Formação de Escalas

Autor Mensagem
Copag
Veterano
# mar/08
· votar


Peço desculpas pela demora em responder.

Agradeço muitíssimo pelas informações e contribuições, foram de grande valia para mim, uma vez que, com esse "resumo", todo o apanhado e emaranhado de coisas que eu li pôde ser compreendido.

Muito obrigado.


Penta_Blues
É verdade, eu já havia estudado isso também. Mas creio que a frase foi criada para ser utilizada com a teoria musical, e não o inverso. De qualquer forma, as coisas ficaram mais claras pra mim agora.


LeandroPanucci
Belas informações Panucci. Acho que já havia estudado isso também, mas sem colocar em prática. Lembro que, na verdade, você está utilizando "Círculo das 4ªs", ao invés de utilizar o das 5ªs, inversamente (para os bemóis).

É isso mesmo, correto?

Legal cara, como as coisas ficam bem claras depois de um tempo... hehehe


Valeu mesmo galera! Um abraço!

LeandroP
Moderador
# mar/08
· votar


Copag

O círculo das 4as forma escalas com bemóis e o círculo das 5as forma escala com sustenidos. Um é o inverso do outro.

Thallis
Veterano
# jun/09 · Editado por: Thallis
· votar


T T ST T T T ST

Regra dos #: A nota que vem depois do ultimo sustenido
Escala dos #: fa-do-sol-re-la-mi-si
Outra coisa.. você nao pode trocar o E# porF pois para contar o intervalo fica errado...
A mesma coisa com o SI# ...
Ex: Inves de dar uma terça.. da uma quarta e ai vai ^^ !

Eu nao entendi muito bem oque voce perguntou...

blonski
Veterano
# set/10
· votar


Boa Tarde !

( C,C#,D,Eb,E,Fb,F#,G,Ab,A,Bb,B )

Dado o conjunto acima; T T st T T T st, com as escalas maiores de 1/2 em 1/2 Tom, por que, na audição, não faz a menor falta as escalas de Db,Gb,Cb ?

Para pensar, e dar uma resposta de mestre !

Arimoxinga
Veterano
# set/10
· votar


blonski

E,Fb,

que sequência estranha véio! no caso seria 2 Mí!!


Peace!!

fripp
Veterano
# set/10
· votar


Penta_Blues
Cara, como diria um antigo professor que tive: "Dar nomes diferentes pra mesma coisa é uma tremenda safanagem..."
Concordo! Mas a enarmonia simplificou barbaramente a música. A gente deve isso a quem inventou a afinação temperada, senão a estaríamos até hj tocando um C# que é de fato diferente (mais agudo) que o Db.
remember
Viva a escala cromática!!!

blonski
Veterano
# set/10
· votar


blonski

E,Fb,

que sequência estranha véio! no caso seria 2 Mí!!


Peace!!

===
Olá !

Note que:

E= E F# G# A B C# D# E
Fb=F G A Bb C D E F

Estão com 1/2 tom de uma para outra !

blonski
Veterano
# set/10
· votar


Penta_Blues
Cara, como diria um antigo professor que tive: "Dar nomes diferentes pra mesma coisa é uma tremenda safanagem..."
Concordo! Mas a enarmonia simplificou barbaramente a música. A gente deve isso a quem inventou a afinação temperada, senão a estaríamos até hj tocando um C# que é de fato diferente (mais agudo) que o Db.
remember
Viva a escala cromática!!!


===

Amigo, Por que haveria de ser sonoramente diferente a escala maior de C# da escala de Db ? Haja visto, que são enarmônicas ?

blonski
Veterano
# set/10
· votar


Bom, respondendo a pergunta, sem mais delongas, as escalas de:

( Db, Gb, Cb )

Não fazem a menor falta ao grupo de escalas maiores de 1/2 em 1/2 Tom

( C,C#,D,Eb,E,Fb,F#,G,Ab,A,Bb,B )

Porque são enarmônicas, isto é são exatamente as mesmas notas, porém com nomes diferentes !

Ou seja; a escala Maior

Db é enarmônica de C#
Gb é enarmônica de F#
Cb é enarmônica de B

Logo, é por isto que não fizeram a menor falta naquele conjunto de escalas de 1/2 em 1/2 Tom.

E então ?
Entrou no Tom ?

Ps: Aos mestres de plantão; se por acaso desafinei no Tom, por favor corrija !

fripp
Veterano
# set/10 · Editado por: fripp
· votar


blonski
Nosso sistema musical tem origem na teoria da afinação das cordas, do Pitágoras (sim, aquele doente do teorema). Em seu sistema, 1 tom é dividido em 9 partes. Leia mais aqui

Ou seja, originalmente o C#, por exemplo, NÃO correspondia ao mesmo som de Db, assim como F# e Gb, A# e Gb, etc. De fato, o "#" seria igual a a 5/9 de tom, enquanto o "b" a 4/9.

A escala cromática foi inventada para permitir que os intrumentos de teclas pudessem tocar em qualquer tonalidade, coisa que era impossível antes. O que foi feito? Simplesmente estipulou-se que o semitom passa agora a ser exatamente a metade de um tom (4,5). Daí o conceito de enarmonia.

