A crise das bandas covers de rock antigo

Autor Mensagem
pouca idade
Veterano
# fev/06
· votar


esse topico ta show, por favor!! naum fechem!!

Unfeelingness
Veterano
# fev/06 · Editado por: Unfeelingness
· votar


O Blackmore só sabe escalas pentatônicas cara! vc tá de zoeira né?? rsrs
Nem encosta a mão na alavanca daquela Fender para não desafinar...

Mas, é impressionante como os guitarristas do feeling e sua horda de fanáticos gostam de porcaria...

Uma vez, eu estava olhando o céu, e no sítio ao lado tinha uns caras fazendo um barulho lá. Cheguei lá e pedi para o dono do equipamento deixar eu dar uma canja. Fazia 4 anos que eu não tocava guitarra, e eu já tava bêbado. Me arrisquei portanto. Ele tinha duas Tagimas: uma tipo Fender com braço escalopado e 3 captadores simples e outra tipo Taffo com Floyd Rose. Ele foi tão legal comigo que deixou eu escolher com qual guitarra eu iria tocar. Escolhi a com Floyd. As cordas estavam todas enferrujadas, e no primeiro bend de um tom e meio eu quebrei a corda. Fudeu! aí foi aquela correria: peguei a tipo Fender, só que ela estava desafinada. Afinei ela, e de novo: no primeiro bend de um tom e meio quebrou a corda de novo. Só me restou uma alternativa: tocar com a guitarra toda desafinada e faltando a primeira corda. Tocamos umas músicas de improviso, entre elas "Breaking All The Rules', do Frampton. Qdo eu terminei, para minha surpresa, todos aplaudiram. Aí eu desci do palco e só tinha fã do Jimi Hendrix ali, pois os caras vieram me dizer: "é isso aí cara, vc detonou, cara bom toca com guitarra desafinada e tal". E eu suspirei e disse de mim para comigo: 'putz que sorte' (logo eu que detesto guitarra desafinada).

Tisc, tisc

Midgard
Veterano
# fev/06
· votar


Unfeelingness

e dai?

jABUGApACATO
Veterano
# fev/06
· votar


Puta qui pariu!! até que enfim apareceu um concordando comigo. Valeu!!! rs

mas aí que entra o feeling, que é saber expressar alguma coisa legal com essas 12 notas... não precisa de fórmula matemática nem ficar se ********** estudando técnica pra tocar a trocentos bpm...

aratohendrix
Veterano
# fev/06
· votar


O Blackmore só sabe escalas pentatônicas cara! vc tá de zoeira né?? rsrs
Nem encosta a mão na alavanca daquela Fender para não desafinar...



O Problema é o q vc faz com essas escalas pentatonicas. Assim como vc faz merda com ela vc tbm faz algo bom.

Midgard
Veterano
# fev/06
· votar


Blackmore só sabe escalas pentatônicas cara

se ele jah eh genial soh sabendo essa imagina se soubessa as outras

aratohendrix
Veterano
# fev/06
· votar


Pescador...Uma vez, eu estava olhando o céu, e no sítio ao lado tinha uns caras fazendo um barulho lá. Cheguei lá e pedi para o dono do equipamento deixar eu dar uma canja. Fazia 4 anos que eu não tocava guitarra, e eu já tava bêbado. Me arrisquei portanto. Ele tinha duas Tagimas: uma tipo Fender com braço escalopado e 3 captadores simples e outra tipo Taffo com Floyd Rose. Ele foi tão legal comigo que deixou eu escolher com qual guitarra eu iria tocar. Escolhi a com Floyd. As cordas estavam todas enferrujadas, e no primeiro bend de um tom e meio eu quebrei a corda. Fudeu! aí foi aquela correria: peguei a tipo Fender, só que ela estava desafinada. Afinei ela, e de novo: no primeiro bend de um tom e meio quebrou a corda de novo. Só me restou uma alternativa: tocar com a guitarra toda desafinada e faltando a primeira corda. Tocamos umas músicas de improviso, entre elas "Breaking All The Rules', do Frampton. Qdo eu terminei, para minha surpresa, todos aplaudiram. Aí eu desci do palco e só tinha fã do Jimi Hendrix ali, pois os caras vieram me dizer: "é isso aí cara, vc detonou, cara bom toca com guitarra desafinada e tal". E eu suspirei e disse de mim para comigo: 'putz que sorte' (logo eu que detesto guitarra desafinada).


i é verdadi? é sim sinhô, quem me contou foi um pescadô

Atum Bluesman
Veterano
# fev/06
· votar


Musica se resume a bom gosto. ñ importa se eh uma nota ou 1000000 oq vale eh ser tocada da forma certa no momento certo.

