Talento para imitar x talento para improvisar ou criar

Autor Mensagem
eduardodff
Veterano
# dez/12


Uma coisa curiosa me chamou atenção ouvindo alguns improvisos e covers de amigos do FCC:
É verdade que o talento existe, apesar de que o suor pode compensar a falta de talento do indivíduo em todas as áreas. O talento é a capacidade de você conseguir fazer uma coisa com esforço bem menor que outra pessoa conseguiria, a grosso modo.
Não citarei nomes, mas mesmo o talento para a guitarra pode ser dividido em dois grandes grupos:aqueles que têm talento para pegar um solo e fazê-lo de forma magnífica e aqueles que não conseguem tirar um solo bacana, mas improvisam como ninguém.
Vejo muito isso aqui no FCC, caras que postam covers excelentes e na hora de fazer um improviso numa JAM ou numa BT avulsa não rendem nem 10% do que poderiam!
Isso é falta de treinar improviso, aplicar idéias? Ou simplesmente falta de talento para aplicar sua técnica para criar algo novo?

salton
Veterano
# dez/12
· votar


eduardodff
Essa crítica tem fundamento... falo por experiência própria, sou um grande imitador, hehe, apesar de ter algumas composições próprias... Eu não sou músico profissional, talvez por isso não faça tanta questão de ser original, incrível ou genial. Só não acredito que falte "talento" (essa palavra é terrível) a um músico que alcança/reproduz uma certa execução/timbre com competência..

eduardodff
Veterano
# dez/12 · Editado por: eduardodff
· votar


Eu percebi isso em mim tb, daí o início da percepção disto.
Imito bem, mas improvisar...
Acho que falta na gente o interesse de analisar nos solos os elementos que os grandes mestres usam.
Citando grandes nomes por exemplo, o Gustavo Guerra imita o Satriani como ninguém, mas na hora de compor, o cara não consegue aplicar a técnica esplêndida em criação!

Alan_Domingues
Veterano
# dez/12
· votar


eduardodff

Você chegou em um assunto que já abordamos muito.

A geração GUITAR PRO.

Eu quando comecei a tocar briguei muito com meu tape. O que eu voltava de fita para ficar tirando música, já que eu só conhecia os songbooks para pegar uma versão do solo dos meus guitarristas prediletos. E isto ajuda muito em vários aspectos, didaticamente falando.

Hoje temos TODAS as informações na mão. Desde a tocar guitarra quanto a gravar um CD. Tudo de graça na internet.

Por isso, temos ótimos guitarristas tocando no Youtube.

E eu já comentei também que as próprias empresas brasileiras também estão assim. Estão pegando guitarristas que si quer sabem compor. Mal possuem uma música.

E para finalizar, talento não existe.

salton
Veterano
# dez/12
· votar


eduardodff
Não sei se é esse o ponto, pois nos covers a gente acaba absorvendo os licks dos grandes guitarristas, acho que é mais "medo" de fazer mais do mesmo, ou de soar muito parecido, afinal, as ferramentas são as mesmas.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# dez/12
· votar


Cara, não seria uma questão de criatividade? Em barzinhos pela cidade vejo muitas bandas que mandam covers super bem, tiram certinho. Mas dai quando tocam uma música própria, é super vazia e com arranjos mal trabalhados.
Parece o que falaram acima, guitarrista de youtube...mas na hora de se juntar com uma banda e compor e criar algo bacana, falta criatividade.

eduardodff
Veterano
# dez/12
· votar


Alan_Domingues
A geração GUITAR PRO
Essa foi ótima!!
Não tinha pensado nisso!

renatocaster
Moderador
# dez/12 · Editado por: renatocaster
· votar


O que tem de guitarrista famoso por aí que é apenas um "reprodutor de licks" não está no gibi. O cara vive de tocar covers no Youtube, ganha uma certa fama, faz um nome, etc. Aí depois de um tempo, já com o nome consolidado, o cara resolve gravar algo autoral. Aí vc ouve a música dele e percebe claramente que ele chupou os licks e solos daqueles covers que ele fazia. Fica parecendo uma colcha de retalhos.

