Fretless - Tirar os trastes ou trocar a escala ?... E AGORA ?

    Autor Mensagem
    murilomga
    Veterano
    # jun/05


    Ae pessoal, novamente eu preciso da ajuda de vocês...
    Eu fui outro dia no luthier amigo meu, e disse que estava querendo pegar meu baixo (o mais barato dos dois - Bass Collection 5c Ativo) e tirar os trastes dele, ou seja, transformá-lo em Fretless...
    Porém, conversando com ele, ele me deu a seguinte idéia:

    - "Porque você não tira a escala inteira do braço, e eu coloco uma escala nova já sem os trastes...pois posteriormente, caso você queira vender o baixo, eu coloco a escala antiga e você vende ele como baixo não-Fretless ???.....Se você só tirar os trastes, caso você deseje ter os trastes de volta, ficará mais complicado !!!"

    E agora eu estou na dúvida...Não sei se isto é possível, e se seria uma boa alternativa.

    Preciso da sugestão de vocês....

    Obrigado...

    pagode alto astral
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    murilomga

    Cara eu fiz isso num JB vintage que eu tenho.

    Coloquei uma escala nova da madeira que eu achei a melhor.Braço liso , sem marcações nem nada.

    É a melhor opção porém encarece os custos pois o trabalho do luthier é maior e vc tem de pagar a madeira porém vc fica com mais qualidade.

    Qto a revenda com o braço original não acho um argumento mt importante pq um baixo fretless tem gente que queira tb. E seria interessante pra vc sobrar uma escala? Pense nisso.

    Flw

    murilomga
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    É a melhor opção porém encarece os custos pois o trabalho do luthier é maior e vc tem de pagar a madeira porém vc fica com mais qualidade.

    - Ae, você sabe quanto ficaria aproximadamente para colocar uma escala nova ?

    - Qual madeira é aconselhavel colocar nesta "nova escala" ?

    - Sobre o braço ficar liso, sem marcações... não vai ter marcação nenhuma para eu saber onde é que eu devo apertar para ter as notas com exatidão ?... Não seia melhor ter essa marcação de onde ficariam os trastes ?

    Até mais...

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    pagode alto astral

    Aeh irmão.. de volta a atividade!

    Vê se aparece no MSN pra gente trocar umas idéias!

    Abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    murilomga
    Isso vai depender de seu luthier, consulte-o. Como sou luthier não posso comentar os preços de outros nem dar preços aqui, pois seria anti-ético.
    Para a madeira da escala recomendo pau-ferro.
    Isso vai depender de vc, mas geralmente se coloca a marcação na lateral do braço como referência.
    Abç

    pagode alto astral
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    marcioazzarini

    ;)


    murilomga

    Cara qto a custos depende de quem vc fizer o serviço.
    Madeiras boas? Rosewwod, ébano, jacarandá...por aí.
    Qto a marcações se vc é novato no bass ou nunca tocou fretless é bom colocar alguma marcação seja line ou o ponto mesmo.
    Flw

    murilomga
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Cara qto a custos depende de quem vc fizer o serviço.
    Madeiras boas? Rosewwod, ébano, jacarandá...por aí.
    Qto a marcações se vc é novato no bass ou nunca tocou fretless é bom colocar alguma marcação seja line ou o ponto mesmo.
    Flw



    Certo, mais vou gastar em torno de quanto ??? Uns R$ 150,00 aproximadamente ?

    Toco baixo a uns 6 anos, porém, nunca tive Fretless... e nunca toquei em um... por isso é que eu estava pensando na possibilidade de tirar os trastes e preencehr os espaços... pra deixar a marcação do traste.
    Só não sei se isso é "feio".. tipo, talver uma marcação no braço seja mais "estéticamente correto"....

    pagode alto astral
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    murilomga

    Cara , se vc toca a 6 anos vc esta mais q familiarizado com o braço e toca sem olhar as notas com certeza.Ou seja:mais que apto a debulhar um fretless. No caso se quer por garantia marcar ...é com vc. Eu particularmente não acho legal mas vai do gosto do cara ou da necessidade.

    Chutando por cima , com um bom luthier 150 doletas seguram a onda sim. Escala nova , mão de obra... acho q fecha. Neguinho barateando sempre vai ter mas se liga se o trabalho vai ser bem feito.

    murilomga
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ae, andei conversando com alguns luthiers, e fui informado que ao remover os trastes de um baixo convencional (com trastes), e ao preencher os espaços, pode deixar o braçoa mais "frágil", pois a resistência do braço (digamos assim como a capacidade da madeira não empenar) diminui, e consequentemente o braço empena com mais facilidade. E também pelo fatos da estética, é mais "profissional" um baixo fretless somente com as marcações na parte de cima do braço, ou seja, fica bem mais bonito se as marcações não apareção para quem está vendo o baixista tocar. isto é apenas um conselho que eu ouvi, e que vou seguir ao fazer meu baixo... Vou trocar a escala mesmo, e não remover os trastes !!!

    Mais vamos ao que interessa... como eu vou trocar a escala mesmo, gostaria de sugestões de madeira que eu possa fazer a escala...

    Já ouvi as seguintes sugestões:

    - Pau-Ferro
    - Imbúia

    Gostaria de mais opiniões e/ou sugestões sobre qual madeira usar na escala de um baixo fretless ... com, se possível, as explicações porque vocês preferem esta ou aquela madeira..
    Por exemplo, "Eu prefiro pau-ferro, pois é uma madeira bem dura e dá mais caracteristica paras os médios e médios-agudos".

    Conto com a coloaboração de todos...

    VALEW....

    lalalala
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    se muda a escala sera que muda o som do slap?

    carlos giraldi
    Veterano
    # out/05
    · votar


    galera estou numa duvida achei um gianni sonic por 200 paus e queria transformalo em fretless ele esta um pouco empenado sera que vale a pena?
    obrigado.

    jkdias
    Veterano
    # out/05
    · votar


    carlos giraldi

    Acho que vc deveria fazer primeiro o orçamento do conserto do baixo p/ ver se vale a pena. Pq costumam pedir nesses baixos algo em torno de 350 - 400 reais.
    Mas, particularmente, acho os modelos jazz bass da giannini bons instrumentos para deixar fretless.

    Abs,
    Jackson

    CorreiaBass
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Retirar os trastes tá por fora! Vai ficar muito desconfortável. O certo mesmo é trocar a escala!

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Fritz_mkvl
    · votar


    Faça um braço novo fretless e guarde o original para o caso de querer vende-lo ou mesmo voltar a usa-lo com trastes.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # out/05
    · votar


    murilomga
    para fretless:
    Pau ferro - ****
    Pau ferro boliviano - *****
    Ipê - *****
    Roxinho - ****
    Conduru - *****
    Pau brasil - ****
    Ébano - **** (mas é caro)

    Evite:
    Jacarandá
    Caviúna
    Imbuia (de jeito nenhum)

    Se vc nunca tocou num fretless peça para colocar, além das marcações laterais normais, marcações laterais do posicionamento dos trastes; e que sejam diferenciados esses dois tipos de marcações.

    rushrush
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fábio Seiji
    pq evitar essas madeiras?

    Fábio Seiji
    Luthier
    # out/05
    · votar


    rushrush
    Gastam com facilidade
    Num baixo com trastes, a corda quase não encosta na escala (se os trastes não estiverem muito baixos), porisso ela não marca, mas num fretless a coisa é bem diferente, porisso a maioria coloca cordas flat wound em baixos fretless.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fretless - Tirar os trastes ou trocar a escala ?... E AGORA ?