Um "upgrade" no meu set, Algum conselho/dica/ajuda?

Autor Mensagem
Filippo14
Veterano
# abr/14
· votar


vitor_jp
Pensa o que eu te falei, para blues, a dinâmica é fundamental, para sons como Eric Johnson, uma strato com agudos e graves presentes e com aquele brilho a mais é muito legal. Você tem que ler reviews bons dos captadores que você quer, procura os captadores pelas características que você quer. Ex: " quero um captador que me de mais médios para ter um som ac/dc, mas que tenha uma compressão pois muita dinamica nas harmonias que eu vou fazer vai cagar tudo". Você começa a procurar um captador assim entende? Pensa no som do seu ampl também. Um amp Fender te dará uma dinamica e limpeza absurdos, se você gosta dessa sonoridade e tem um amp assim, busque captadores que te darão um som limpo e que possua uma dinamica legal. Não é tão dificil, é só saber o que você quer. Se você ainda não sabe, talvez não seja a hora de trocar de captadores.

Quanto a questão dos potenciometros eu não sei dizer, mas a troca por um set novo e melhor ajuda muito no "range", potenciometros melhores tendem a fazer com que o potenciometro conforme você gire o knob seja mais estavel nas mudanças, mude de forma mais constante conforme o knob gira e as frequencias atingidas tendem a aumentar tambem (range), ou seja, o tone tira mais agudos e chega a graves melhores com potenciometros melhores, da mesma forma que ele limpa mais o som no knob de volume. O amp também ajuda muito nesse sentido, mas essa troca é muito boa.

vitor_jp
Membro Novato
# abr/14
· votar


les paul EMG para metal
les paul Alnico II Pro para blues e rock classico
les paul Gibson 490T e 490R pq nao gosto do cap da Epiphone, muito embolado
Ibanez Dimarzio satriani, pelo que li sobre eles, eh o tipo de som que eu gosto

a principio vou colocar apenas as EMGs, com o tempo vou modificando as outras

Filippo14
Veterano
# abr/14
· votar


vitor_jp
Para as duas Les Pauls eu acho besteira os captadores que você vai colocar. Cara, esses alnicos 2 e os 490 vão te tirar de um estágio de captação 5,5 para um 6,5. Não compensa usá-los. Eu era fanzão do Slash e coloquei na minha epiphone ultra 2, que é uma ótima epiphone um alnico 2 e um sd 59'. Maior cagada, o som mudou muito pouco e esse alnico 2 é totalmente sem presença nenhuma, muito fraco e embolado. Esses 490 são os que vem nas Gibsons Les Paul Customs, que é justamente a guitarra que eu tenho. Ela embolava muito com esses captadores, não compensa colocá-los, não vai melhorar muito seu som. Você mora no Japão, o acesso a equipo aí é maior, pega captadores melhores que esses. Procura captadores com as características que você quer mesmo neles, não vale a pena gastar dinheiro com a linha de entrada dessas marcas. Os EMGs são bons, não conheço nenhuma marca que faça um captador que se assemelha a eles, nunca procureii saber, mas quanto a eles eu não tenho nada contra. Quanto aos do Satriani, ele usa os signatures dele e os PAF Pro. Esses captadores eles dizem que segue a linha dos captadores PAF, mas é a maior enganação de todas, eles não possuem esses som, PAF é captador de Gibson das décadas de 50 e 60, eles não vão te dar esse som. Bom, não vou lutar contra sua opinião, eu nem te conheço, só quero te lembrar do que eu te falei durante o tópico inteiro, pense no que você precisa, pensa no som que você quer e pensa no som que você já tem. Só isso.

Abração e boa sorte

vitor_jp
Membro Novato
# abr/14
· votar


Filippo14

ok ok hehehehe vou manter apenas os EMGs
entao, no japao pode ter ateh mais acesso mas nao no lugar onde moro, a unica cidade decente fica a 3 hrs daqui, e eu trabalho 5 a 6 dias na semana por 12 hrs, quando to de folga tenho outras coisas pra fazer, quase sem tempo pra nada.,.
o que eu realmente quero eh q as 3 les paul fiquem com timbres diferentes , estico metal a blues e um meio termo, mesmo vendo cada caracteristica dos caps nao consigo axar tanta diferença vendo videos no youtube

soh pra complementar, gosto de som nítido, sem embolar msm com high gain, som quente e encorpado com fácil harmônico com bom sustain

ps: sobre o alnico II no site diz muitas características q eu quero mas vc diz não ser tudo isso, por isso creio que a opinião de vcs seja mais importante que as especificações do site

para o estilo que gosto e timbres que gosto, o que vc me recomendaria ou não recomendaria??? se dinheiro não fosse problema, mas sem exagerar!!!

Natanael_DM
Veterano
# abr/14
· votar


vitor_jp
Cara, sei que tô me intrometendo no tópico já com ele andando, mas, enfim, talvez eu possa colaborar.

Os Alnico II são captadores de saída moderada. Já tive oportunidade de experimetá-los e acabei gostando da experiência. Com certeza absoluta, eles serão melhores que os caps da tua Epiphone. Não precisa nem ter esse receio.