Eu não até que ponto isso é bom ou ruim, e de certa forma é até natural vc esperar que numa música autoral tenha elementos das principais influências dele. Só que vc espera um algo novo também, alguma coisa que vc ainda não tinha ouvido ele tocar. E é aí que vc separa o joio do trigo. Eu deixei de ouvir/acompanhar alguns guitarristas até bons por causa disso.

P.S: Estou me colocando na condição de ouvinte, e não de crítico musical ou algo do gênero.

guizimm
Veterano
# dez/12
· votar


Acho que o fundamental mesmo é saber criar, até mesmo pra tocar cover, porque vc pode por sua assinatura e tocar a música de outra pessoa do seu jeito, mas se vc fizer igualzinho já é melhor ouvir o original

Aliisson
Veterano
# dez/12
· votar


Acho que isso é normal.
Todo mundo que começa, começa fazendo covers.
Depois que já ganhou alguma experienciazinha que vai começar a tentar improvisar.
A maioria ainda só toca cover por ter a guitarra como hobbie, no momento em que ela querer levar musica mais a serio,ela vai estudar improvisação e etc.
È o que eu acho.

eduardodff
Veterano
# dez/12
· votar


Acho que o cara que mais influenciou e tem mais clones nos últimos tempos é o Satriani, pô o que tem de clone do Satriani não está no gibi, como disse nosso amigo renatocaster!
Uns caras que acho inovadores, que têm influência de outros guitar herores, mas estilo próprio é o Paul Gilbert, Greg Howe, Eric Johnson, etc.
Eu curto demais o Joe Bonamassa, mas tem horas que parece que estou escutando o Steve Ray Vaughn de Les Paul!

clebergf
Veterano
# dez/12 · Editado por: clebergf
· votar


eduardodff

Eu acho que td depende de onde o cara quer chegar com a música, o improviso assim como a composição e o "cover" precisam de estudos específicos.
O que acontece é que mtas vezes a pessoa quer apenas tocar as músicas do ídolo e isso já deixa o cara feliz com a parada...outros tem a necessidade de criar, inventar...
Ralando, estudando e correndo atrás todo mundo pode fazer qualquer uma das opções mto bem...

Drinho
Veterano
# dez/12 · Editado por: Drinho
· votar


eduardodff

a personalidade resulta de cultura a partir do momento que você abre a cabeça para ouvir diversas coisas porque gosta de verdade essas coisas irão aparecer em sua música como influências saudáveis e não ctrl c ctrl v

eu gosto muito de samba brasileiro, samba rock, bossa nova, rock americano, blues, country, musica pop, musica latina, soul, funk o fusion do alex hutchings por exemplo, até alguma coisa do metal mais nervoso... o que eu não aprendi a gostar ainda é o jazz raiz mas acho que é uma questão de tempo...

Eu atualmente quando me ouço tocar procuro ver o excesso de semelhança com alguém e o que eu consigo notar é que eu tenho semelhança com muitas pessoas, então tem um pouquinho de cada um na minha forma de tocar ou criar uma harmonia e etc e isso é legal porque fica uma mistureba danada e dai sai a minha personalidade.... acho que ouvir bastante coisa é lefgal...

