Autor |
Mensagem |
David.H.Bispo Veterano |
# abr/13
· votar
Também fico me perguntando isso... Eu particularmente prefiro '59 e '59, curto sons mais clássicos e o JB é muito estridente pro meu gosto. Se bem que na guitarra que estou reformando vou arriscar um par mais arisco: tesla opus-1, ponte e braço. Essa combinação de DoMarcio são muito boas, acho o som do Fred MUUUUITO bom, especialmente com guitarras de mogno.
|
MMI Veterano
|
# abr/13
· votar
rcorts
Tem que passar o contato pra galera.
É que o cara é pequeno, trabalha de forma totalmente artesanal e individualizada. Ele vem atendendo luthiers específicos (gente que se dedica mesmo a projetos custom e na definição de luthier dos EUA, não na brasileira), tudo sob encomenda, andou inventando um single muito interessante e inovador, nunca tinha visto. Por isso ele ainda não divulga muito, não tem site para eu botar aqui. Já passei para um colega daqui do fórum, mas só o contato pessoal que ele tem por enquanto. Inclusive, se quiser vir a Sampa e enrolar seu próprio captador, ele dá essa opção. Nada a ver com Rosar ou Malagoli, achei melhor - minha opinião!!!
|
MarcosMalmsteen Veterano |
# abr/13
· votar
Essa coisa de captadores, eu acabo pesquisando tanto... que dá um nó na minha cabeça...
Tenho uma rg que quero colocar dimarzios, pq já tenho uma rg com seymours bem vontada pra metal hi gain...
Queria algo mais versátil, mas nao mto estridente, mas tb nao muito pesado... ta dificil
|
FBlues_rock Veterano |
# abr/13
· votar
A PRS chama o cap da ponte de "Treble" (Agudo) e o do braço "Bass" (Grave), pois devido à posição e os harmônicos que captam, é o que mais se ressalta comparativamente em uma e outra posição. Embora haja outros fatores, considerando o grupo de harmônicos a classificação é bem pertinente, assim como montar captadores que valorizem a característica de cada uma.
Eu uso um JB na ponte e é meio relação de amor e ódio... no começo tinha hora que queria arrancar pois não curtia o timbre, tinha hora que casava muito bem para um solo com aquele OD... Depois que aprendi a usar a saída elevada (high output) e os knobs (principalmente tone) juntos às distorções, ficou quieto no canto dele... rs
Quanto ao '59, se fosse pegar um humbucker do tipo "PAF", pegaria um Lindy Fralin ou um Lollar Imperial, ambos "overwound".
Preferi casar com o Jazz Model, tem o som mais claro, não "anasalado" como os PAF em geral, embora ainda soe "cheio". Excelente clean (jazz, bossa, etc.) e para quem curte usar efeitos. Na época peguei pois apaixonei no som clean dele, mas depois soube que o próprio Seymour usa pois é excelente para efeitos. Para minha surpresa, curti ainda mais com OD e Fuzz.
Meus 5 cents... :)
|
FBlues_rock Veterano |
# abr/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar
MarcosMalmsteen Olhe o Jazz Model da Seymour, deve gostar, na minha opinião casa bem com o que disse buscar, a não ser que procure algum com saída mais elevada pelo estilo.
|
Pepe Le P Veterano |
# abr/13
· votar
Esse lance de recomendar é meio complicado, visto que tem muita gente que recomenda sem nunca ter de fato utilizado, meio na retroalimentação positiva da fama.
Eu já tive o par JB/Jazz.
Na minha opinião o JB não é lá muito versátil não. Ele é bem bacana pra timbres clássicos de Hard Rock, mas com excesso de certas frequências pra outras utilizações. Tendo a opção de defasar já ajuda bastante em alguns casos.
Eu gostava bastante do Jazz, apesar dele ser meio carregadinho nos agudos (mas nada escessivo para um cap do braço). Soa legal com distorção e tem um timbre limpo que me agrada muito (tanto normal quanto defasado).
|
# abr/13
· votar
FBlues_rock Entao cara... minha RG q tem Seymours ela tem Duncan Distortion na ponte e Jazz Model no braço, adorei o cap...
