Baixo de 6 cordas são uma boa inovação?

Autor Mensagem
monolux
Veterano
# mar/05 · Editado por: Moderador


Apesar de eu curti baixistas que tocan baixos com 6 cordas (como felipe andreoli), ja ouvi muitos dizerem que baixo de seis cordas pra cima e uma loucura, eu pessoalmente acho o msmo,pra min no maximo 5 . Isso e so um topico de curiosidade digam ai o que vcs acham,(so pra relata eu nao tenhu nada contra baixo de 6 cordas, so acho um exagero).


NOTA DO MODERADOR: Por favor, não utilize o CAPS LOCK pra título de tópico.

Tomcat
Veterano
# mar/05
· votar


Nao digo exagero, apenas um bass de 6 cordas vai te abrir um leque maior de notas. Não há nada errado nisso.

É a mesma coisa com teclado e piano, o tclado tem 5 ou 6 oitavas, o piano tem 8, obviamente vc tem mais notas no piano do q no Taclado, sacô?!
Mas nunca exagero, depende do foco musical do musico, oK.

Abraços

Tomcat
Veterano
# mar/05
· votar


Ah, exagero é o tamanho do braço dos bass de 6 cordas, isso sim!

DuH
Veterano
# mar/05
· votar


a hamer tem um baixo de 12 cordas muito loko e o baixista do manowar usa un picllo de 8 e faiz um puta estrago(fica muito bom) naun axo um exagero.........
axo pouco difundido e muito poko assecível mais dah un toque muito perssonificado ao manowar por exemplo................eu uso 5 cordas do b2 da tagima e quando eu troquei o meu de 4 por esse de 54 eu naun sasbia muito bem porque mais logo de cara eu percebi que tornava tudo mais progressivo e muito mais loko.....................vc tem mais opções hj eu to feliz com o b2 mais eu tenho sim vontade de comprar um com 6 cordas.....

DuH
Veterano
# mar/05
· votar


http://www.hamerguitars.com/?fa=series&sid=197
tem até acústico !

luks dexcart
Veterano
# mar/05
· votar


sim como eh q o cara vai toka com os dedos num baixo desses olha o espaço entre as cordas!!!!

Tomcat
Veterano
# mar/05
· votar


DuH

Impossível tocar nisso!

DuH
Veterano
# mar/05
· votar


nun dah tem que ser palheta............. ttp://www.8stringbass.com/Images/VC8/index1.htm
mais umas fotos ae

jrcintra
Veterano
# mar/05
· votar


Bom , nao gosto da largura do braço dos baixos de 6 cordas.
Pra mim 5 ta otimo; porem , adoro a Dozinha. O que eu fiz? Mudei a afinação para EADGc =)
Seila kra , acima de 6 eh loucura msm... aih jah eh bizarrice alienigena.

jrcintra
Veterano
# mar/05
· votar


Bizarrice alienigena no sentido de querer pagar um sapo hehe

isaiasgs
Veterano
# mar/05
· votar


Gosto de 6 cordas e até sinto necessidade (toco gospel)...qnto a largura do braço isso fica a gosto de cada um.....existe modelo pra tudo...um TRB-6 por exemplo é uma berração , mas os Ibanez são bem próximos e confortáveis. Estou trocando meu SR885 por um bass de luthier q tem braço de Ibanez SR886....com certeza bastante confortável.


Repito as palavras do TomCat

Nao digo exagero, apenas um bass de 6 cordas vai te abrir um leque maior de notas. Não há nada errado nisso.


Vlw....

Tomcat
Veterano
# mar/05
· votar


isaiasgs


"Repito as palavras do TomCat

(Nao digo exagero, apenas um bass de 6 cordas vai te abrir um leque maior de notas. Não há nada errado nisso.)

Vlw...."


Irei processá-lo!
Usou uma de minhas épicas citaçoes, e sem pedir autorizaçao????
Grrr!
Aguarde, meu advogado entrará em contato.

Tomcat
Veterano
# mar/05
· votar


Hehe

Tomcat
Veterano
# mar/05
· votar


jrcintra

"Bizarrice alienigena no sentido de querer pagar um sapo hehe"

Defina, não entendí?
O.o

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


Eu considero um regresso.. uma coisa de duente

Half
Veterano
# mar/05
· votar


Acho interessante, mas não é uma coisa que faria AQUEEEEEEEEEEEELA falta pra humanidade. Poderíamos passar muito bem sem.

David Súll Ferre
Veterano
# mar/05
· votar


estou pedindo a autorização para usar as mesmas palavras,concordo com o brother, a largura do braço vai d kd um, eu tenhu 2 bass d 6 cordas e é show tocar com eles e super confotavel!!!valeu pessoal até a próxima.

Peter Rocks
Veterano
# mar/05
· votar


Krist Novoselic
Tá maluco kra.
Baixos de 6 cordas são fodas, dependendo do estilo.

