Afinal, talento se define quase que totalmente por horas de estudo

Autor Mensagem
The Splinters
Veterano
# mar/06 · Editado por: The Splinters
· votar


Talento é talento. Sucesso sem talento é isso ae.

Paulinho Blumenau
Veterano
# mar/06
· votar


Acho que a discussão mudou de foco.
O que estava sendo discutindo era o quanto bom um instrumentista é tecnicamente, e quanto o mesmo poderia evoluir em relação ao instrumento.
A parte de criatividade, o qual destaca a grande maioria dos músicos que aparece na mídia, não estava sendo discutida neste tópico (a qual está muito relacionada ao talento).

A questão do tópico é: VOCÊ, com um treinamento MUITO DEDICADO, milhares de horas de dedicação (7 , 8 , 9 , 10 mil horas de estudo, desde a infância, passando pela adolescência, até a maturidade), conseguiria atingir o nível TÉCNICO de um Kiko Loureiro, ou Edu Ardanuy, ou Pepeu Gomes (que também é um grande guitarrista brasileiro), ou quem sabe, com mais horas de estudo, chegar ao nível de guitarristas de renome internacional (Steve Morse, Steve Vai, Yngiew Malmsteen) ?

Na minha opinião, qualquer um, que conseguir se dedicar este tempo todo a um instrumento, conseguirá grande sucesso TÉCNICO com o instrumento. Certamente poderá fazer COVER de praticamente todas as bandas do mundo, mas isso não garante a ele a criatividade suficiente para compor músicas que sejam sucessos, o que isso eu considero, TALENTO MUSICAL.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


Muitos tocam alguns instrumentos e poucos se destacam. Os que se destacam são os que passam horas e horas estudando, seja mecanicamente fazendo suas escalas ou fazendo exercício em partituras, ou simplesmente tocando (como é o caso dos autodidatas). O importante é estar sempre com o instrumento na mão em qualquer ocasião para que se destaque entre muitos.

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
discordo de vc amigo
pra mim os q se destacam sao os criativos e originais,logico q o sujeito depende das suas horas interminaveis de treino mas isso é um detalhe, se o cara nao for criativo e nao tiver originalidade ele é só mais um no meio de milhares.

Matheus Mattos
Veterano
# mar/06
· votar


kbza
putz, que isso leitura com feeling?? naum leva 5 minutos pra ler isso cara

Realmente... rapidinho. Mas hj em dia parece que a galera:
- não gosta de ler
- ou não tem interesse por nada
- ou tem preguiça mesmo
:p

Minha opinião pessoal sobre o texto (se é que interessa pra alguém):
Realmente estudo, dedicação e gostar do que faz contam muito. Mas eu acredito sim que algumas pessoas tem mais facilidade que outras... portanto esse negócio de fazer cálculos matemáticos pra mostrar quanto tempo vc precisaria estudar pra ser bom, pra mim só mostra que estudar é importante... nada além disso. Tem gente que demora séculos pra assimilar escalas, intervalos, coisas do tipo. Tem gente que consegue sacar de primeira... vc mostra uma vez e a pessoa já sai fazendo. Lógico que esses dois tipos de pessoas não vão necessitar do mesmo tempo de estudo pra estarem em níveis iguais... enquanto um vai demorar 3 anos pra ficar bom, o outro pode ficar em 6 meses. Aí que entra a idéia de que o primeiro pode ser tão bom quanto o segundo... mas vai ter que se dedicar mais.
Também concordo com o Marisco... quando vc quer muito alguma coisa, ninguém te segura. Ou como diria Magda (lembra do Sai debaixo?): Quando vc quer muito alguma coisa o universo "suspira" à seu favor. hehe

[]s

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/06
· votar


Realmente... algumas tem mais facilidade q outras pra ceertas coisas... mas todos podem atingir o mesmo nivel com dedicação. Agora com relação a coisas como performance ao vivo cara... isso aeh vai ser definido pelo tempo de estudo com o instrumento mesmo, e principalmente a concentração na hora do estudo. Tem gente q se fecha pra estudar.. esses são os melhores. Conheço alguns caras q estudam violino e violao classico.. geralmente os melhores sao os empolgados.. curiosos.. dedicados mesmo.. tem uns q tem facilidade mas n tem vontade.. ate conversei com meu primo q tb estuda violino sobre isso e ele me confirmou. Mas no caso da guitarra é meio diferente.. pois n tem um jeito definido de se tocar, cada um pode se aprimorar em técnicas diferentes, estilos diferentes eh muita coisa pra se dominar.

lula_molusco
Veterano
# mar/06
· votar


Na minha opinião talento é gostar de aprender/estudar/praticar e se dedicar ao instrumento.

Claudio Natureza
Veterano
# mar/06
· votar


nada a ver, talento não tem nada a ver com estudo, senão todo mundo seria Pelé.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/06
· votar


Aliás lembrem-se do beethoven por ex, alguem ja deve ter falado. N tem a facilidade q o mozart tinha, mas ele elevou o nivel técnico no piano. O Mozart em sua época era provavelmente imbatível tecnicamente no piano, mas as peças do beethoven superaram. Na sua época, mozart tbm revolucionou. Portanto, os bons mesmo são aqueles q mudam alguma coisa, os professores serão aqueles q estudam o q os outros fizeram e n fazem nada de novo. E na música clássica tem essa tendencia de os caras se tornarem virtuosos pra tocarem as peças dos grandes mestres da música.. mas dificilmente alguem se direciona hj pra mudar alguma coisa, na música ou no próprio instrumento.

Drinho
Veterano
# mar/06
· votar


Marisco
falou bunito!
concordo com vc!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar


acabo de ler o texto e pensei: caralho, o que eu to fazendo aqui na frente desse micro??

Matheus Mattos
Veterano
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida
acabo de ler o texto e pensei: caralho, o que eu to fazendo aqui na frente desse micro??

Pensei a mesma coisa quando li... se eu não estivesse no trampo já tinha corrido pra pegar a guita.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal, talento se define quase que totalmente por horas de estudo