Madeira pra usar na escala: Ipê

Autor Mensagem
maadc
Veterano
# out/05


O ipê é indicado pra usar em escala de guitarra?

Egregora Digital
Veterano
# out/05
· votar


Já vi em escalas de Contrabaixo, então deduso que em guitarras sim., pois são instrumentos parecidos nestes aspectos.

Sancast
Veterano
# out/05
· votar


Eu vou usar ipê numa warlock que estou fazendo (aliás, tava cortando o braço agora pouco... hehehe)... eu queria msm era usar jacarandá (rosewood)... mas, como não achei, fui de ipê pra ver se dá certo...

Não sei te dizer se rola não, cara... eu tô arriscando aki... se ficar ruim, f*da-se... hehehe... jogo fora e faço outro...

Wolf Mcfly
Veterano
# out/05
· votar


onde vcs aprenderam a fazer instrumentos?

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


maadc
Ipê mais duro e resistente ao desgaste que o jacarandá e até mais do que o ébano.
Vai te dar um som mais brilhante.
Na europa eles estão usando ipê para fazer espelhos de violinos, violoncelos, contrabaixos, gambas e etc; com um custo muito inferior ao ébano mas com qualidade superior; pois a tradição e a aparência do ébano agrada mais pessoas, além do custo do ébano ser muito maior também.
Eu tô fazendo 2 escalas de ipê e eu achei que ficaram bem bonitas:
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*990017:f26
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*990017:f27
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*990017:f28

procura selecionar um pedaço legal, com corte radial e sem defeitos.
ipê é bom, bonito e barato. eu aconselho.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Sancast
Posta umas fotos dos instrumentos que vc tá construindo.
É legal ver o processo de construção.
Se vc precisar MUITO de jacarandá me manda um email que eu posso conseguir, o problema é o preço: R$45,00 50 X 7 X 0,7 cm.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/05
· votar


Eu já usei ipê e recomendo.
Abç

U1000D
Veterano
# out/05
· votar


ébano é mais escuro.. acho mais bonito:)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/05
· votar


O ébano, além de caríssimo é difícil de ser trabalhado e colado.
Use ipê mesmo, ou as alternativas que te dei.
Abç

Wolf Mcfly
Veterano
# out/05
· votar


gostei dessa escala em ipê.. ficou muito bonito..

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


Eu tenho uma guitarra com escala em Ipê, mas agora o Fábio Seiji vai me fazer um braço novo.

maniac123
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji

sua oficina fica em q cidade?

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


maniac123
Em São Paulo.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Fritz_mkvl
Na verdade a oficina é em São Bernardo, mas eu moro em São Paulo.
É perto, dá 30 min de carro daqui de casa.

Dá uma olhada:
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/996127

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Fritz_mkvl
Cara, desculpa te falar isso, mas a sua guitarra é ruim! rsrs
O som é bem saturado, tem um nível legal na saída, mas é muito abafado e os graves são todos embolados, além de ter ruído, apesar de serem 2 humbuckers.
Vou tentar aterrar a ponte pra ver se tiro o ruído pra vc, mas pode ser problema nos captadores.

maadc
Veterano
# out/05
· votar


Entrei em contato com o luthier que fez a minha guitarra estilo LP e ele confirmou que usou ipê na escala.

Curly
Veterano
# out/05
· votar


maadc

vc perguntou uma vez sobre escudo "removíveis" para strato... aqui tem umas fotos...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/108913/

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Curly
O resultado da sua blindagem com papel alumínio ficou bom? tirou todo o ruído?
Sei que os caps single sempre vão ter hummmm, mas eu queria saber de fato quanto isso é eficaz, estou pensando em usar pq fazer blindagem com lâmina de cobre dá muito trabalho.

Curly
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji

não é papel alumínio !!! é fita adesiva com superfície de alumínio... fica 100% !!! veja q na strato tem 2 duplos mas em outra strato minha com 3 tex-mex ficou zero de ruído... o macete é a eliminação dos loops de terra como o site ensina...

Sancast
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji

Então, cara... eu ia abrir um tópico pra mostrar a construção dessa warlock... é a primeira guitarra "de verdade" q estou fazendo... já fiz uns lap steel, mas são bem mais fáceis d se construir... vou ver se acho foto d algum deles aqui, pra postar... pq acabei não ficando com nenhum...

O problema é q eu não disponho do maquinário adequado... então, vou fazendo tudo meio no improviso... o resultado final fica bom, só q acaba dando mto mais trabalho e demora bem mais...

No momento a construção da guitarra tá parada... pq ontem eu fui cortar o headstock e fiz uma cagada do kct... vou ter q comprar outra peça d madeira...

Mauricio Luiz Bertola

Tu tb é de Jacarepaguá, né, cara???

Sabe algum lugar onde eu possa comprar madeiras boas, num preço legal? eu fui lá pros lados da estrada dos bandeirantes, perto do projac... fui numa "JCA"... algo assim... só q eles não têm pranchas com largura necessária pruma guitarra... o corpo dessa warlock eu tive q fazer em duas partes...

