Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
edgardigao
Veterano
# mar/07
· votar


Soulface

Quer dizer, oio da kra importar né, mais fácil comprar um bom violão e um A/B Box Legal!!!

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


edgardigao
Depende... não sei como rolam os preços aí.
O problema de se ter um violão, é q nem sempre dá pra ficar trocando durante a música.
Mas o piezo, embora chegue próximo, não tem timbre de violão em si.

edgardigao
Veterano
# mar/07
· votar


Soulface

É entaum compro também um daqueles pedestais de violão que o Malmsteen usa no G3 Pra tocar Black Star! Hehehe!

Aki em SJC os cara mete a faca mesmo! Se eu pedir pra encomendar uma ponte dessas ia sair kro d+, fora a dificuldade em achar.

Abç

max_mi
Veterano
# mar/07
· votar


Aê galera, tenho um grande problema.

Tenho três guitarras, uma Cort Les Paul, uma Washburn X24 e uma Flying V feita por Luthier.
Acontece que a Cort e a Washburn estão trastejando depois da 12° casa quando faço bends, e eu não consigo fazer solos direito.

A única que não trasteja e da pra usar legal é a FLying V, mas ele tem um Case mto grande que só da pra transportar de carro, coisa que eu num tenho e não acho capa pra vender. Então só me resta as outras duas pra levar aos ensaios.

Tenho a Washburn a 3 meses (comprei na liquidação de final de ano) e a Cort tenho a 2 anos, sendo que a última vez que as duas foram reguladas foi quando sairam da loja.

A Cort começou a dar problema assim que troquei as cordas, mas não troquei a numeração das cordas.

Será que é falta de regulagem?
Devo levar em um Luthier ou da pra resolver em casa mesmo?

Help Please!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


max_mi
Cara, parece que suas guitarras estão precisando de um ajuste de tensor. É um serviço delicado, aconselho levá-las a um bom luthier.
Abç

Persona
Veterano
# mar/07
· votar


Maurício e Seiji, na opinião de vocês, qual seria a melhor opção, um Tagima Jazz Bass (MAIDE IN BRAZIL) ou um Giannini Stratosonic (AE08B) da década de 70? Levando em consideração que ambos estejam super conservados e com os captadores e toda ferragem original...
Queria também que vocês explicassem o motivo, ou os motivos, da escolha. Desde já agradeço.

Dead Pixel
Veterano
# mar/07
· votar


Olá Luthiers...td bem???

Então...gostaria de esclarecer-lhes minha situação...
Comprei uma Tagima T735-S, made in china, pura e simplesmente por falta de grana em pegar a feita no Brasil...até gostei dela: acabamento legal, marcações em abalone, tarraxas blindadas...
Aí ela veio com denisvel nos trastes e tals...mas ja foi consertada e quando cehgou de novo veio com a pintura lascada...mas segunda a Tagima ela já foi pintada inteira novamente e, segundo eles, ficou com acabamento melhor do q veio...
Pelo que eu sei...a única diferença entre a made in China e a do Brasil...é a madeira aplicada no corpo...que no caso da minha seria o Alder...
Só que arrumei uma grana com a qual nao contava...vendi meu videogame por 300 contos...
Agora q vem as perguntas:

->gostaria q vcs me flassem sobre essa madeira aplicada no corpo...se ela é ruim....
->queria uma sugestao de vcs: devo eu trocar a minha guitarra por uma T735 made in Brasil ou pegar esses 300 e investir em upgrades, como troca da ponte por uma Wilkinson tremolo...tarraxas Gotoh...e captadores mais eficientes?!?!

Agradeço a atenção dispensada e aguardo resposta...desculpem-me pelo incomodo =P

Fábio Seiji
Luthier
# mar/07
· votar


Persona
Nessa o Bertola pode e ajudar melhor; o que eu poderia te dizer é pra testar os 2 e colocar alguns pontinhos positivos naquele que te agradar mais.

