Não consigo tocar rápido

Autor Mensagem
Blue Jazz
Veterano
# ago/06 · Editado por: Blue Jazz
· votar


É muito difícil dar esses toques à distância... sem ver o que está acontecendo. De qualquer jeito, toque na frente do espelho e observe seu trabalho de mãos esquerda e direita... o ideal é que:

1) o braço direito esteja próximo ao corpo - o antebraço é que se "mexe".
2) o polegar da mão esquerda esteja sempre "paralelo" ao dedo médio.
3) os dedos da mão esquerda se distanciem o mínimo do braço quando não estiverem tocando.
4) a mão direita tenha um apoio firme, o mais usual é "pulso colado na ponte" - nesse caso existem outras possibilidades. Uma delas pode ser usada "em cima" de todas as outras, que é passar todo o movimento para o antebraço, principalmente nos momentos de "arrancada".
5) Palheta conta muito, compre modelos diferentes e teste-os! Não deixe de dar uma olhada nas Dunlop Stuby 3.0, Dunlop Jazz II e III, Fender Heavy. Em todos os casos deixe apenas um "pontinha" da palheta pra fora e nas abordagens de maior velocidade não se esqueça de aumentar a inclinação. Tocar com o lado "redondo" da palheta - à la Scott Henderson - também pode ser uma boa... TESTE !!!
6) Qual é a posição de sua guitarra? Na boa, se estiver baixa demais pode comprometer bastante a performance... nem todo mundo tem aqueles braços compridos do Jimmi Page! Então, preste bastante atenção em todo posicionamento geral e teste...
7) Por fim feche os olhos e SINTA: está tenso ao tocar? Tensão trava!

Procure ser bastante detalhista e consciencioso do que estiver fazendo...
Ah, e suba a velocidade somente quando o que estiver tocando no nível atual já esteja claro, limpo e quilibrado, não tente passar a carroça na frente dos bois! Lembre-se: barco que rema devagar chega na frente!

r2s2
Veterano
# ago/06 · Editado por: r2s2
· votar


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D--------------------------------4-----4-5--etc--------
A-------3-----3-5---3-5-7-3-5-7----5-7-----------------
E-3-5-7---5-7-----7------------------------------------
Puta exercício bom esse q o Panucci passou !!!!

aumentou meu nível !! rsrsr
fazer rapidao fica muito loco


Chamam isso de métrica, vc pode fazer métrica de 3x3, 4x4 etc, essa aí é de 4x4 pra frente, a de 3x3 pra frente seria assim:

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------4---4-5-4-5-7--etc------
A------------3---3-5-3-5-7-5-7---7---------------------
E--3-5-7-5-7---7---------------------------------------


r2s2
Veterano
# ago/06 · Editado por: r2s2
· votar


Tem a métrica que vai e volta tb, que de 4x2 é assim:
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D---------------------------------------4-------4-5----
A---------3-------3-5-3---3-5-7-5-3-5-7---7-5-7--------
E---3-5-7---7-5-7-------7------------------------------E vai embora, entendeu? É 4x2 pq vai 4 e volta 2

Fernando de almeida
Veterano
# ago/06
· votar


Blue Jazz
1) o braço direito esteja próximo ao corpo - o antebraço é que se "mexe".
OK, faço certo.

2) o polegar da mão esquerda esteja sempre "paralelo" ao dedo anular.
Paralelo como? Na mesma direção ? Geralmente o meu polegar está na mesma posição que o dedo médio!

3) os dedos da mão esquerda se distanciem o mínimo do braço quando não estiverem tocando.
Isso eu não consigo fazer!!! Existe algum exercício que me ajude a corrigir isso??

4) a mão direita tenha um apoio firme, o mais usual é "pulso colado na ponte" - nesse caso existem outras possibilidades. Uma delas pode ser usada "em cima" de todas as outras, que é passar todo o movimento para o antebraço, principalmente nos momentos de "arrancada".
OK, faço certo!

