Formação de Escalas

Autor Mensagem
darkwolf
Veterano
# out/05


Estou com dúvidas quanto à formação de escalas.. Explicarei melhor..
Temos a seqüência de intervalos:

T T ST T T T ST

ok?

agora vamos formar as escalas..

T T ST T T T ST

C D E F G A B C
G A B C D E F# G
D E F# G A B C# D
A B C# D E F# G# A
E F# G# A B C# D# E
B C# D# E F# G# A# B

até aqui ok..
agora que vem minha dúvida:
a escala de F# e de C# tem 6 e 7 #(sustenidos) respectivamente..
como na escala de C# posso ter 7 #(sustenidos) se as notas E e B não tem sustenido?

F# G# A# B C# D# E F#
C# D# E F# G# A# B C#

como ficam as escalas então?

desculpem a dúvida boba, obrigado desde já..

22222 oirartnoc oa
Veterano
# out/05
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E# e B#, q sao as mesmas notas q F e C, isso se chama enarmonia

darkwolf
Veterano
# out/05
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[modo chapolin]
suspeitei desde o princípio
[/modo chapolin]


obrigado 22222 oirartnoc oa! \o/

darkwolf
Veterano
# out/05
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22222 oirartnoc oa
ta mas tenho outra dúvida.. vc pode colocar as duas escalas aí pra eu ver como fica entao? (F# e C#)
olha isso

F# G# A# B C# D# E F#

a de F# tem 6 sustenidos mas entre o E e o F# o certo seria ter 1/2 tom mas tem 1 tom:

T T ST T T T ST
F# G# A# B C# D# E F#

qual é a explicacao?

darkwolf
Veterano
# out/05
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ta, ficou mal explicado, apenas ponha as duas escalas, de F# e de C# que eu vou entender

22222 oirartnoc oa
Veterano
# out/05
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Notas : F# G# A# B C# D# E# F# ( o mi tbm eh sustenido )
Intervalos: T T T ST T T T ST


Notas : C# D# E# F# G# A# B# C#
Intervalos: T T T ST T T T ST

eh assim q se escreve

darkwolf
Veterano
# out/05
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mas então mudam os intervalos para essas duas escalas?

22222 oirartnoc oa
Veterano
# out/05
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darkwolf


Nao, as duas tem intervalos de escalas maiores

22222 oirartnoc oa
Veterano
# out/05
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Vc pode começar por qlqr nota, se a partir dessa nota vc fizer esses intervalos:

T T T ST T T T ST

vc sempre terá uma escala maior, ou seja, do modo Jônico

22222 oirartnoc oa
Veterano
# out/05
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Ex.:

.C
.D = C + 1 tom
.E = D + 1 tom
.F = E + 1/2 tom
.G = F + 1 tom
.A = G + 1 tom
.B = A + 1 tom
.C = B + 1/2 tom

darkwolf
Veterano
# out/05
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mas n eh T T ST T T T ST ?

w4rl0ck
Veterano
# out/05
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darkwolf

uai .. eh ueh...

foi o q ele colocou acima....

Murilo Oliveira
Veterano
# out/05
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C# D# E F# G# A# B C#

tah errado, eh assim:C# D# F# G A# C C#

Murilo Oliveira
Veterano
# out/05
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mas n eh T T ST T T T ST ?


EH Q EH ASSIM:

CTDTE1/2TFTGTATB1/2TC

NoAlarms
Veterano
# out/05
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cara.. nem o E nem B tem sustenido. Ter sustenido tem mas o E# é um F e o B# é um C.. é só você decorar: Os que acabam com I não tem sustenido.

Não sei isso é sua duvida mas isso é um grande 'macete' pra quem ta começando

22222 oirartnoc oa
Veterano
# out/05
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Murilo Oliveira
tah errado, eh assim:C# D# F# G A# C C#

nao pode escrever C e C#, tem q ser B# e C# nao se pode ter 2 dós

22222 oirartnoc oa
Veterano
# out/05
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Foi assim q eu aprendi, se nao for assim me desculpe entao...

lorotempest
Veterano
# out/05
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eu inda acho melhor a escala de Am relativa !

darkwolf
Veterano
# out/05
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use só ela e se foda musicalmente =D

Penta_Blues
Moderador
# out/05
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Darkwolf
Vou tentar te ajudar...
Só aguenta que o texto será meio longo...
Valeu!!!

Murilo Oliveira
Veterano
# out/05
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NoAlarms
eu coloquei assim, tanto que o
22222 oirartnoc oa me corrigiu, eu naum sei se eh assim q se escreve, e pq acho que o darkwolf tah interpretando mal o
T T 1/2T T T T 1/2T T

mio
Veterano
# out/05
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D# para F# não é 1 tom e meio ?

pq se for ta errado isso ai

Penta_Blues
Moderador
# out/05 · Editado por: Penta_Blues
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Boa noite!!!

