¤ TÓPICO FINAL SOBRE BLINDAGEM ¤

Autor Mensagem
SIGMAN
Veterano
# nov/05


Bom, o negócio é o seguinte...
Aqui tem vários tópicos sobre blindagem, mas nenhum esclarece realmente o assunto... Teve gente que diz ter blindado com papel alumínio e deu certo, teve outro que assustou o povão dizendo que podia DAR CHOQUE e tal...
Bom, queremos saber SE REALMENTE DÁ PARA BLINDAR UMA GUITARRA SOZINHO, SEM LUTHIER E COMO REALMENTE SE FAZ ISSO SEM CORRER QUALQUER TIPO DE RISCO
Valeu e esperamos respostas sem gracinhas por favor...

Iago
Veterano
# nov/05
· votar


SIGMAN
dar choque é foda heehhe
da pra fazer em casa velho, eu vi num site, era bem simples de se fazer..so nao tou com o link aqui, mas acho q alguem vai te ajudar.

maadc
Veterano
# nov/05
· votar


Eu prefiro usar essa tinta condutora do que o aluminio


http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Supplies:_Shielding/C onductive_Shielding_Paint.html

maniac123
Veterano
# nov/05
· votar


maadc
como q vc faz, pinta nos buracos onde vao os caps?
melhora muito?

maadc
Veterano
# nov/05
· votar


a tinta deve cobrir todas as cavidades da guitarra (caps e controles)

elimina o ruído mesmo

maadc
Veterano
# nov/05
· votar


Todas as minhas guitarras têm essa tinta aplicada nas cavidades.

superdrive
Veterano
# dez/06
· votar


maadc

Onde vc encontra essa tinta no brasil????

Fox_scc
Veterano
# dez/06
· votar


Eu blindei a minha e ficou muito bom, quando eu a ligava em um pedal equalizer era a maior chiadeira, depois da blindagem, só silêncio. :)

Eu usei papel alumíno, não fica muito bonita, mas quem vai ver?

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


SIGMAN
Pode ser feito com papel alumínio sim, e essa história de dar choque é meio estranha. Nunca vi isso.
Mas o melhor mesmo é fazer com lâminas de cobre.
Já com relação à tinta condutora, eu tava conversando exatamente sobre isso com o Seiji ontem.
Existem tintas boas e tintas ruins. E as melhores tem um preço bem salgadinho. Sem contar q, para cada tipo de tinta utilizada na pintura da guitarra, muda tb o tipo de tinta condutora. Parece q a aderência é diferente.
Mas, as guitarras tops q eu conheço vem blindadas com essa tinta condutora. Só não sei dizer se é pq é a melhor opção ou se é pq sai mais barato pra eles.
Ainda vai demorar um pouquinho pq não depende só de mim. Mas estou planejando fazer um site sobre manutenção de guitarras, etc...
Aí eu vou poder mostrar com fotos como eu faço pra blindar as guitarras.

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Puta merda, agora q vi a data do tópico...
Mas tudo bem. O assunto é atual.
Sem contar q estou devendo uma porrada de fotos pra galera aqui do fórum mesmo.
Espero aproveitar o fim de ano agora pra colocar o site no ar.
Só depende do meu colaborador! hehehehehe

diwillo
Veterano
# dez/06
· votar


Puta merda, agora q vi a data do tópico...
Mas tudo bem. O assunto é atual.


Ta certo

O Curly daki do FCC q manja de regulagem, ele me mando um email explicando certinho, com uns links e tal...o foda eh q tem q manja um poco de eletronica/eletrica/sei la eheuheueh

r2s2
Veterano
# dez/06
· votar


Soulface
Mas, as guitarras tops q eu conheço vem blindadas com essa tinta condutora. Só não sei dizer se é pq é a melhor opção ou se é pq sai mais barato pra eles.

Imagino que na linha de produção seja mais fácil acrescentar um estágio com a tinta do que com a folha de cobre.

edalko
Veterano
# dez/06
· votar


Dá pra fazer com papel aluminio sim. Não é muito apropriado mas é barato.
Fiz na minha guita strato e o resultado ficou muito bom.
Mas seguindo as orientações do Rodrigo da M&P instrumentos (luthier muito gente boa e muito profissional - recomentdo!), o papel alumínio tem que cobrir toda a cavidade da guitarra, e tem que passar em todo o escudo, não esquecendo de fazer uma paradinha para que o papel aluminio do escudo e da cavidade tenham contato, para fazer a blindagem. O correto seria fazer com tinta condutora.

É serviço porco? é...
Funciona? sim... então............ cada cabeça uma sentença!

ToRReSMo
Veterano
# dez/06
· votar


da pra fazer sim...é a parte mais legal de fazer é a blindagem...
primeiro compre laminas de cobre de 0,06mm, fita dupla face e super bonder...ai vc faz os moldes e coloka na guitarra....é bem chatinho de fazer...