The Splinters
Veterano
# fev/06
· votar


Atum Bluesman
\o/

Midgard
Veterano
# fev/06
· votar


Atum Bluesman

concordo lol

Unfeelingness
Veterano
# fev/06
· votar


Puta qui pariu!! até que enfim apareceu um concordando comigo. Valeu!!! rs

mas aí que entra o feeling, que é saber expressar alguma coisa legal com essas 12 notas... não precisa de fórmula matemática nem ficar se ********** estudando técnica pra tocar a trocentos bpm...


Cara, vamos deixar uma coisa bem clara: quem não tem feeling, não sabe tocar guitarra.
Como se produz o feeling? através da técnica: ligadura, bends, slides, "blue notes", vibratos com alavanca ou não. Os guitarristas de baile por exemplo possuem um vibrato de mão invejável. Eu mesmo confesso que nunca consegui reproduzir aqueles vibratos. Entretanto, nunca vi guitarristas de cover reproduzindo os vibratos de alavanca do Van Halen, e as técnicas de Floyd Rose do Steve Vai - aquele tapinha que vc dá na alavanca e treme a nota - é um tipo de técnica pouco estudado. E vc não precisa ouvir o Steve Vai para aprender ela e aperfeiçoar a mesma. Basta vc fica fuçando que logo vc descobre uns vibratos nervosos.

É lógico que existem coisas legais que os caras fazem e nós tentamos copiar. As coisa legais devem ser copiadas.

Só que, o que eu quero dizer, é que, qdo vc fuça, vc acaba descobrindo coisas legais que, por puro acaso, às vezes coincide com as coisas legais dos outros guitarristas.

Cadê os guitarristas de cover que reproduziram as técnicas de alavanca do Steve Vai e do Van Halen???

Midgard
Veterano
# fev/06
· votar


ok :)

squee
Veterano
# fev/06
· votar


O Blackmore só sabe escalas pentatônicas cara! vc tá de zoeira né??
o Blackmore só sabe pentatônicas? antes de falar merda vá se informar. Blackmore difundiu a menor harmonica no rock, usou muito bem os modos gregos dando a intenção que ele queria na música (especialmente o dórico) fora os sweeps e truques e bla bla bla. Pare de falar merda, seu fulho d euma puta

MILK
Veterano
# fev/06
· votar


guitarra baseado no Método Científico

Unfeelingness

eh!!! mesmo filhota

aratohendrix
Veterano
# fev/06
· votar


Unfeelingness
Aqui ó

Unfeelingness
Veterano
# fev/06
· votar


Blackmore só sabe escalas pentatônicas cara

se ele jah eh genial soh sabendo essa imagina se soubessa as outras


Genial...

O feeling... o que é o feeling??? esse discurso já podou muitos guitarristas bons e a verdade é a que vemos: as bandas que dão certo são aquelas cujo entrosamento entre os músicos é bem sucedido. Não se trata de o fulano ser melhor que sicrano. Aliás, é precisamente isso que faz as coisas não dar certo em bandas. Os guitarristas rápidos ficam isolados qdo se deparam com os músicos do rock antigo. Mais que isso, eles tendem a "deturpar" o "feeling" do rock antigo.

Eu quero ver o cara pegar uma guitarra ruim, sem ganho, com um amplicador porcaria como um Marshall VS 100 e tirar som disso daí. Isso é que é feeling... não como o Skide Rol, que liga uma Fender Americana em uma pilha de computadores, tudo digitalizado, um equipamento que custa o olho da cara...

