Baixo 4 cordas ou 5 cordas ? AJUDA !

Autor Mensagem
NooBass
Veterano
# jan/10


Olá galera, seguinte gosto muito de contrabaixo e tal além de não saber tocar ^^, fiz uma banda com uns amigos a mais ó menos 1 mês e meio, tava usando um violão de aço com as funções de bass lá em cima ( heauheuahea), mas agora já tou com grana o suficiente pra comprar um baixo, olhei nas lojas da minha cidade (que não são muitas mas..) achei um baixo que tá no meu orçamento é um memphis preto ( ativo uhuul), até então só tinha achado passivo, sei que o baixo não é muito bom mas acho que dá pra começar minha duvida agora é se eu compro um baixo 4 cordas ou 5 cordas, sinceramente o baixo que me agrada mais é o de 4 cordas pq acho ele mais legal :p.
Mas dizem que o de 5 cordas eh masi versatil,

E agora eu pergunto a vcs o que devo fazer ;D
Ps.:O estilo de musica que quero tocar é rock

Exemplos:
1)The Beatles
2)Audislave
3)Kiss
4)Muse
5)Blink 182
6)Red hot
7)ac/dc
8)Arctic monkeys

Entre outras,
desde já agradeço.

Abraço.

Fillmore East
Veterano
# jan/10
· votar


pega o de quatro cordas, agora não existe esse negócio de ter que ser ativo, quanta grana vc tem? dependendo é possível se comprar um baixo melhor passivo, até porque os ativos muito baratos só gastam bateria.

Fillmore East
Veterano
# jan/10
· votar


pega o de quatro cordas, agora não existe esse negócio de ter que ser ativo, quanta grana vc tem? dependendo é possível se comprar um baixo melhor passivo, até porque os ativos muito baratos só gastam bateria.

paulinho pc
Veterano
# jan/10
· votar


bom,já que vc não sabe tocar nada,o de 5 cordas seria melhor.
Assim vc pode usar as cordas para outras finalidades.Vc disse gostar mais do de 4,então a 5.° corda(Sízão) que sobrar,vc pode utilizar como reboque pra puxar ônibus em ladeira acima,é claro,pode usar como corda de amarrar navio no porto,pode ainda brincar de cipó e pendurar a família inteira,enfim,várias outras utilidades.

Falando sério,vai atrás de aula rapaz,e compre o de 4 cordas mesmo!

chr19
Veterano
# jan/10
· votar


4 cordas, sugiro um Jazz bass.

Staiver
Veterano
# jan/10
· votar


Cara compra de 5,pq com o tempo tu muda de gosto musical,e no caso de tu não usar a quinta corda,é só deixar ela ali parada e usar a mi normal como se fosse um a de 4 cordas,mas se tu compra de 4,e alguma hora precisar da quinta corda,vai sentir falta,eu sei pq tenho guita de 6 e queria ter de 7,e minha guita tem só 22 casas,dai tem uns solos que precisa da casa 23 na mizinha e até 24 casas,e faz mó falta,dai tenho que improvisa no bend,mas tem um solo que tem q faze bend de dois semi tons na casa 24,dai eu teria que fazer um bend de 4 semi tons(4 casas)na casa 22 para chegar lá,logo eu faço esse bend 1 oitava mais grave,mas fica uma merda.

NooBass
Veterano
# jan/10
· votar


Paulinho pc: heuaheuahueah, boa resposta cara, vou ocmeçar a ter aulas sim ^^

FIllmore East:

Cara tou com 550 pra gastar com o baixo acho que no maximo 600 reais é o que consigo mas é no MAX.

paulinho pc
Veterano
# jan/10
· votar


NooBass

e amp?

Dani xD
Veterano
# jan/10
· votar


pega um jazz bass, se a grana der..esses negócio de baixo ativo barato é roubada...

Fillmore East
Veterano
# jan/10
· votar


NooBass: o paulinho pc lembrou bem, vc tem amp?, se não esse dinheiro seria para os dois né?. Com essa verba, no caso de vc já tiver o amp, eu te indico Condor Bx12 que é um bom baixo para iniciantes.

NooBass
Veterano
# jan/10
· votar


Staiverr: Vlw pela ajuda ;D

Paulinhopc: cara eu tou ensaiando num estudio por aqui ^^
agora no começo não vai dar pra comprar os amp =X
mas aquela coisa né devagar e sempre ( ¬¬') grana ta curta agora mas com mais 1 mês ou 2 compro o amp.

