Baixo de 6 cordas são uma boa inovação?

Autor Mensagem
DotCom
Veterano
# set/07
· votar


Realmente, a "cozinha" do Dream Theater é meio que inexistente.
Mas o baixo casa com a sonoridade da banda (há quem goste, há quem não...) e os arranjos que utilizam as partes mais agudas do baixo estão bem colocados nas músicas.
Ahh, e panic attack não dá pra ser executada se não tiver a dozinha, hehehehhe

Arrastão Cultural
Veterano
# set/07
· votar


rfasioli
Regulando 02 tirantes vc está mexendo com o braço do instrumento em duas dimensões. A regulagem é muito mais delicada, já que o braço se movimenta pra frente, pra trás, pra cima e pra baixo. Não se trata de enxergar curvaturas e sim fazer um ajuste bi-dimensional.
Fazendo um comparação básica, é a mesma coisa que ajustar o nível de de um quadro na parede com um nivel de pedreiro, daqueles que a bolha vai só prá lá ou pra cá e nivelar uma mesa de sinuca, com nivel de bolha de duas dimensões, daqueles que a bolha tem ficar no centro. Quando vc ajusta uma dimensão, mexe na outra. O princípio é o mesmo, mas a regulagem é muito mais chata, principalmente no caso do braço de um instrumento onde as variações as vezes demoram dias para se estabilizar.
Se eu tivesse um 6 cordas talvez já dominasse a técnica, mas quando me pedem pra regular baixos com 2 tirantes eu passo a bola.
Num caso destes, só mexeria no que é meu.

Quanto aos slaps, os faço tranquilamente em qualquer região ou altura do braço, mas vc há de convir que é muito mais simples tirarmos um som limpo quando usamos a primeira corda, seja ela qual for.
É claro que com mais técnica, tudo melhora, mas no momento não é isso que está pegando!

Repito o que eu disse antes:" Opinião é que nem bunda. Cada um tem a sua e elas nem sempre serão iguais! ".
O fato de eu não curtir esse tipo de som não quer dizer que ele não seja bom.

Sem botar técnicas em questão (nem daria pra comparar!), sou mais o som do Bi Ribeiro do que o do Nico.
( e lá vem mais porrada!!!)
É só afinidade músical, mais nada!

Abs!

denismonteiro
Veterano
# set/07
· votar


DotCom
Ahh, e panic attack não dá pra ser executada se não tiver a dozinha, hehehehhe

dá sim.
foi gravada originalmente com um baixo de 6 cordas 1 tom abaixo.

eltonbass
Veterano
# set/07
· votar


denismonteiro
dá sim.
foi gravada originalmente com um baixo de 6 cordas 1 tom abaixo.

por isso mesmo!
ja ouviu quantas notas o cara toca?
ele fica la no C, D, D# e mandando ver no A# da dózinha, essa musica não dá pra ser tocada sem a dózinha, no maximo com um capotrasto na 3º casa da G.

Rafael do Baixo
Veterano
# set/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


Ahh, e panic attack não dá pra ser executada se não tiver a dozinha, hehehehhe

Eu sempre essa música usando tapping (intro e umas escalas q ele usa mais pro meio da música) e em um baixo de 5 cordas,e nunca tive problemas em fazer isso,tanto q eu toco ela assim até hoje em meu baixo de 6 cordas tbm.

eltonbass
Veterano
# set/07
· votar


Rafael do Baixo
Eu sempre essa música usando tapping (intro
como vc faz?

pq o Myung faz no pizzicato.

Rafael do Baixo
Veterano
# set/07
· votar


eltonbass

Q o Myung faz no pizzicato eu sei,mas eu tive q aprender essa música no tapping pq eu não tinha um baixo de 6 cordas na época,e eu tive q tocar essa música com a minha banda

A digitação correta eu não me recordo muito bem,pq eu não toco essa música a um tempo e tô no trabalho bem longe do instrumento,mas depois eu posto aqui uma tab dela do modo q eu faço,mas os C eu faço ou na casa 3 da corda A alternando os 4 dedos da mão direita no tapping,ou nas casas 8 da corda E e na 13 da B(na E usando a mão esquerda e na B usando o dedão da mão direita),as outras notas(q não me recordo quais são)são lá pelo traste 14 da corda D e eu uso os dedos 1,2 e 4 pra fazer o tapping nelas.

