Técnica - Diferença entre Tremolo e Vibrato

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# nov/05 · Editado por: Penta_Blues


Bom dia!!!
Aproveitando que eu dava minha opinião em outro tópico, surgiu uma dúvida com relação a Vibrato e Tremolo e por isso eu gostaria de saber se os amigos aqui do fórum também percebem a diferença, tanto sonora quanto de execução, dessas duas técnicas...
Valeu!!!

skolnick
Veterano
# nov/05
· votar


Pra mim Vibrato eh vc fazer pequenos movimentos pra cima e pra baxo com a mão esquerda causando uma pequena alteração na nota tocada e Tremolo consiste em vc palhetar o + rápido possível uma mesma nota!
Pra mim eh issu!
Falow! =)

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/05
· votar


tem diferença, mas essa não sei responder o que é não !!

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
· votar


Valeu skolnick!
Tremolo ao pé da letra, pra mim é a alteração de volume quando se fala em timbre ou pedal, mas com relação à técnica, por tremolo, eu quero dizer uma rápida vibração na corda mas sem alterar a nota tocada...
Valeu!!!

Iago
Veterano
# nov/05
· votar


Penta_Blues
sao duas tecnicas totalmente diferentes, tanto na execução quanto na sonoridade.

o vibrato pode ser feito com a alavanca da guitarra (se ela tiver uma, claro), no caso o nome que muitos dão a barra, chamando-a de "tremolo bar" ou synchronized tremolo" é errado.

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
· votar


JoeCruzGuitar

Quando eu quero fazer um Vibrato, faço uma série de pequenos Bends "circulando" a nota alvo. Quando quero um Tremolo, fico tremendo o dedo em cima da corda sem alterar sua afinação. Deu pra sacar?
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
· votar


Iago
Concordo com vc sobre o nome dado à alavanca da guitarra. Eu tb entendo que a alavanca faz Vibrato uma vez que altera o pitch da nota.
Valeu!!!

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/05
· votar


Penta_Blues

;) , saquei !!

bom, se é isso, eu geralmente uso mais a tecnica do tremulo em acordes, pra dar mais sustain pra nota, principalmente no violão (mas quase nunca uso violão)

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
· votar


JoeCruzGuitar

Pô meu camarada! Apanho pra fazer um tremolo legal em nota e vc faz em acorde?!... Tá esnobando, hein?...rs
Bom, essa é a minha opinião, de repente a técnica tem outro nome, daí o motivo de eu ter colocado o assunto em discussão aqui no fórum.
Valeu!!!

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/05
· votar


Penta_Blues

Q nada hehehe quem teve guita Golden por um tempo sabe bem o que eh se virar nos "30".... ela matava o som segundos após a palhetada hehehe

Fui desenvolvendo ao longo do tempo, mas não tenho tecnica pra isso não !!!

Mas pode perceber que o pessoal do violão, principalmente o flamenco e o classico usam muito esse recurso, tanto em notas como em acordes, pra conseguir mais sustentação, além do efeito em si q tb é bonito.

Legal saber, eu não tinha absoluta certeza de que isso era Tremulo, mas faz todo o sentido.

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
· votar


JoeCruzGuitar

Acho legal esse lance da guitarra ser um instrumento "sem preconceitos", ou seja, a possibilidade que vc tem de incluir em seu "arsenal" até mesmo técnicas de outros instrumentos.
Valeu!!!

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/05
· votar


pode crer, outro lance legal, nada a ver com o topico mas pegando o bonde no tema, a tecnica do Allan Holdsworth pra harmonizacao lembra muito um teclado, não me arrisco fazer aqueles acordes dele, ele não deve ter as "prega" dos dedos pra conseguir aquela abertura.

tem o malmsteen com os pedal-points e as brincadeiras que ele faz com o pot de volume da guita que lembra violinos.

o fraseado do Frank Gambale e até mesmo alguns timbres dele, lembram muito um instrumento de sopro, tipo um sax por exemplo.

a guitarra funk e soul é ritimo puro, muita tecnica percurssiva na bagaça

Guitarra rulezzzz !!!

