Baixo de 6 cordas são uma boa inovação?

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# mar/05
· votar


Tomcat
Ah, exagero é o tamanho do braço dos bass de 6 cordas, isso sim!

Parece um remo!
E quem tem os dedos menores fica limitado aos de 4 - 5 cordas então?

Psyco_Terapy
Veterano
# mar/05
· votar


solos e improvisos ficam mais maleáves nos baixos de 6 cordas, mas eu particularmente acho feio o modelo.

Kebaosan
Veterano
# abr/05
· votar


Po,o espaço entre as cordas depende da marca,tenho um condor 6 cordas e o braço dele e fino isso em relaçao um tagina(nada contra a Tagina,alias e uma marca muito boa!) que me ofereçeram,que quase tinha q dar a vouta com o braço p chegar na Si! E como diz um amigo meu: -se o 6 cordas fosse ruim nao custava mais que os outros!!!

Hamilton Pinheiro
Veterano
# abr/05
· votar


Acho que o baixo de 6 é quase que um instrumeto diferente. Já passei por todos e prefiro o de 6. Tenho uma visualização mais vertical, trabalho muitos solos na região aguda (que particularmente gosto) e uso muito acordes. Dependendo do estilo musical uso 5 cordas mas sempre prefiro o de 6. Conheço alguns baixistas que não gostaram do de 6 e voltaram para 4 ou 5.

Resumidamente a minha opinião é: Um baixo de 5 tem apenas uma corda a mais que o de 4. Já o de 6 é mais que uma corda além do de 5. É bem diferente.

Kebaosan
Veterano
# abr/05
· votar


Se o cara algo no de 4 ou 5, nao vejo porq nao vai conseguir em 1 instrumento que o possibilita a fazer muito mais,alem de serem muito mais bonitos dao uma aparecencia de vc ter um poder nas maos e sao bem chamativos,

João Paulo Jones
Veterano
# abr/05
· votar


Kebaosan, bonitos? opiniao eh opiniao, mas se colocar uma quilha na parte de tras do corpo da pra surfar com um baixo de 6 cordas...

Hamilton Pinheiro
Veterano
# abr/05
· votar


Kebaosan

Conseguir consegue sim. Mas realmente gostar já não garanto.

Kebaosan
Veterano
# abr/05
· votar


E viva a Anthony Jackson pela criaçao do seis cordas!!!

Kebaosan
Veterano
# abr/05
· votar


Acho melhor vc comprar um prancha e deixar e deixar os baixos de 6 com quem sabe o que ele propociona!!!

felipe_groove
Veterano
# ago/05
· votar


tenho so 15 anos quando começei aprender contra-baixo começei com baixo de 6 cordas e não encontrei muita dificuldade ,para mim o baixo de 6 da mais opções para o uso de arpejos,pentatonicas e inprovisar.

Sérgio Melo
Veterano
# ago/05
· votar


monolux
quer conhecer realmente o baixo de seis cordas? ouça Patitucci, Nico Assumpção, entre outros

Loko_Bass
Veterano
# ago/07
· votar


Caras... Ainda não toquei, mas to afimzão de comprar um de 6 cordas e afinar como as guitarras E A D G B E, já que toco guita tb. Ainda vou esperimentar um. Deve ser mt loko de fazer solos e acordes num de 6 cordas!!!

Arrastão Cultural
Veterano
# ago/07
· votar


Corro o risco de ser detonado aqui, mas na minha concepção, quem gosta de baixo de 6 cordas devia ser guitarrista!

Baixo é pra ser grave!
Não adianta botar uma corda ainda mais aguda que o som não pesa!


Patitucci, Nico Assumpção, entre outros são feras, mas não me agrada solos agudos.

Quem conheçe o solo de Money, do disco "Delicate sound of thunder", do Pink Floyd? O cara faz um puta solo, só na parte baixa de um 4 cordas.
Fantástico!

Fora virtuose!
Viva a música com alma!

Gui
Veterano
# ago/07
· votar


Arrastão Cultural
assino embaixo!

VeEh
Veterano
# ago/07
· votar


Gui
Arrastão Cultural
assino embaixo!²

RodrigoBR
Veterano
# ago/07
· votar


Arrastão Cultural
É tudo uma questão de gosto pessoal, se for assim, o guitarrista q toca com guitarra de 7 cordas devia ser baixista...
Gosto é gosto... Ouve "fourplay" com Nathan East num de 6 cordas, ñ tem virtuose e é muito bom...

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Nada a ver essa de falar que quem curte baixo de 6 cordas devia ser guitarrista. NADA A VER MEEESMO!

Vc consegue um B1 com uma guitarra? NÃO! Vc consegue um E1 com guitarra? NÃO! Alias, guitarra tem 2 cordas mais altas, baixo tem 1 mais alta e uma mais baixa, e nem são cordas com a mesma nota!