O exemplo cabal do que eu estou falando é "O cravo bem temperado", do Bach, em que ele executa uma peça em cada tom para demonstrar as possibilidades daquele intrumento bem temperado.

Carregando
Veterano
# set/10
· votar


as escalas de:

( Db, Gb, Cb )

Não fazem a menor falta ao grupo de escalas maiores de 1/2 em 1/2 Tom


mas existem, pra deixar claro.

blonski
Veterano
# set/10 · Editado por: blonski
· votar


fripp


Ou seja, originalmente o C#, por exemplo, NÃO correspondia ao mesmo som de Db, assim como F# e Gb, A# e Gb, etc. De fato, o "#" seria igual a a 5/9 de tom, enquanto o "b" a 4/9.



Nas escalas Maiores, A# não é enarmônico de Gb !

fripp
Veterano
# set/10
· votar


blonski
É claro, erro de digitação! A# e Bb.

blonski
Veterano
# set/10 · Editado por: blonski
· votar


fripp
================

Em síntesse,

Num instrumento de afinação fixa, como o piano, as notas enharmônicas têm realmente a mesma altura. Num instrumento de afinação não fixa, duas notas enharmônicas não tem rigorosamente a mesma altura, porque há uma diferença quase imperveptível entre elas, chamada coma, sendo 9 entre cada Tom.

blonski
Veterano
# out/10
· votar


Só uma pequena correção !

Anteriormente sobrou um b na escala Fb, ali, o correto é apenas F !

Corrigido ! ( C,C#,D,Eb,E,F,F#,G,Ab,A,Bb,B ) Corrigido !

rafael77
Veterano
# out/10
· votar


Que complicação! Esse lance de ciclos de 4a e 5a tem muito mais a ver com por as notas no pentagrama do que com as escalas em si. Sim, E e B tem sustenidos, mas são enarmonicos de F e C então ng fala em E e B sustenidos. O que acontece é que o pessoal achou que para visualizar os intervalos no pentagrama era mais facil(no piano era, na guitarra tenho minhas duvidas) ver as bolinhas subindo e descendo do que ficar colocando sustenidos ou bemois - pra isso foi inventando armadura de clave. Em geral quando vc conta intervalos vc não repete notas nem pula notas. Assim, a segunda menor de D é Eb e não D#, assim como a segunda maior de D# é E# e não F.
Isso ae tudo é muito interessante, mas não significa porra nenhuma. Acho que quando vc vai tocar, vale muito mais a pena decorar os intervalos visualmente, assim vc nem pensa que nota está tocando só na sonoridade.

Abs!

fripp
Veterano
# out/10
· votar


rafael77
Desculpa, meu amigo, tudo de bom pra vc, mas não fala do q vc não entende. A discussão sobre temperamento musical é profunda e complexa, não pode ser tratada dessa forma "não significa porra nenhuma".

Namastê.

rafael77
Veterano
# out/10
· votar


fripp

Na verdade eu n li o q vcs tavam falando, eu estava respondendo o tópico original e vi uns caras viajando demais na teoria, assim como vcs tb viajaram saindo da pergunta do cara. O q eu quis dizer com "porra nenhuma" é q a música é feita na prática, a teoria é otima e ajuda muito, mas pra mim o importante é achar as notas no instrumento e nao no papel.

Abraços.

rafael77
Veterano
# out/10
· votar


O problema é q o guitarrista é um tipo de musico mala demais. Quer sempre mostrar que sabe mais e que é um puta entendido da música, mesmo tocando essa porra de instrumento barulhento ^^.

fripp
Veterano
# out/10
· votar


rafael77
Só.

Namastê.

guitarg3
Veterano
# out/10
· votar


os modos gregos no caso seria a aplicaçao da escala maior descrita no topico soh q em outros tons? tipo.. a escala maior de dó aplicada na escala maior de dó vira jônico.. ms a escala maior de dó aplicada na escala de ré ja é outra coisa.. eh isso ou eu estou falando muita besteira.. nao tem nda a ver? sempre tive duvidas quanto a isso..

fripp
Veterano
# out/10
· votar


guitarg3
Não sei se vc digitou errado, mas n deu muito para entender a sua dúvida. De qq forma, os modos gregos usam os mesmos intervalos da escala maior (1ºgrau (T) 2º grau (T) 3º grau (ST) - 4º grau (T) - 5º grau (T) - 6º grau (T) - 7º grau (ST) - 1º grau). Como esses intervalos são cíclicos, no modo jônico, a escala "começa" no 1ºgrau, no modo dórico, no 2º grau, no modo frígio, no 3º grau, no lídio, no 4º grau, no Mixolídio, 5º, no Eólio, no 6º e finalmente no modo lócrio no 7º (a grosso modo, ok?).

O porém é que a relação de forças e tensões entre as notas muda. Tomando como exemplo a escala maior de Dó, no modo Eólio, a tônica é de fato o Lá e maior sensação de chegada se dá nesta nota.

