Formaçao das escalas

    Autor Mensagem
    glvillela
    Veterano
    # nov/09


    Usei a busca e nao encontrei nada sobre minha duvida, eh o seguinte, todos aqui falam sobre formaçao dos acordas, tonica, 2 maior, 3 maior, 5 justa, etc, e nao entendo nada disso. alguem por favor poderia me explicar o que significa tonica, maior, justa, e segunda, terceira, quarta, etc, e, se possivel, usar uma escala como exemplo, tipo a pentatonica ?
    Me perdoem se essa duvida ja existe, eh q procurei e nao encontrei nada, e estou pesquisando sobre isso como um loco psicotico por uns 3 dias.

    glvillela
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    desculpem, no começo quis dizer "formaçao das escalas"

    cortesx
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    procura os topicos do leandro P
    sobre intervalos

    mas essas coisas ae são formas de "por nome" no intervalo (distancia) de cada nota

    por exemplo, de C pra D existe uma 2 maior
    de C pra B uma 7 maior

    Codinome Jones
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Usei a busca

    SEI!!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Pra ter uma escala, você precisa ter uma nota inicial. Esta nota é quem define a altura da escala, e é chamada de "Tônica" ou "Fundamental".

    Os demais números referem-se as demais notas da escala, sob o ponto de vista da nota inicial - tônica ou fundamental.

    2a, 3a, 4a, 5a, etc... são intervalos genéricos, pois correspondem somente aos nomes das notas em relação a primeira (tônica).

    C e D
    C e Db

    Temos acima um intervalo genérico de 2a, pois a nota Ré é a 2a nota em relação ao Dó. Mas ao ver melhor esses intervalos podemos notar que no primeiro exemplo o intervalo corresponde a 1 tom, enquanto que no segundo exemplo temos apenas meio tom.

    Isso quer dizer que temos um intervalo de segunda, um maior e outro menor.

    Daí as denominações de 2a maior e 2a menor.

    Se tivéssemos por exemplo:

    C e D#

    O intervalo correponde a 1 tom e meio. Ou seja, este intervalo é ainda maior que o de "segunda maior", então podemos chamá-lo de "segunda aumentada". Pois esta nota ainda é a nota Ré (genérico)

    É muito importante classificar os intervalos de forma genérica (T, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8) e depois classificar estes intervalos individualmente (maior, menor, justo, diminuto, aumentado).

    Escalas de Dó maior e Dó menor, respectivamente:

    (intervalos genéricos: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8)

    C, D, E, F, G, A, B e C = T, 2M, 3M, 4J, 5J, 6M, 7M e 8J

    C, D, Eb, F, G, Ab, Bb e C = T, 2M, 3m, 4J, 5J, 6m, 7m e 8J

    Onde:

    J = Justo
    M = Maior
    m = menor

    Observe que as notas são as mesmas - as diferenças são "os acidentes" (# ou b) que deslocam as notas da sua posição.

    Dê uma pesquisada na busca que você vai encontrar estas classificações.

    Boa sorte!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Intervalos:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/155325/


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Formaçao das escalas