É um instrumento diferente, com timbre diferente. Pessoalmente eu prefiro o som do baixo, e não é por ser grave, pq vc pode fazer um solo lá na 12 pra cima, eu gosto é do timbre, aquele som encorpado... Talvez pq eu tenha o ouvido mt sensível, e até, em algumas vezes, acho solos de guitarra insuportáveis!

Baixo de 6 cordas não existe pra ser mais agudo... Até pq vc só tem 5 semi-tons mais altos num baixo de 6 cordas. Eu acho que é mais versatilidade que outra coisa.

Arrastão Cultural
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal
RodrigoBR

Isso é modo de falar, só pra levantar uma polêmica com a galera do hexa!

Guitarra e baixo(obviamente) são instrumentos muito diferentes!

Disse aquilo por que as vezes vejo baixistas solando lá no fim do braço, com baixo de 6 cordas. Fica muito agudo e me passa a impressão de que o cara tá querendo fazer um solo de guitarra, por isso a comparação.

Na minha opinião, solos de baixo na região aguda e com trocentas notas por segundo só transmitem técnica apurada e não o swing e alma caracteríscas de um grooving bem feito!


Lembrando que " Opinião é que nem bunda. Cada um tem a sua e elas nem sempre serão iguais! "

Falando nisso...
Não acho o baixo de 6 cordas nada versátil!
O braço geralmente é enorme e dificulta a "tocabilidade";
Tem 02 tirantes, o que me impossibilita de fazer a regulagem em casa, como faço com os meus de 4 e 5 cordas;
A sexta corda dificulta meus slaps, que geralmente estão nas cordas A e G.
Pesa como uma bigorna.

enfim....
Quem gosta de 6 cordas, seja feliz, mas não me chame!!!!!

Baxista
Veterano
# ago/07
· votar


Cara,

Minha opinião é a seguinte, tenho um de 6 cordas e quer saber acho ótimo pra burro, o cara que invento foi 10! Fico vendo q há muito preconceito com ele, é um instrumento diferente é, e muito! Solo de guitarra pra falar a verdade é triste, tem uns massa pra caramba tem, gosto muito Joe Satriani! Mais solo de baixo é impactante da vida na música! Não tenho nada contra os guitarristas, mais acho muito mais loko do q na guitarra! Baixo de 6 cordas é pra solo mesmo e doido pra kc.....

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Vc pode falar que não gosta, que acha feio, que acha bobo, mas falar sobre os outros que tocam já é ignorancia.

Baixo não é só baixo... Patitucci que o diga. Ou então teriam 12 trastes! PORRA! :P

Flw!

RodrigoBR
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal
|o|

rfasioli
Veterano
# ago/07
· votar


Bem eu acho que tocar na região aguda ou grave, não está no mérito da questão do baixo!
O que qualquer um tem que ter em mente é que o baixo em sua excência é um instrumento RITMICO, sim por que senão não faria sentido dizer que numa banda de jazz, blues, rock, metal, mpb, rumba e muitos outros rítimos, o baixo e a batera fazem a cozinha!
Isso não quer dizer que o baixo não pode solar, ou não pode fazer firula! Mas o que o baixista sempre tem de ter em mente é que ele tem de marcar o tempo na maior parte da música, ou de preferência a música toda! Existem vários baixistas que fazem fírula e não esquecem de marcar, como os já citados Nico Assumpção (até nos solos dá pra notar a marcação precisa, o cara realmente é um gênio!), O Patitucci (nem tanto quanto o nico, apesar da técnica e criatividade) e outros como Arthur Maia, Jaco Pastorius, Geddy Lee... E por ai vai!
Em música existe o momento certo pra tudo, inclusive pro baixo solar sem fazer a marcação!

rfasioli
Veterano
# ago/07 · Editado por: rfasioli
· votar


Arrastão Cultural
Falando nisso...
Não acho o baixo de 6 cordas nada versátil!
O braço geralmente é enorme e dificulta a "tocabilidade";
Tem 02 tirantes, o que me impossibilita de fazer a regulagem em casa, como faço com os meus de 4 e 5 cordas;
A sexta corda dificulta meus slaps, que geralmente estão nas cordas A e G.
Pesa como uma bigorna.


Disso vou ter de discordar!
Sem ofensas, mas se é pra enfiar o pé na lata vamo lá!
Se o braço foi mal construido, dificulta sim, mas você já pegou um baixo de feito pelo Ladessa, ou pelo Edmar, ou qualquer luthier bom?`Pra inicio de conversa em baixo de 5 cordas também é aconselhave 2 tirantes, além do mais, um cara que não consegue regular 2 tirantes não deveria nem tentar regular com um tirante só!!! É a mesma coisa tanto um quanto o outro! É só verificar se a curva está igual! Com a vantagem de que se pode corrigir pequenas torções.
Agora a dificuldade em tocar Slap é falta de habilidade mesmo! Treina um pouco que quando aprender a tocar ela some!

