Existe esse négócio de "dom pra tocar"?

Autor Mensagem
BlaCk LaBeL
Veterano
# set/05
· votar


E claro, como o Claudio está dizendo, criação e execução tbm são coisas bem diferentes.

Wilson Fisk
Veterano
# set/05
· votar


Respondendo à pergunta: acho que o ser humano pode conseguir fazer qualquer coisa que outro semelhante possa. Toda pessoa é potencialmente completa. Se vai desenvolver isso ou não é outra história... aí sim acho que entra o fator "personalidade", que é próprio da cada um. O "dom" como sendo uma capacidade metafísica, um desígnio sobrenatural, uma vontade alheia a pessoa, algo "de fora para dentro" não creio que exista... acho que existe o gostar, ter afinidade, vontade de fazer, mas não chamaria isso de dom. Dom soa como algo que a pessoa recebeu, não acho justo falar assim. Não conheço ninguém que seja excelente em sua área que não tenha feito por merecer, ou seja, suado muito para atingir tal nível.

edscampos
Veterano
# set/05 · Editado por: edscampos
· votar


Izabel Carvalho

Existe esse négócio de "dom pra tocar"?


NAO!

edscampos
Veterano
# set/05
· votar


VOCE DESENVOLVE O DOM....... E NAO NASCE COM ELE NAO!

Corupá
Veterano
# set/05
· votar


Wilson Fisk

[/i]Não conheço ninguém que seja excelente em sua área que não tenha feito por merecer, ou seja, suado muito para atingir tal nível.
[i]


Disse tudo.. aqui mesmo no fórum tem um tópico onde o Eddie Van Halen disse que enquanto a galera saia pra noitada no sábado a noite, ele ficava em casa tocando guitarra. Ou seja, sem suar a camisa não tem como!

spy2k
Veterano
# set/05
· votar


Concordo com o nosso amigo Natureza, tem q viajar, tem q viajar...

Se tu é considerado viajão já ajuda.

:)

luiz augusto
Veterano
# set/05
· votar


tem quem tenha talento e tem quem nao tenha sim

nao eh td mundo q treina mtas horas por dia q fica q nem o vai por exemplo
ele estudo mto?
treino mto?
sim
mas tmb nao podemos negar q ele nao tem talento

Robinson
Veterano
# set/05
· votar


Tem algo que os músicos eruditos costumam chamar de "ouvido absoluto", muito difícil de ser justificado fisiológicamente. Eu tenho muita experiência com educação além de ser artista profissional e não tenho nenhuma próva de que o "dom" exista. Se assim fose... somente algumas pessoas falariam, as que possuísem o "dom" enquanto outras nunca poderiam usar a linguagem. A experiência e a leitura acadêmica não demostram a existência do tal "dom" e sim o "incentivo" e "motivação".
Abç!

22222 oirartnoc oa
Veterano
# set/05
· votar


Existe, eu tenho, um monte de gente diz

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


22222 oirartnoc oa
q bom entao.....aproveite...

tuca
Veterano
# set/05
· votar


se Dom não existisse o que seria de steve vai.Mano com a minha idade o cara já fazia auto solos

22222 oirartnoc oa
Veterano
# set/05
· votar


o q me dizem de mozart entao? e o mulekim de 7 anos q vi no programa do david letterman q arregaçava no piano?

Se isso nao eh dom soh se for macumba!

Bilyson
Veterano
# set/05
· votar


calro q ah caras q tm mais facilidade em desenvolver seu lado musical......assim como matematica,ha pessoas com o QI alto e tudo mais.......

as pessoas naum sao todas iguais.......ja o lado das composissoes alem disso axo q vai de toda a criassao da pessoa desde pequena,naum soh influencias musicais,mas tudo oq a pesssoa ja viveu e moudou oq a pessoa eh hje!

mas vc naum pode falar q tm o dom agora...eh mto relativo...
vc pode ta se comparando a otros caras ruins e qndo toka ao lado de alguem q saiba tokar vc ve q naum sabe nda.....

por isso q eu nunca falaria q tenho o dom como o 22222 oirartnoc oa.... apesar de eu ter(uashdusah...essa parte foi brinkadera..)

mas serio......ningm pode falar q tem o dom...tm moleke q fala q eh fodonico pq tira carry on e blablabla.....grande porkaria.....sempre ha alguem melhor q vc...o negocio eh ser humilde e estudar sm se preucupar com isso...

se vc se axa um rinzao pq diz q naum tem "o dom" vc eh um maneh....na verdade vc eh soh um preguissoso mal encaminhado....vai estudar vc chega lah!