Se alguém toca punk, grunge, ou até pop rock, não precisa de um bass de 6.
Mas se o kra toca prog metal, metal melódico, até jazz (mais para o fusion) aí o bass de 6 é muito útil.

Tomcat
Veterano
# mar/05
· votar


David Súll Ferre

"estou pedindo a autorização para usar as mesmas palavras"

AUhUAhAUh

Peter Rocks

"Mas se o kra toca prog metal, metal melódico, até jazz (mais para o fusion) aí o bass de 6 é muito útil."

Tb concordo, só nao tenho uma pq minha mão é pequena d+.
MAs acho mto irado!

Jenilton Santos
Veterano
# mar/05
· votar


eu sempre ouvi uma banda chamada catedral, em que o baixista tocava rock com 6 cordas... era brutal.... meu professor usa um trb 6 cordas... o cara ´´e animal... seis cordas te da a facilidade na formacao de acordes. E para que gosta de solar, ´´e muito interessante... maluquisse ´´e acima de 6 cordas

isaiasgs
Veterano
# mar/05
· votar


Jenilton Santos

Falou tudo!!!

Mas TRB tb é um exagero de espaçamento, haja dedo.

isaiasgs
Veterano
# mar/05
· votar


Jenilton Santos

Falou tudo!!!

Mas TRB tb é um exagero de espaçamento, haja dedo.

jrcintra
Veterano
# mar/05
· votar


Tomcat
Eh q tem gente q paga um sapo pra baixistas q tocam num baixo de 1000 cordas taligado.. nego olha akele monstro e fala : "nossa.. akele kra eh foda.. olha qtas cordas o baixo dele tem"

isaiasgs
Veterano
# mar/05
· votar


jrcintra

é isso aê....e o q acontece é o contrário....dificilmente o kra q tá com o bass de tantas cordas não faria a mesma coisa em um de 4.

Eu vejo a quantidade maior de cordas como um facilitador. Vc tem mais notas à sua disposição ...bem embaixo dos dedos sem precisar se movimentar muito....e outra q existem grooves super complicados q o kra tem q ralar pacas pra fzer em 4 cordas.


A partir do momento q vc observa a escala, graus, seus desenhos, posições, facilidades de digitação....vc vai pensando: "se tivesse uma corda aqui embaixo a nota daqui seria a 5ª e eu não precisaria nem mexer a mão pra execusão"


Vlw...

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Acho que depende da sua intenção... tem cara que tem baixo de 4 cordas mas só sabe tocar em uma...

Sérgio Melo
Veterano
# mar/05
· votar


monolux
O baixo de seis cordas com essa afinação (C-G-D-A-E-B) foi idalizado por um baixista de jazz chamado Anthony Jackson. É um instrumento mais indicado para se tocar jazz, MPB e qualquer música em que o baixo precise tocar frases na região mais aguda e/ou usar tapping.(o que não implica dizer que não possa ser usado de outras formas). As opiniões são pessoais, cada um a emite de acordo com sua idiossincrasia. Tenho um amigo que diz que o baixo de seis cordas é coisa de boiola baiano(pagodeiro). Eu não concordo, é um instrumento difícil de tocar, pouco explorado em sua plenitude. Infelizmente muita gente usa por vaidade, só pra dizer que tem um baixo de seis. O músico é um artista, não pode ser preconceituoso, seguir rigidamente os esteriótipos criados pelo preconceito e pela precipitação. Que cada um use o baixo que quiser, mas que essa escolha seja guiada pela consciência, pela tendência musical de cada um, não pelos modismos ou preconceitos. Valeu!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/05
· votar


Como músico eu acho interessantes as possibilidades de um baixo de 6 cordas, mas não usaría um porque sou mau baixista e tenho mãos pequenas.
Como luthier constatei que a maioría dos baixos de 6 cordas existentes no mercado tem braços INSTÁVEIS e necessitam de cuidados redobrados em sua manutenção. Eu mesmo já construí um e tive que regulá-lo com extremo cuidado, assim como já regulei vários instrumentos de marcas consagradas que apresentavam empenos no braço.
Abç

MasterCard
Veterano
# mar/05
· votar


Eu tenho um de 5 cordas , mas eu acho q um de 6 seria louko, mas eu acho ele meio esquisito, ele é mais largo, mairo, e as cordas dao impressão de estar colodas, é esquisito

Bico
Veterano
# mar/05
· votar


Tb não vejo problema nenhum em relação ao número de cordas. pode ter até 43. Desde q o cara saiba tirar um som legal delas...

mano_a_mano
Veterano
# mar/05
· votar


Olha, o meu é de 4 cordas e dá para fazer muita coisa... Mas em um futuro próximo pretendo comprar um de 5 cordas e afinar assim:

Bb Eb Ab Db Gb

Venho sentindo a necessidade de notas mais graves, mas não quero ficar afinando/desafinando o meu baixo o tempo todo, caso contrário posso estragar o instrumento...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo de 6 cordas são uma boa inovação?