[]s

LuCaSbass
Veterano
# ago/07
· votar


Eu gosto muito do Nico e seus solos agudos, mas realmente prefiro solos de baixo na região media(mais ou menos da 8ª ate a 15ª casa). E mesmo o Anthony Jackson q inventou o baixo de 6 cordas não usa muito a região aguda, só quando realmente precisa, para acordes etc.
Outro cara que usa muito bem o 6 cordas é o Ney Conceição, que tbm não sola tanto na região aguda do instrumento. Concluindo, acho q a dozinha é uma boa opção para facilitar algumas digitações, mas não da pra ficar abusando que as vezes perde o sentido do instrumento... Acho que baixo na verdade são 4 cordas, as outras vieram da necessidade de algumas notas graves a mais(no caso de 5 cordas) e de facilitar a digitação de algumas frases e conduções.

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Como já disse, baixo de 6 cordas tem apenas 5 semi-tons mais agudos! Um baixo de 6 cordas não foi feito pra ser mais agudo, já que vc consegue C na corda G facilmente! Ele foi feito pra trazer mais versatilidade!

E Arrastão, vc ta confundindo Versatilidade com Praticidade ou "facilidade de tocar", pois eles são mais pesados, demandam uma maior "envergadura" das mãos, pode ser que os slaps fiquem dificultados, é tudo mais caro para ele, etc.

Vc pode ver muito bem as diferenças vendo aquele Bass Extremes onde Steve Bailey e Victor Wooten se encontram, os opostos dessa discussão... Um com um 4 cordas e outro com um 6 cordas, e pra piorar, fretless! Vc pode ver oq um toca, o outro toca também, mas é mais comum o Steve Bailey ficar na parte alta... mas será pq o baixo de 6 cordas dele é mais agudo que o do Wooten? Há! Eu acho que não!

DotCom
Veterano
# set/07
· votar


Só completando, tem horas que o wooten toca com um baixo tenor... Afinação:
A D G c (As quatro primeiras cordas do baixo de 6)
E aí? A música pediu, ele fez... Qual o mal que há nisso?
John Myung (do Dream Theater) certamente sabe o que fazer com aquela Dozinha do baixo dele...

rfasioli
Veterano
# set/07 · Editado por: rfasioli
· votar


DotCom
Muito bem lembrado, e o Wooten fez o mais correto, já que o Béla Fleck toca banjo!
Com relação ao John Myung, realmente ele sabe o que fazer com C, ele é um ótimo guitarrista!!! Digo isso porque ele falha muito na condução, não no tempo, porque ele parece um metronomo mesmo, nem na técnica... Eu nunca fui fã nº 1 por que acho que ouvir um cd do DT é muito massante, só tem técnica, me cansa... Sempre ouvi isso de muitas pessoas, alguns excelentes músicos (coisa que não sou), só não entendia porque. Depois de muito tempo eu percebi que o Myung não marca as cabeças dos tempos dos compassos compostos como deveria, ele exagera na técnica e esquece da pegada (que não é tocar com força, mas saber dozar a força)... Muitas vezes a música tá pedindo mais pegada e marcação, porque a guitarra e a batera tão viajando... Não digo que ele não deva fazer uma escala, um arpejo, um two-hands, ele deve sim! Mas ele tem que marcar as cabeças dos tempos!

ps. Fazer isso no DT é muito díficil, porque os compassos são compostos, o que gera muitos tempos Fortes e Meio-Fortes... Aliás a maioria das coisas que a galera diz que é contra-tempo no DT é só uma alteração do compasso da música, para um compasso composto! O que não é novidade... O Rush já fazia muito isso, quase 100% dos "contra-tempos" do Rush são alterações de compassos... E em música clássica isso é básico!

Gui
Veterano
# set/07
· votar


rfasioli
além do mais, um cara que não consegue regular 2 tirantes não deveria nem tentar regular com um tirante só!!!
nem fodendo!!

baixo com dois tensores precisa de MUITO mais cautela...

RodrigoBR
Veterano
# set/07
· votar


Gui
Mais cautela AINDA se o braço for inteirisso, q é o meu caso...

rfasioli
Veterano
# set/07
· votar


Gui
baixo com dois tensores precisa de MUITO mais cautela...
Discordo, por que se a pessoa não consegue enchergar que um lado tá mais curvo que o outro, vai acabar dando torção no braço... E com um tensor só isso não tem como corrigir a não ser fazendo uma plainagem na escala. Já com dois tensores, se o cara perceber logo e não for nada muito absurdo, ele consegue regular.
O que precisa é mais paciência, só isso, a cautela tem de ser a mesma, por isso que eu digo, se o cara não tem cautela de regular dois tensores, não vai ter pra regular um só também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo de 6 cordas são uma boa inovação?