Ficou meio complicado de se falar,mas depois eu posto uma tab com a digitação de ambas as mãos pra simplificar.

Gui
Veterano
# set/07
· votar


rfasioli
a reação dos dois tensores é diferente uma da outra..mesmo que tu dê o mesmo tanto de voltas...esse é o problema!

a força que as cordas aplicam é diferente...as cordas mais finas costumam aplicar menos força que as mais grossas...logo, o "aperto tem que ser diferente em cada lado"...por isso a cautela maior!!

se for o baixo de um tensor só..é só desfazer o aperto (claro..se o tensor não espanou..)

conehc
Veterano
# set/07 · Editado por: conehc
· votar


um daddario .032-.135 exerce uma tensão de 56,6kg nas cordas mais graves e 60.52kg nas cordas mais agudas... é mais ou menos equilibrado, mas as cordas mais finas aplicam mais tensão.

Baxista
Veterano
# set/07
· votar


ou tem q ter cautela sim, uma vez fui tentar regular meu XB-26A, dei só uma apertadinha no braço e nos dois tensores, quando fui ver depois de 3 dias ele estava é mais concavo! Fiquei paranoico pensand q tinha empenado, mais apenas desastabilizou o braço, mais não empenou, ´q meu luthier não me falou nada sobre isso, a madeira reagiu de forma contrária, heheh isso acontece! vou bem pouca a apertada, mais ficou assim, a minha sorte q deixei o baixo virado pra baixo, em um lugar meio frio, deu pra voltar numa boa! Os braços de baixos de 6 cordas são mais maleáveis q os normais! Até hoje tenho dúvida se empenou ou não, mais acho q não! meu luthier não me falou nada!

kadudu2
Veterano
# set/07
· votar


Eu particularmente nao gosto de 6 cordas.
5 e 4 pra mim ta bom!

Gui
Veterano
# set/07
· votar


conehc
sim...mas ainda sim a parte aguda exerce mais força que a grave..e essa pequena diferença de forças...se forem ajustados da mesma forma podem ocasionar empenamentos e/ou torções (se eu não tiver errado..queria que algum luthier falasse sobre o assunto em questão)

kadudu2
Eu particularmente nao gosto de 6 cordas.
5 e 4 pra mim ta bom!
(2)

FCLBass
Veterano
# set/07
· votar


Vejo o baixo de 6 cordas como uma ferramenta apropriada para músicos com técnica e função bem específicas (two hands, tapping e pizzicato, com função mais solística que de condução). O slap é mais difícil nesses baixos e pra falar a verdade 80% das músicas tocadas possuem sonoridade e notas das 4 cordas "principais" (E, A, D e G). Prefiro os baixos de 5 cordas pelo sizão. 6 cordas pro que faço não há necessidade. Groovar com um bass de 4 ou 5 cordas é mais fácil.

LET'S GROOVE HAND!!!

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Ah... para né. Vai dizer que vcs só tocam unica e exclusivamente para bandas, só conduzindo?

Não tem aquele momento só vcs, tentando tirar aquele solo de não fulano que talvez vc nunca vá tocar para público, ou talvez fazer uma melodia toda enfeitada no baixo?

Tá certo que para banda de hoje em dia um baixo de 6 cordas vá ser mais um empecilho que um ajudante, mas mesmo assim eu gostaria muito de ter um, pra fazer aquelas frases estilo patitucci, e esse tipo de coisa.

eltonbass
Veterano
# set/07
· votar


não gosto da si, se eu comprasse um 5 cordas colocaria uma dózinha. teria mais vantagem, gosto de acordes.