Ps:eu não trabalho ¬¬'heuaheuheuhae

Staiver
Veterano
# jan/10
· votar


de principio não precisa de amp fikei 1 ano sem amp na guita,da pra improvisa no som e com fone de ouvido,ou tocar desligado mesmo,não estou dizendo que amp não é bom,é exencial,mas se não da não da fazer o que né.

NooBass
Veterano
# jan/10
· votar


xD,
cara tem como tocar com o fone de ouvido com o baixo ?
perguntei ao cara da loja ele disse que só dava se vc tivesse amp.
pra conectar o fone no amp

Staiver
Veterano
# jan/10
· votar


sim mas se tu river som ou pc(vc pode estar numa lan house)dai tu conecta o baixo no som ou no pc e coloca um fone de ouvido,n vai estragar o som,pq o baixo estraga os auto-falantes de som e das caixinhas do pc,mas como vc vai ouvir no fone de ouvido se estragar só os fones,mas é só botar pouco volume,ja que hoje em dia os fones de ouvido são ensurdecedores.

NooBass
Veterano
# jan/10
· votar


hehehe!
vlw Staiverr, deixa eu ver se entendi..
tem que pegar o cabo do baixo e conectar no pc/som né ?
e tem entrada ?
heauheuah!
ai depois conecta o fone tbm ?
precisa de algum programa pra isso ?
xD
foi mal a noobisse ae

Staiver
Veterano
# jan/10
· votar


programa achu que não,é só configurar direitinho,mas se não der,sempre tem um programa que faz funcionar,faz assim antes de comprar o baixo,pego para o guitarrista da banda i na tua casa com a guita pra testar,e vai ter q comprar um adaptador de com a femea p10 e o macho p2,para poder ligar o cabo da guita e de baixo que é bem mais groço na entrada do pc que é bem mais fina,esse plug custa entre 1 e 5 reais.

Plug CORRETO:
http://www.repel.com.br/imagens/fotos/produtos/grande/grande_plugue%20 adaptador%20p2.jpg
http://images.quebarato.com.br/photos/big/1/F/6B41F_1.jpg
http://www.francicomp.com.br/imagens/P2/p-2stereo.gif

Plug ERRADO:
http://www.graebin.com/images/conector_adaptador_p10st_j2.jpg

NooBass
Veterano
# jan/10
· votar


iih cara valeu ae, mano ser aque dava pra vc me passar teu msn ?
heuaheuah, semrpe bom ter alguem pra ajudar aqui ^^.

Abraço.

Tupeti
Veterano
# jan/10
· votar


velho a maioria das bandas que tu colocou de influencia ali usa contra-baixo de 4 cordas, aí depende do seu orçamento e da sua vontade de aprender.
Eu recomendo pra inciantes, claro depende do orçamento, baixos nacionais de baixo custo e temporarios(não será um instrumento que você levara para o resto da vida) Ex: Condor Strimberg. Agora se você tiver mais uma graninha busca um Fender JB, Yamaha ou Baixos de Luthier.

abraço.

rodsom
Veterano
# jan/10
· votar


NooBass
se vc comprar um powerclick vc nao precisa fazer nada disso

Thiago.SG
Veterano
# jan/10
· votar


NooBass
cara, pega um de 4cordas msm, e passivo...ai ja pega um bass melhor. besteira a 5ª corda (eu acho), qqer coisa só passar pra D e pronto. tbm aconselho um jazz bass, ou um precision. a cordor ta com uns baixos bacanas, da pra usar por um bom tempo, tem uns shelter loko tbm. da uma testada nos baixos e ve oq gosta. eu só acoselho nao pegar nada mto tosco, tipo o memphis, pq ai num dura nada, logo vai quere troca...acho q é isso

abrç

msoldon
Veterano
# jan/10
· votar


Cara o conselho que eu te dou é simplesmente "Testar" o baixo. Veja os modelos qual vc se sente mais confortavel , que tem um encaixe melhor no seu jeito de tocar. Independente de ser 4 ou 5 cordas. Vc mesmo vai saber quando o baixo se encaixar melhor no jeito de tocar.

LaBreja
Veterano
# jan/10
· votar


[Editado pela Moderação]

Infelizmente não é permitido comercializar no FCC. Dá uma lida nas regras por favor.

Abs

Ever Oliver
Veterano
# jan/10
· votar


paulinho pc
Velho,eu ri com seu post :) .. mas nao concordei com essa frase sua aqui:"bom,já que vc não sabe tocar nada,o de 5 cordas seria melhor".
Comecei a tocar com um de 5,e acho que fiz muito bem.O uso do baixo de 4 cordas hoje em dia é muito limitado.E pra mim não cola muito essa coisa de "da pra tocar rock" ou "da pra tocar Ska" e etc.Sei que muitos vão querer me fuzilar e depois tocar fogo aqui,mas não vejo muita utilidade no baixo de 4 cordas hj em dia.

