Como vocês tiram as músicas?

Autor Mensagem
Gouver
Veterano
# jan/05


Galera, queria saber de cada um como vcs tiram o baixo das músicas que vcs tocam:

1- Tiro de ouvido mesmo.
2- Pego a cifra para violão e vou tirando com base nas notas.
3- Pego a tablatura prontinha no cifraclub (hehehe, seu preguiçoso).

Bom, como toco há pouco mais de um mês preciso pelo menos da cifra para tirar alguma coisa, algumas poucas eu apelo para a tablatura, e vcs?

Falou.

MRWALKER
Veterano
# jan/05
· votar


eu uso os metodos 1 e 3 =D

marcioazzarini
Veterano
# jan/05
· votar


1- Tiro de ouvido mesmo.

LuCaSbass
Veterano
# jan/05
· votar


idem a vc... tbm toco a pouco mais d um mes, soh nas cifras e em tabs qdo a coisa aperta...

TrasTTe
Veterano
# jan/05
· votar


depende da música...

dificilmente uso o método 3, até porque confio mais no meu ouvido do que nas tabs do cifraclub (tem umas mó incompletas!!!)...

geralmente se a música é mais simples eu tiro tudo de ouvido (método 1), se é mais complicada eu uso o método 2, pego a base do violão para facilitar/agilizar o processo de "tiragem" hehe

jkdias
Veterano
# jan/05
· votar


1- Tiro de ouvido mesmo

Mas gosto de pegar partituras p/ conferir se o meu ouvido tá bom...

Gui
Veterano
# jan/05
· votar


1 e as vezes o 2...o 3 eh mto raramente, mas msm assim ainda preciso usar o um pq as tabs naum saum mto completas...

ow tb qdo eu to com mta preguiça eu uso o 4 (guitar pro)

LokobasS
Veterano
# jan/05
· votar


ou entaum peço pra alguem tirar HOahohaohaha..nem...soh 1

Bass fender
Veterano
# jan/05
· votar


depende da musica..

clubdome
Veterano
# jan/05
· votar


Já que meu ouvido não é muito confiável eu prefiro uma tablatura pra depois confirmar!

mgs
Veterano
# jan/05
· votar


eu tiro a maioria das músicas no guitar-pro e quando não tem a música ou aparece a musica no ensaio eu tiro de ouvido mesmo.

deep purple fan
Veterano
# jan/05
· votar


3, e quando não tem, 2

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/05
· votar


eu toko a muito pouco empo, meu ouvido ainda naum eh "bem treinado" pra tirar musicas no ouvido mesmo.Recorro as tablaturas do Cifraclub, mas como jah diseram algumas naum estaum bem completas, e eh ae q meu ouvido entra.Eu dou uma improvisada ou ajeito melhor a tablatura, mas to me esforçando pra pegar o jeio de tirar de ouvido mesmo.alias, tenhu q tirar a "Simples de coração" do Engenheiros do Hawaii prum brother meu.

danilo_bass
Veterano
# jan/05
· votar


nas musica mais dificl eu so do uma olhada nas tablatura pra t uma noçao do q faze

WormKrash
Veterano
# jan/05
· votar


1- Tiro de ouvido mesmo.

marcioazzarini

minha pergunta é tu sempre tirou as músicas de ouvido, ou alguma vez já foi um baixista mortal e teve que recorrer aos garranchos? se sim, como foi tua transição, e por que tu acha que ocorreu?

asterix
Veterano
# jan/05
· votar


bah, o meu ouvido é um horror... maior tristeza :( nao sei pq ainda insisto em tocar alguma coisa.

Crazy bass
Veterano
# jan/05
· votar


Eu uso muito as tab pronta pro guitar pro, acho legal ver a tab e ir ouvindo ali na hora a nota que é tocada.

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/05
· votar


Crazy bass
me pasaram o GuitarPro a poucos dias, to tentando mexer nele ainda.

asterix
Veterano
# jan/05
· votar


aproveitando, alguem ai sabe algum lugar q tenha exercicios pra treinar ouvido?

Gui
Veterano
# jan/05
· votar


asterix
vai tirando musica garoto...começa pelas facies (tipo punk, hc...vc pode ateh num curti, mas elas são as mais facies), em vez d pegar a tab, pega a cifra pra vc ter uma noção e vai tirando...meu começo foi assim...

bass_player
Veterano
# jan/05
· votar


Eu tiro de ouvido, mas se eu tiver as cifras prontas, é claro que eu vejo pra ter uma ajuda... mas se não tenho tb não procuro.

marcioazzarini
Veterano
# jan/05 · Editado por: marcioazzarini
· votar


WormKrash

Cara, qdo eu comecei a tocar, não tinha esta mordomia da Internet, e publicações específicas com tablaturas para baixo eram coisas de outro planeta, professor de baixo onde eu morava então... vixi.. esquece... então não tinha outra alternativa...
Os caras chegavam com pilhas de CDs, e falavam tira música tal, tal e tal, de tal CD... (Muitos daqui que começaram a tocar na mesma época, ou até antes de mim vão concordar)

Aí meu filho, era só se internar na frente do som até tirar alguma coisa... heheh

Hj eu vejo isso como um ponto muito positivo. Até hj tenho dificuldades em tirar músicas por meio de tablaturas, então acho bem mais fácil e rápido tirar de ouvido mesmo. Só recorro a tablaturas em casos de alguma escala muito rápida que apareça no meio da música. Aí preciso dar uma conferida, mas é raro.