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
· votar


JoeCruzGuitar

Cara, vc tocou num ponto nevralgico e que, de certa forma, tem a ver com o tópico...
Eu sou apaixonado por pedal-point e não posso deixar de admirar Malmsteen. Em contrapartida, pelo meu nick vc pode imaginar que tipo de som eu prefiro.
Enquanto muita garotada por aqui se ofende por causa de seus ídolos, vc faz uma referência muito legal no seu post sobre várias técnicas de guitarristas bem diferentes...
Obrigado por mandar este post, pois ele mostra que apesar de como fãs termos nossos ídolos, como músicos devemos buscar aprender com todos os grandes nomes do universo da guitarra!
Valeu mesmo!!!

Naloxone
Veterano
# jan/08
· votar


RESSUSCITANDO...

TREMOLO = oscilação de volume
VIBRATO = oscilação de afinação


Li num forum americano uma explicação interessante...
A gente costuma usar muito essas duas palavras de forma errada...
E sabem quem foi o principal responsável, segundo um carinha (aparentemente bem informado) que postou por lá?
Segundo ele, foi culpa de leo Fender, que erroneamente colocava a palavra tremolo ao se referir às pontes. Ainda hoje as stratocasters vem com a expresão "Synchronized Tremolo" escrita nos headstocks...na verdade pontes flutuantes tem sistema de vibrato e não tremolo...
Os amps Fender que tinham (e tem) tremolo eram denominados por Leo Fender com nomes como VibroLux e coisas do tipo...mais um erro...

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Bom dia!!!

Naloxone
Cara bem legal esta sua contribuição, que é um exemplo do que acontece quando se aplicam termos e definições de forma equivocada. Olha a confusão que se criou...rs
À época que abri este tópico, eu tinha uma idéia de que se tratavam de técnicas usadas para efeitos diferentes. Mais tarde descobri que tanto a série de Bends quanto a "tremida de dedo" são técnicas para Vibrato, só que uma é mais utilizada em guitarra e a outra em violão erudito.
Tremolo então fica realmente para designar oscilação de volume, o que só seria feito mexendo no knob de volume da guitarra.
Obrigado por ressuscitar o tópico com esta ótima dica!
Valeu!!!

Leblues
Veterano
# jan/08
· votar


Cara, tremolo eh palhetar a nota bem rapido, tipo o que acontece no meio da musica Eruption do Van Halen.....

E vibrato eh voce oscilar o som da nota que voce toca usando a mao da escala, a fim de dar um "tempero" a mais na nota tocada!

diwillo
Veterano
# jan/08
· votar


Penta_Blues

Mais tarde descobri que tanto a série de Bends quanto a "tremida de dedo" são técnicas para Vibrato, só que uma é mais utilizada em guitarra e a outra em violão erudito.

Eu acho bem legal fazer vibrattos estilo "violino" (mexendo o dedo pra frente e pra trás na mesa casa).
Bem coisa de violão clássico e tal :)

Acho q pra facilitar, poderíamos dizer que vibratto é uma técnica e tremolo um efeito.

abraço

Penta_Blues
Moderador
# jan/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Leblues
Cara, tremolo eh palhetar a nota bem rapido,
Cara, eu já li isso também.
Acho que posso concluir algo somando esta sua colocação com a do nosso camarada diwillo.
A minha opinião é que Tremolo ao se referir à técnica trata de palhetar a nota rápida e repetidamente, ao passo que referindo-se ao efeito trata-se da oscilação de volume.

diwillo
Eu acho bem legal fazer vibrattos estilo "violino"
Cara, eu tb acho, inclusive é muito legal procurar dominar as duas formas de fazer Vibrato, pois na minha opinião dão "sabores" diferentes à execução de uma composição.

Valeu!!!

phantomlink
Veterano
# jan/08
· votar


Muito legal o tópico...

Uma vez vi uma entrevista do BB. King em que ele meio que criticava a técnica de vibrato realizando "mini-bend's" na nota... Ele falava que o correto (ou a melhor forma... não me lembro) era tremer o dedo na corda... meio que rotacionando o pulso. Eu tento, mas não consigo fazer corretamente... XD

Naloxone
Veterano
# jan/08
· votar


Penta_Blues

Valeu, Penta.
Li isso ontem mesmo num forum americano e achei interessante...
Uma explicação esclarecedora...né?