Quero ver esses entusiastas do feeling pegar uma guitarra Jennifer e um pedalzinho Super overdrive da Oliver e tirar som disso aí ... hhehheeee

MILK
Veterano
# fev/06
· votar


aratohendrix
bota pra fechar essa merda

Unfeelingness
Veterano
# fev/06
· votar


Se bem que, os entusiastas do feeling sabem tocar bem sem distorção. No caso, para testar o feeling de um guitarrista rápido, seria propor a ele que fizesse um two hands com a guitarra desligada. É um bom teste? o mesmo vale para os guitarristas que usam Strato: vamos desligar as guitarras e ver se o feeling sai mesmo ou se ele é apenas um produto do equipamento.

aratohendrix
Veterano
# fev/06
· votar


MILK
não é uma má ideia, se eu pudesse
mas ainda ta divertido, esse dai pediu pro pessoal aloprar hahaha

Midgard
Veterano
# fev/06
· votar


Nao >:(

Unfeelingness
Veterano
# fev/06
· votar


O Mozart Mello disse em uma entrevista que o grande desafio é vc oferecer um dó maior a um aluno e dizer a ele: "faça música com isso aí".
Da minha parte tá fechado.

fui...

aratohendrix
Veterano
# fev/06 · Editado por: aratohendrix
· votar


Unfeelingness
http://www.ninfetagostosa.com esse vc vai gostar, tenho ctza, entre la, e pare de enxer

Unfeelingness
Veterano
# fev/06
· votar


Unfeelingness
http://www.ninfetagostosa.com esse vc vai gostar, tenho ctza, entre la, e pare de enxer


kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Midgard
Veterano
# fev/06
· votar


safado :)

rka
Veterano
# fev/06
· votar


para de falar e coloca logo alguma gravação sua...

Raissamus
Veterano
# fev/06
· votar


Unfeelingness
jimmy page usava quase q exclusivamente o captador da ponte. uma prova de feeling com esse captador. além disso, vc já ouviu rain song, do led zeppelin. eu acho o arranjo bem complexo.

guitarristas de jazz improvisavam sem saber nenhuma escala. tocavam no instinto e pelo conhecimente do instrumento. do q adianta saber duzentas escalas se nao souber como usá-las de maineira inteligente? a tecnica faz parte da guitarra, com certeza, mas é a musicalidade q definirá a qualidade de alguém. os instrumentos sao feitos para gerar música, logo o mais importante é a musicalidade. a técnica, apesar de importante, nao é o principal, mas sim um recurso facultativo. musicalidade e feeling, na minha opiniao, sao quase o mesmo

Unfeelingness
Veterano
# fev/06
· votar


rka
para de falar e coloca logo alguma gravação sua...

Não. Só daqui a 20 anos, ocasião em que terei estudado a fundo os fundamentos teóricos e práticos da ciência de tocar guitarra, e então, estando já velhinhos esses que vocês idolatram, terei ocasião de teorizar e reduzir toda a teoria de tocar guitarra em um conjunto simples de teoremas blá blá blá blá

kkkkkkkkkkkkkkkk

Brincadeira. Eu sou mais ambicioso que isso. Já basta saber - coisa que o pessoal do feeling não sabe - que tocar guitarra-rock se reduz a uma questão de fórmula de Campo Harmônico e uma porção de técnicas (muitas ainda só o pessoal que estuda no GIT é que sabe; mas nós somos mais amibiciosos, vamos descobrir coisas q eles não sabem). A maior descoberta do rock 'n 'roll já foi feita, quando Chucky Berry descobriu que era possível interpretar o acorde maior como sendo menor, e utilizar a escala pentatônica. E pensar que tem muito guitarrista por aí que não sabe ainda a frase clássica do rock:

________________________55
______________________5755_7
___________(5)(slide)->6_____5->6(slide)
____________________________________7
____________________________________0

(sei lá se alguém vai conseguir ler isso, só toco de ouvido, sou um fiasco na tablatura)

Já já chegaremos ao ponto de solapar os segredos dos jazzistas desmistificando-os tbm. Afinal, se fizermos de conta que um Am7 é dórico, já não muda a sonoridade da música, ao invés de sempre ficar improvisando com ele na condição de eólio???

Chega dessa ladainha rsrs,

Já atingi meu objetivo: espezinhar os guitarristas do feeling que ficaram ao longo de 10 anos fazendo críticas à minha técnica de tocar guitarra. Pode ser limitada, mas eu consegui de maneira suada, honesta, com esforço próprio

******************

Sobre eu ser frustrado por não ter conseguido tirar músicas:

confesso que tentei e não consegui tirar o solo das músicas "The Just Begning", do Kee Marcelo do Europe, e de Jump, do Van Halen.

To cagando e andando para The Wall e as escalas que o Malmsteen copiou do pessoal da música erudita.

E o resto, Big Bosta, a bandinha medíocre Deep Purple (deveria der Deep Medhiocre kkkkkkkkkk), Dream Theather (o pedantismo guitarrístico em pessoa) e suas variantes não me incomoda.