Mas agora eu quero a outra RG, que é prestige com Dimarzios... e qto mais eu leio... ahuah mais confuso eu fico... u.u
|
renatocaster Moderador
|
# abr/13
· votar
MarcosMalmsteen
Esse negócio de escolher captador é um problema sério...por isso que às vezes eu nem penso muito, se eu quero algo com o som mais agudo, ou mais grave, ou mais médio, eu primeiro filtro por esse tipo de situação.
Depois eu parto pro lance do nível de saída...mais alto, mais moderado...Mas ainda sim vc pode acabar não ficando totalmente satisfeito...não adianta, vc só vai ouvir o som do captador quando espetar ele na guitarra. Qualquer informação pré-liminar pode acabar sendo meramente subjetiva.
Mas hoje eu tenho ao menos uma coisa bem definida com relação a isso: Captadores ativos nunca mais, hehehe!
|
# abr/13 · Editado por: MarcosMalmsteen
· votar
renatocaster Então, Esses caps ai... eu passei mto tempo pesquisando antes de trocar, fui ver os caras q usavam e isso me ajudou a direcionar o som da guitarra pro que eu queria... "um som mais pesado, mas com definição", consegui.
Agora, pra outra guitarra, nao queria captadores tao PUNCH, queria algo mais versátil... e como 90% das ibanez sao com dimarzio, to pesquisando os caps... Mas mta gente diz que é bem estridente, e nao curto timbres assim, quero algo versátil mas que nao saia do meu gosto...
Estou pendendo pro Crunch Lab e Liquid Fire ou Air Norton
|
renatocaster Moderador
|
# abr/13
· votar
MarcosMalmsteen
Legal do site da Di Marzio é que tem um gráfico com os níveis de médios, graves e agudos, assim como o output, para cada captador. Dá para se nortear melhor, vintage output, high output...Os outros fabricantes tbm disponibilizam essas informações, mas acho o site da Di Marzio mais claro e organizado.
|
# abr/13
· votar
renatocaster Legal cara bom saber...
Agora... vc disse q captador ativo nunca mais... to pra comprar uma guitarra que eu apaixonei... e ela vem com EMG ativos... é a Schecter Hellraiser... mas nunca toquei mto com cap ativo... Qual foi a razao do seu trauma?
|
renatocaster Moderador
|
# abr/13
· votar
MarcosMalmsteen
Sobre os ativos, eu acho que eles embolam algumas frequências e perde-se um pouco da dinâmica na palhetada. Eu tinha uma Ibanez RG370 com dois EMG-85 e um EMG-S no meio.
A minha sorte é que ao mesmo tempo eu tinha uma outra guitarra com caps passivos e pude fazer essas comparações. A vantagem dos ativos é que não tem chiado nenhum. Mas assim, essa é minha opinião, sei que muita gente gosta desses caps.
|
# abr/13
· votar
renatocaster Mas aí nao seria por exemplo... da construcao do proprio captador? como por exemplo o Invader? ele é passivo, mas ele tem uma saída tão forte que embola em licks e riffs rapidos...
Um cara aqui do trampo me disse "nao sei ao certo pois nao sou profundo conhecedor do guitarrista em questao" que o david gilmour usa captadores ativos... e o timbre dele é indiscutivelmente fantástico (claro, timbre nao requer apenas cap... mas um conjunto de outras variáveis)
|
renatocaster Moderador
|
# abr/13 · Editado por: renatocaster
· votar
MarcosMalmsteen
Mas aí nao seria por exemplo... da construcao do proprio captador? como por exemplo o Invader? ele é passivo, mas ele tem uma saída tão forte que embola em licks e riffs rapidos...
Pode ser...se talvez vc colocar caps ativos de saída moderada (nem sei se existe) a coisa seja diferente. O Steve Lukather (Toto) tbm usa caps ativos e eu curto muito o timbre dele. Mas é como vc falou, envolve vários outros fatores.
