Escala estranha - trastes tortos

Autor Mensagem
Ngm
Veterano
# mai/05


Eu tava dando uma olhada nesses baixos aqui: http://www.baixaria2000.hpg.ig.com.br/page/baixos.htm quando eu vi um baixo que tem os trastes inclinados... tipo, as cordas mais graves têm um comprimento maior do que as menores e os trastes são inclinados na escala toda. Eles começam inclinados pra um lado, ai quando vai chegando no meio eles ficam retos e depois inclinam pro outro lado! O baixo chama Dingwall Afterburner. Ele tá +/- em um quarto da barra de rolagem.

Pra que serve isso? Será que é pra dá uma definição diferentes no som das cordas, ou é só frescura mesmo?

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


É um estudo de escala. dizem que dá maior definição as notas, tem um luthier no nordeste que faz assim. Por incrível que pareça, quem usa diz que melhora a tocabilidade.
Eu nunca toquei em um, mas sei que em estudos sonoros parece que é uma grande inovação.

Ngm
Veterano
# mai/05
· votar


Caobelli
E esse tipo de escala tem algum nome específico?

Half
Veterano
# mai/05
· votar


Não é essa a tal escala "Buzz Feiten" ou algo assim?

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


Half
Buzz Feiten é o nome de um sistema de afinação, não escala.
dá pra ver mais em www.buzzfeiten.com

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


Neste link:
http://www.bassbuilders.com/home.html
Vocês poderão ver várias baixos usados com esta escala.

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


Postei o link do luthier errado!
Mas estes baixos que mandei tb são bem legais. É de uma associação de luthiers.
Bom, pra quem ficou querendo saber como é a escala, me lembrei deste baixo:
http://www.produtolivre.com.br/detalhes.aspx?produto=20979

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


Depois de tantos posts eu tenho que dar uma bola dentro!
O sitema se chama: THE NOVAX® FANNED-FRET SYSTEM™ e é usado em quase todos instrumentos da Dingwall. No site deles explica bem como funciona, são instrumentos canadenses bem legais e podem ser vistos em:
http://www.dingwallguitars.com/html/products.html
No site de reviews da Harmony Central, o dono de um baixo desses diz que aumenta muito a tocabilidade e capacidade de executar exercícios com maior velocidade.
É testar e ver.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


Caobelli
Esse sistema, de trastes inclinados, ou o Buzz Feiten, bem como o da Yamahha (usada por Frank Gambale), vem resolver um proble comum a todos os instrumentos temperados. A aplicação dos trastes normais em uma escala, usando-se a fórmula desenvolvida por Pitágoras de Samos, nunca oferece a afinação perfeita em todas as casas ao longo do braço, por isso a necessidade imperiosa de uma regulagem da ponte (regulagem de entonação), mas mesmo essa é apenas aproximada, gerando em certos pontos do braço ligeira desafinação (principalmente à partir do 12° traste). Isso acontece por uma razão física de tensão das cordas, o que desloca ligeiramente o ponto exato dos harmônicos de corda para corda. Para se atingir portanto a afinação perfeita é necessário uma compensação, que pode ser tanto na posição do capotraste quanto da ponte, quanto também dos trastes; daí a inclinação deles nesses instrumentos.
Abç

Nando Bass
Veterano
# mai/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
caraca, vc é lutiher? rssssss :)

falow tudo brother...

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Melhor explicação impossível!
Sempre bom contar com pessoas competentes o suficiente para elucidarem tal tipo de questão.
Obrigado Maurício por engrandecer este tópico com tamanha lucidez.

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


Opa ... Buzz Feiten é o sistema de afinação que usa afinador korg e troca a pestana ...
A escala em leque ou escala Fanned Fret é utilizada pelos baixos dingwall visando maior equilibrio tonal entre as cordas graves e agudas ... são coisas diferentes hein !!!
A correção nos trastes também influencia na afinação mas não é o sistema buzz feiten .....
Por exemplo o Michael Tobias utiliza o sistema buzz feiten nos baixos dele, os mtd ...e a colocação dos trastes na escala é feita pelo método tradicional ....
Espero ter esclarecido ...,
Gabriel

Half
Veterano
# mai/05
· votar


Caobelli
Ahhh tah, entendido =)

Bico
Veterano
# mai/05
· votar


Aquele Dingwall Afterburner parece ilusão de ótica.. Ou q a foto foi distorcida num programa de edição de imagens! Queria ver ao vivo, haeh!

Tem uns q parecem uns protozoários, tb...

glauber
Veterano
# mai/05
· votar


Nando Bass
Sim o cara é luthier e parece entender muuuiiito do assunto (disse parece, porque nunca mandei nada pra ele -Pois moro em SP-)

glauber
Veterano
# mai/05
· votar


Nando Bass
Sim o cara é luthier e parece entender muuuiiito do assunto (disse parece, porque nunca mandei nada pra ele -Pois moro em SP-)

glauber
Veterano
# mai/05
· votar


Xiiiii, mandei 2 vezes...

WormKrash
Veterano
# mai/05
· votar


dêem uma olhada no Forshage Custom. Não acredito que um luthier foi louco o suficiente pra fazer um baixo que eu sempre imaginei. Quem tem fretless sabe que a "sonoridade mágica" ocorre com bem mais intensidade nos tons agudos, e esse luthier parece que também sabe disso.

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


WormKrash
Podia ter postado o link.. hehehehe
http://www.forshage.com/pages/misc.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


Nando Bass
Caobelli
Sim, sou luthier aqui no RJ.
Abç

Ngm
Veterano
# mai/05
· votar


Então aquele tipo de escala chama escala em leque ou escala Fanned Fret?

Mauricio Luiz Bertola
Então, pelo que você disse, esse tipo de escala consegue obter uma afinação perfeita ao longo dela toda? Ou só melhora um pouco?

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


Ngm
Um é o nome em inglês o outro em port só isso

Ngm
Veterano
# mai/05
· votar


Caobelli
Ah, tá... foi o que eu achei!

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


Ele falou do sistema buzz feiten que nao eh a escala em leque .. os baixos dingwall usam escala em leque, os baixos mtd por exemplo usam sistema buzz feiten ...... como falei , sao coisas diferentes ...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


Gabriel Simões
Exato
Ngm
Não, afinação perfeita nela toda.
Abc

Ngm
Veterano
# mai/05
· votar


Valeu pelas informações ae galera!

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


Escala em leque = fanned frete (encontrada por exemplo nos baixos dingwall)
Buzz feiten = sistema para melhorar a afinação ao longo do braço (encontrado por exemplo nos baixos mtd, que nao possuem escala em leque).
Mais claro do q isso impossivel !

Ngm
Veterano
# mai/05
· votar


Gabriel Simões
Mais claro do q isso impossivel !
É verdade! Valeu! :)

Sérgio Melo
Veterano
# mai/05
· votar


Caobelli
ESSE LUTHIER ATUALMENTE É O RESPONSÁVEL PELOS BAIXOS DA DE OLIVEIRA

Jônatas Levi Moreira
Veterano
# mai/05
· votar


o que é capotraste?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escala estranha - trastes tortos