Captação umas dúvidas

Autor Mensagem
Vortex
Veterano
# fev/05 · Editado por: Vortex


Seguinte, eu sei a diferença entre um CAPTADOR ativo e um passivo, mas e quanto a um CIRCUITO ativo e passivo qual a diferença e finalidade?

O que significa j/j, j/p, p/p, mm e sei lá mais o que?...me expliquem a diferença entre todos eles (se possivel fotos, se não for pedir demais)

Quais os cuidados que eu devo ter com um baixo ativo?....sempre tirar a bateria depois de tocar para não gastar? e o que mais?

Obrigado pessoal!!!

ps. desculpa pelo tópico repetitivo...eu sei que tem milhares a respeito mas nenhum conseguiu esclerecer bem as minhas dúvidas.

Mais uma coisinha, os captadores ativos MEC (usados nos Warwick) são bons?...servem pra tocar Metal (Doom,Thrash,Death,Black Metal)...se não quais vcs recomendão!!!

Obrigado mais uma vez!!!

rodrigo_bass
Veterano
# fev/05
· votar


Fala Vortex!

Eu também não sei exatamente se os circuitos ativos são pleonasmo de captador ativo. Quem souber explica ai pra gente.
Esse J e P é fácil. Um captador J é aquele compridinho e parece retangular. Ele é o captador Jazz Bass e ficou com esse nome por causa dos baixos antigos Fender e é caracterizado por um som mais agudo. O P é do tipo Precision, aqueles dois quadradinhos que ficam um do lado do outro grudado, que geralmente você encontra perto da escala. Ele também é proviniente dos antigos baixos Fender Precision. É caracterizado por um som mais grave. Agora vamos dizer que a configuração do seu baixo é J/J, significa que ele tem dois captadores Jazz Bass. Um J/P tem um Jazz Bass e um precision.
Bom acho que é isso, pessoal se eu falei alguma bobeira me corrijam, to tentando ajudar nosso amigo ai.
Cara quanto esse captador MEC, não sei não, não será EMG?


Falow um abraço!

marcioazzarini
Veterano
# fev/05 · Editado por: marcioazzarini
· votar


Vortex
rodrigo_bass

A captação Ativa pode ser composta da seguinte maneira:

Com captadores ativos: os captadores possuem um sistema de ganho, que é alimentado externamente (bateria 9V)

Com captadores PASSIVOS e Circuitos Ativos: existe uma placa de circuito que é alimentada por uma bateria. O sinal dos captadores passivos é pré-amplificado e equalizado através desta placa.

Captadores Ativos com Circuito Ativo: é o famoso csistema 18V, pois necessita de uma bateria para os captadores, e uma bateria para o circuito.

Podemos dizer que existem 3 tipos básicos de captadores.

- J, que são captadores single. O J vem de Jazz Bass, modelo de contrabaixo em que estes captadores foram desenvolvidos.

- P, que são os captadores que muitos chamam de duplos, porém são singles. O P vem de Precision, modelo que originalmente possui este tipo de captador.

- Humburking ou MM, que são os captadores com bobina dupla. Permitem muitas opções de regulagem das bobinas em série ou paralelas. Produzem um som mais "gordo". Para o contrabaixo, estes captadores tem uma estreita relação com os baixos MusicMan. Possui algumas características únicas, como as saturações nos médios quando é executada a técnica de slap, por exemplo.

Estes modelos podem variar também, em termos de pólos expostos ou não. Os pólos dos captadores são os círculos de metal que ficam para fora da "capa", e podem estar expostos em forma de 2 por corda, um por corda, ou até mesmo não estar expostos.

Já os famosos captadores SoapBar (Barra de Sabão), identificam apenas o modelo externo do captador, que pode ser single ou umburking.

No mercado, existem inúmeras combinações de captadores, e para cada uma, um novo leque de timbres podem ser extraídos dos instrumento, por exemplo

- JJ, PJ, MMJ...

E os captadores ainda podem estar fixados nos instrumentos em angulos diferentes, com curvaturas diferentes.

Vou postar este material mais elaborado com ilustrações ainda hoje no site www.basspoint.cjb.net

Abraços!

rodrigo_bass
Veterano
# fev/05
· votar


A senhora aula sobre captadores! Agora ficou bem claro. Mas tenho uma dúvida Márcio.
Eu comprei um Ibanez GSR200. Eu vi em um monte de lugares que ele é passivo e tal. Mas o meu tem um compartimento pra bateria, eu já abri e ta lá a bateria. Esse pode ser um modelo novo do GSR200 ou pode ser só o circuito ativo? Fiquei com essa dúvida agora...

Claudio Zotelli
Veterano
# fev/05
· votar


Tem algumas lojas que instalam circuito ativo (manda ativar) derepente!

marcioazzarini
Veterano
# fev/05
· votar


rodrigo_bass

Cara, eu não conheço detalhadamente o GSR200, mas é bem provável que seja captação passiva com pré ativo.

marcioazzarini
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Zotelli
rodrigo_bass
Vortex


Acabei de postar este material, com figuras ilustrativas no site:

www.basspoint.cjb.net

joaozitorossi
Veterano
# fev/05
· votar


marcioazzarini
O captador precision são dois single que cancelam, formando um Humbucker...ou to doido?

marcioazzarini
Veterano
# fev/05
· votar


joaozitorossi

Acho q eles não formam um humburcker não... Precisamos perguntar pro Bertola... rs

rodrigo_bass
Veterano
# fev/05
· votar


Cara, eu não conheço detalhadamente o GSR200, mas é bem provável que seja captação passiva com pré ativo.

