Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
edgardigao
Veterano
# mar/07
· votar


r2s2

Como assim, eu sei que existem guitarras com captadores inclinados / e outras com eles retos |. Qual a diferença, se minha intenção é construir uma guita com humbuckers? Eu pelo menos nunca vi guitarras com humbuckers inclinados.

Ps.: Não vou sair por aí construindo guitarras não, mas to tentando juntar o máximo possível de informação pra depois que fizer um curso já ter um bom conhecimento, já que nem tudo se aprende nos cursos. Meu dinheiro não é capim não! HEHEHE.

Quanto à gaiola, tem algum lugar que ensina a fazer, atualmente tenho uma strato, é mais complicado de fazer nelas devido a cavidade da ponte?

sugesto
Veterano
# mar/07
· votar


edgardigao
o que determina a inclinação dos caps
humbuckers ou não,
é os parafusos que ficam do lado, que servem justamente pra isso
a inclinação e altura dos caps influencia no timbre, diretamente

pessoal, me corrijam
se eu tiver falado besteira, hehehe

edgardigao
Veterano
# mar/07
· votar


Quanto á altura blz, já sei que pod aumentar ou diminuir sustain, brilho das notas e etc, mas e a inclinação, bom quanto mais perto da ponte mais agudo fik, isso é fácil de entender, mas porque incliná-los?

r2s2
Veterano
# mar/07
· votar


edgardigao

Cara, o que vc perguntou agora é melhor esperar o Seiji ou o Bertola. Sobre a blindagem, o Torresmo daqui do fórum faz direitinho, e tem uma seqüência de fotos, fica fácil de entender.

edgardigao
Veterano
# mar/07
· votar


r2s2

Legal vlw! Tomara que o Torresmo me ajude!!! Vlw a força!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


Thedekai
É caro sim, pois uma DPDT na Multicomercial custa R$5!
edgardigao
Para isso usa-se uma tupia vertical, mas eu não recomendo que vc a manuseie, pois é uma máquina perigosa e que exige muita experiência. Sim, com a blindagem o ruído quase desaparece.
Abçs

edgardigao
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hehehe, fiz uma forração com papel aluminio dentro da minha guita, sabe que melhorou bastante, o ruído ficou bem baixo, com o som limpo nem dá pra perceber.

Mas surgiu uma dúvida. A cavidade das molas deve ser blindada também, ou não há necessidade?

Fábio Seiji
Luthier
# mar/07
· votar


edgardigao
existem guitarras com humbucker inclinado, mas pra isso eles usam captadores em formato de single e polos em barra.
se inclinasse um humbuker normal nenhum polo ficaria alinhado com as cordas, além de ficar horrível vai perder qualidade no timbre.
vc pode blindar a cavidade das molas também, fica melhor, mas vou confessar que a diferença não é tanto como na cavidade dos controles, pois é mais preventivo; se a ponte estiver devidamente aterrada, é claro...

edgardigao
Veterano
# mar/07
· votar


Fábio Seiji

É além de ficar bem feio na minha guita pq o escudo das molas tem buraco, imagna aquele monte de papel alúminio aparecendo atrás da guita, sou bem enjoadão com minha guita, e pra ponte estar bem aterrada é aquele cabo que vai soldado no suporte das molas né?

edgardigao
Veterano
# mar/07
· votar


Consigo fazer a cavidade dos captadores com uma fresa dessas?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-54284788-tupia-manual-jg-de-fre sa-15pcsuper-preco-_JM

souojor
Veterano
# mar/07
· votar


Olá!
Minha guitarra está com o sustain na 16ª casa da segunda corda muito pequeno. O estranho é que é só nessa corda e nessa casa, nas outras o sustain está normal. A corda não está trastejando e para ter certeza levantei elas bastante e o problema continuou. Também verifiquei o ajuste das oitavas e parece que está certo, conferindo com o afinador de uma zoom g2.
Vocês tem alguma idéia do que pode ser?

edgardigao
Veterano
# mar/07
· votar


Faz quanto tempo que vc tem ela? Os trastes podem estar desnivelados pelo atrito com as cordas.

Tenho uma aki com o mesmo problema, ela já tem mais de 5 anos e eu nunk troquei pq morava em uma cidade longe do mundo, Guaxupé-MG, onde não existia luthier.

