brasil, mas uma espécie semelhante.
Abç

lobz
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ah bom, eu tomei o maior susto, levei minha guitar no luthier pra da uma regulada ae ele falou que ela era de compensado, ae eu pirei e pedi pra ele abri aquela "tampinha" que fica ali atras da chavinha pra mudar de captador, ele falou que era de madeira maciça mas que não era mogno...

Al_Capone
Veterano
# abr/06
· votar

_BLACKMORE_
sou de araraquara SP , mas vivo indo pra sampa , entao se for al ate rola

Sparkle
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Gasoline
Ja testaram o Wah da Shelter? Alguém pode me dizer algo sobre ele?

GuilhermeF
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Gasoline

os trastes da minha guitarra estão amarelos,o que pode ser? obs: principalmente os ultimos trastes (24º até 22º)

São os originais da guitarra,comprei ela a uns 9 meses.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar

Sparkle
Eu já e até achei razoável, mas o potenciometro dura pouco.GuilhermeF
Oxidação. Leve sua guitarra a um bom luthier e peça, além de uma regulagem geral, um polimento de trastes.
Abç

viper7n
Veterano
# abr/06 · Editado por: viper7n
· votar

Mas Fábio Seiji, se eu mandasse um luthier fazer isso, influenciaria no som da minha guitarra, já que seus cap são passivos?

Sparkle
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Em comparação com os da Onerr por exemplo, ele é bom? Ele tem alguma regulagem de frequencia ou é totalmente dependente do equipamento?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar

Sparkle
Ele é uma cópia mais tôsca dos Cry-Babies antigos. Não tem regulagem ou chaves.
O que se pode fazer é regular o curso do pot mecanicamente, e colocar uma chave DPDT para obter "true-bypass".
Abç

Sparkle
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ah bom, valeu então cara, acho que vou ficar com o da Behringer mesmo, achei ele muito bom, só queria saber do poder do Shelter mesmo, hehehe, valeu cara!

Williamfw
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, o q vc acha do Timburi para fazer corpos? é uma boa?

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

b]viper7n[/b]

Mas Fábio Seiji, se eu mandasse um luthier fazer isso, influenciaria no som da minha guitarra, já que seus cap são passivos?

Mesmo num luthier pode sair bem caro pq pode ter que refazer o acabamento; vc precisa verificar se o espaçamento dos polos do captador da ponte vai ficar alinhado.
Eu acho melhor vc comprar uma guitarra já com floyd

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar

Williamfw
Não conheço essa madeira.
Abç

Williamfw
Veterano
# abr/06
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Tudo certo entao, mt obrigado

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar

Williamfw
Por aqui a gente chama Timburi de Orelha de Macaco; por causa da vagem.
Eu já vi essa madeira mas nunca usei, eu achei ela meio feinha.

Williamfw
Veterano
# abr/06
· votar

Fábio Seiji
Hum, mas vc sabe se é uma boa para corpos? tem foto dela em algum lugar?