Dead Pixel
Alder é uma madeira bastante tradicional em guitarras, se vc está gostando dela não vejo motivo pra vc trocá-la. Mas nada te impede de ir nas lojas testar algumas opções para troca.
Lembre-se que a tagima nacional (exceto as top) não vem com ferragens muito boas.
A troca de alguma peça (seja ponte, tarracha ou captador) requer uma avaliação cuidadosa pra não "jogar dinheiro fora"; quando a grana é curta é importante focar nas prioridades.

adriano flores
Veterano
# mar/07
· votar


Fábio Seiji
A regulagem do nut requer um certo cuidado

conseguir compra um nut e daí lixei até ficar numa boa altura, consegui tambem uma tarraxa condor nova e coloquei mas só que ficou um pouco maior, enfim, consegui dar uma geral eu mesmo e a velha Aria pro II voltou dos mortos, he he!

sugesto
Veterano
# mar/07
· votar


adriano flores
tb tenho uma aria pro II
vc colocou as tarrachas da condor que tinham uma furação diferente?
como fez pra servir?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


Persona
Tagima Jazz Bass (se for os de design original Fender, construídos até o início dos anos 2000, e não esses novos). Manufatura mais "estável", menos sujeita a variações do que os Gianninis, que podem ser bons ou muito ruins.
Dead Pixel
Cara, eu simplesmente não gosto das novas Tagimas, acho que isso resume minha opinião.
Abç

Snakepit
Veterano
# mar/07 · Editado por: Snakepit
· votar


O que vcs acham de comprar isso:

http://cgi.ebay.com/2007-American-Fender-Stratocaster-Strat-DELUXE-BOD Y-USA_W0QQitemZ200088928103QQcategoryZ41406QQrdZ1QQcmdZViewItem

Mais isso:

http://cgi.ebay.com/Genuine-Fender-American-Deluxe-V-Neck-Maple_W0QQit emZ110103617610QQcategoryZ47069QQrdZ1QQcmdZViewItem

Sera que isso presta? É muito barato...
Faltaria comprar mta coisa, como caps noiseless (U$100), pickguard (U$15), tarrachas (U$100), uma ponte e todas as ferragens... mas mesmo assim sairia por quase a metade do preço.

adriano flores
Veterano
# mar/07 · Editado por: adriano flores
· votar


sugesto
vc colocou as tarrachas da condor que tinham uma furação diferente?
como fez pra servir?


eu coloquei uma tarraxa apenas pois tinha quebrado uma antes, daí fiz dois furos e apertei ela no local só que por ser maior a borda dela pegou um pouco na original mais deu pra apertar assim mesmo, o importante é que serviu e a guitarra esta funcionando, blz? se quiser tiro uma foto depois pra você ver.
abçs,
-Adriano.

Kasp
Veterano
# mar/07
· votar


Sei que aqui eh o Forum de guitarra, MAS... preciso de opinião de um luthier.
vamos lá:
eu achei um Giannini 12 cordas velhão aqui na minha cidade.
O braço dele soltou e o antigo dono, ao invés de levar num luthier pra consertar, parafusou o braço..
Resultado: a cabeça do parafuso ficou do lado de fora, em cima da 11ª casa da escala.
fora isso, o violão tá até num estado bem conservado (nem o graço está empenado).
tão pedindo R$150,00 nele
alguém sabe dizer se vale à pena financeiramente comprar e mandar prum luthier dar jeito? Mesmo que seja pro luthier fazer um braço novo?!?! ou seria apenas transferência de dor de cabeça?
infelizmente n tem como eu pegar o violão pra levar pro luthier analisar...
valeu, galera

Persona
Veterano
# mar/07
· votar


Maurício, e qual seria o preço de cada um: o Tagima Jazz Bass está na faixa de preço entre R$750,00 e R$900,00 e o Giannini AE08B entre R$1.000,00 e R$1.300,00 valores esses que eu acho um pouco caro para ambos... estou certo ou os preços justos para os dois modelos seriam esses mesmos?

Dead Pixel
Veterano
# mar/07
· votar


Fábio Seiji
è mesmo...
se eu for ficar com ela...eu vo somente dar um up nela dps q acabar a garantia...estou decidindo ainda...
mto obrigado pela opinião!

Mauricio Luiz Bertola
Então cara...haveria algum motivo em especial por tanto ódio???? hehehe...
Mas sério...pq q vc nao tem gostado delas???
Obrigado pela opinião!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


Kasp
Esses Gianninis, dependendo de uma série de fatores são bem interessantes, eu tive um, que agora pertence ao guitarrista e produtor Rogério Lopes (Banda Vitória Régia e Rio Jazz Orquestra). Agora, R$ 150 por um instrumento nessas condições, não dá.
Persona
Esses preços estão altos, o do Giannini em particular está absurdo. Pague, no máximo entre R$ 500 e R$ 600.
Dead Pixel
Cara, eu não sinto ódio de nada....
Bem, a qualidade geral da manufatura das Tagimas decaiu; madeiras verdes, o que ocasiona instabilidade nos braços, e o design, que está muito feio e equivocado (instrumento tem que ter beleza e funcionalidade).
Abç

Dead Pixel
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tenho q concordar com vc...
aquele headstock em formato "bico de papagaio" não é dos mais agradáveis de ser vistos...
mas fazer o q né...
Agradeço a opinião!!!
Abraço!!!