Cara, como diria um antigo professor que tive: "Dar nomes diferentes pra mesma coisa é uma tremenda safanagem..."
A enarmonia existe para que seja mais simples representar uma escala no pentagrama, que pode ter no início um certo número de sustenidos ou bemóis indicando este "acidente" musical em determinada linha, caso contrário vc teria que sinalizar o acidente no meio da partitura, que já é complicadinha de ler...rs
Pra vc saber a quantidade de sustenidos ou bemóis numa escala, vc usa o seguinte:
- Sustenidos: F - C - G - D - A - E - B. Começando pelo C que não tem acidentes vc terá: C=0 sustenidos - G=1 - D=2 - A=3 - E=4 - B=5 - F#=6 (vc voltou pro começo da sequencia) e C#=7
-Bemóis: É o inverso: B - E - A - D - G - C - F. Comece de novo pelo C: C=0 bemóis - F=1 - Bb=2 (começo da sequencia) - Eb=3 - Ab=4 - Db=5 - Gb=6 - Cb=7.
Até aí tudo bem? Então vamos pra escala...
A escala de C# deve ser escrita no pentagrama como Db, que conforme a tabelinha acima tem 05 bemóis: Db - Eb - F - Gb - Ab - Bb - C
A regra existe justamente pra não acontecer aquilo que o 22222 oirartnocoa falou, ou seja, ter duas notas repetidas, o que seria complicado pra representar no pentagrama.
Espero não ter confundido muito...rs
Valeu!!!

Murilo Oliveira
Veterano
# out/05
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mio

com certeza
esqueçam o q eu disse
o Penta_Blues jah explicou td

hehehe, foi mal tava com pressa quando fiz, soh pra fica certo:

C# D# F F# G# A# B# (ou C ou sei lah como) C#

LeandroP
Moderador
# out/05
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Uma boa idéia é você pensar:

"Se a escala de Dó não tem nenhum sustenido, a escala Dó sustenido terá todos os sustenidos."

Penta_Blues
Moderador
# out/05
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Boa noite!!!

darkwolf
Todas as notas possuem sustenidos e bemóis e, por enarmonia, estas possuem mais de um nome. O que determina que nome a nota terá é o contexto harmônico em que esta será empregada.

Copag
Veterano
# mar/08
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Assunto que até se esgota, mas as dúvidas não esgotam, então... Revivendo!

(Já li muita coisa da busca, mas a dúvida é em relação à afirmação do post do Penta...

De onde foi tirado isso:

Pra vc saber a quantidade de sustenidos ou bemóis numa escala, vc usa o seguinte:
- Sustenidos: F - C - G - D - A - E - B. Começando pelo C que não tem acidentes vc terá: C=0 sustenidos - G=1 - D=2 - A=3 - E=4 - B=5 - F#=6 (vc voltou pro começo da sequencia) e C#=7
-Bemóis: É o inverso: B - E - A - D - G - C - F. Comece de novo pelo C: C=0 bemóis - F=1 - Bb=2 (começo da sequencia) - Eb=3 - Ab=4 - Db=5 - Gb=6 - Cb=7.


Ou seja, minha dúvida é como foi definido que, para sustenidos, usamos F - C - G - D - A - E - B, e porque iniciamos de C, e a mesma coisa para os bemóis. Eu sei a relação de quinta entre as notas, mas como chegar a essa definição de iniciar a contagem dos sustenidos pelo F, mas iniciar "o teste" pelo C, e a contagem dos bemóis pelo B, começando denovo pelo C??


Valeu pela força...


Abraços!

Penta_Blues
Moderador
# mar/08 · Editado por: Penta_Blues
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Boa tarde!!!

Copag
...minha dúvida é como foi definido que, para sustenidos, usamos F - C - G - D - A - E - B,...
Esta definição é um processo mneumônico usado pelos americanos que usam a seguinte frase para decorar o "Circulo das Quintas":
Fat Charlie Gets Drunk After Every Beer.

...porque iniciamos de C, e a mesma coisa para os bemóis.
Porque é mais fácil começar por uma Tonalidade que não possui acidentes.