Mas a questão dos caps ativos não representa muito na construção do instrumento. Já vi muitos caras experientes dizerem que eles não interagem com a madeira, etc. Por isso que muitos brincam dizendo que para colocar um set de caps ativos basta ter um pau com cordas, hehehe.
|
MMI Veterano
|
# abr/13
· votar
renatocaster
Esse negócio de escolher captador é um problema sério...por isso que às vezes eu nem penso muito, se eu quero algo com o som mais agudo, ou mais grave, ou mais médio, eu primeiro filtro por esse tipo de situação.
vc só vai ouvir o som do captador quando espetar ele na guitarra.
É difícil mesmo. Não resolve nada olhar o som de um artista que usa o captador, muito menos videos do Youtube - talvez uma leve ideia de como ele pode ser no equipamento dos outros, mas não como ele vai ser no seu equipamento.
Acho que um cara precisa ter muita experiência, saber muito, ter usado muito guitarras com os vários tipos de captadores para saber como vai ficar um captador novo numa guitarra. Daí entra o problema do cara experiente entender o que o guitarrista quer, o que incomoda no atual, o que pode ser melhorado e o gosto do sujeito para opinar dentro do monte de opções que existem. Passei um tempão conversando com o Rudy Pensa e seu luthier para eles entenderem e sugerirem um captador para mim, que gostei muito. Com o Lindy Fralin foi parecido, mas bem mais fácil, mas acabou que ele fez 2 sets custom para mim, fora das especificações padrão, que achei muito legais e bem o que eu queria. Mesmo assim, não sei dizer como estes meus captadores soariam em guitarras diferentes, é apenas suposição.
Mas concordo com você, captador ativo nunca mais também! E acho que vou me livrar dos EMG e Seymour que tenho aqui, acho que nunca mais vão entrar em guitarras minhas. Só os Gibson que provavelmente ficam mais um pouco na gaveta...
|
# abr/13
· votar
MMI É difícil mesmo. Não resolve nada olhar o som de um artista que usa o captador, muito menos videos do Youtube - talvez uma leve ideia de como ele pode ser no equipamento dos outros, mas não como ele vai ser no seu equipamento.
Tão difícil, que pra mim chegar nessa configuração, eu li, reli, inssurnei meio mundo, e levei 4 anos pra botar 2 captadores na guitarra... Mas... gostei do resultado hauahuah
E acho que pra outra guitarra vai levar mais ou menos o mesmo tempo hauhauhuha
|
MMI Veterano
|
# abr/13
· votar
MarcosMalmsteen
Hoje em dia, no seu lugar, eu mandaria fazer um captador do jeito que quisesse. É que esses "handmade" refazem se não ficar do jeito certo.
|
renatocaster Moderador
|
# abr/13
· votar
MMI
Hoje em dia, no seu lugar, eu mandaria fazer um captador do jeito que quisesse.
Pretendo trilhar esse caminho quando eu tiver uma outra guitarra customizada, ou até mesmo quando comprar outra. Na atual não é o caso mexer. Penso em juntar características de dois caps diferentes em um só, e por aí vai.
|
# abr/13
· votar
MMI renatocaster
É seria uma boa, mas acho que não conheço ainda o suficiente de captadores pra entrar numa empreitada dessas...
|
MMI Veterano
|
# abr/13
· votar
MarcosMalmsteen
Não acho que precisa conhecer tanto. É questão de dizer o quanto de ganho gosta, o quanto quer de graves e agudos, dizendo por exemplo que o JB tem agudos demais, mas tem os graves suficientes, já determinado captador tem agudos legais, mas os médios e graves não estão legais e por aí vai, além de mostrar sua guitarra e explicar qual é a dela direitinho. Daí o cara faz, se não der certo, refaz. É uma conversa, a obrigação do cara é descobrir de você o que ele vai fazer, mas quem entende de captador é ele.
|
renatocaster Moderador
|
# abr/13
· votar
MarcosMalmsteen
Dê uma olhada no site da Bare Knuckle. É da gringa, eles fazem caps personalisadíssimos! De caps mais indicados para rock então, nem se fala!
|
# abr/13
· votar
MMI renatocaster Então, em suma, se eu disser pra um cara desses que eu quero um captador versátil, não muito estridente, de saída média, com bons graves ele já consegue se virar...
|
MMI Veterano
|
# abr/13
· votar
MarcosMalmsteen
Como eu disse, ele vai precisar conversar mais longamente, só isso não basta.
|
rcorts Veterano |
# abr/13
· votar
renatocaster mas acho o site da Di Marzio mais claro e organizado. [2]
Muito mais.
