Opinião sobre o Dom na guitarra, existe ou não?

Autor Mensagem
Atum Bluesman
Veterano
# jul/06


O que vocês acham?

Blackus
Veterano
# jul/06
· votar


não, existe pratica. uns tem mais facilidade outros menos..

Steve Van Halen
Veterano
# jul/06
· votar


Num existe dom pra tecnica, velocidade... Agora, pra feeling, criatividade, e bom fraseado; isso eh um dom concedido por deus a uns poucos q alguim dia virao a fazer sucesso na vida, se deus te deu esse presente, seja feliz, se naum, adore aos q tem e seja feliz como vc eh...

Atum Bluesman
Veterano
# jul/06
· votar


Steve Van Halen
cara se vc pensar assim, não vale a pena um cara sem o "dom" começar a tocar, é perda de tempo treinar pra cacete e saber q nunca será melhor q seu idolo.

Raven_Heart
Veterano
# jul/06
· votar


é perda de tempo treinar pra cacete e saber q nunca será melhor q seu idolo.
Não acho. Muito provavelmente nunca serei melhor que meus ídolos, mas me divirto muito tocando guitarra...não acho que seja perda de tempo, guitarra não é competição.

Steve Van Halen
Veterano
# jul/06
· votar


Atum Bluesman
Cara, mas se um cara eh realmente seu idolo, vc nunca vai superar ele (isso na sua opiniao, descontando as dos outros), no maximo, vc se sentira honrtado de ser convidado pra uma jem com seu idolo (como foi com angus e keith richards, soh um exemplo). Eh questao de q o cara eh seu idolo, ser ele eh seu sonho, e sonhos num sao reais, apesar d q todas as pessoas flem q vc toca melhor q ele, vc ainda vai se achar inferior a ele.

Steve Van Halen
Veterano
# jul/06
· votar


Não acho. Muito provavelmente nunca serei melhor que meus ídolos, mas me divirto muito tocando guitarra...não acho que seja perda de tempo, guitarra não é competição.
flo bonito

Raven_Heart
Veterano
# jul/06
· votar


uns tem mais facilidade outros menos..
Pra mim, isso seria o "dom". Mas o fator determinante no desenvolvimento musical de alguém é a prática.

Snow Dog
Veterano
# jul/06
· votar


não, existe pratica. uns tem mais facilidade outros menos.. (2)


bela frase

Blackus
Veterano
# jul/06
· votar


Num existe dom pra tecnica, velocidade... Agora, pra feeling, criatividade, e bom fraseado; isso eh um dom concedido por deus a uns poucos q alguim dia virao a fazer sucesso na vida, se deus te deu esse presente, seja feliz, se naum, adore aos q tem e seja feliz como vc eh...

nada, isso é sensibilidade, nada de 'dom de deus', não fode

128556
Veterano
# jul/06
· votar


existe

mas nao é tudo que um guitarrista precisa

Snow Dog
Veterano
# jul/06
· votar


entao se "deus" nao mer der esse "presente " eu nunca vou poder ser um guitarrista foda?

Gan
Veterano
# jul/06
· votar


naum, todas as faculdades mentais humana são produto da prática

Silvio Luis
Veterano
# jul/06
· votar


sim, mas alguns nasceram com intervençao divina.
van halen nao acordo um dia e disse "caraio vo fazer tapping!".

mas treino supera um genio.

Blackus
Veterano
# jul/06
· votar


sim, mas alguns nasceram com intervençao divina.
van halen nao acordo um dia e disse "caraio vo fazer tapping!".


sim, ele ja devia estar acordado a algumas horas haha =P na verdade ele viu um show do Led, e o page ficava fazendo hammer'ons e apontando pro céu e pa, aí ele pensou "esse dedo podia estar na escala tambem..." e desenvolveu a técnica... ou você pensa que se Deus existe ele estaria preocupado em revolucionar a guitarra?

Snow Dog
Veterano
# jul/06
· votar


Silvio Luis

tem razao deus falo
ae eddie ta na hora de faze uma coisa nova, quem sabe tu faz isso

Facchini
Veterano
# jul/06
· votar


Eu creio que sim. Existe o dom da música, mas como uma vez me disseram, existem também o dom da dedicação, o dom da inspiração, o dom da persistencia, o dom do aprendizado, o dom do amor musical.

Sei lá. Mas gostei dessa frase: guitarra não é competição.

Silvio Luis
Veterano
# jul/06 · Editado por: Silvio Luis
· votar


Blackus

\o/ mas foi Ele que sussurro no ouvido do leo fender, oia pega uma tabua d passa ropa, corta numa forma estranha, poe um cabo d vassora na ponta e uns fio de poste e revoluciona o mundo com esse treco chamado guitarra. graças a deus que leo fender ouvia oq os outros diziam..

Steve Van Halen
Veterano
# jul/06
· votar


Veio, eh LOGIKO q existe, se axa q o rei tocava o Deep Purple: Live in Japan (num sei se eh esse o noime, mas eh um cd ao vivo gravado no japao) inteiro aos 10 anos sem a intervençao divina. Eh logiko q vc pode ficar bom sem o dom, mas eh LOGIKO q algumas pessoas tiveram a mao de deus na escala da sua guita!!!!

Silvio Luis
Veterano
# jul/06
· votar


Steve Van Halen

é made in japan \o/
apoiado.

Bog
Veterano
# jul/06
· votar


Atum Bluesman

Claro que existe, para tudo na vida.

