Madeira pra usar na escala: Ipê

Autor Mensagem
maadc
Veterano
# out/05
· votar


Consegui o mogno pra fazer minha guitarra estilo JS.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Fritz_mkvl
O braço tá indo bem, eu e o daniel demos uma boa adiantada no mesmo dia em que vc nos passou a guitarra, pode olhar na data em que postei as fotos.
Tá dentro do prazo, como eu te disse hoje.
Escolhi uma peça de jacarandá bem bacana pra escala (apesar de eu não gostar dessa madeira para essa finalidade). Super premium, totalmente oxidada, quase que toda preta.
Minha cam tá dando uns probleminhas e vou ver se pego outra emprestada pra tirar mais fotos e colocar lá no álbum:
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/996127

Penta_Blues
fseiji@yahoo.com

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


maadc
É isso aí, na minha opinião vc fez a coisa certa, agora compra uma madeira bacana pra escala.

Sancast
Veterano
# out/05 · Editado por: Sancast
· votar


Fábio Seiji

Ae, brow... qual o nome dakelas ferramentas q aparecem na foto CIMG6161.JPG do álbum, q servem pra fazer pressão ali na hora d colar??? tem idéia de preço? onde eu consigo?

Tive q improvisar aki qdo fui colar as duas peças do corpo da minha guitarra... usei uns vasos d planta pesadões, fazendo pressão contra a parede... aauhauhauhauhuaha... mó doideira, mas funcionou legal...

Outra coisa... q madeiras vc usou nakelas duas últimas fotos ali (uma d cor escura e uma d cor clara)??

Depois dessa warlock eu vou fazer uma guitarra mais "moderada", pra tocar uns estilos mais calmos e limpos... queria deixá-la sem pintura, com a madeira aparente... e pensei em fazer nesse esquema... com uns filetes d madeira clara contrastando com a madeira escura...

Se puder, diz aí tb umas madeiras nacionais fáceis d encontrar, com características semelhantes às gringas (coloração e timbre)... pq, qdo eu vou aki nas madeireiras, os caras falam um monte d nome, mas a maioria eu nem conheço... acabo ficando só no cedro e ipê msm...

Valeu, irmão!

maadc
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji:

O luthier tem disponível ipê mas eu posso conseguir ebano no stewmac. Vc acha que vale a pena eu investir numa escala em ébano?

maniac123
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji

gostei das fotos, cara... ainda faço uma guitarra com vc.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Sancast
Vc tá falando dos sargentos (grampos)?
Vixe, isso vende até na padaria, rs. brincadeira.
Qualquer casa de material pra marcenaria e ferragens vende, tem de diversos tamanhos, então o preço vai variar de acordo com o tamanho. Esses da foto deve custar uns 15 reais, eu acho. Não fui eu que comprei, foi o Daniel, um dos caras que trabalham comigo lá na oficina.
Eu tô fazendo uns grampos como esses da foto, mas de madeira e ao invés de cabo parafusado é uma alavanca, depois eu tiro uma foto pra vc ver. Vale a pena, pois sai mais barato e é melhor, mais leve, não torce a madeira na hora de apertar e é mais rápido também.

As madeiras que eu usei no braço, né? Tem comentários do lado esquerdo das fotos lá no álbum, muito gente não repara, mas lá eu sempre falo quais são as madeiras e o nome científico também.
A madeira avermelhada é Mogno e a amarelada é Pau Marfim.

Putz, madeira semelhante às gringas???? Acho mais fácil vc aprender as características das madeiras nacionais, não é tão difícil, são apenas umas 700 espécies, rs.
Olha só, pro braço eu uso sempre misturas, pois vc consegue balancear o peso (madeira pesada com outra mais leve) melhora a estabilidade e o balanço do timbre (graves, médios e agudos).
Na minha opinião de iniciante em construção (o Bertola e cia que me corrijam se eu estiver falando besteira):
A Itaúba é uma ótima madeira pra braço, apesar de ser pesada. O preço dela é muito bom, o som é incrivelmente vítreo e ressonante (privilegia o sustain); porém necessita de muito cuidado durante a secagem pra evitar empenamento e rachaduras (mas isso vale pra quase todas as madeiras).
A Maçaranduba tb é boa, mas tem o som mais grave que a anterior, apesar de ser muito dura e densa.
O Jatobá tb é uma boa opção, mas tem os poros mais abertos e a seleção do corte é necessária para fins estéticos.
Garapeira tb é pesada e dura, mas menos que as três anteriores, muito bonita tb, mas apresenta grão revesso, então é bom escorar com outra madeira de grão direito.
E mais Tauari, Tamarino, Goiabão, Roxinho e etc, todas essas madeiras relativamente fáceis de encontrar, pois eles usam muito pra piso e o preço delas fica abaixo do Pau Marfim, Imbuia e etc.