eduardodff
Veterano
# dez/12
· votar


clebergf
Veja um exemplo prático:
Tem caras aqui no FCC, não lembro sinceramente nomes "x" ou y", que fazem uns covers sensacionais, técnica violenta, mas na hora de uma JAM por exemplo, quando o cara tem de improvisar e criar algo em cima de uma base, o cara não sabe o que fazer, não utiliza nem 10% da técnica! Aí vc pensa, poxa esse cara nem tá parecendo aquele do cover "x"

clebergf
Veterano
# dez/12
· votar


eduardodff

Então, no meu ponto de vista isso acontece pq ele aprendeu a tocar a música, mas não conhece as ferramentas que foram utilizadas para criar a música...
O que acontece é que tem muito guitarrista que foca única e exclusivamente o estudo da técnica, ai ele pega as músicas que curte e tem uma dificuldade imensa tecnicamente e treina aquilo até ficar bom, porém ele está apenas repetindo o que pegou, não tem a minima ideia da harmonia e das outras ferramentas que o cara usou para criar o som, ai como que o cara vai conseguir criar algo assim?

silasamilcar
Veterano
# dez/12
· votar


Vamos combinar uma coisa? Nunca mais vamos ouvir um Mozart fazendo música, nunca mais ouviremos Hendrix detonar algo novo. Depois de Hendrix, Clapton, Beck e Van Halen, as coisas começaram a estagnar, raras exceções são Morello e Vai em termos de inovação técnica.
O rock deixou de ser uma fonte de inovação técnica pois a sua proposta, acredito eu, não seja ser fonte inesgotável de técnicas novas e sim ser apenas uma música boa de três acordes. Se alguém quer uma coisa mais trabalhada pode ascender ao Jazz para um upgrade em termos harmônicos e melódicos.
Não estou com isso dizendo que o rock é ruim não... Sou roqueiro até o osso. Mas que a era dourada do rock (em termos de composição) não é hoje, disso tenho certeza, assim como o bom blues era de quem viveu nos campos de algodão, assim também o grande rock era de quem viveu os conturbados anos 50, 60 e 70.
O que eu acho que atrapalha um pouco esse lance de criatividade e aplicação da técnica na criação é o fato de haver muita informação mesmo. Ou seja, não há espaço para que se tente criar por si mesmo, não há influencia para que se toque de forma diferente. O garoto que hoje pega uma guitarra e senta aqui na frente do computador e tem acesso a You Tube com vários caras dando aula de como se tocar, vai fazer é isso mesmo para impressionar os amigos, adquire técnica sem experiência.
Quem começou a tocar como eu, sozinho, e com ajuda de amigos dizendo, "Ah! Não sei como se toca esse solo de Stairway to Heaven não, se vira!", sabe que há um prêmio por se tocar improvisando, tentando fazer um solo tão bonito você acaba por adquirir sua própria identidade. Pode até tocar a mesma frase ou lick de alguém, mas ele irá soar com o seu tempero.
Portanto, acredito que não falte talento, o que falta é a prática do talento.
Para terminar deixo uma questão para se pensar. Quantos solos você já viu o Blackmore, Jimmy Page, Van Halen, Eric Clapton, Jeff Beck, B.B. King repetirem? Será que essa postura não diz nada? Será que essa atitude de tentar o novo não acaba por aguçar o senso melódico e criativo?
Keep the music playing!