Um abraço!

Gouver
Veterano
# jan/05
· votar


Qual seria o melhor método? Eu acho que só poderei me considerar um bom baixista quando eu estiver tirando de ouvido, porque isso significa que eu estou relamente entendo a música. Falou.

jkdias
Veterano
# jan/05 · Editado por: jkdias
· votar


marcioazzarini
qdo eu comecei a tocar, não tinha esta mordomia da Internet, e publicações específicas com tablaturas para baixo eram coisas de outro planeta
(2)
Tb sou dessa época, o jeito era ficar voltando as faixas dos cds, fitas e discos até tirar a música toda.... já embolei muita fita c/ isso hehehe...

Até hj tenho dificuldades em tirar músicas por meio de tablaturas, então acho bem mais fácil e rápido tirar de ouvido mesmo (2)
Acho que tô meio atrasado pq não não me habituei às tabs, prefiro até partitura....


Gouver

Cara, como diria Arthur Maia e Ed Motta: "A melhor escola é o disco".
Pegue uma música e comece a tirá-la, ouça dezenas de vezes cada trecho que tiver dificuldade, até tirar a música por completo.

WormKrash
Veterano
# jan/05
· votar


marcioazzarini

pois é bem esse o ponto... coisas simples como temas de tokusatsu - filmes japoneses - (que eu adoro tirar) eu vou na barbada... Iron Maiden, esses heavy mais classicos. Só que por exemplo um Dream Theater que o cara tira harmonias não sei da onde, eu nem sonho em tirar de ouvido porque simplesmente não consigo. O próprio solo de tapping do Stu Hamm, que ele usa uma independência bem grande entre as duas mãos (apesar de ser lento em algumas partes) eu não sei nem por onde começaria. Como fiz quase nada de aulas, eu tentei ir a maneira facão mesmo, ponho o som meio alto e vou tentando achar as tonicas só marcando notas, depois tiro os detalhes (se consigo), mas acho que deve haver uma maneira mais facil para isso, ou mais inteligente.
normalmente faço assim: baseio da tab e corrijo os erros no ouvido, mas acho isso vergonhoso.

TrasTTe
Veterano
# jan/05
· votar


asterix

aproveitando, alguem ai sabe algum lugar q tenha exercicios pra treinar ouvido?


http://www.good-ear.com/servlet/EarTrainer




NESSE SITE TÊM EXERCÍCIOS PARA O OUVIDO........

asterix
Veterano
# jan/05
· votar


TrasTTe
muito bom cara, valeu.

----
ah, tem outra coisa tambem. eu nao sei quando os mais antigos aqui comecaram a tocar, mas essa coisa de anular o baixo nas musicas (como muitas fazem) e' algo relativamente recente, antigamente nao era assim. talvez eu esteja errado, mas musicas mais velhas (beatles, jethro tull, led zeppelin etc) o baixo é tao audivel qnto qqer outro instrumento ao contrario das musicas atuais principalmente as q costumam tocar nas radios atualmente. o mesmo e' valido para as musicas nacionais mais antigas. por isso que a maioria das pessoas pensam que se algo na musica nao eh guitarra, ou eh teclado ou eh bateria.

Crazy bass
Veterano
# jan/05
· votar


Rafael Walkabout
Criar as coisas nele assim eu não sei, mas aqui no cifraclub mesmo tem um monte de tab pronta, ae pra mexer lá eu fui fuçando até ir descobrindo.

Flavio Moska
Veterano
# jan/05 · Editado por: Flavio Moska
· votar


Com relação aos K7 - o pior é tirar as músicas que são as cópias das cópias das cópias, aquele som embolado e que muitos detalhes passavam batidos. Ainda tenho a fita com as primeiras músicas que precisei tirar p/ começar a tocar baixo em apenas 5 dias. Os caras me deram a fita na segunda, emprestei um FINCH (modelo rickenbacker) e tirei as músicas p/ os 2 ensaios p/ tocar no sábado. Repertório (Rage Against The Machine, MuckyPup, Metallica, L7, Red Hot, ..., total de 11 músicas) - foi de ouvido mesmo, me bati um monte até p/ afinar, mas saiu e fizemos aquela "beleza" de show....hehe (isso em set/1993)

Atualmente continuo tirando de ouvido, mas às vezes pinta umas músicas p/ fazer arranjo (principalmente de WorldMusic), aí o bicho pega, bom que dá p/ contar com os "professores" da banda, então passam as modulações, etc.

Já usei alguns MIDI no PowerTracks para tirar algumas músicas complicadas do Yes (Close To The Edge por ex), é muito legal que dá p/ diminuir o tempo sem perder a afinação - praticamente dá p/ ver o que o Chris Squire faz no baixo.

otavio016
Veterano
# jan/05
· votar


eu so tiro com o guitar pro... com qto vcs começaram atira musika so ouvindo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como vocês tiram as músicas?