Elixir dura muito? Aonde?

Autor Mensagem
LDC
Veterano
# ago/08
· votar


bom ma noticia acabo de estourara minha mizinha 012 da elixir em um bend


não estão oxidadas ainda mas em afinação standard E a mizinha da 0 12 foi pro saco

proximo jogo 0.013 meio tom abaixo - e bora puxar ferro UIAHuiHAui

Chronnos
Veterano
# ago/08
· votar


Po as melhores q eu ja usei são as da Ernie Ball, duram mto tempo, e mesmo qdo começam a ficar pretas mantêm um bom timbre....

Rômulo_DF
Veterano
# ago/08
· votar


Costumo usar NIG, as minhas já duraram até 6 meses, apenas troquei pelo tempo. Até hoje apenas uma vez minhas cordas oxidaram, depois do último show que fiz, eu fiquei quase um mês sem tirar a guitarra do semicase, não as limpei direito e acabaram oxidando, fora isto, nunca tive problemas com as nig, já usei .010 e agora uso.009

Vinicius Nogueira
Veterano
# ago/08
· votar


LDC

Cara, pra fazer isso tem que ser MUITO cavalo..

Eu quando coloco as cordas novas, toco mais suave até elas "lacearem" pra daí eu usar mais força e pegada nos bends e palhetada.

Rodrigues
Veterano
# ago/08 · Editado por: Rodrigues
· votar


Um jeito bom de fazer as cordas durarem mais é colocar um saquinho silica gel dentro do case quando guardar a guitarra.Daddarios comigo já chegaram a durar 3 meses com um bom timbre, mas com uma leve perda de brilho(visual e sonoro)...

LDC
Veterano
# ago/08
· votar


Vinicius Nogueira



AhHaiuhUIAhi foi 1 ton e meio o bend na mizinha não devia estourar é que tava veia ja

Vinicius Nogueira
Veterano
# ago/08
· votar


LDC

Ahhh então explicado... Conta como foi o seu susto quando a corda estourou!!

LDC
Veterano
# ago/08
· votar


Vinicius Nogueira


AIuhuiahiuAHU nem assusto mais ultimamente eu estouro elas antes de oxidarem.....

to sem amp só comprei corda pro violão, peguei dadario 011, sonzão vamos ver quanto dura tmb é barata 19 conto

CF Júnior
Membro Novato
# 10/ago/23 21:01
· votar


Vou desenterrar o tópico porque eu tenho uma opinião completamente diferente.

Não sei o quanto as cordas elixir evoluíram com o tempo, mas hoje elas custam 200 reais, não 50, e pra mim elas duram mais de 1 ano...

Não sou um músico que toca horas por dia.

Drinho
Veterano
# 11/ago/23 15:02
· votar


CF Júnior

Nunca fui usuário de elixir porque o preço praticado no Brasil sempre foi irracional e penso que os grandes sons de guitarra da história foram feitos com cordas normais descartáveis que deveriam ser acessíveis para todo mundo.

Mesmo não sendo usuário, conheço a corda e ela de fato dura, no entanto temos um componente de falsificação muito grande na região e não apenas da elixir porque mesmo cordas comuns estão caríssimas no Brasil o que faz com que até daddario seja falsificada, portanto se a elixir do indivíduo durou três semanas, provavelmente não era elixir.

pança records
Membro Novato
# 11/ago/23 15:22
· votar


Particularmente eu não sou muito fã do timbre dessas cordas, prefiro Ernie Ball para gravar, por exemplo.
Passei a usar Elixir depois que a banda que eu toco começou a fazer 2 a 4 shows por mês. O resultado é realmente muito satisfatório, com cordas durando até quase um ano na estrada (tocando de boa).
O único porém é que essas cordas são amplamente falsificadas hoje em dia, já tive a surpresa de colocar Elixir fake mesmo comprando elas em loja.
A saída que eu encontrei foi importar elas de lojas renomadas dos EUA.
O preço dessas cordas é salgado comparado ao de outras, porém devido ao tempo que elas duram, acabam se tornando a melhor opção.

NeoRamza
Veterano
# 12/ago/23 12:37
· votar


Eu gosto de usar Elixir justamente por tocar pouco. Cordas normais acabam enferrujando mesmo sem usar, aí eu coloco as cordas, toco um pouco e dias depois quando vou pegar a guitarra de novo as cordas já estão ruins.

Já a Elixir não enferruja do nada, a hora de trocar a corda é quando ela arrebenta ou quando ela fica com as marcas dos trastes.