ALF is back
Veterano
# dez/12
· votar


esse negocio de talento e dom nao tem nada a ver...o dom e o talento sao vistos pela sociedade como coisas surreais, celestiais, um premio q o cara ganhou quando nasceu e na verdade isso tudo nao faz a menor diferença! quantos mulequinhos prodigios vimos fazendo covers no faustao arregaçando em varios instrumentos com 6~12 anos de idade e hj ngm nem sabe onde o mlk foi parar?
acredito na facilidade e perseverança...tem gente q tem essa facilidade mas nao tem perseverança, nao insisti, nao tem paciencia, e consegue reproduzir algo mais rapido do q outra pessoa q nao tenha, mas uma pessoa q nao tem facilidade mas tem perseverança, disparadamente tem muito mais futuro...é exatamente essa questão q vc levantou...hj em dia tem mto nego underground tocando coveres absurdamente impossiveis de guitarristas absurdamente bons...dependendo de quanto o cara insistir, qualquer um consegue fazer um cover! o merito nao está nisso...o grande merito mesmo acho q esta na composição, onde ele vai aliar tudo q ele tem seguindo mais ou menos essa ordem de importancia: musicalidade, composição, criatividade, dinamica, carisma, timbragem, qualidade da gravação, .............. >>>... >>>>>>>>>>>>> conhecimento teorico, tecnica.
esse é o grande desafio a vencer, mas poucos poe a cara a tapa em composição.
Isso q falei é a minha opiniao e acho q vale pra quem quer chegar em algum lugar na musica...eu, por exemplo, nao tenho nenhuma pretensão com musica além da minha satisfação propria, e isso consigo tocando sozinho, no meu quarto, sem ganhar nada por isso...confesso q nao tiro/ toco um cover completo a pelo menos 5 anos, chutando bem baixo...um pouco antes disso tocava covers de banda de reggae na faculdade ASHUhuasuhaS....mas nas musicas mais "guitarristicas" faz uns 7/8 anos q nao toco cover! mas nesse periodo todo tenho composto alguma coisa, ainda que ruim, mas como falei, me contento com pouco!
resumindo: quem quer ganhar alguma coisa com musica, esquece os coveres! a menos q se contente em tocar em uma banda cover de renome, que sao poucas...mas cada um se contenta com o q gosta!

luiztx
Veterano
# dez/12
· votar


Na minha opinião o que deu uma ferrada com tudo nesse aspecto foi essa era da informação, tipo a pessoa tem acesso a tanta ideia dos outros que fica bloqueada pra desenvolver as proprias.. a um ano e pouquinho eu estava tentando compor algo mais pra brincar (num tenho conhecimento nem tecnica suficiente pra fazer algo realmente "legal") e tipo, era muito dificil fugir das influencias, ai eu decidi voltar a praticar e deixar pra inventar quando eu tiver um repertorio mais seletivo de "informação" musical.. e isso de geração guitar pro é verdade também, tocar guitarra passa a ser basicamente algo mecânico, a arte é quase que totalmente perdida nessa de "ah, vou tirar tal música e postar no face/youtube/qlqr lugar." A idéia central é que com tanta coisa pra olhar, perdeu-se o foco

d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/12
· votar


Como eu nunca consegui tirar um solo, nota por nota, até o final sou suspeito para falar... Acho que tirar musicas por inteiro, certinha, nota por nota, uma das coisas mais chatas do mundo. Mas tem tem gente que acha legal, que se orgulha em dizer que sabe tocar tal musica igualzinho o cara que a compôs.
Enfim, cada um é cada um, nao tem o que é melhor ou pior.

carlcarl
Veterano
# dez/12
· votar


ALF is back
tenho composto alguma coisa, ainda que ruim, mas como falei, me contento com pouco!
quanta mentira!!!rsrsrsrsrs
realmente voce compõe muito mal.rsrsrsrsrs eu ja ouvi.rsrsrsrsrs
tem uns que "talento"demais e outros que vão rapidinho(fritando até queimar os dedos)
como ja dizia o "velho guerreiro":nada se cria,tudo se copia"
a meu ver,uma das poucas possibilidades de surgir um musico livre de tudo o que existe para criar algo diferente do que temos atualmente seria:
desde a gravidez,isolar a gestante durante a gravidez de todo contato com sons e musica e ela tambem não cantar.ao nascimento,isolar esta criança num local com varios instrumentos musicais e deixa-la descobrir por ela mesma estes instrumentos musicais,caso esta criança tenha a curiosidade de explorar estes instrumentos podera criar um novo codigo,uma outra maneira de tocar,compor,criar e claro que quando ela sair pro mundo sera apedrejada por nos que vamos perguntar;ô cara cadê a 100tatônica,ta faltando a quinta neste acorde,que ritmo é esse ai cara?bota um fuzz ai....
pro zé povinho,cover tem que ser tocado igual ao original,se não for assim la vem pedrada,e é dificil tocar igualzinho,por esta razão não critico quem o faz,eu não sei fazer e não tenho a necessidade de faze-lo.
os que se aventuram a fazer algo pessoal esbarram nas exigências dos que pensam que conhecem tudo(isto é comum a grande maioria é técnico de futebol,vai ao médico briga com o doutor por que acha que ele esta errado,critica o neymar,o messi e outros excelentes jogadores e na maioria das vezes nunca deu um chute em uma bola de futebol).na musica não pode ser diferente.
o que fez a diferença nas décadas passadas(sobretudo 60 e 70) é que o mundo estava em ebulição e alguns artistas tinham a liberdade de experimentar e não tinham mêdo de faze-lo.
hoje,idolatramos e criticamos bandas que ja não existem,musicos que não vamos ver tocando ao vivo(talvez jamais) e esquecemos de olhar pra frente e tentar fazer alguma coisa para que d'aqui a uns 40 anos alguem diga:vamos ouvir e copiar o som da" banda X" que em 2012 fazia uma sonzeira.
infelizmante penso que irão falar dos que idolatramos e copiamos hoje.
abç
Carl

