Vocês já repararam?

    Autor Mensagem
    rushrush
    Veterano
    # mai/05


    Galera vocês já repararam que existem músicos geniais em todos os estilos e técnicas, uns mais versáteis que os outros etc, mas não existe ninguém que sejá top em todas as vertentes da música. Por exemplo:

    Stanley Clarke é um músico muito completo q exerce muito bem todas as técnicas do contrabaixo elétrico e acústico, porém sua composição dentro do jazz apresenta intervalisticas relativamente simples para o estilo;

    Patittucci: puta improvisador, arranjador, venenoso nas abordagens do jazz, mas não ataca em nenhuma outra técnica;

    Wooten: o negão tem uma técnica de slap extraterrestre, criativade, bom gosto mas não veste a camisa de compositor além de ser assumidamente um não jazzista (segundo ele mesmo no bass day 98);

    Pastorius: linhas com figuras rítmicas incríveis, um grande improvisador, mas como compositor, passeou pouco enquanto estava vivo, ele sempre se destacou por tocar temas de outros compositores;

    Stu Hamm: criativo, domina muito bem todas técnicas mas também é um side man e roqueiro assumido;

    Jeff Berlin - não ataca em nenhuma técnica, suas composições são cheias de clichês e seus 2 principais discos, q estão no Cross Roads, tiveram uma produção mediana; porém seu improviso é algo de inacreditável.

    Enfim todos esses músicos geniais e perfeitos q eu citei (faltaram muitos outros) foi só para ilustrar q além de cada um ter uma caracterísitica singular, parace q Deus impõe limites na vida do ser humano, como se para vc ser uma coisa tem que optar por ela e apenas ela. Ninguém é o cara em tudo!Vcs não acham???? Reparem e comparem esse raciocínio entre pianistas, saxofonistas, etc. Para mim não parece apenas "... ah, esse é o estilo do cara..." mas q cada um tem uma aptidão e um destino a seguir. Vcs já encontraram o seu?
    Um abraço

    Du Bass
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    hehe fiko sentimental o ultimo paragrafo ...zuera

    aham é da pra percebe isso sim, so que eu axu esse raciocionio q vc teve certo, na minha opnião, ninguem consegue ser o melhor em varias coisas, e é isso ae, num tem como vc falar "Esse é o cara do baixo" sendo q ele toka como ninguem no seu estilo mas porem um outro baixista toka bem melhor q ele em outro estilo...eu penso assim pessoal...vlws e me perdoem caso eu tenha dito alguma merda :D

    rushrush
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Du Bass[/b]

    Pode crer, ninguém o cara em tudo. Isso é lei![b]

    KNOX
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Bom Deus faz isso pra evitar a concorrêcia!!!!

    FBassist
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    do jaco é interessante pq eu nunca vi ele tocando alguma frase em slap!!!

    rushrush
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Bom Deus faz isso pra evitar a concorrêcia!!!!

    hahaha. Pode crer.

    MaurícioLeite
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eh mesmo.. nunca vi jaco fazendo slaps..

    HignocliuS
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    HMmmmmmmmmmmmmmmmm... Nunca tinha parado pra pensar nisso. Interessante.

    leomezz
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    rushrush
    Interessante a sua abordagem sobre esse tema. O próprio Victor Wooten, em uma de suas entrevistas, afirmou que a música, assim como a fala, é uma linguagem de comunicação universal, dotada de vários segmentos para que se possa expressar o invisível, pois segundo Leonardo da Vinci, "Música é a representação das coias invisíveis". Todos temos um jeito de ser, de se expressar, o que nos torna únicos, diferentes entre si. Acretido que essa individualidade esteja presente na veia artística também, resultando nos mais diversos tipos de músicos e suas técnicas maravilhosas....

    Mr Moses
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Isso é 100 % verdade.

    E se vc tem pretensões de ser um bom músico, ou o q quer q seja, primeiro vc tem q se achar, achar seu estilo.

    Eu tô tocando com banda há dois anos. Tocamos muito rock de todos os estilos, de tudo qto é tipo de rock de Elvis a Franz Ferdinand. Só q pouquíssimas músicas eu tiro igual ao original.