Se eu fosse músico de profissão e tivesse tocando horas por dia eu usaria cordas normais.

nobre
Veterano
# 12/set/23 17:37 · Editado por: nobre
· votar


Estou voltando a tocar guitarra com mais frequência agora, depois de muito (MUITO) tempo praticamente sem tocar. E pra minha admiração e alegria, as Elixir Nanoweb .10 estão "como novas" (claro que com marcas na região dos trastes etc) - isso após no mínimo uns CINCO anos ????. Se fossem cordas comuns D'addario estariam estouradas ou igual arame farpado, isso se não tivessem destruído as ferragens do instrumento.

EDIT: Mentira! Haha fui conferir e tem um bocado de oxidação, especialmente nos bordões, que o "envelopamento" tende a desfazer com o tempo

Wanton
Veterano
# 12/set/23 20:56
· votar


Elixir dura muito?

Dura mais se você não beber direto na garrafa. Após aberto, conservar em refrigeração.

qew
Veterano
# 13/set/23 12:26
· votar


Elixir dura muito? Aonde?

geralmente na guitarra, mas depois que vc compra pode colocar no lugar de sua preferencia

só toma cuidado pq as pontas podem machucar

Ramsay
Veterano
# 13/set/23 18:41
· votar


Eu só uso cordas D'addario, só que as minhas nunca enferrujam pq depois de tocar eu passo nas cordas uma flanela com duas gotas de óleo de máquina Singer e pronto, não enferrujam nunca.

fontes_rio
Veterano
# 26/set/23 12:28
· votar


Provavelmente comprou cordas falsas ou com problema de fabricação.
Uso Elixir em todas minhas guitarras (e são muitas).
Troco as cordas uma vez ao ano.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# 19/out/23 10:31
· votar


Uma dúvida que eu tenho sobre elixir. Estou pensando em migrar pra marca. Vocês que já usam há tempos saberiam responder se:
- A tensão de uma elixir é superior a uma corda de mesmo calibre de outra marca, por causa das camadas, etc? Ou isso é muito sutil e pode ser desconsiderado?
- As cordas aparentam ter mais resistência a quebras comparadas com outras marcas ou parecem quebrar da mesma forma? Pois vejo gente dizendo que fica com as cordas vários meses - pq cordas normais geralmente depois de um ou 2 meses já arrebentam com muito mais facilidade.

makumbator
Moderador
# 19/out/23 10:51
· votar


Rei Arthur Pendragon

É bem sutil, mas existe. A diferença não é suficiente para ter que regular novamente o instrumento, mas é perceptível ao tato (principalmente no início, quando o costume do toque em uma corda sem proteção vai estar mais fresco na sua mente).

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# 19/out/23 20:19 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


makumbator
Pode crer. Vou experimentar pra ver. Pergunto pq estou com interesse em reduzir calibre de 010 pra 09, pra ajudar minhas mãos cansadas e velhas kkkkk.
Só que tenho medo de quebrar corda. Talvez seja interessante pegar umas mizinhas genéricas por segurança.
Tô cansado de trocar corda dos meus 5 instrumentos. Vou testar essas elixir pra ver se reduzo esse troca troca constante. Valeu

Filippo14
Veterano
# 20/out/23 12:39
· votar


Rei Arthur Pendragon
Faz muito tempo que uso Elixir, então posso ter uma percepção errada, mas sempre me pareceram levemente mais duras como o makumbator
.
As minhas estavam a dois anos nas guitarras, segurei um tempão uma ida ao luthier por que iria começar a gravar esse final de ano e por que teve a pandemia. Deixei as cordas na maioria das guitarras e estavam ainda boas de tocar, sem ferrugens e nenhuma estourou.

Abs,

Ramsay
Veterano
# 20/out/23 22:07 · Editado por: Ramsay
· votar


Rei Arthur Pendragon
- A tensão de uma elixir é superior a uma corda de mesmo calibre de outra marca, por causa das camadas, etc? Ou isso é muito sutil e pode ser desconsiderado?
Não, a tensão da Elixir é exatamente a mesma de cordas do mesmo calibre de outra marca. As camadas protetoras não interferem em nada além de postergar a ferrugem.

- As cordas aparentam ter mais resistência a quebras comparadas com outras marcas ou parecem quebrar da mesma forma?
As cordas da Elixir quebram da mesma forma que as de outras marcas e isso depende muito da forma como se utiliza a guitarra.

O fator mais importante em se tratando de cordas de guitarra é o timbre que elas propiciam e isso é uma questão de gosto que varia de pessoa pra pessoa.
Por exemplo, eu aqui só uso D'addario EXL110 e EXL120 que dão o timbre que mais aprecio, mas tem gente que prefere Ernie Ball, GHS, Elixir, entre outras.
E as minhas cordas D'addario não enferrujam nunca porque após tocar com uma guitarra eu cubro os dedos indicador e polegar com uma flanela, pingo 2 gotas de óleo de máquina Singer, abraço cada corda e deslizo a flanela embebida ao longo do comprimento de cada corda num movimento de ida e volta e pronto, o óleo protege as cordas que nunca enferrujam.