5) Palheta conta muito, compre modelos diferentes e teste-os! Não deixe de dar uma olhada nas Dunlop Stuby 3.0, Dunlop Jazz II e III, Fender Heavy. Em todos os casos deixe apenas um "pontinha" da palheta pra fora e nas abordagens de maior velocidade não se esqueça de aumentar a inclinação. Tocar com o lado "redondo" da palheta - à la Scott Henderson - também pode ser uma boa... TESTE !!!
Uso palhetas de 1,5. Vc acha que mais grossas seria melhor??? Ja tentei com uma 2,0 não tive um bom desempenho.

6) Qual é a posição de sua guitarra? Na boa, se estiver baixa demais pode comprometer bastante a performance... nem todo mundo tem aqueles braços compridos do Jimmi Page! Então, preste bastante atenção em todo posicionamento geral e teste...
OK, faço certo.

7) Por fim feche os olhos e SINTA: está tenso ao tocar? Tensão trava!
Por algum motivo eu sou um tanto tenso na hora dos solos, eu não sei porque. Se for só base vai sem problemas agora solos ...

Blue Jazz
Veterano
# ago/06 · Editado por: Blue Jazz
· votar


Ops Fernando, troquei as bolas, o polegar tem de estar paralelo ao dedo médio mesmo, desculpe esse pobre velho gagá.

Lembra do exercício que postei, pra independência dos dedos? Faça as 24 variações subindo e descendo na 5º casa, devagar, e tente levantar o mínimo possível os dedos da mão esquerda que não estiverem tocando no momento. Importante lembrar que, no caso da direção ser rumo à ponte (1234 por ex) o dedo que vc colocar "fica" e na direção contrária você tem de retirar o dedo que "tocou" a última nota (4321 por ex)... no caso de 1243 > coloque e deixe os dedos 1,2 e 4 e no momento do 3 retire todos - exceto o prório 3, ok? Ao colocar os dedos 124 o 3 deve se manter próximo à corda, pra ser usado, e assim por diante. Os dedos que vc retirar não devem se levantar demais, só o bastante pra corda soar.

Quanto à espessura das palhetas, a medida acaba ficando em 2º lugar diante do formato das mesmas... uma Dunlop Scubby 3.0 tem o corpo "grosso" e a ponta "fina", não segue um padrão "reto". O negócio é testar, testar... testar.

Acho que a tensão é seu maior problema. Relaxe cara... como o Eddie Van Halen diz, tocar é igual fazer sexo: se vc ficar se preocupando demais com sua performance fica tudo uma m*! Procure sentir sempre seu corpo ao fazer os exercícios e tente relaxar as partes tensas. Tente sentir cada "pedaço" de seu corpo envolvido com o processo. Tocar tenso trava, dá tendinite, problema de coluna, é um inferno! Uma coisa que você pode fazer é os tais exercícios de independência e de graus conjuntos apenas encostando levemente os dedos da mão direita nas cordas, sem apertá-las... bem de leve... cada vez mais leve. Isso vai te dar uma noção de força necessária muito grande, além de ajudar a relaxar. Um amigo do Fórum de Violão Erudito http://www.violao.org/index.php?s=dad07256568bd25a87e63e79c2759f61&sho wforum=2 teve de tocar TUDO um mês assim a pedido de seu professor, funcionou que foi uma beleza - o cara atingiu um belo nível de relaxamento ao tocar, e olha que ele tocava tenso pacas, a ponto de sentir fortes dores.

Aliás, aulas de violão clássico te fariam MUITO bem, pense em procurar um bom professor... vá por mim, isso vai te ajudar demais!

BlacK Dog
Veterano
# ago/06
· votar


Fernando de almeida
Do cool edit?

http://rapidshare.de/files/4049338/Cool_Edit_Pro_2___2.1___Serial___PD F_Manuals.zip.html

O audacity vc pode achar em sites que nem o baixaki!