Exemplo prático (escala de Dó):
* dó - ré - mi - fá - sol - lá - si: Jónio
* ré - mi - fá - sol - lá - si - dó: Dórico
* mi - fá - sol - lá - si - dó - ré: Frígio
* fá - sol - lá - si - dó - ré - mi: Lídio
* sol - lá - si - dó - ré - mi - fá: Mixolídio
* lá - si - dó - ré - mi - fá - sol: Eólio
* si - dó - ré - mi - fá - sol - lá: Lócrio

Saiba mais

Namastê.

guitarg3
Veterano
# out/10
· votar


fripp
entendi.. foi +- isso que quis dizer haha.. entao tocando uma mesma base eu posso ter várias sonoridades diferentes, somente mudando as "notas objetivas"

fripp
Veterano
# out/10
· votar


guitarg3
Não é bem isso, velho, não na mesma base. A música modal dá um outro tempero à música, mas vc n vai poder, por exemplo, estar tocando em Dó maior e mudar para Dó dórico (se é disso q vc está falando). Se a música não modular, as notas "permitidas" são sempre as da escala maior ou menor da tonalidade, e mais aquelas que são inseridas quando se faz uma preparação através de um dominante (saca essa parada?). Se o tom o menor, e harmonia permitir, vc pode ainda variar o 6º e o 7º graus.

Se tiver interesse neste assunto, te recomendo ler Harmonia e Improvisação do Chediak.

Namastê

rafael77
Veterano
# out/10
· votar


guitarg3

Esse negócio de modos dá muita confusão pq mto lugar ensina errado, e confundem digitação de escala com modo. O lance dos modos tem muito mais a ver com o acorde base do q com a escala que vc ta tocando em cima. Você pode tocar a mesma escala em cima de acordes diferentes, e isso q dará a sonoridade diferente que caracteriza um modo. Do mesmo jeito, vc pode tocar escalas diferentes em cima do mesmo acorde, e isso também dará modos diferentes.

Exemplos:
Escala de C em cima de C = C jônio,
Escala de C em Dm = D dórico
Escala de C em Em = E frigio
Escala de C em Am = A eolio ou escala menor relativa

Escala de G em cima de C = C lídio
Escala de F em cima de C = C mixolídio
Escala de Am em cima de C = C jonio

rafael77
Veterano
# out/10
· votar


fripp

* ré - mi - fá - sol - lá - si - dó: Dórico

Voce ta viajando amigo.... Isso é puta mentira! Se voce tocar isso em cima de C maior vai continuar sendo jonio. A escala serve pra vc saber as notas, nao importa a ordem. Nao é pq vc começa por ré q vai ser dorico!

fripp
Veterano
# out/10
· votar


rafael77
Quem está viajando é você. Esta escala é o Ré dórico (II grau da escala maior de Dó - jônico). Aliás, exatamente o q vc disse acima. Vc está querendo ajudar, mas só está tumultuando.

Namastê.

rafael77
Veterano
# out/10
· votar


Modo = "modo" de solar em um acorde (nao um modo de tocar a escala!)

O problema é que no rock 90% das musicas soh tem um tom, entao as pessoas tendem a achar q voce deve usar a mesma escala na musica inteira. Até da certo... mas o certo é usar uma escala (modo) diferente para cada acorde, como é feito no jazz.

fripp
Veterano
# out/10
· votar


rafael77
Modo = "modo" de solar em um acorde
Não sou de ficar antagonizando de bobeira, mas infelizmente vc está falando de algo q não tem uma compreenção completa. Te recomendo dar uma estudada antes de dar dicas furadas.

Modo vem de música modal, isto é, música que não é baseada na escala maior ou menor.

Valeu?

Namastê.

rafael77
Veterano
# out/10 · Editado por: rafael77
· votar


fripp

Você que não tem compreenSão da coisa ^^ Você esta certo em algumas coisas, mas como muitas pessoas aprendeu as coisas da forma errada. Música tonal é aquela que tem um centro tonal , onde há acordes com função de movimento e tensão, mas sempre gravitando pra esse centro tonal, independente dos acordes estarem todos no mesmo campo harmonico ou não. Música modal é aquela onde os acordes não tem esse centro tonal. Independente disso, os modos existem em ambas as músicas, pois é a partir deles que são compostas as melodias e os solos. Para isso, escolhe-se uma escala para cada acorde, e nessa combinação acorde + escala estabelecemos um modo.

Na prática, a sequencia das notas, re, mi, fa, sol, ou sol fa mi re, não importa, se você toca ou canta a mesma escala em cima do mesmo acorde você está dando a intencao do mesmo modo. Como eu falei a maioria dos lugares ensina que jonio começa no do, dorico começa no re, frigio no mi... Mas isso é simplesmente estupido! Como vamos usar isso na pratica? Quem sola fazendo digitacao? Na verdade o que se deve pensar é "usar a escala onde a partir da fundamental desse acorde existe essa disposicao de tons e semitons (T 2 3m 4 5 6 7m para dorico).

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Formação de Escalas