Gui
Veterano
# set/07
· votar


Shakal
tenho sim...mas gosto de fazer na região grave...quando faço na aguda as pessoas acham que é uma guitarra solando na parte grave deles!

denismonteiro
Veterano
# set/07
· votar


eltonbass

é.... mas se for a dozinha, perde todo o peso....

eu tocava assim:


(A# F C G D A)
||--------------------------------------|-----------------------------------------||
||o-10-----9-----10-----12-----10---9---|-10-----9-----10-----15-----14---12-----o||
||-----0-0---0-0----0-0----0-0----0---0-|----0-0---0-0----0-0----0-0----0----0----||
||--------------------------------------|-----------------------------------------||
||o-------------------------------------|----------------------------------------o||
||--------------------------------------|-----------------------------------------||


aliás, já discuti sobre isso nesse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/105213/p1

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Gui, mas e daí que vai parecer guitarra? Oq importa é o som sair legal cara...

Pode até sair com som de cavaquinho, se for massa, ta valendo!

Gui
Veterano
# set/07
· votar


Shakal
eu sei...por isso que faço minhas pirocagens na parte onde gosto..os graves...é dificil pela distancia das casas as vezes..mas acho que fica bem melhor!

Arrastão Cultural
Veterano
# set/07
· votar


mas gosto de fazer na região grave...quando faço na aguda as pessoas acham que é uma guitarra solando na parte grave deles!


Exatamente!!!!!!!!

Baxista
Veterano
# set/07
· votar


Galera,

O baixo nunca vai ter som igual de guitarra! O som do baixo na área mais aguda seja qual for (4, 5 ou 6 cordas).A característica dos solos dos baixos é q todo solo sai com o som mais definido do q guitarra, mais fino, o som dos solos de guitarra sem distorção são opacos, sem vida na parte mais graves, isso difere pelo fato da espessura das cordas! Nunca vai sair igual!

Gui
Veterano
# set/07
· votar


Baxista
eu e o guita da minha ex-banda tinhamos timbres iguais a partir do D3

Baxista
Veterano
# set/07
· votar


Gui

Fazemos o seguinte então! Baixo é baixo, guitarra é uma bosta! heheheh

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Bah, baixo com timbre de guitarra... Aí é sem graça msm. Troca de baixo!

eltonbass
Veterano
# set/07
· votar


é, meu timbre é bem diferente de uma guitarra.

Gui
Veterano
# set/07
· votar


Baxista
Fazemos o seguinte então! Baixo é baixo, guitarra é uma bosta! heheheh
yep!!
Shakal
Bah, baixo com timbre de guitarra... Aí é sem graça msm. Troca de baixo!
ele deixava a guita bem grave e usava corda .013 em afinação drop D (padrão com a 6ª corda um tom abaixo)...eu usava slaps...então deixava com bastante brilho e medios...aquele som metalico...ficava MUITO proximo...as vezes eu fazia as partes da guita ele fazia o baixo...

eltonbass
é, meu timbre é bem diferente de uma guitarra.
o seu timbre...o timbre que eu e o guita da minha ex banda usavamos era muito parecido!

Rafael do Baixo
Veterano
# set/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


Aqui a digitação em tapping (um pouco simplificada)q eu uso na intro da Panic Attack:



G-------------------------------------------------
D--13------12------13------15-----13---12---------
A-----3-3----3-3------3-3-----3-3----3----3-------
E-------------------------------------------------



G--------------------------13------12-------------
D--13------12------13------------------15---------
A-----3-3----3-3------3-3-----3-3----3----3-------
E-------------------------------------------------


É tudo em tapping:

Trastes da mão direita = 13 12 15
Dedos usados = M I m


Traste da mão esquerda = 3
Dedos usados = I M A m (pode usar apenas o I e M)

dani_low
Veterano
# set/07
· votar


Rafael do Baixo

se eu n me engano ele faz a re virar uma do e faz no pizzicato, tipo pedal note... eu nunca consegui fazer O_O axo dificil...
no tapping deve ser mais facil heheh

Rafael do Baixo
Veterano
# set/07
· votar


dani_low

O Myung faz exatamente o q vc falou,ele usa o baixo afinado todo 1 tom abaixo e toca tudo no pizzicato,com o Dó pedal.

Pra mim difícil não é,mas acho q não vale a pena mudar a afinação do baixo só pra tocar uma música.

denismonteiro
Veterano
# set/07
· votar


o ruim de fazer em tapping é que fica sem aquele som característico de pizicatto com cordas soltas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo de 6 cordas são uma boa inovação?