    Acho legal ver (ouvir) uns baixistas tocando as linhas igualzinho no Cd. Eu nem me dou ao trabalho de tentar tirar igual. Tem muita coisa q nem sei como fazer. Algumas vezes, penso q isso é ruim pq parece preguiça e eu poderia estar aprendendo com os "mestres". Por outro lado, acredito q tocando do meu jeito, estou desenvolvendo minha própria técnica, afinal não quero fazer cover pra sempre. Amo compor.

    Acho q isso tem relação com esse tópico. Q vcs fazem pra desenvolver seu estilo??

    abraços

    rushrush
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: rushrush
    · votar


    leomezz

    e

    Mr Moses O q eu acho mais interessante nisso tudo, não é apenas analisarmos as coisas pelo ponto de vista dos estilos, e sim, da limitação humana. Existe uma grande diferença entre seu estilo e o que vc é capaz, ou diferença entre o seu estilo e a sua limitação. Muitos músicos virtuoses não tocam necessariamente apenas sons virtuoses. Acho q o estilo é uma coisa que está impressa na sua musicalidade, algo que vc não consegue esconder. Já sua aptidão, ou o seu limite criativo e físico, são coisas digamos assim- INCOMPLETAS, - no bom sentido. Por melhor q um artista seja, ele não fará tudo melhor do que outro. Acho q isso vai muito além de estilo.
    Um abraço.

    BASSTANTE
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    tudo o q vcs "falaram" ae é verdade... a questão do estilo, da limitação do kara, blz...

    só vamo toma cuidado pra isso não se tornar uma desculpa e a gente não se acomodar com o q a gente sabe!!!

    q a gente esteja feliz com o q a gente já aprendeu, mas q a determinação pra aprender mais venha com essa felicidade

    esse é meu recado, vlw?

    rushrush
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    BASSTANTE
    Acho q o q a galera mencionou é justamente isso, buscar cada vez mais musicalidade seja ela através da prática ou da experiência, ou ambos, e encontrar o seu próprio caminho, mas tu tem toda razão, talvez a determinação seja o único caminho.

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    [modo ironia on]

    Jaco é um bosta.. Não sabe nem fazer slap...

    [/modo ironia off]

    Mas é verdade mesmo... Mas é uma coisa meio q inimaginável alguém ser extremamente perfeito em todas as técnicas ou vertentes de nosso instrumento...

    bass_player
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: bass_player
    · votar


    Na minha opinião o John Patittucci é um dos baixistas mais completos, pois eu acho que para ser um músico completo (e exelente), não é absolutamente necessário explorar novas técnicas; o que importa é o resultado final... e eu acho que, para realizar qualquer tipo de trabalho o Patittucci é um dos músicos mais preparados para isso.

    rushrush
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    bass_player

    Ninguém citou novas técnicas muito menos disse que é preciso explorá-las para ser um músico excelente.
    ?????

    bass_player
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    rushrush
    mas não ataca em nenhuma outra técnica;

    Novas técnicas eu quis dizer qualquer outra técnica alternativa... e em relação a ser um exelente músico, estava me referindo principalmente em ser completo; que é o foco principal do tópico.

    rushrush
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    bass_player

    Eu acho muito curioso justamente isso q tu disse agora, o Patittucci não ataca em nenhuma técnica do baixo a não ser seus solos e improvisos geniais, entretanto Já imaginou se existisse um cara com o improviso do Patittucci, o Slap do Wooten, a composição do Stanley Clarke e os arranjos do Nico?
    Acho q essa é a ideia q ja foi dita muitas vezes, não q um musico tenha q ter todos esses artificios, mas não existe ninguém q tenha.

    ursinho14
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Acho q essa é a ideia q ja foi dita muitas vezes, não q um musico tenha q ter todos esses artificios, mas não existe ninguém q tenha.

    eu acho q cada musico adota uma técnica que mais gosta pra si proprio

    Igor de Melo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Acho o Seguinte, essas características que conhecemos e reconhecemos em cada um desses baixistas são unicamente as que NÓS conhecemos deles, simplesmente por serem as características técnicas mais marcantes de cada um. Porém isso não quer dizer que eles não tenham outras tecnicas em que sejam verdadeiros MESTRES e no entanto não tenham sequer gravado uma música utilizando estas técnicas, entende? Com certeza o Jaco Pastorius andou dando uns Slaps por aí, eu não duvido. porém ele nunca gravou ou nunca (não sei) tocou ao vivo, sei lá. o que tou querendo dizer é que esses músicos que nós admiramos são MUTIO mais completos do que nós imaginamos, a coisa é que, eles se dedicam mais a uma técnica à qual eles tem mais afinidade.