Mas o que este dom vai refletir é na criatividade (dom musical genérico) e na facilidade com que a pessoa vai aprender (dom para o instrumento específico). Um cara que tem o dom para tocar guitarra mas nunca encosta numa guitarra jamais vai ser bom. Um cara que tem o dom e treina um pouco toca bem, mas pior que alguém que não tem o dom e treina muito. Um cara que tem o dom e treina muito vira o Jimi Hendrix!

E isso também não é uma coisa binária, tipo há / não há. Existem dons em diferentes níveis. Desde aquele piazinho que consegue aprender a tocar em 1 ano até aquele teu amigo que treina por 4 anos e não consegue fazer nada direito.

Além disso, a maioria das pessoas tem pontos fortes e fracos. Mais facilidade para uma coisa e menos para outra. Mesmo que você jamais supere o cara que tem o DOM no que você é fraco, talvez você possa pelo menos amenizar suas limitações, e ganhar naquilo que você é forte, através da prática. Talvez você seja extremamente criativo, mesmo tocando devagar. Ou talvez você consiga reproduzir qualquer coisa que você ouve, mesmo sem ser a pessoa mais criativa do mundo. Ou talvez você seja o rei da guitarra rítmica sem conseguir fazer qualquer solo que seja.

Acho que são poucos os caras que são realmente completos, e estes são ou muito talentosos ou muito esforçados. No final, a diferença acaba sendo o tempo. Um cara com o Dom vai tocar bem prá caramba em 2 anos, e um cara qualquer vai levar 20 para chegar lá.

Gan

Mas existem coisas para as quais a estrutura do cérebro de um indivíduo é mais ou menos adaptada. Depois de uma certa idade, a flexibilidade vai se reduzindo. E praticamente todas as pessoas começam a aprender usando estruturas cerebrais formadas muito antes de elas sequer saberem o que era uma guitarra. No fim, não importa se o Dom é presente divino ou fruto das interações do indivíduo com o meio no período anterior ao seu contato com o instrumento. O que importa é que existem pessoas mais e menos aptas a aprender no momento em que iniciam.

Claro que existem coisas para as quais se pode condicionar o cérebro, especialmente coisas que se aprende por repetição. Mas eu nunca ouvi falar por exemplo de alguém que tivesse "aprendido" a ter ouvido absoluto (identificar notas e padrões musicais - é assustador). Sei de um cara que teve um acidente que resultou em um edema cerebral, e hoje em dia não consegue mais tocar piano com a mesma capacidade de antes. Mas ele ainda tem ouvido absoluto, e mesmo o músico / produtor que trabalhou com ele disse que é simplesmente fantástico o nível com que o cara conversa sobre música - apesar de ele ser meio alienado em outras coisas.

Acho que a melhor representação (fictícia) do duelo da dedicação x talento que eu ja vi é quando o Mozart dita o Réquiem para o Salieri no filme Amadeus. O Salieri é um bom músico, extemamente dedicado, mas simplesmente não consegue acompanhar o raciocínio do Mozart. E quando finalmente entende, fica embasbacado com a facilidade com que o Mozart inventa tudo aquilo. Outra cena emblemática é quando Salieri lê as partituras do Mozart e se emociona. Ali esá algo que ele, com toda a sua dedicação, é capaz de entender mesmo sem ouvir, é capaz de reconhecer como uma obra fabulosa. Mas é algo que ele, apesar de tudo, jamais será capaz de produzir. Aliás, o filme inteiro é muito bom, vale a pena. Aquele Mozart do filme é o cara mais tru que há!

Manticore
Veterano
# jul/06
· votar


Opinião sobre o Dom na guitarra, existe ou não?
Existe, é o mesmo conceito aplicado para crianças que jogam futebol por exemplo, tem uns que tem habilidade nata e com pouco treino já saem fazendo estripulias...ao mesmo tempo em que tem outros que com mesmo tempo de treino talvez nem consigam chutar uma bola direito. tem que já nascer com jeito pra coisa.

LoCorS
Veterano
# jul/06
· votar


Entaum oq vcs axam de Hendrix ??

Bog
Veterano
# jul/06
· votar


LoCorS

Era um cara foda, talentoso e dedicado, mas é "só". Hhehehe

Flying CCCP
Veterano
# jul/06
· votar


Para mim existe dedicação: Seja para tocar ou compor...

Flying CCCP
Veterano
# jul/06 · Editado por: Flying CCCP
· votar


Você só vai descobrir o seu potencial se dedicando.

Com cérebro o Dom bem desenvolvidos ou atrofiados você só vai atingir o máximo do seu potencial após se dedicar...

Flying CCCP
Veterano
# jul/06
· votar


Ou seja, se você se dedica realmente não tem muito o que se preocupar.

Gasoline
Veterano
# jul/06
· votar


Eu tenho o dom..
mas eu comprei o meu no paraguai, e veio sem o potênciometro de bends, por isso que eu toco assim..

Mas eu to querendo trocar ele por um de Shred, com 2 bobinas capacitadoras uma para tapping e uma para alternada, com uma valvula de sweep e retificação.
Ai vai ser o bicho.


----
Não gosto de pensar que exista dom.. mas... as vezes vejo coisas.. que me levam a pensar isso..

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


existe, mas eh mais conhecido como treinamento e força d vontade

Penta_Blues
Moderador
# jul/06
· votar


Bom dia!!!

Atum Bluesman
Eu não tenho dúvida que existam pessoas privilegiadas com o dom pra se fazer bem algo. Mas também acredito que ser bom em alguma coisa não seja exclusividade desses poucos "afortunados", pois para mim não há nada que não seja possível quando se tem determinação, dedicação, paciência e perseverança.
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinião sobre o Dom na guitarra, existe ou não?