...mas como chegar a essa definição de iniciar a contagem dos sustenidos pelo F, mas iniciar "o teste" pelo C, e a contagem dos bemóis pelo B, começando denovo pelo C??
Se vc está familiarizado com o Círculo das Quintas, vc bem sabe que como se trata de um círculo (lógico...rs) vc pode começar com qualquer nota. O problema é que representar, ou melhor, explicar isso fora da figura do círculo é mais complicado e, portanto, como eu disse, fica mais simples começar por onde não existem acidentes, ou seja, o C. Quando se visualiza o círculo, fica fácil entender o método através do qual as armaduras são formadas.
A cada passo no sentido horário, ou seja, sentido da dominante, equivale a um intervalo ascendente de quinta e implica no acréscimo de um sustenido.
Já quando o sentido é anti-horário, ou seja, a formação das armaduras com bemóis, cada passo neste sentido (o da subdominante) equivale a um intervalo descendente de quinta, implicando no acréscimo de um bemol extra.

Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# mar/08 · Editado por: LeandroP
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Tem um método bastante prático, que é o círculo das 4as e 5as. O círculo das 4as formam as escalas por bemóis e o círculo das 5as formam as escalas com sustenidos.

A escala de Dó maior é a escala de referência por não conter nenhum acidente (# ou b) na sua formação.

Começando pelo círculo das 4as justas (4a justa é um intervalo de 2,5 tons entre a nota tônica "T" e o IVº grau).

Montamos a escala de Dó maior (T, T, ST, T, T, T, ST):

C - D - E - F - G - A - B

Pegamos "a metade" da escala partindo do IVº grau:

F - G - A - B

E baixamos em um semitom o IVº grau de F - nota B

F - G - A - Bb

Agora pegamos a primeira parte da escala de C até o IVº grau e somamos as notas acima:

F - G - A - Bb + C - D - E - F

Temos a escala de Fá maior, e o primeiro acidente "bemol", na nota B. Daqui por diante todas as notas B serão bemol: Bb.

...

O círculo das 4as continua, mas agora usaremos a escala de F que conseguimos.

F - G - A - Bb - C - D - E

Pegamos a segunda metade, partindo do IVº:

Bb - C - D - E

Baixamos o IVº grau:

Bb - C - D - Eb

Mais a primeira metade:

Bb - C - D - Eb - F - G - A - Bb

Outro bemol apareceu, desta vez na nota Eb, que da mesma forma que o Bb, será Eb nas próximas escalas escalas.

Repita este processo, e você vai encontrar as escalas:

C maior: C, D, E, F, G, A, B, C (nenhum bemol)
F maior: F, G, A, Bb, C, D, E, F (1 bemol)
Bb maior: Bb, C, D, Eb, F, G, A, Bb (2 bemol)
Eb maior: Eb, F, G, Ab, Bb, C, D, Eb (3 bemol)
Ab maior: Ab, Bb, C, Db, Eb, F, G, Ab (4 bemol)
Db maior: Db, Eb, F, Gb, Ab, Bb, C, Db (5 bemol)
Gb maior: Gb, Ab, Bb, Cb, Db, Eb, F, Gb (6 bemol)
Cb maior: Cb, Db, Eb, Fb, Gb, Ab, Bb, Cb (7 bemol)

A escala de Cb é utilizada apenas na teoria, não tem uso prático.

LeandroP
Moderador
# mar/08 · Editado por: LeandroP
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Com círculo das 5as o processo é um pouco diferente, mesmo assim tomaremos como referência a escala de Dó maior por não conter nenhum acidente:

C - D - E - F - G - A - B

Como este é o círculo das 5as justas, vamos pegar a segunda parte da escala, partindo do Vº grau. Lembrando que a 5a justa é um intervalo de 3,5 tons entre a nota tônica "T" e o Vº grau.

C - D - E - F - G - A - B

G - A - B

Agora vamos somar esta escala com a primeira parte:

G - A - B + C - D - E - F

E pra finalizar, elevamos o VII grau (nota F) em um semitom, formando um F#

G - A - B - C - D - E - F#

Temos uma escala de G maior e o primeiro acidente sustenido: F#.

...

Repetimos o processo, agora com a escala de G maior, que como no método das 4as, a nota com acidente aparecerá nas demais escalas.

G - A - B - C - D - E - F#

D - E - F#

D - E - F# + G - A - B - C

D - E - F# - G - A - B - C#

Conseguimos a escala de D maior, esta com 2 sustenidos nas notas F# e C#.

Repita este processo, e você vai encontrar as escalas:

C maior: C, D, E, F, G, A, B, C (nenhum sustenido)
G maior: G, A, B, C, D, E, F#, G (1 sustenido)
D maior: D, E, F#, G, A, B, C#, D (2 sustenidos)
A maior: A, B, C#, D, E, F#, G#, A (3 sustenidos)
E maior: E, F#, G#, A, B, C#, D#, E (4 sustenidos)
B maior: B, C#, D#, E, F#, G#, A#, B (5 sustenidos)
F# maior: F#, G#, A#, B, C#, D#, E#, F# (6 sustenidos)
C# maior: C#, D#, E#, F#, G#, A#, B#, C# (7 sustenidos)

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