Como essas madeiras são bastante pesadas, é bom misturar com outra mais leve (mas que tenha resistência) como mogno, cedro, vinhático, canela e cia.

Quando vc for procurar anota o nome das madeiras que vc encontrar e eu posso te ajudar à montar uma boa combinação.

abraço

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


maadc
Putz, depende do preço que o seu luthier tá cobrando no Ipê e quanto vc pagaria pra importar da stewmac.
Aqui, um espelho de ébano (a peça bruta) de 2a linha custa R$60,00; com 20 reais eu consigo Ipê suficiente pra fazer 8 escalas, hehehe.

O Ipê é mais duro e resistente que o ébano, mas não é pretinho e nem tão valorizado...

Dá pra entender os dois lados?

Eu vou te confessar que eu adoro ébano, lá na oficina de cravos eu faço as teclas em ébano e lixo até ele virar um espelho, até refletir o meu narigão. Fica muito lindo, mas numa guitarra vc não pode ter a escala tão polida, senão logo no primeiro dia tocando vc vai reparar nas marcas das cordas.
Porém, Ipê fica muito bonito tb, vc gostou das escalas que eu te mostrei?
Claro que vai mudar de peça pra peça, mas é uma excelente madeira para essa finalidade (entope a lixa pra caramba, é horrível pra trabalhar).

Eu acho que vc precisa pensar direitinho e levantar os prós e contras de cada uma delas, dá uma olhada nas pecas de Ipê que o seu luthier possui e vê se tem alguma que te agrada, olha uma guitarra com escala de ébano e vê se vale o preço.

Jacarandá eu não gosto de usar pra isso, nesse braço do Fritz eu pedi pro Daniel colocar jacarandá pq eu sei que ele gosta e ainda valoriza o instrumento. Eu prefiro usar outra madeira que não gaste tão facilmente.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


maniac123
Valeu, mesmo.
Vc viu os outros álbuns, com a guitarra do Zé e as outras duas que eu tô construindo?

Espero que em breve eu possa começar o meu projeto de construir uma guitarra neckthrough com braço em jacarandá, corpo também de jacarandá e escala em ébano... torçam por mim para que tude dê certo, hehehe.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Sancast
Cara, eu te falei um monte de coisas e ainda esqueci de te falar...
Pra colar peças baixas e curtas, como as metades do corpo da guitarra, dá pra fazer um esquena de cunhas.
Me manda um email que eu te explico com uns desenhos.

Sancast
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji

Putz... valeu msm, cara... vou anotar esses nomes d madeiras q vc citou... provavelmente irei hoje lá na madeireira, pq resolvi nem aproveitar akele braço... vou fazer outro msm... então, devo dar uma chegada lá hj e vejo quais dessas madeiras eles tem...

Se o cara der palpite e recomendar alguma outra, eu anoto e venho falar aki contigo... (eles tinham um cliente q tb fazia guitarras... então, d vez em qdo, dão um palpite qq d madeira, levando em conta o q o outro cliente comprava... foi assim, inclusive, q eu comprei o ipê)...

Eu tava achando q akeles "grampos" eram os tais dos sargentos msm... mas resolvi confirmar, antes d chegr numa loja d ferragens e pedir errado... hehehe..

Vlw, cara!

Fábio Seiji
Luthier
# out/05 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Sancast
Olha só os grampos de madeira que eu tinha te falado.
Já fiz um, mas dá um trampo danado.
Só vale à pena se fizer um monte de uma só vez.
Parecem bem ruinzinho, mas são muito bons.

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*990027:f1
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*990027:f2
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*990027:f3
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*990027:f4

Sancast
Veterano
# out/05
· votar


Putz... acho q nem tenho a manha d fazer um lance desses... hehehe

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Sancast
Precisa de uma serra de bancada, uns pregos e barra de ferro, não é tão difícil; só é ruim de regular a máquina então só vale a pena se fizer logo um montão.
Esses da foto só tem alavanca em uma das peças, mas se quiser mais pressão pode colocar nas duas.

White Explorer
Veterano
# out/05
· votar


Eu uso ipê tbm e gosto mtu!!!

Legal esse tópico, o site tava meio parado com relação a quem curti construir instrumentos.

A quase um ano eu começei a construir a minha primeira guitarra q foi a Explorer e agora ja construi algumas e pretendo daqui a algum tempo montar uma oficina...

Fábio Seiji
mtu legal as fotos q vc posto, e as dicas tbm!
Tenho uma pergunta pra vc... que tipo de cola é usada pra fixar os bindings??? (frisos brancos)


Sancast
Tbm to fazendo uma Warlock, mais eu to usando Marupa no corpo marfim no braço e Ipê na escala.

aki tem uma foto dela
http://www.rodguitars.myflog.com.br

Flw!