E lá tb não rola de achar marfim... na primeira vez q eu fui lá, eles tinham marupá... só q na segunda vez já não tinham mais... sacas? não rola mta opção e eu acabei ficando com o cedro msm (e acho q foi uma boa escolha)...

Se souber d algum lugar melhor e mais barato, por aki, dá um toque ae...

Abraço!

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Sancast
Sei muito bem o que é não ter um maquinário adequado.
Lá na oficina a gente adaptou uma serra de mão (do meu sogro, comprada num camelô) numa mesa e antes disso a gente tinha que desdobrar uma prancha no serrote, leva dias. Agora só leva 3 horas pq a serra não alcança nem a metade das pranchas, hehehe.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Curly
Valeu! vou me informar mais sobre essa fita.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/05
· votar


Sancast
Cara, eu comprei madeira na loja Parimad na estr. dos Bandeirantes, e atualmete compro na Japão madeiras na Rodovia RJ106 em Maricá.
Abç

Sancast
Veterano
# out/05 · Editado por: Sancast
· votar


Fábio Seiji

Hehehehe... é complicado msm... o corpo dessa warlock eu cortei com uma tico-tico... tranquilasso... foda foi qdo eu fui fazer o headstock... a madeira tinha 6cm de largura, mas a tico-tico só corta até 4cm... aí, eu marquei tudo direitinho dos dois lados, cortei de um, cortei de outro e, no final, vi q tinha saído errado... pq a serra dela é meio flexível, né... aí deve ter dobrado um pouco e cortou tudo torto... perdi a peça de cedro q seria o braço... hehehehe... agora vou ter q comprar outra...

E antes eu tinha tentado usar a tico-tico com uma serra maior... d uns 15cm... só q acho q ela não aguentou muito bem... não sei se a serra q não era mto "afiada" (vagabunda... camelô style) ou se o motor da tico-tico q não aguentou serrar os 6cm d uma vez... provavelmente, foi culpa da serra vagabunda msm...

O que também me dá um pouco de dor de cabeça é fazer as furações dos captadores e parte elétrica... nos lap steel eu fiz com uma furadeira msm... até q ficou bom... mas tem q ter mó atenção pro furo não sair meio torto... tem q ser bem perpendicular...


Mauricio Luiz Bertola

Putz... muito obrigado pela ajuda, cara.... vou ver se hoje mesmo dou uma chegada lá...

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Sancast
Quando a parte é muito espessa e o corte for reto é melhor usar um serrote manual, mesmo, a minha tici-tico abriu o bico quando eu tava cortando um pedaço de jatobá com 3cm de espessura, foi uma lástima.
Você ainda pode salvar esse braço fazendo uma colagem (tipo das jackson) pra completar a madeira pro headstock.

Pra fazer os buracões vc pode comprar uma tupia, xing-ling mesmo, que deve estar por volta de R$80,00, só que vc vai gastar mais um tanto com as fresas. Alivia tudo com a furadeira e só o formato final na tupia pra não forçar.

Penta_Blues
Moderador
# out/05
· votar


Boa tarde!!!!

Fabio Seiji,
Inventei de reformar uma guitarra Finch que apareceu como forma de pagamento. Tem como contatar vc?
Valeu!!!

Sancast
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji

Pois é... nos primeiros lap steel eu fiz o corte com um serrote mesmo... mas não tenho mta perícia nessa ferramenta e tive q pedir ajuda prum cara q trabalha na empresa da minha mãe... aí, pra parar de incomodá-lo, comprei logo essa tico-tico...

Pensei em fazer esse lance de usar outra peça no headstock, mas não sei se consigo... bom... tentarei... senão der certo, eu compro outra madeira e faço um braço novo...

A tupia é uma boa msm... eu tava pensando em comprar uma, só q não sabia q era tão barato (msm uma vagaba)... achei q fosse pra mais d 300 pratas... enquanto eu não compro, vou continuar na furadeira e akela broca com a ponta chata (tipo q se usa pra furar olho mágico em porta)... usando essa broca rola d abrir a cavidade usando menos furos, pq a dimensão d cada buraco fica maior, né...

Pow... valeu aí pelos toques, cara... tá ajudando mto msm...

Abç!

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Sancast
Não tem segredo para colar a peça do headstock. Apesar que eu nunca fiz, pois sou meio purista nessas coisas.
Cola com bastante pressão (usa quantos sargentos ou grampos vc achar necessário) e depois da cola totalmente seca (mínimo de 24horas) vai ser mais fácil quebrar o braço do que descolar a peça.
Qualquer dúvida me manda um email.
abs

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji
E aí cara, o braço vai ter jeito ou nem vale a pena?

Penta_Blues
Moderador
# out/05
· votar


Boa tarde!!!!

Fabio Seiji
Vc poderia me passar seu E Mail ou entrar em contato comigo?
Valeu!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Madeira pra usar na escala: Ipê