Certo, mas como eu diferencio uma captação ativa de um circuito ativo, sendo que os dois levam bateria 9V?

marcioazzarini
Veterano
# fev/05
· votar


rodrigo_bass

Através do circuito mesmo... É complicado de identificar só olhando... É preciso que algum luthier examine.

Krist Novoselic
Veterano
# fev/05
· votar


e dá muita diferença no som.,,, se tiver o circuito e os captadores ativos?

rodrigo_bass
Veterano
# fev/05
· votar


Através do circuito mesmo... É complicado de identificar só olhando... É preciso que algum luthier examine.

Soh entendi. Atras do baixo tem um compartimento pequeno com a bateria e do lado tem um compartimento grande, onde deve estar o circuito ativo. Hoje vou abrir e amanhã falo pra vcs, se der tempo.
Valeu pelas respostas Márcio

marcioazzarini
Veterano
# fev/05
· votar


Krist Novoselic

As diferenças entre diferentes tipos de captação está mais voltando ao timbre do instrumento do que em sinal propriamente dito. Vc não vai estourar uma caixa só pq seu baixo tem 2 humburckers...

Não é bem assim que funciona.

Nestes casos (assim como caps ativos com circuito ativo), vc tem um controle maior na equalização e na alteração do timbre do seu baixo.

MRWALKER
Veterano
# fev/05
· votar


marcioazzarini
nao eh humbRking, seria humbuCking, hehe =D

marcioazzarini
Veterano
# fev/05 · Editado por: marcioazzarini
· votar


MRWALKER

Desculpe aí professor, é que estou no trabalho, e no pouco tempo livre q tenho eu tento ajudar as pessoas por aqui, e aprender um pouco tbm, por isso preciso digitar meio rápido, e acabo trocando algumas letras.

Mil perdões mais uma vez. Prometo que nunca mais farei isso.

hehehe

Zoeira viu... Tem gente q leva a sério as coisas por aqui q dá até medo... hehe

Falow!

marcioazzarini
Veterano
# fev/05
· votar


nao eh humbRking, seria humbuCking, hehe =D

Na realidade, acho q é HUMBURCKING, com R antes do C, né? ;]

bass_player
Veterano
# fev/05
· votar


marcioazzarini
A unica coisa que vc disse que eu acho que não está certa, é aquele lance de 9v é captador passivo com cirquito ativo, e 18v cirquito ativo com captadores ativos.... 9v pode ser captador ativo com cirquito ativo sim, e 18v tb pode ser so pro cirquito, tendo o captador passivo.

marcioazzarini
Veterano
# fev/05
· votar


bass_player
9v pode ser captador ativo com cirquito ativo sim
São duas baterias, uma para o circuito e uma para os caps.

18v tb pode ser so pro cirquito, tendo o captador passivo
Isso ta certo. Eu até ia corrigir, e acabei esquecendo.

Tem tbm o esquema de 1 bateria para cada captador.

bass_player
Veterano
# fev/05
· votar


marcioazzarini
Esse esquema ai se eu não me engano tinha em alguns baixos Alembic, não é isso? Tanto que ja vi alguns Alembics com umas 4 baterias se eu não me engano...

marcioazzarini
Veterano
# fev/05
· votar


bass_player

É isso mesmo. E tem uns Tobias mais antigos assim tbm.

Claudio Zotelli
Veterano
# fev/05
· votar


4 baterias!!???

Fala sério ae! eh mais facil o kra instalar um cabo AC de 18 vts!

marcioazzarini
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Zotelli

E andar com uma extensão penurada... hehehehe

Claudio Zotelli
Veterano
# fev/05 · Editado por: Claudio Zotelli
· votar


Jah imaginou vc com um link sem fio no palco mas com uma cabo AC pendurado..escroto...hehehehe

Alias imagine vc com dois cabos instalados...hehehe

MRWALKER
Veterano
# fev/05 · Editado por: MRWALKER
· votar


marcioazzarini
foi mal se pareci rude marcio, mas realmente nao tem r no humbucking =)

Vortex
Veterano
# fev/05
· votar


Então o circuito ativo faz a mesma coisa que os captadores ativos, mas a pré-amplificação do som antes de chegar no amplificador normal ocorre no circuito e não no captador (isso se o captador for passivo)...já se o captador também for ativo a pré-amplificação ocorre em dobro vamos dizer assim.

captação passiva em um circuito ativo = Baixo ativo ou passivo (basta escolher)

Estou certo?

Obrigado a todos que postaram!!!

MRWALKER
Veterano
# fev/05
· votar


Vortex
captação passiva em um circuito ativo = Baixo ativo ou passivo (basta escolher)

Estou certo?


sim, esta certo (mas tem alguns modelos de baixos com circuito ativo q nao tem o chaveamento ativo/passivo).

Claudio Zotelli
Veterano
# fev/05
· votar


MRWALKER
foi mal se pareci rude marcio, mas realmente nao tem r no humbucking =)

No meu Shadow esta escrito Humbucker! e não Humbucking!... hehehe

marcioazzarini
Veterano
# fev/05 · Editado por: marcioazzarini
· votar


MRWALKER

Verdade mesmo... É Humbucker. Malz... Me empoRguei... hehe

Putz... O píor é q não dá mais pra editar meu post lá de cima... hehehe

Abraços!

MRWALKER
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Zotelli
humbucker eh o nome do captador, humbucking eh a forma de se chamar a captacao.
ex.: "meu baixo tem captadores humbuckers", "a captacao do meu baixo eh humbucking"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captação umas dúvidas