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


White Explorer
que tipo de cola é usada pra fixar os bindings??? (frisos brancos)

Depende do material dos frisos, existem alguns plásticos que só colam com um produto químico determinado, outros dá pra colar com araudite; se os frisos forem de madeira dá pra usar cola branca de madeira.
Eu não sou muito fã de frisos de plástico, então não tenho experiência nesse material, mas já vi gente fazer com pvc e colar com araudite.

Muito bacana a sua explorer, tira umas fotos maiores com detalhes da quitarra, parabéns!
Agora precisa construir seus próprios braços de guitarra. rs.

White Explorer
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji
Vo ver se tiro outras fotos melhores sim...
Vlw pela dica da cola, e eu ja to fazendo braços tbm : )!

No Flog tem fotos deles...

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


White Explorer
Legal cara, tô construindo um site também, tá a fim de colocar o seu link lá?
Depois eu posto o link quando tiver alguma coisa no ar.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji
E aí Fábio, fotos novas?

Penta_Blues
Moderador
# out/05
· votar


Fábio, boa tarde!!!!
Cara, agora estou na dúvida pois não sei reconhecer corte radial em madeira e o cara da madeireira não soube explicar... Só disse que a madeira é do cerne da árvore.
Vc teria alguma dica pra eu identificar qual seria a melhor peça pra escolher? A quantidade de mogno que ele tem é bem considerável, então eu teria a opção de escolher entre várias pranchas de madeira.
Valeu!!!

Mad_Jazz
Veterano
# out/05
· votar


Seria bom se a madeira ideal fosse o Eucalipto, né ?

maadc
Veterano
# out/05
· votar


Eu vou começar a cobrar de vcs por usarem meu tópico ...

(brincadeira)

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Fritz_mkvl
Tô colocando umas fotos novas daqui à algumas horas, ainda preciso redimensionar e o meu micro tá quase parando. Amanhã de manhã já tem algumas novas, mas são ainda da semana passada, coloco mais fotos novas amanhã de noite.

Penta_Blues
Luiz vc precisa levar uma faquinha bem afiada e raspar o topo da prancha, se os anéis de idade da árvore estiverem todos de pé assim como as rachaduras, pois a madeira quase sempre racha no raio:
[|||||||||||||] é quando o corte está radial.
Dá pra ver também na face da prancha só que é mais difícil, aparece um monte de plaquinhas retangulares:
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*941733:f84

Se estiver muito difícil escolhe uma que não tenha nó e que tenha os veios bem retinhos, na pior das hipóteses a gente coloca 2 tensores.

maadc
Desculpaí, rs.
Afinal vc já esolheu se vai fazer sua escala de ipê ou ébano?
Faz aquela comparação que eu te falei antes.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Fritz_mkvl
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*996127:f1
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*996127:f2
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*996127:f3
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*996127:f4
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*996127:f5
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*996127:f6

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji
Está ficando muito bom!

maadc
Veterano
# out/05
· votar


Ainda estou em dúvida mas estou quase optando pelo ipê.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


maadc
Vc já viu quanto o seu luthier vai cobrar pelo ipê e pelo ébano?
Vamos para a balança, mas isso vai depender da diferença que o seu luthier vai cobrar de cada um:
Um ipê como escala não possui, ainda, um valor comercial.
Um ébano possui o maior valor em relação à madeira de escala.

Ipê possui excelente durabilidade e a beleza vai ficar por conta da peça e qualidade da mão de obra.
Ébano possui ótima durabilidade e é quase sempre pretinho.

Compare cada uma delas com a sua guitarra, pois normalmente o ébano combina com qalquer coisa (preto é básico), e veja se ficariam bonitas.

Você tá pensando em colocar naquela lespaul azul de luthier? se for aquela guitarra eu aconselho à colocar ipê, depois te falo dos meus motivos.

Fábio Seiji
Luthier
# out/05
· votar


Fritz_mkvl
Só não vair ter marcações na frente, mas eu mesmo coloquei as marcações na lateral em alpaca (não gosto de plástico).
Demorou pro Daniel alinhar, foi o mais trabalhoso, mas ele já colocou os trastes (de baixo, o super jumbo ainda era menor que os que tinha antes), só que eu ainda não tratei as fotos.
Já te falei que o braço antigo não é de pau marfim? É pau cetim, muito bonito também. É mais barato só que mais difícil de encontrar.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


Fábio Seiji
Nossa cara, não sabia dessa não. É fácil perceber a diferença?

maadc
Veterano
# out/05
· votar


Fábio, aquela LP já está com escala em ipê. Mas fala logo os teus motivos.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Madeira pra usar na escala: Ipê