Thedekai
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ei Bertola a chave allen que é usada para ajustar o tensor do braço é de tamanho diferente daquela normal que se usa para travar o lock nut de guitarra com floyd não é? teria algum numero aquela chave, para mim saber exatamente o tamanho se eu procurar numa loja de ferramentas?
abração

Kasp
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e qto vc acha q valeria um violão nessas condições?
outra coisa.. vc acha q tem concerto?
valeu

..Feeling..MF
Veterano
# mar/07
· votar


Fala Galera,

Poxa, liguei na Made in Brazil, na Hendrix, na PlayTech, na Vintage, na Gang e no Edmar Luighi e num consigo achar ponte Tune-o-Matic.....

Onde posso achar ? Vou ter que ir na Teodoro cavucar lá ?

Abraços

baboni
Veterano
# mar/07
· votar


e ai galera blz??
to numa duvida aqui cruel!!!
é sobre a ponte com piezo!!
comprei ela mas nao instalei um pré pra nao escavar a guitar!!
Alguem sabe se teria como eu montar esse pré fora da guitar tipo um pré externo e se vai ficar a mesma coisa se instalasse o pre na guitar!!! valeu galera

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


Thedekai
Cara, a medida da chave (e do tensor) é muito variável. O ideal é vc comprar um jôgo de chaves inteiro e medir qual a se encaixa perfeitamente no tensor.
Kasp
Uns R$ 50, no máximo, até porque este concerto dará trabalho e sairá caro.
Dead Pixel
A alguns meses eu fiz um "up-grade" numa dessas Menphis de um cliente e transformei aquele horrível "headstock" de gancho de açougue em telecaster. Ficou muito mais bonito.
baboni
Para a instalação deste dispositivo o corpo terá que ser escavado orbrigatóriamente.
Abç

Metal_Forever
Veterano
# mar/07
· votar


aew galera eu troquei as cordas da minha guitar de 0.9 pra 0.10...
e percebi que ela desregulou...
o que eu tenho q fazer pra regular ela...
sem precisar levar no luthier to meio quebrado...
vlwss

Thedekai
Veterano
# mar/07
· votar


Metal_Forever

vou responder essa para o bertola
bicho, se tu não saca nada de regulagens eu não recomendo vc mexer na tua guita
primeiro, qual o tipo de ponte dela? se for floyd rose vai te dar uma boa dor de cabeça para regular, e tem que se regular o braço tambem, o que eu acho perigoso para quem nunca mexeu com isso
abraço

Fábio Seiji
Luthier
# mar/07
· votar


..Feeling..MF
Qual acabamento vc tá procurando?

baboni
Ainda não trabalhei com piezo, só fiz alguns testes, porisso não posso opinar =P

Metal_Forever
Primeiro vc precisa saber o que está desregulado; faça uma boa busca nos tópicos, que existem vários ensinando as verificações e regulagens; mas todos necessitam de muito cuidado e bonsenso.

Persona
Veterano
# mar/07
· votar


Maurício, e você saberia de alguma loja, ou alguém que tenha um Tagima Jazz Bass para venda nessa faixa de preço (R$500,00 / R$600,00)? Estou procurando já faz um tempo mas até agora o mais barato que eu encontrei foi no valor de R$800,00...

juninho_music
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola


mesmo tendo só um volume um tone e um switch de 3 vias? qual potenciômetro eu troco? terei q colocar algum a mais?

..Feeling..MF
Veterano
# mar/07
· votar


Fábio Seiji

Fala cara !
Tô procurando com acabamento dourado (as ferragens da guitarra são douradas)..... Queria Gotoh ou alguma outra boa.... Num sei mais nenhuma marca.... Ouvi falar da Schaller (é assim que escreve?) Mas não sei se é boa ou não....

Sabe onde arrumar ?

Abraços !

gualtersouza
Veterano
# mar/07
· votar


Bom dia pessoal.
Sou Gualter e estou fazendo uma Strato num luthier, com a seguinte configuração:
Ponte: cap DiMarzio duplo,
Centro/Corpo: Condor/Kent Armstrong Single
Braço Condor/Kent Armstrong Single.

Vi um material na internet sobre trocar os controles de tom por botões push-pull para aumentar a variedade dos timbres. Se eu trocasse o cap do braço por outro duplo, segundo esse autor, eu poderia ter algo como 16 timbres diferentes. Alguém já fez algo assim? Vale a pena realmente?
Grato. Gualter.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)