Mas, uma questão que precisa ser abordada é porque as cordas novas só tem esse som de "novas" por 15 a 20 dias no máximo?
E a resposta é a "Fadiga do Metal", ou seja, as cordas a partir do momento em que são afinadas são submetidas a uma alta tensão que com o passar dos dias causa fadiga do metal e elas perdem o som de cordas novas.

Por isso eu tenho uma teoria que é a de se colocar cordas novas numa guitarra e só afinar quando se for usar a guitarra.
Muitos dirão que com as cordas frouxas o tensor pode ficar descalibrado e o braço da guitarra pode até empenar.

Mas, o fato é que já deixei duas guitarras sem cordas por pelo menos uns seis meses e quando coloquei cordas novas elas afinaram normalmente sem qualquer problema.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# 21/out/23 09:06
· votar


Filippo14
Pode crer, mano. Valeu aí pelo relato. Vou experimentar pra ver.

Ramsay
Eu tb só uso essa mesma corda, daddario 010. Uso um pano com WD 40 e isso ajuda bastante, mesmo no clima úmido daqui. Só que tem aumentado os shows e aí tô tendo mais trampo c trocas de cordas que o normal. Vou dar uma experimentada. Se o timbre n agradar, realmente paciência, eu volto. Já tô há mais de uma década nessa mesma corda tb.
Sobre a tua teoria, nunca tinha pensado nisso, mas faz sentido sim . Deve ajudar no mínimo com a questão da corda quebrar mais facilmente.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# 11/mai/24 10:16
· votar


Voltando aqui depois do teste com as elixir...

Coloquei Elixir Nanoweb em 3 guitarras: uma strato, uma superstrato e na lespaul.
Usei 09, devido a uma promoção que tinha desses pacotes que vem 3. Passei o dia regulando e estabilizando as guitarras aqui em casa. A com floyd deu mais trabalho, como já era esperado.

Durabilidade: NUNCA VI NADA IGUAL. A strato e a superstrato eu uso ocasionalmente, em shows tributo de Pink Floyd e Iron Maiden, respectivamente. A lespaul eu uso todo fim de semana em shows com banda, pq ela é mais versátil na sonoridade - toco pop/classic rock até um hard. A troca foi feita no dia 3 de dezembro.
As duas stratos estão simplesmente com a corda em estado de nova. Devo ter feito uns 3 a 6 shows com cada. O resto foi só brincando em casa. Pelo andar da carruagem, essas cordas vão durar até o fim do ano.
A Les Paul apanhou todo fim de semana, tomando banho de suor, sol e ocasionais respingos de cerveja. Só fui trocar no fim de abril. E sinceramente ainda dava pra usar pelo menos mais um mês.

Timbre: Eu tinha visto muita gente propagandeando que alterava bastante o timbre. Sinceramente não percebi diferença. Eu tenho uma tele que eu vou tentar fazer um AB. Essa foi regulada pra uma daddario nova 09 pelo luthier, quando foi pra uma manutenção de elétrica. Vou tentar gravar algo só por curiosidade pra depois gravar futuramente c uma elixir.

Custo-benefício/trabalho: Comprando promos de kits de ambas (aqueless pacotes com múltiplas), consegui um preço em média de 53 reais por daddario e 110 por elixir. Dessa vez procurei ser mais preciso revisando umas datas de trocas de cordas, chegando a seguinte conclusão:
Com daddario, minha guitarra principal geralmente dura no máximo uns 2 meses com a mesma corda. Nas guitarras mais paradas dá pra aguentar a mesma corda até uns 4 a 5 meses.
Se a elixir continuar:
-sem quebrar muito ; -mantiver a mesma corda o ano todo nas paradas; -trocas a cada 5-6 meses na principal
Eu provavelmente vou ter uma pequena redução de custo. Fora o trampo reduzido. Estamos em maio e esse ano só troquei corda uma vez. Que coisa maravilhosa.

Feel: Não posso falar se é mais resistente em bends que uma daddario até testar com a tele, pois nas outras eu desci direto de 010 pra 09 ao trocar. O que posso dizer é que ela desliza lindamente. Quando eu pego a tele eu sinto meus dedos travando nela, me forçando a enxugar a corda constantemente. Tem gente que diz que não gosta dessa derrapagem. Pra mim foi positivo.

Resumindo: Deveria ter ignorado algumas opiniões e simplesmente experimentado essa corda há mais tempo.










.

makumbator
Moderador
# 11/mai/24 11:35
· votar


Rei Arthur Pendragon

É isso mesmo, elas duram muito com som de corda nova. Tendo cuidado de não comprar falsificadas (que tem bastante no mercado) vai ser sempre sucesso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Elixir dura muito? Aonde?