ToRReSMo
Veterano
# dez/06
· votar


dps eu posto umas fotos de uma blindagem que eu fiz

tom_delonge182
Veterano
# dez/06
· votar


perguntaram sobre a tinta, aqui esta!

bicinh
Veterano
# set/09
· votar


me desculpem estar revivendo esse tópico..
mas tenho uma dúvida..
minha guitarra, desde que eu comprei.. ela dava choque (apenas quando estava tocando no meu quarto, pois aqui nao tem terra) entao, sabado chegou um captador que eu havia comprado pelo mercado livre.. aproveitei que eu ia instalar o captador, blindei a guitarra com cola de isopor e papel alumínio. (super improvisado), depois disso, parece que a blindagem deu certo.. os choques acabaram e os ruídos diminuiram significantemente.. mas to com um medo.. vi um tópico desses aí, não lembro qual. que dizia que uma blindagem mal feita, se tomasse choque em um valvulado tomaria um choque tremendo, isso é verdade ? to com medo de plugar a minha guitarra no valvulado do meu vizinho : S

AllanGouveia
Membro
# set/15 · Editado por: AllanGouveia
· votar


Galera, blindei minha guitarra com fita de cobre adesiva, testei com o multímetro, e soldei uma ponta do fio no cobre e a outa ponta no terra... fiz tudo como manda os conformes... mas quando testei, essa merda continua do mesmo jeito... alguém pode ajudar? não sei o que fazer

AllanGouveia
Membro
# set/15
· votar


gente, ninguém?

ogner
Veterano
# set/15
· votar


AllanGouveia
Que merda continua, velho?????

A blindagem nao resolve TODOS os problemas de ruido. Qua.l guitarra vc blindou, qual tipo de ruido ta incomodando?

Motorbreath
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Motorbreath
· votar


Vi um vídeo (do luthier Gilney Parson) que ele recomenda isolar os capacitores dos potenciômetros, pra não fechar curto ou algo do tipo, caso ele seja muito perto da blindagem.
Isso procede? Ou não preciso preocupar com isso?

Vídeo (exatamamente a partir dos 15 minutos):


Luis A.
Membro Novato
# mar/16
· votar


Noh, o Gilney é luthier???

Motorbreath
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Motorbreath
· votar


Sei lá. Eu vi poucos vídeos dele, só sei que ele mexe com guitarras e tal. Foi mais uma força de expressão mesmo. Falha minha, hehe.

Luis A.
Membro Novato
# mar/16
· votar


Motorbreath

Cara, ha uma diferença entre luthier e curioso..... fazer uma solda, uma regulagem de ponte ou tensor, isso quase todo guitarrista faz, agora fabricar um instrumento ja é outra historia....

Motorbreath
Membro Novato
# mar/16
· votar


Falha minha, nego.
Mas e quanto ao que ele faz nos potenciômetros, procede?

JJJ
Veterano
# mar/16
· votar


Motorbreath

É uma segurança a mais. Mas, num projeto bem feito, nada tem que "encostar" sem querer... hehehe

Motorbreath
Membro Novato
# mar/16
· votar


JJJ

Entendi. No meu caso não é preciso, então, mas como tenho fita aqui, acho que vou por, por precaução, hehe!
Valeu!

Motorbreath
Membro Novato
# mar/16
· votar


Fiz a blindagem na guitarra. diminuiu uns 70-75% do hum (provavelmente eu tô levando em conta o ruído natural dos captadores). Acho que parte desse ruído é do amplificador também. Agora vou blindar ele. Depois volto aqui pra deixar registrado os resultados mesmo.

E mais uma pergunta: reparei que dependendo da seleção/combinação de captadores, o ruído aumenta (só em um captador, o do braço), em relação ao ruído gerado no humbucker e o do captador do meio (minha guitarra é H-S-S).
Isso é normal?
E o aterramento fiz soldando um segundo terra no suporte das molas e na blindagem, não no potenciômetro com o terra original (como alguns fizeram, pelo que li). Isso explica essa diferença de volume dos ruídos entre os captadores?

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


O HB cancela ruídos, os singles não. Logo, sim espera-se que os singles produzam ruído, e lembre-se que S+S também gera um HB, então deve diminuir ou até desaparecer o ruído.

Sobre um segundo terra, não mudou nada, apenas tenha evitado um ground loop.

Motorbreath
Membro Novato
# mar/16
· votar


Ismah

Valeu!

Mas se eu tivesse feito como alguns que soldaram ele no potenciômetro que tem o terra original soldado, teria alguma diferença, ou dá na mesma (só evita o ground loop)?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ¤ TÓPICO FINAL SOBRE BLINDAGEM ¤