Contudo, se tu quer ir na onda do PAF e gastar num captador que vai te dar só alegrias, dá uma observada nos Gibson '57 Classic. Pro meu gosto, pode proporcionar muito mais diversão.

O Gibson 490T não é um captador que eu conheça. Dizem que é uma versão com menos volume de saída do 498T. Esse sim, é um captador bastante agressivo, pro meu gosto.

Mas, honestamente, pra que tanta mudança e investimento em guitarras médias? Não compensaria tu pegar todas e trocar por uma, ou duas, mais bacanas e que não necessitem de tantos mods? Só por curiosidade, mesmo.

Não que tu não possa colocar os captadores. Cada um conhece seu som e seus equipamentos. Contudo, pra mim, parece meio desperdício de grana, especialmente considerando que tu mora no Japão.

o/

vitor_jp
Membro Novato
# abr/14
· votar


Natanael_DM
valeu pelas dicas...
entao... se eu pudesse teria 3 Gibsons, mas nao tenho dinheiro pra investir numa guitarra dessa, ainda mais que sou casado kkkk, mas gosto das epiphones, e aqui em comparacao ao Brasil ta bem mais barato, e tenho dividas no brasil, por isso optei por ter 3 guitarras baratas mas voltada pra cada estilo de musica do que apenas uma

Natanael_DM
Veterano
# abr/14
· votar


vitor_jp
Pô, irmão, fica relax!
Inclusive, desculpa minha intromissão.
Não precisava me explicar nada disso não!

Respeito teu lance e acho que tuas Epis vão ficar bem legais com os caps novos. Inclusive, eu tive uma Epi Les Paul Custom com um par de EMG. Soava muito bem. Eu gostava pra caramba daquela guita.

Se tu quiser mais alguma opinião, tô aí!

o/

vitor_jp
Membro Novato
# abr/14
· votar


Natanael_DM
kkkk de boa, a verdade eh que fui meio impulsivo, primeiro comprei a Epi Standard como cobaia pra aprender a tocar, ai senti falta da floyd e peguei a Ibanez, ai axei a Epi Custom barato e comprei depois axei uma Epi amarela mais barato e comprei tb hehehe

entao, o que vc me recomendaria a respeitos dos caps? SD ou Gibson ou algum outro,?

outra coisa tb, os captadores aqui no japao sao baratos, nao axo que seje um grande investimento pra se fazer em guitarras de baixo custo

Natanael_DM
Veterano
# abr/14 · Editado por: Natanael_DM
· votar


vitor_jp
Velho, considerando que as Epis que tu tem são guitarras legais, os captadores novos vão melhorar bastante o som delas.

Tanto os SD, quanto os Gibson, Dimarzios e outros que tais, são muito bons, em linhas gerais. Tipo, são marcas respeitadas no mundo todo, que fazem captadores de primeira linha.

Logo, são muitas opções, entende? Eu poderia te citar 5 modelos de cada marca que vão acrescentar qualidade ao timbre das tuas guitas, mas, no fim, a escolha depende do teu ouvido.

Pro meu gosto, se tu quer captadores pra tocar metal, os EMG são uma excelente escolha. Usei o 81 e o 85 durante um bom tempo. Pra mim, são ótimos.

Pra timbres mais moderados, algo entre o Gibson '57 Classic e o SD 59, pro meu gosto, parece bem bacana. Já usei ambos e gosto muito deles.

Da Dimarzio, só usei o Super Distortion. Achava bem bom, na época, mas é um captador meio ignorante. Hoje eu não repetiria a dose.

Enfim, são muitas possibilidades.
Uma hora, tu vai ter que dar um "peitaço" aí e definir a jogada!
Hehehehe

o/

vitor_jp
Membro Novato
# abr/14
· votar


Natanael_DM
vlw pelas dicas

vitor_jp
Membro Novato
# abr/14
· votar


Natanael_DM
mais uma coisa, algum captador que ajuda no sustain? ( sem ser o da fernandes)

Natanael_DM
Veterano
# abr/14
· votar


vitor_jp
mais uma coisa, algum captador que ajuda no sustain? ( sem ser o da fernandes)
Bah, velho, desconheço algum que tenha esse papel em específico. Aliás, pela minha experiência, tendo a acreditar que o sustain seja produto de diversos fatores agindo em conjunto: madeira, tipo de guitarra, captador, amp e efeitos.

Mas, na prática, com relação às tuas Epis, que são guitas de mógno, com braço colado, imagino que qualquer um desses captadores de maior saída vai acabar dando uma boa ajuda na questão do sustain.

Já quanto à Ibanez, não posso ajudar. Sou um super-leigo na matéria superstratos! Heheheheeh

o/

vitor_jp
Membro Novato
# abr/14
· votar


Natanael_DM
vlw

Iversonfr
Veterano
# abr/14
· votar


vitor_jp
mais uma coisa, algum captador que ajuda no sustain? ( sem ser o da fernandes)

Sustainiac Stealth

Tive um e achei bem legal, mas não sei se colocaria denovo, comprei pela curiosidade e não achei muito minha praia. Joga no youtube que tem bastante review dele. Abs!

vitor_jp
Membro Novato
# abr/14
· votar


Iversonfr
vlw vou dar uma olhada

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um "upgrade" no meu set, Algum conselho/dica/ajuda?