Tchau seus súditos desprezíveis... súditos de impostores pedantes da guitarra....

bocadecachaca
Veterano
# fev/06
· votar


UIHAUIHAUIAHUIAHUIAHUIAHIUAH eu me acabo de rir quando a galera chega por aqui com ar de intelectual musical e fala essas loucuras muito loucas uhUHIUAHIUAHIUAHIUAHUIH

Putz o cara dizer que Mr. Big eh uma bosta, putz uahauihauihauiha

experiencia com a guitarra?? será que ele põe naftalina e tira harmonicos de marte???

AH CARA C TEM SORTE DE CARINHAS COMO O "URUBU REI" NÃO ESTAR MAIS ENTRE NÓS... PQ SENÃO VOCÊ SERIA ALOPRADO E DEFENESTRADO AUHAUHAUHAUHAUHA

Extrapolation
Veterano
# fev/06
· votar


puta q pariu
tem tanta merda ai q nem cheguei na metade

cara, vai chorar pra outro lado vai
toco covers como se fossem minhas musicas, e olha q as minhas tem sim compassos quebrados, harmonias complexas e ritmos doidos
e nao é por isso q eu vo ficar falando mal de quem faz cover de banda com ritmo quadradao

é uma pena mesmo q nao deem importancia ao som novo, proprio, mas falar tanta merda como tu falou...
deus me livre

fique com Jesus

Unfeelingness
Veterano
# fev/06
· votar


Pois é, é uma pena que o ***** rei não esteja por aki, por até agora eu só apareceu guitarristinha do feeling para debater heheheeeee

Falar de Deep Purple...

O único cara que fez tirou leite de pedra do Campo Harmônico foi Chico Buarque. Eu sei que nós estamos falando de guitarra, mas se for para falar de "musicalidade" e "feeling", pq ficar se ajoelhando para esses gringos ignorantes?? o Chico coloca sextas e nonas no baixo... o único que conseguiu "subverter" a lógica do Campo Harmônico. Ouçam "Quem te viu, quem te vê", "Morena de Angola" e "Apesar de Você" e "Construção". João Bosco é bom também, mas Chico é melhor. Da MPB só gosto de Chico Buarque, e tenho um pouco de inveja de sambistas, pq não sei tocar samba. Caetano Veloso é uma bosta.

Pronto, não é isso que se quis? falar de "musicalidade"???

O Dr. Sin copiou alguns temas sabiamente urdidos pelo baixista do Iron Maiden que é o velho Em -> C - D sempre mudando de tom.


**************************************

Coisas que são fáceis mas que ninguém toca no assunto:

Para o guitarrista, qual a diferença de uma nota "normal" e um bemol?? Olha, a diferença só existe do ponto de vista físico, pq se um D é bemol, o número de vibrações dessa nota é menor do que o D normal.

Então os professores de conservatório torturam os seus alunos fazendo eles acreditar que as notas são diferentes, pq um dó é um dó, e um dó sustenido é uma outra nota.

Na guitarra tudo isso é bobagem: se o cara sabe tocar em dó, sabe tocar em todos os demais tons, e portanto só existe uma escala. Só existe uma nota. A ambição de se criar uma epistemologia para o Campo Harmônico consiste em reduzir este último a uma única nota. De certo modo, só existe uma nota no campo harmônico, que é a tônica. Mas note-se que, por outro lado, todas as notas podem se tornar a tônica.

Uma vez a gente estava ensaiando a música "quase sem querer" do Legião Urbana, e o baixista que sabia copiar muito bem aquelas frases chatas do Jetro trull, ficou perdido porque eu estava tocando a música inteira com um acorde só. É, com um acorde só, porque se ela está em G e vai para Am7, C e D, então se vc constrói uma tríade de D9 ou D4, vc cobre a música inteira. Então ele me pediu para fazer aqueles acordes quadrados...

Então, para finalizar, voltemos ao tema do tópico: "A crise das bandas de rock que tocam cover". Essas bandas são culpadas por esse tipo de ignorância: saber COPIAR licks difíceis de bam-bam-bams do rock internacional e não saber como se reduz uma música de 20 acordes a 2 apenas. Ou ao contrário, com Chico Buarque gosta de fazer, tocar uma música de 2 acordes (Morena de Angola), usando uns 20.


Falaram aí que iam aloprar... cadê?? até agora ninguém... heheheeee

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a A crise das bandas covers de rock antigo