22222 oirartnoc oa
Veterano
# set/05
· votar


nao sei se eu tenho mas com certeza quem tem eh o jimmy page

caralho, as musicas do cara sao fodas, malmsteen minha jéba

vitusk8
Veterano
# set/05
· votar


Ae galera, na moral, o único "dom" q existe eh o dom da dedicação e força de vontade, e só. Ninguém nasce sabem tocar guitarra, e se vc naum separar apenas tempo, mas também material para estudo, naum vai aprender naum, num tem jeito! Coloquem ae na cabeça de vcs, quem ainda naum caiu na real, de que naum existe naum levar jeito pra coisa naum... existe sim, aquele que naum se dedica o suficiente e quer resultados extraordinários... num adianta o cara começar a treinar sweep agora e em uma semana esperar ser um monstro no sweep, ou uma melhora extraordinária, mto menos se ele naum se dedicar pra consegui-lo. Tem uns que aprendem um pouco mais rápido, outros um pouco mais devagar, mas ninguém consegue nada sem se dedicar nem virar um guitar hero do dia pra noite... ou vcs acham q só pelo cara ser novo ou tocar guitarra a pouco tempo e mandar bem pra caralho o cara naum se dedicou, caiu do céu? Pode ter certeza, essa cara eh um dos mais esforçados q vc conhece, não o q tem mais dom, ao menos q vc considere dom exatamente dom o q eu acabei d falar... hehe. Vlw!

i6Dungeon
Veterano
# set/05
· votar


Estudo que nada, é DEUS que olha pro cara e fala: Esse vai tocar!
A quem não recebe esse dom divino só resta deixar uma farofinha na encruzilhada numa sexta-feira.

22222 oirartnoc oa
Veterano
# set/05
· votar


vitusk8

Explica mozart, cu frouxo

Andy Summers
Veterano
# set/05
· votar


A quem não recebe esse dom divino só resta deixar uma farofinha na encruzilhada numa sexta-feira
[b]i6Dungeon[/b
He he he he...Esqueceu da galinha preta !!!

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


BlaCk LaBeL
Dom é aptidão. É impossível negar que isso existe. (2)

Mais tudo que o Marisco disse.


Existem "dom" sim, é a aptidão natural das pessoas a fazer alguma coisa. Alguns são bons em matemática, outros tem mais facilidade com fisica e outros tem mais facilidade com música.
O que não quer dizer que alguém que tenha facilidade para fisica, não vá aprender matemática, ele apenas tem que se dedicar.

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


A quem não recebe esse dom divino só resta deixar uma farofinha na encruzilhada numa sexta-feira
[b]i6Dungeon[/b



tem gente q nem farofa dá jeito e nem o diabo quer ele como guitarrista.

Wilson Fisk
Veterano
# set/05
· votar


tem gente q nem farofa dá jeito e nem o diabo quer ele como guitarrista
Pois, ele já me disse isso. Mas nunca devemos acreditar nele...

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


Wilson Fisk
é isso ai,, :)

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/05
· votar


Gasoline
É exatamente isso. :)

renatocaster
Moderador
# set/05
· votar


como assim, é CLARO q existe "dom" pra tocar!!! e as escalas dom-dim, os acordes "dom"??? tem muita coisa!!!