O luthier daki de SJC falou pra trocar os trastes ou nivelar, mas vou juntar dinheiro para trocar os trastes.

crippled dog
Veterano
# mar/07
· votar


souojor
Também tenho essa dúvida. O sustain da guitarra já não é muito bom.. mas isso acho q é regulagem mesmo, vai pro luthier segunda.... só que apartir da casa 21 mais ou menos o sustain quase que não existe.. auehauheuahe, e fica fraquinho o som.

Fábio Seiji
Luthier
# mar/07
· votar


edgardigao
pra ponte estar bem aterrada é aquele cabo que vai soldado no suporte das molas né?
É esse cabinho mesmo, ele tem que estar em curto com o terra do jack.

Consigo fazer a cavidade dos captadores com uma fresa dessas?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-54284788-tupia-manual-jg-de-fre sa-15pcsuper-preco-_JM

Isso só vc poderá nos responder...

souojor
Se a nota "morre" só nessa cara e só nessa corda, se não for problema na corda, é problema de traste desnivelado; sua guitarra está trastejando sim.
Se fosse em todas as cordas poderia ser a posição do captador, mas como não é o caso...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


edgardigao
Não há a necessidade. Essa fresa aí não tem potência para isso, só para serviços menores (eu tenho uma e obviamente outra bem mais potente).
Abç

edgardigao
Veterano
# mar/07
· votar


Legal, Vlws, Brigado aí pela atenção!!!

GUITARK2
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
preciso do esquema para trocar o potenciometro de volume dele pois comprei ele usado e quando abri reparei que ele já havia sido trocado
todos os pots são de 50k se n me engano e o de volume esta com um de 10k....alguém pode me ajudar? o pot de volume tem de ser do tipo "A" OU "B" no amplificador?
desde já obrigado

GUITARK2
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
desculpa o amplificador é um METEORO SUPER RX-100
para comfirmar todos os potenciometros são "B 50K" eo de volume esta com um "B 10K" que parece ter sido trocado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


GUITARK2
Cara, eu não tenho esse esquema. No "site" da Audiolist tinha (não sei se ainda tem), talvez vc possa conseguir com a própria fábrica.
Abç

souojor
Veterano
# mar/07 · Editado por: souojor
· votar


Eu de novo hehe,

Muito obrigado pela ajuda mas testei todas as casas da guitarra sobre o problema do sustain que falei aí em cima e notei que o problema não é com a 16a casa da 2a corda, mas sim com a nota Ré# nessa oitava. Quando toco a 11a casa na primeira corda ou a 20a da 3a corda também o sustain é cortado rapidamente.

E também testei afinando a 2a e 3a cordas um semitom acima e o corte de sustain continua na nota Ré# mesmo, só que agora na 15a casa da 2a corda e 19a na 3a... É como se tivesse algo atenuando a freqüência de vibração dessa nota.

Alguma idéia?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


souojor
Não há o que dizer, só um bom luthier pode resolver.......
Abç

edgardigao
Veterano
# mar/07
· votar


Não sei se é uma pergunta inútil mas, pero si pero que no.

Pq o braço da Les Paul é inclinado em relação ao corpo? Faz alguma diferença ou só ergonomia mesmo?

Flw!

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


edgardigao
Por causa do arch top.

edgardigao
Veterano
# mar/07
· votar


Soulface

O arch top aumenta a ponte e por conseguite o braço deve ser abaixado né?

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


edgardigao
Não exatamente...
O arch top faz uma "curva". E o braço tem q acompanhar essa "curva".

dani_low
Veterano
# mar/07
· votar


posso fazer uma pergunta sobre baixo?? :D

eu toquei num baixo ativo e ele tinha muito ruido, eu queria saber se ativo tb tem problemas com aterramento ou era outra coisa?

Fábio Seiji
Luthier
# mar/07
· votar


edgardigao
A ponte da les paul é alta, tem uns 17 mm de altura e a escala uns 7mm.
Se o braço fosse reto a corda ficaria inclinada em relação à escala, ficando mais alta no sentido da ponte e mais baixa no nut, inviável.
Porisso a inclinação do braço, pras cordas correrem paralelas à escala e possibilitando a ação baixa.

dani_low
Não é comum, deve ter soltado algum fio de aterramento

juninho_music
Veterano
# mar/07
· votar


tenho uma squier cyclone e quero colocar um seymour duncan pearly gates na ponte e um fender noiseless ou lace sensor no braço, dá certo essa combinação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


juninho_music
Sim, desde que vc use potenciômetros de 500K.
Abç

bria
Veterano
# mar/07
· votar


Fábio Seiji,

Como eu envio a foto para vcs?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)