Gabriel Messias
Veterano
# ago/06
· votar


Nada de mais fritação naum eh nd de mais

Poison Lord
Veterano
# ago/06
· votar


caramba muito foda os exercico
=)


vou pegar eles aqui

Fernando de almeida
Veterano
# ago/06
· votar


Gabriel Messias
Nada de mais fritação naum eh nd de mais
Sei brow, é que quero ser completo, feeling, musicalidade, técnicas (todas possíveis), fritação, etc ...

Poison Lord
caramba muito foda os exercico
É mesmo, eu copiei aqui e colei no Word, dei uma editada (juntei com outro exercícios de outros tópicos), imprimi e mandei encardenar e ficou uma apostila muito legal, bastante ingormações, exercícios ...

Peppe
Veterano
# ago/06
· votar


Aproveitando que esse tópico rendeu, vou postar uma dúvida com relação a METRONOMO, que muitos aqui falaram que é bom para aumento de velocidade e tal.....usei a busca e não encontrei nenhuma resposta definitiva...em cada tópico as pessoas falam coisas diferentes, então:

Como se estuda com um METRONOMO ??? Eu regulo ele pra 120bpm e toco as notas junto com a batida, ou, regulo ele pra 40bpm e toco durante os intervalos das batidas ??? Depois eu vou aumentando a velocidade, isso eu sei...tô colocando esses valores só pra tentar especificar minha dúvida...valew galera !!!!

r2s2
Veterano
# ago/06
· votar


Cara, depende, o ideal é dividir o tempo, em 2, 3, 4 etc.... então vc coloca o nºo de notas dentro de um tempo

r2s2
Veterano
# ago/06 · Editado por: r2s2
· votar


exemplo, T é tempo e n é nota:

T-----T
n--n--n

Entendeu? esse é com 2 notas, mas dá pra pôr um monte

Pode ser de 3:

T---------T
n--n--n--n

e assim vai, cada intervalo desses tem um nome.

r2s2
Veterano
# ago/06 · Editado por: r2s2
· votar


São as divisões do tempo, que estão na partitura, se tivesse como pôr aqui ia ser mais simples de explicar, pq imagino q vc num saiba o que é uma mínima, semínima etc né?
Pois então, procure por aí, tem sites que ensinam, eu não conheço nenhum, tem outras pessoas no fórum que te responderiam melhor sobre onde achar isso

Peppe
Veterano
# ago/06
· votar


r2s2

Cara sua explicação ta bem legal sim...minha dúvida é mais "como usar mesmo" pq eu quero é treinar exercício as, patterns de escalas, licks, coisas pra aumentar a agilidade/velocidade.....esse esquema da duração das notas é mais pra música mesmo, né....então tipo assim, um exercício básico, 1234 eu defino o andamento tipo 90BPM e faço:

T - - - - T
1 2 3 4 1

e vou aumentando aos poucos....acho que ta entendido...pelo menos com exercícios.....agora licks e frases prontas acho que pode ser um pouco mas complicado...

Alexi Laihooo
Veterano
# ago/06
· votar


Fernando de almeida
treina o 1234 bem devagar e apertando o mais forte possivel!... depois de 2 meses volte aki e veja como vc vai estar

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


Alexi Laihooo
treina o 1234 bem devagar e apertando o mais forte possivel!... depois de 2 meses volte aki e veja como vc vai estar

Puts a parada funciona mesmo.

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


Galera do FCC:

Neste tópico que eu abri, estou conseguindo muitos resultados legais, indico a todos os exercícios aqui postados.
Adicionalmente aqui vai o link de mais um exercício muito bom tb:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/147740/


ABR

Fernando de almeida
Veterano
# dez/06
· votar


Caramba
ao menos nos ligado (hammer on) estou bem melhor, só tenho melhorar as palhetadas que aonda não está legal ....

