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DIMEBAG DARREL Veterano |
# abr/04
Estou muito confuso:
Escala C maior: C D E F G A B
Escala C Menor (N): C D D# F G G# A# C
A escala pentatonica maior é obtida eliminando o IV e VII graus ex:C D E G A
A escala pentatonica de C menor,é obtida eliminando o II e VI graus,más eu devo tirar os II e VI graus da escala de CM ou Cm? ex: C D# F G A#
Más tendo em vista q deveria tirar os II e VI graus da escala de Cm (como fiz acima),seria errado tirar os IV e VII graus da escala menor como se faz com a escala pentatonica maior?
E existe escala pentatonica menor harmonica e melódica?
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gjsuzigan Veterano |
# abr/04
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DIMEBAG DARREL
1º.......Não existe C D D# F G G# A# C
o correto é,escala de C menor:C D E F G A B C
T T ST T T T ST
2ºPENTATONICA:
Maior: tirar IV e VII grau
Menor: tirar II e VI grau
3º Pentatonica de C menor :
C E F G B C
4º eu acho que não existe Pentatonica harmonica nem melodica.......as 3 são tipos diferentes de escalas
ok?????
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gjsuzigan Veterano |
# abr/04
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DIMEBAG DARREL
C D D# F G G# A# C
issu esta errado pois naum pode repitir notas.....como D e D#
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Leandro Veterano |
# abr/04
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gjsuzigan
Akela escala que vc colocou eh a de C, não a de Cm.
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gjsuzigan Veterano |
# abr/04
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Leandro
EScala menor :
T ST T T ST T T
C D Eb F G Ab Bb C
DIMEBAG DARREL
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Leandro Veterano |
# abr/04
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gjsuzigan
Melhorou ;)
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DIMEBAG DARREL Veterano |
# abr/04
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Ae,a escala de DÓ MENOR não é essa q eu falei???
Eu acho q é sim hein...
Pois o gjsuzigan fez a mesma escala que eu fiz,ele usou Eb Ab Bb ao invés de D# G# A#,más é o mesmo tom (eu só não usei Eb Ab Bb pq tenho um "mini-curso" aqui q está escrito a escala com D# G# A#,então achei + comodo colar aqui do jeito q tava lá)
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Leandro Veterano |
# abr/04
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DIMEBAG DARREL
Acontece que vc "repetiu" as notas.
D D#
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DIMEBAG DARREL Veterano |
# abr/04
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Leandro
Sim,más D# = Eb..
Más a escala q eu fiz de C menor está certa né?Vou fazer de novo sem usar #
C D Eb F G Ab Bb C
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Leandro Veterano |
# abr/04
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DIMEBAG DARREL
Eh, de certo modo, está certa. Mas não eh bem por aí.
1º Não eh comum escrever do modo como vc escreveu.
2º Não estaria certo se vc estivesse tocando, por exemplo, um violino. D# e Eb são iguais p/ a guitarra, mas pra certos instrumentos eh diferente ;)
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inthelight Veterano |
# abr/04
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DIMEBAG DARREL
respondendo a sua pergunta, para obter a pentatonica de C menor, vc deve tirar o II e o VI graus da escala de C menor.
e eu acho q naum existe pentatonica menor harmonica e melodica, apenas m tipo de menor
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inthelight Veterano |
# abr/04
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D# e Eb são iguais p/ a guitarra, mas pra certos instrumentos eh diferente ;)
como assim? não é apenas uma questão de nomenclatura?
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DIMEBAG DARREL Veterano |
# abr/04
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Leandro
Entendido.
inthelight
Valeu.
Então seria errado tirar os IV e VII graus da escala menor?
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Leandro Veterano |
# abr/04
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inthelight
Não. Na verdade há uma diferença de 1/9 de tom de uma pra outra. Só se igualou pq isso dificulta a fabricação a tocabilidade dos instrumentos.
Então, pra guitarra, baixo, piano, etc. eh igual sim.
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inthelight Veterano |
# abr/04
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DIMEBAG DARREL
sim, seria errado, tirar o IV e VII graus eh para formar escala pentatonica maior a partir de uma escala diatonica maior.
Leandro
hmmm...interessante, naum sabia disso. valeu!
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Leandro Veterano |
# abr/04
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inthelight
;)
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LeandroP Moderador |
# abr/04
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DIMEBAG DARREL
A pentatônica da escala de dò maior (C, D, E, F, G, A, B)
é formada pela:
T, 2(9), 3, 5, 6 (C, D, E, G, A)
Se estiver solando sobre um acorde com sétima, tipo um C7, você faz a mesma escala acima, só que substituindo a sexta pela sétima menor. No caso de dó, basta iminuir em meio tom a sétima maior, passand de B para Bb:
T, 2(9), 3, 5, 7 (C, D, E, G, Bb)
Pra se fazer uma penta menor você deve se basear na escala menor que escolher. Por exmplo uma escala de Dó menor tem na sua formação apenas acidentes com bemóis. Nada de sustenido:
C, D, Eb, F, G, Ab, Bb
A formação da pentatônica menor utilisa-se das seguintes tensões:
T, b3, 4, 5, 7 (C, Eb, F, G, Bb)
Para acordes menores com sextas maiores pode se substituir a sétima.
Cm6
T, b3, 4, 5, 6 (C, Eb, F, G, A)
No caso de dó, a sexta menor é Ab, como o acorde é com 6 maior, elevamos em meio tom, passando de Ab para A.
Baseando neste raciocínio você pode criar pentas com outras escalas, tanto maiores como menores.
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cwmoraes Veterano |
# mai/12
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Voltando neste topico então pois o outro foi fechado (http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/287811/)! mjcmello, ALF is back e malucobeleza666 valeu pela observação! Eu coloquei os dedos que eu uso e não as "casas" do braço. Me perdoem. Corrigindo. ---3-5---- ---3-5---- --2---5--- --2---5-- ---3-5---- ---3-5----
Em tempo. Saquei o que vocês falaram. Agora outra duvida, eu consigo transpor esse shape para G por exemplo? Ou qualquer outro exemplo. Ou cada tom tem seu shape proprio? Sempre eu vou deixar duas notas de fora. Pois só entram cinco. Como eu descubro essas notas?
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mjcmello Veterano |
# mai/12
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eu consigo transpor esse shape para G por exemplo
Sim. Vc pode transpor TODOS os shapes para QUALQUER tonalidade. Basta observar que vc está usando um shape que começa na nota G para a escala de C. Neste caso vc vai executar o mesmo shape começando na 10a casa que é a nota D.
Sempre eu vou deixar duas notas de fora. Pois só entram cinco. Como eu descubro essas notas? É só montar a escala maior e tirar a 4a e a 7a.
Ex: C maior (C D E F G A B) tira o F e o B G maior (G A B C D E F#) tira o C eo F# D maior (D E F# G A B C#) tira o G e o C#
e assim por diante.
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