Negativos à vista? :)

paulinho pc
Veterano
# jan/10
· votar


Ever Oliver
Comecei a tocar com um de 5,e acho que fiz muito bem.O uso do baixo de 4 cordas hoje em dia é muito limitado.E pra mim não cola muito essa coisa de "da pra tocar rock" ou "da pra tocar Ska" e etc.Sei que muitos vão querer me fuzilar e depois tocar fogo aqui,mas não vejo muita utilidade no baixo de 4 cordas hj em dia.

Não é que ele seja limitado,mas você acostuma.Entendo perfeitamente o seu ponto de vista.

DotCom
Veterano
# jan/10
· votar


Comecei a tocar com um de 5,e acho que fiz muito bem.O uso do baixo de 4 cordas hoje em dia é muito limitado.E pra mim não cola muito essa coisa de "da pra tocar rock" ou "da pra tocar Ska" e etc.Sei que muitos vão querer me fuzilar e depois tocar fogo aqui,mas não vejo muita utilidade no baixo de 4 cordas hj em dia.

Nada a ver...

NooBass
Veterano
# jan/10
· votar


LaBreja
cara me interessa sim!
será que dava pra gente trocar uma ideia ?
manda teu msn!

Ever Oliver
cara valeu pela ajuda ae :D, muito obg pelo comment, otu pensando em pegar um 5 cordas mesmo, pelo jeito vou ficar com o Memphis by Tagima, é peba mas tá no orçamento (ou o sx sjb75 do LaBreja, vou ver ainda) masi independente de qual seja como muitos dizem aqui, 'o que importa não é o instrumento mais quem o toca', oO viajei mto ? heuaheuheau

Brigadão ae

Abraço.

Ever Oliver
Veterano
# jan/10 · Editado por: Ever Oliver
· votar


NooBass
O som do SX é muito bom,pena que aqui não tem a versão de 5 cordas.Até fiz esse tópico aqui pra expressar isso.(Ignore o vídeo do SX de 4 cordas,foi um engano meu,pois ta com a captação trocada.. rs).Sobre esse Memphis,não sei mesmo da qual é nao... E o instrumento da uma ajudinha,mas o que mais importa é o músico mesmo :)
Editando: pra quem quiser ver,postei o vídeo do SX SJB75 de 5 cordas aqui.Segue o vídeo.


DotCom
Por que não tem nada a ver,velho? Coloque suas mágoas pra fora,expresse-se! rs.. :)

DotCom
Veterano
# jan/10
· votar


Por que não tem nada a ver,velho? Coloque suas mágoas pra fora,expresse-se! rs.. :)
É porque dizer que baixo de 4 cordas é limitado é um absurdo... Ele não chega nas notas graves do 5c, mas se há alguma limitação, estará muito mais no músico do que no instrumento.

Ever Oliver
Veterano
# jan/10
· votar


DotCom
Entendo... Mas nao falei no sentido de ser "inutil",entende? Mas a verdade esta aí,na maioria dos estilos musicais,a corda B tem sido muito usada.Não to dizendo que os baixos de quatro cordas têm que ser extintos ou coisa parecida.Ate porque eles tambem tem o seu uso,e pra slap deve ser muito bom (So nao sei disso porque nao tenho prática com baixos de 4 cordas,mas com certeza a quantidade menor de cordas ajuda).

Porem acho que o futuro dos graves caminha para as 5 cordas.

O meu é de 6,acho muito interessante e nao me arrependo de ter um.Mas quando puder,comprarei um de 5 tambem,pois pra slap é muito melhor que o de 6.

NooBass
Veterano
# jan/10
· votar


Ever Oliver

E cara valeu pelos posts, vi o som do bass, hehehe gostei,
sinceramente eu sou apaixonado por baixo de 4 cordas, mas acho que seria melhor pra mim um de 5 cordas, tou muito indeciso pra falar a vdd, o bass da Tagima eh um dos mais pebinhas o de 5cordas tá em torno de uns 500 reais a vista, minha intenção é passar no max de 6 a 7 meses com esse bass, e se eu realmente gostar ( tou começando agora) eu troco ele, 6 a 7 meses pq eh o tempo de chegar meu aniversario. hehehe,

Abraço, e obrigado pela ajuda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo 4 cordas ou 5 cordas ? AJUDA !