Robinson
Veterano
# set/05
· votar


Não existe o tal do "DOM" ou, pelo menos até agora não foi possível comprovar tal afirmação. O que "parece" ser é que o ser humano recebe influências e motivações para tal o qual coisa. Pode que isto aconteça mesmo durante a gestação já que o tecido materno é flexível o suficiente como para "conduzir" impulsos sonoros ao bebé. Numa família de músicos ou onde a música resulte uma atividade constante e que ofereça à criança este universo desde cedo, há uma grande chance de a criança "mostrar" "dom" com precocidade.
De igual forma pode acontecer o inverso, daí a importância de estudar o "contexto", em que um determinado hambiente pode oferecer "excessivo" estímulo de uma atividade e acabar saturando ou mesmo criando aversão para com uma atividade específica.
O problema da idéia da existencia de um "dom", é que resulta discriminatória e desencorajadora. Alguem com o tal "dom" comparado com alguem que não o apresenta, tira qualquer crédito do segundo.
E ainda tem mais... é fácil falar de MOZART hoje em dia, pasados séculos e tendo podido constatar a sua contribuição para a música. Isso porque já foi constituida uma idéia sobre o "gosto" da época.
Malsmteem é considerado o "melhor guitarrista" por muitos e The Edge (U2) uma titica se comparado com Malsmteem mas... Qual é o parâmetro?
Não seria fácil dizer que o primeiro tem o "Dom" e o segundo não?
Pessoalmente acho The Edge muito mais genial do que Malsmteem. The Edge conseguiu usar recursos simples, equacionar os recursos de uns poucos efeitos e um jeito minimalista de construir as guitarras nas músicas do U2. Malsmteem só conseguiu criar uma imagem em torno de sim como o melhor guitarrista do mundo por tocar a maior quantidade possível de notas por milisegundo.
Bem, que a discussão produtiva continue.
Abç!

MAX II
Veterano
# set/05
· votar


Não é dom (parece que é donativo). A pessoa nasce assim, com algumas capacidades, é genético.
Tem gente que fica anos nas aulas e não consegue nada.

Igual no no futebol, tem gente que já nasceu com visão de campo e corpo apropriado, é só treinar. Tem perna-de-pau que nunca consegue (posso citar alguns do timeco que eu torço)

cocomaluko
Veterano
# set/05
· votar


esse negocio de dom pra mim naum ecxiste

JohnPetrucci
Veterano
# set/05
· votar


Olha tem dom sim.. Algumas pessoas nascem com uma região do cerébro mais desenvolvida e com mais neuronios. O Einstein por exemplo, tem uma pesquisa recente que mostra ele tinha uma quantidade de um certo tipo de neuronio muito maior que de uma pessoa normal. Lógico que um cara que estude muito vai conseguir ser bom, mas um cara que tenha dom e dedicação vai conseguir ser muito mais.

Mr RichieSambora
Veterano
# set/05
· votar


MAX II
JohnPetrucci
Concordo com vcs, tipo vai da genética da pessoas mesmo.
Eu acho que Dom, parece que voce ja sabia fazer isto, so está aprendendo denovo. Dom=Facilidade de aprender algo.
Robinson
Discordo de voce amigão, não é só pk ele é considerado "o kra", ele vai ter o tal dom, muitos otimos guitarristas passaram a vida em conservatorios, estudos, e etc. Quantos anos o kra tem hoje, quanto tempo de musica ele tem?!...

Kd um na sua praia, existe muitos musicos internacionais, que pegam compositores não muito conhecidos pra ajudarem nas suas criações, mesmo não aparencendo eles ajudam a colocar a melodia na musica, procurem ai olhar nos seus Cd's originais nas capinhas as musicas vem com quem compos, vcs vaun ver que tem pessoas que vc nem conhece que ajudou ou fez a musica. Quem tem o "dom" nesta historia?
Outro exemplo é o Junior(ex-sandy e junior) Felipe Dylon e por ai vai, eles são famosos sera que tem o tal "dom"?
Pode ser que daki 1 ano ou +, o felipe d'nylon esteja tocando prakcete(tomara que nao...kkkkk), mais neste tempo teve aula com Pepeu Gomes.
Tanto coisa....

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


vai da genética da pessoas mesmo.
tbm acho

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Existe esse négócio de "dom pra tocar"?