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


Algo básico:

Quem copia, nao pode falar que tem talento, até um macaco pode copiar...
A musica é uma arte, e a arte da criação e mostrar seus sentimentos atraves de algo, seja cantando ou tocando... O fato de fazer um cover e mostrar seu talento, está baseado no realidade de colocar o jeito da pessoas e fazer um interpretação da musica, seja qual seja a forma.

Só para acrescentar minha visão.
abç

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# dez/12
· votar


Jeff.gomes
Então ele tem talento em copiar Uai '-' .

eduardodff
Comigo é assim também , eu improviso lindamente , mas quando é pra tocar um solo ''Nota por nota'' não consigo nem a pau .

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


GuitarristaGuitarreiro
Não é talento, qualquer um pode fazer, QUALQUER UM, somente se esforçar e horas e horas de esforço, algum dia ele faz.. exatamento igual, agora colocar o jeito dele, fazer algo diferente, ou até mesmo compor algo legal, isso sim é talento, porque é algo que flui e nao que se estuda.

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# dez/12 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro
· votar


Jeff.gomes
Seguindo o seu raciocinio Então a Ellen , que ganhou o The Voice não tem talento , por que ela só canta música dos outros não é ?

MarcosMalmsteen
Veterano
# dez/12
· votar


guizimm

Acho que o fundamental mesmo é saber criar, até mesmo pra tocar cover, porque vc pode por sua assinatura e tocar a música de outra pessoa do seu jeito, mas se vc fizer igualzinho já é melhor ouvir o original

Isso quando se toca cover é uma coisa chata cara... Toco Deep Purple com a minha banda de covers, mas meu estilo de tocar é diferente, na hora dos solos, tento pegar as principais passagens mas faço a maior parte do solo do meio jeito (respeitando o campo harmonico eh claro).

Ai tem gente que gosta, tem gente q diz que descaracteriza a musica... mas... fazer o q... nao se agrada a todos...

ALF is back
Veterano
# dez/12
· votar


carlcarl
verdade! na hora do "vamo ver", acho q componho melhor do q copio simplesmente pq nao tenho mto tempo pra tocar, entao se passar esse tempo copiando alguem no final apenas teremos 2 pessoas fazendo a mesma coisa! sAHUASUHuhAS
mas nao q eu componha bem! =p

infelizmante penso que irão falar dos que idolatramos e copiamos hoje.
verdade! ach oq daqui uns 40 anos pra mais as pessoas estarão lembrando AINDA dos nossos mesmo idolos, e a musica de hj terá menos impacto...o rock é uma musica nova, recente...ja pensaram q atualmente, em 2012, lembramos de mozart, Bach, Bethoven, etc? quem são os musicos classicos da atualidade? amanhã eles serão lembrandos? nao! só continuaremos lembrando dos genios do passado! infelizmente!

