O que é esse negócio de "fritar"?

    Autor Mensagem
    Unfeelingness
    Veterano
    # out/11


    Me desculpem, mas o que é esse negócio de "ficar fritando muito"? "Fritar o solo"....

    rocknroll1234
    Veterano
    # out/11
    · votar


    quando você faz guitarra frita.

    geralmente,servido com sal e acompanha a batata frita.

    _WeesLeeY_
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fazer algum "solo" tocando rapidamente.

    Unfeelingness
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Weesley

    Fazer algum "solo" tocando rapidamente.

    Mas quer dizer então que eu não posso tocar rápido senão estou "fritando"??

    ??????

    joaormrt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    rocknroll1234
    pode vir com arroz também

    joaormrt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Unfeelingness
    não tem questão de poder ou não poder....

    simplesmente fritar é "sinônimo" de tocar muito rápido....

    Unfeelingness
    Veterano
    # out/11
    · votar


    simplesmente fritar é "sinônimo" de tocar muito rápido....

    Sim, mas qual é o problema?? Porque... já vi aqui num desses tópicos de improvisos as pessoas criticando "ah, vc fritou demais naquele trechinho da música"...

    Mas valeu pelo esclarecimento. Se for assim, todas as minhas guitarras estão cozidas ;) ;)

    ssantoss
    Veterano
    # out/11
    · votar


    tem pessoas que n gostam de caras que tocam rapido "ah, vc fritou demais naquele trechinho da música"... o cara quis falar que o cara tocou rápido de mais e ele n gostou,

    MauricioGT
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Unfeelingness

    Duvida: quantos anos você tinha quando se cadastrou no forum?

    nichendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Unfeelingness

    Fritar, embora seja sinonimo de tocar rápido, em geral é usado quando o cara usa a velocidade de forma desnecessária, tocar rápido é um recurso legal de se usar na música, mas tem gente que praticamente só sabe tocar assim ou que mesmo a música tendo mais espaço para explorar outras opções, muitas vezes até mais interessantes, o cara só explora a única que ele gosta/sabe, que é tocar rápido.

    Eu particularmente vejo a fritação como uma espécie de vício, musical, muita gente, eu diria até que a maioria, gasta tanto tempo treinando pra tocar rápido, que depois esquece que pode tocar outras coisas, que pode solar devagar, que pode até não solar e se dedicar à harmonia e ao ritmo, ou construir melodias mais complexas, etc.

    É como alguém que fuma, no começo, faz pq é bom, ou porque é legal, alguns anos depois, faz porque não consegue mais se livrar, porque é dependente daquilo. É esse o problema de muita gente que toca rápido. Por exemplo, é o que pra mim diferencia o Vai do Satriani, o Satriani consegue tocar uma musica inteira sem fritar, o Vai ainda não vi, até em balada o cara dá um jeito de aloprar nos solos. Fica bonito, mas muitas vezes é desnecessário.

    Unfeelingness
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Duvida: quantos anos você tinha quando se cadastrou no forum?

    Maurício GT

    Eu já tinha 30 e poucos anos, mas já fazia mais de 10 anos que tocava guitarra. Esse termo não é da minha época.

    Unfeelingness
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Unfeelingness
    · votar


    nichendrix

    Com certeza, até agora a melhor resposta é a sua. Eu imaginava que era isso mesmo, mas precisava de uma confirmação.

    Você disse que é um vício que o cara tem, mas também pode ser que ele só estudou aquilo, ou seja, se especializou naquilo.

    Mas também é importante notar que num Blues, o cara tem que se segurar para não comprometer ou mesmo inverter o sentido do estilo musical.

    Talvez um bom exemplo de "fritação" seja este http://www.youtube.com/watch?v=FsUOOq7yz1E em que o Antônio Coelho ficou fritando de forma indiscriminada. Ficou muito ruim mesmo o som. Acho que ele quis competir com o Ardanuy e acabou fazendo besteira...

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/11
    · votar


    Unfeelingness

    Ainda não entendeu?

    Abs

    rocknroll1234
    Veterano
    # out/11
    · votar


    vou tocar rapido a batata

    Unfeelingness
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Hahhaa.

    Entendi sim... Já até vi comentários aqui sobre: "é bão tbm, mas frita muito"... http://www.youtube.com/watch?v=uaCiUrPOYTU&feature=related

    Vlw

    nichendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Unfeelingness
    Mas também é importante notar que num Blues, o cara tem que se segurar para não comprometer ou mesmo inverter o sentido do estilo musical.

    Eu nem acho que isso seja coisa restrita ao estilo, por exemplo, o Clapton em Groaning the Blues frita pra caralho, no bom sentido, mesmo sendo um blues bem lento, o solo principal da música é muito rápido, se for olhar numa partitura é só semi-colcheia e fusa, até umas semi-fusas aprece no solo da versão do disco.



    Embora a música seja lenta, o cara soube fazer a coisa da forma que a música pedia (até porque no original tinha alguma coisa nesse rumo), mas fica nítido que da mesma forma que ele sabe apressar, sabe pisar no freio também, e isso é um problema pra maioria das pessoas que tocam rápido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é esse negócio de "fritar"?