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar


Vibrato e Tremolo, em guitarra e em pedal (pedal de tremolo e de vibrato) têm o mesmo conceito ...

Vibrato: Variação periódica de tonalidade
Tremolo: Variação periódica de volume (amplitude)

Porém existem já vi materiais explicando que na guitarra a técnica tremolo (na mão ou na alavanca) resulta no efeito vibrato. Logo, nesse caso o Tremolo é uma técnica, e Vibrato é o resultado sonoro dessa técnica.

Naloxone
Veterano
# jan/08
· votar


Fernando de almeida
Vibrato e Tremolo, em guitarra e em pedal (pedal de tremolo e de vibrato) têm o mesmo conceito ...

Nada a ver... coisas TOTALMENTE diferentes, Fernando.



Vibrato: Variação periódica de tonalidade

É não, cara. Vibrato é a variação de afinação. É xatamente o que vc faz com sua mão esquerda no braço da guitarra, bem como o que fazem efeitos como vibes e Leslie simulators... o que ocorre é a variação rápida da afinação...

Leblues
Veterano
# jan/08
· votar


Penta_Blues
Exato.

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Boa noite!!!

Naloxone
Uma explicação esclarecedora...né?
Cara, é muito interessante. Eu não sabia qual era a origem da confusão...

Naloxone
Fernando de almeida
Caras, eu acho que o mesmo conceito de Trêmolo pode ser associado ao Vibrato, com as devidas adaptações.
Então, na minha opinião, Vibrato ao se referir à técnica trata de alterar o "pitch", ao passo que referindo-se ao efeito trata-se da oscilação de tonalidade (equalização).

Valeu!!!

Naloxone
Veterano
# jan/08
· votar


Penta_Blues
Caras, eu acho que o mesmo conceito de Trêmolo pode ser associado ao Vibrato, com as devidas adaptações.
Então, na minha opinião, Vibrato ao se referir à técnica trata de alterar o "pitch", ao passo que referindo-se ao efeito trata-se da oscilação de tonalidade (equalização).


Acho que referindo-se ao efeito ou ao instrumento a ocorrência é a mesma: variação de afinação, ou seja, de frequência.
Veja os vibes e os Leslie simulators, por exemplo. O que a caixa Leslie faz com o som ao girar? Efeito Doppler. Ou seja, variação da frequência da onda sonora e ligeira desafinação do som... A mesma coisa pros vibes.
No instrumento, o que é o vibrato, que tanto usamos para ornamentação dos solos? São bends rapidamente aplicados em oscilação... ou seja variação de frequência também, assim como o é o efeito originado do uso da alavanca das pontes flutuantes...
Abraços!

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Naloxone
Vibrato é a variação de afinação.
Qdo eu disse tonalidade quis dizer afinação (tonalidade = tom) e não tonalidade referente a tone de equalização (equalização = tone).

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar


Naloxone
Vibrato e Tremolo, em guitarra e em pedal (pedal de tremolo e de vibrato) têm o mesmo conceito ...

Nada a ver... coisas TOTALMENTE diferentes, Fernando.


Não creio que sejam diferentes, tanto em guita qto em pedal tremolo é variação de volume e vibrato de variação de tom ...

Naloxone
Veterano
# jan/08
· votar


Fernando de almeida
Qdo eu disse tonalidade quis dizer afinação (tonalidade = tom) e não tonalidade referente a tone de equalização (equalização = tone).

Ok, agora entendi...
:)

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Boa tarde!!!

Naloxone
Cara, é isso mesmo!
A minha analogia não está correta para o Vibrato que, como vc bem colocou, trata-se de uma alteração de "pitch" independente de ser técnica ou efeito.
Uma coisa é cortar frequências como um Wah Wah, outra é alterar frequências como é o caso do Vibrato.
Mais uma coisa aprendida!...rs
Valeu!!!

tsu
Veterano
# mar/08
· votar


Uai, para mim, vibrato é o efeito do tipo de palhetadas repetidas (tipo Misirlou) sem alteração de tonalidade. E o trêmolo seria as ondulações de tonalidade causadas por exemplo pela alavanca de tremolo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Técnica - Diferença entre Tremolo e Vibrato