GuitarristaGuitarreiro
se me permite opinar na conversa, acho tbm q esse negocio de "talento pra imitar" nao vira! mesmo q o cara tenha, imitar, copiar, são palavras q dentro dessa frase :"talento para copiar", soam tão pejorativas q a palavra "talento" soa ironica!
quanto ao The Voice, muito bem levantado! a Ellen ganhou, entre outros premios, um contrato com a Universal...ela vai gravar um CD...ok!
será q ela é tao boa compositora quanto é cantora? isso a universal vai descobrir na hora H...na pior das hipoteses, se ela for ruim de composição, cumpre o contrato gravando um CD de covers e pronto, chuta ela e chama o proximo! o mercado fonografico atual é assim, ambicioso! nao sei da Ellen, mas tem um candidato q foi eliminado nas ultimas etapas, Pedro alguma coisa (ou alguma coisa Pedro), ele era estilinho sertanejo (mais estilo raiz), um meio mestiço...CARA! O Q ESSE NEGO CANTA!!!!! além de ser sem duvida a melhor voz q eu ouvi lá (disparado), na primeira etapa do programa ele foi classificado cantando uma musica PROPRIA...confesso q nao lembro como era essa musica, mas foi o unico participante q cantou algo proprio na unica etapa do programa q realmente podia escolher qualquer musica...nas seguintes, eram dadas varias opções e o candidato escolhia, aconselhado pelos produtores...nao podia cantar nada proprio...
entao na minha opiniao o grande erro do the voice e de qualquer programa desse naipe, q elege um cantor, é o de nao dar importancia pra composição propria...até pq o mercado fonografico nao exige isso...os tantos fans do The voice vao comprar o CD da Ellen independente se é cover ou autoral...ngm ta nem aí nao! vender é a lei maxima!
resumindo, o Daniel tirou o Pedro pra deixar o outro michelzinho teló lá...voz de franguinho cantando musicas extremamente batidas do sertanejo universitario...até eu q nao escuto o estilo conheci as musicas q ele cantou! e o cara q tinha PUTA potencial na voz e na composição tomou rumo pra casa!

Richard Guitar
Veterano
# dez/12
· votar


Mas isso é simples, tocar uma música boa já criada é muuuuuuuuito mais fácil do que criar uma música boa. E claro, a palavra boa em arte é subjetiva...

Então, na minha opinião não se pode colocar o "talento para imitar" e o "talento para improvisar" no mesmo patamar.

Outra opinião minha, se para criar já é uma coisa mais dificil do que imitar, imagina criar NA HORA, que é justamente a arte de improvisar.

Abraço.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/12
· votar


Eu quando vou tirar solos, em alguns eu dou a minha pitada, troco algumas linhas por linhas minhas, até pra aguçar a minha criatividade, agora pra improvisar sou muito travado. Com muito esforço consigo criar um solinho bacana, mas improvisar é uma arte que pretendo dominar, ainda estou bem longe.

E eu acho que essa Ellen tem um talento incrível, espero que saia boas músicas, gosto deste estilo de cantar.

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


GuitarristaGuitarreiro
Seguindo o seu raciocinio Então a Ellen , que ganhou o The Voice não tem talento , por que ela só canta música dos outros não é ? (Modo Fresco On) Me poupe ...
Nem sei quem ela é, ela imitava a voz dos outros? imitava as caidas, elevadas, o jeito de cantar? se cantava do jeito dela, com timbre dela, dando enfase e tentando mostrar que ela também é boa, cantando outra musica, "sem imitar", dai sim, ela tem talento, caso é uma copia de alguem, é uma pessoa normal que deve ter ganho no carisma.
"me poupe", ui ui ui...

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# dez/12
· votar


Jeff.gomes
''me poupe", ui ui ui...

hahahahaaha


Acho que exemplifiquei mal , por que nesses negocios de canto tem sempre questão de timbre etc

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Talento para imitar x talento para improvisar ou criar