Sobre a discussão de caps ativos, envolvendo vários outros membros, acho que a grande questão é como utilizá-los.
Por exemplo, eu tenho uma strato modificada em que instalei os caps Tone Zone na ponte e The Chopper no braço. Ficou bem versátil (pra rock principalmente), mas aceita também tocar uns lances de jazz e até alguma coisa de country, blues e pop numa boa.
Minha próxima guitarra será uma telecaster com corpo de mogno e braço de maple com dois humbuckers de saída moderada, mas passivos.
Agora, como o Marcos Malmsteen disse, a Schecter Hellraiser é uma guitarra que me parece falar muito bem com seus EMG ativos. Ela provavelmente será minha terceira guitarra no set e pretendo deixá-la com os caps de fábrica mesmo, pois acho que para a proposta da guitarra e para o tipo de som que penso em tirar com ela esses caps estão excelentes.
Então acho que tudo depende mesmo é da aplicação que será dada. Não consigo imaginar muito o Zakk Wylde por exemplo tocando com captadores passivos e tentando valorizar dinâmica de palhetada. O cara palheta como se estivesse espancando a guitarra, então tanto faz.
|
Rodcrist Veterano |
# abr/13
· votar
O pessoal escolhe essa combinação por um único motivo: falta de personalidade!
Isso mesmo! É muito mais fácil seguir uma coisa que deu certo do investigar alternativas que podem não dar certo!
É assim com os Evolutions, com JB + 59, com EMG 81 + 85. Atualmente, a moda é o Alnico II do Slash... Todos são ótimos captadores, mas não são os únicos.
Se você pesquisar, vai ficar impressionado com a quantidade de opções! E fugindo dos medalhões, o preço fica bem mais camarada!
|
# abr/13
· votar
rcorts Realmente cara... estou customizando cada guitarra pro som que eu quero, já tenho uma pra som bem pesado, agora quero uma versátil... então vou ter que pesquisar um pouco mais...
Qto a Hellraiser acho que vou pegar a Daminen, as hellrisers que chegaram sao td ponte fixa...
Mas isso vai ter q esperar pq meu carro acabou de quebrar e vou ter q trocar o disco da embreagem,, e vai ficar no minimo 300 conto =@
|
Cristhyano Veterano |
# abr/13 · Editado por: Cristhyano
· votar
JB e 59 é tipo citar Black Sabbath pela Paranoid e Iron Man. Os clichês.
Agora esse papo de um captador ter som de dois diferentes é pura ilusão. Serão dois sons meia boca.
|
Felipetasouza Membro |
# abr/13
· votar
Muitas vezes compra-se um set desse porque a garantia de um som equilibrado é supostamente certa e ninguém tem tempo nem dinheiro sobrando pra ficar brincando de captadores. Apesar de que no caso de um músico profissional, isso é corriqueiro e necessário. Pra tocar em casa, ou com os amigos não vejo problema. O cara quer levar um som maneiro e tomar sua cerveja, ou fazer seu cover sem esquentar a cabeça, tá valendo.
Os Bare knuckle, Suhr, Lollar, Gibson e os TvJones, todos são mais caros que os Seymour. EMG também. De custo mais baixo, o único que acho bom e pra ponte somente é o Bill Lawrence. Os nacionais infelizmente ainda não testei.
|
Felippe Rosa Veterano |
# abr/13
· votar
Eu vou pela proposta dos captadores, foi assim que comprei os dois custom 59 da malagoli a mais de 1 ano, adorei o resultado, minha guitarra é uma CLP II, ficou muito bom, a proposta é ser uma réplica dos SD 59 e dos PAF's da gibson da década de 50/60. Quero é plugar ela num bom alltube e ver como fica o/
|
# abr/13
· votar
Felippe Rosa Cara, o dia que eu pluguei minha RG com duncan distortion e jazz model num Mesa dual rectifier... Tremeu o chão cara....
|