    Tem um cara que acho muito completo, o Ed Friedland, o cara é bom de improvisação, de Slap, de Walking Line, de Baixo Acústico, de acompanhamento, e toca vários estilos incluisive música brasileira... enfim é isso aí ...

    valeu

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    No bass day ele não fala que não é um nao jazzista em momento algum .. pelo que eu me lembro perguntam a ele o que ele acha da opinião dos conservadores que acreditam que a função do contrabaixo é só ficar na cozinha .... e ele responde "ta ... tudo bem ... " como quem diz ... cada um pensa o que quer .... mas não lembro dele ter afirmado ser um nao jazzista ...

    rushrush
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Gabriel Simões

    Todos os baixistas ao qual ele e refere como suas inluências são todos, baixistas de funk, rock, groove, soul, motown. Além do mais, vc já ouviu o som do Wooten? Live in America, por exemplo, ou até mesmo as músicas que ele toca no próprio bass day. Para perceber isso não é necessario que ele diaga ..."não toco jazz..." basta ouví-lo e avaliá-lo em outras participações como Vital Techtones, onde ele traz a tonatodas as suas influências do rock, porém, em uma banda de fusion.

    pagode alto astral
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Interessante o tópico!


    rushrush


    o Patittucci não ataca em nenhuma técnica do baixo a não ser seus solos e improvisos geniais



    Ops , pera lá!

    E pizzicato não é uma técnica? John é mestre nessa técnica.Um dos melhores... e com 2 dedos(!!) o que mostra que essa "febre" dos 3 dedos é desnecessária em 90% dos casos.

    Em tempo: escute Chick Corea e verá que Patittuci manda mt bem no slap tb em seu TRB6 ;)


    pessoal:

    Todas essas coisas faladas aqui mostram que na verdade , independente das técnicas dominadas ou não , nós baixistas tocamos o que sentimos dentro de nós naquele momento de nossa vida. Fazemos aquilo que sabemos , podemos e gostamos de executar!
    Mais vale uma tríade SINCERA do que um harmônico ARTIFICIAL !

    :)

    maggie
    Veterana
    # jun/05
    · votar


    pagode alto astral
    Grande pagode!

    Enfim todos esses músicos geniais e perfeitos q eu citei (faltaram muitos outros) foi só para ilustrar q além de cada um ter uma caracterísitica singular, parace q Deus impõe limites na vida do ser humano, como se para vc ser uma coisa tem que optar por ela e apenas ela.
    Assim o músico deve ser também humilde, sabendo que sempre tem coisas novas pra aprender.

    Zer071
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    vcs ja ouviram falr de Mr marcus miller e Mr george benson ( excelentes instrumentistas, arranjdores compositores e produtores ) e benson ainda cantadivina mente mas ter todas as tecnicas embaixo dos dedos e algo impossivel mo meio guitarristico temos o beckter head ( aquele com a lata de frango frito na cabeça) ele do mina todas as tecnicas guitarristicas mas numca escutei um com posição dele

    RodrigoBR
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Esse aqui e um musico completo e mora pertim de casa:

    "Dou aulas de: Baixo, Guitarra, Violão, Viola, Teclado, Sanfona, Violino, Bandolim, Bateria, Percussão e Canto. Passo Composições, gravamos e acompanhamos cantores, confira!"

    Concordo com que o rush2 falou!

    tiago menezes
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    eu acho jaco muito bom victor é melhor ainda mas acho jaco que revolucionou o bass elétrico músico completo não existi mas existi musicos variáveis.cada estilo seu estilo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vocês já repararam?