lobz
Veterano
# dez/06
· votar


só tenho melhorar as palhetadas que aonda não está legal ....
na minha opinião a coisa mais dificil de velocidade é a palhetada, po eu treino uma hora de escala por dia e não melhora tem dia que eu desisto

ki_suco
Veterano
# dez/06
· votar


eu também não tava conseguindo tocar muito rápido
daí foi só mudar o posicionamento do dedão da mão esquerda e o modo de pegar a palheta que a coisa "fluiu" melhor... mas ainda tá bem meia-boca hehe
eu tava com o dedão por cima da escala, é bom pra fazer bends, mas numa passagem mais rápida prejudica bastate

thiaguinhu
Veterano
# dez/06
· votar


cara ...treina primeiro a palhetada ...e posicione a mão corretamente ...estilo garras de águia ...não levante mto os dedos deixe-os bem próximos da corda ... esse é o segredo. O Metrono ajuda e mtooooo tem uns na net pra baixar ... tem um legal q alem de emitir o beep, ele pisca uma luz ....aí qdo vc estiver fera ...tira o beep e pega o tempo só de olhar pra luz.

vstram
Veterano
# dez/06
· votar


Use o Guitar Speed Trainer:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/96027/

Zacky
Veterano
# dez/06
· votar


Pessoal !
Respondam minha duvida aproveitando ...
Eu tocava com meu pulso em cima da ponte , então resolvi mudar p/ o pulso na ponte mas pegando um pouco das cordas para melhorar quesitos de abafamento ?
É um jeito certo ou válido ?

=)

Zacky
Veterano
# dez/06
· votar


Ah , quanto ao Fernando esta é minha dica :

AH 1 mês eu baixei o DVD Roc Disciplines do John Petrucci , ele passa desde exercicios simples á complexos , além de explicar técnicas de aquecimento , alongamento , jeito de ganhar velocidade e teoria de acordes .

Dá uma olhada !

Fernando de almeida
Veterano
# fev/07
· votar


Galera, a mão esquerda já melhorou muuuito, mas estou com problemas com a mão direita .... troquei idéia com uns camaradas guitarristas e eles falaram que minha mão direita está muito dura a ponto de atrapalhar a palhetar com velocidade ...

Vcs, teriam um exercício bom para a mão direita???

Vi uns na busca aqui do FCC, eles seriam bons exercícios???

Abr.

Junior GuitarSP
Veterano
# fev/07
· votar


mao dura? esmunheque como o clodovil e o leao-lobo que vc resolve hehehe

Robson Mattos Rezende
Veterano
# fev/07
· votar


Po cara eu não sei se funciona, mas quando eu comecei a tocar o meu ex-professor sempre me fez usar metronomo, ele dizia que o metronomo ia me ajudar com velocidade e sincronia das mãos. Bom se isso é verdade não sei, mas sei q uede tanto usar metronomo eu consegui fazer as minhas mãos entrarem em sincronia. Eu dou cretido ao metronomo, porque nunca me passaram exercícios especifícos de mão direita.

André27
Veterano
# fev/07
· votar


Ótimo Tópico, merecia um FIX.
Os exercícios que o Panucci e o Alex postaram na 1º página são excelentes. Se quiser uma dica de metrônomo baixe (compre) um programa chamado Adobe Audition. Ele é ótimo pra gravações e vem com um ótimo metrônomo. Boa sorte.


André27
Veterano
# fev/07
· votar


Fernando de almeida

Minha mão direita tb insiste em "travar"as vezes.
Vc pode treinar palhetas alternadas na sequência 1234 mesmo mas saltando de 2 em duas cordas, exemplo:

e------------------------------------------1 2 3 4--------------
B----------------------------------------------------1 2 3 4----
G--------------------------------1 2 3 4------------------------
D------------1 2 3 4--------------------------------------------
A-----------------------1 2 3 4---------------------------------
E---1 2 3 4-----------------------------------------------------

LuizLaiho
Veterano
# fev/07
· votar


adorei esse tópico. Toco faz tempo e tenho dificuldade em evoluir qanto a velocidade pelo fato de não ter tempo para praticar (mesmo tocando semanalmente com minha banda e ensaiando direto)...

mas uma coisa é certa, o que evoluo em velocidade, só tem uma causa:

metronomo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não consigo tocar rápido