Além do vigésimo traste, alguém chega a usa-los com frequencia???

    Autor Mensagem
    Tomcat
    Veterano
    # dez/04


    Aê pessoal, duvidazinha meio besta né, mas é curiosidade mesmo.

    Vcs costumam a descer além do vigésimo traste em musicas q vcs tocam??

    To questionando isso pois um guitarrista amigo meu me perguntou pq eu comprei um baixo de 24 trastes se nunca uso além do 20, e ólhe lá, e pq fabricam, já q é raro ver alguém tocando além do vigésimo? Fiquei devendo essa resposta a ele, hehe.

    Agradeço as respostas.

    jrcintra
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    eu uso bastante
    pra solo acho indispensavel o baixo ter 24 casas ou um que tenha a corda C(high)

    Tomcat
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    É, pra solo até q vai mesmo.

    NovatoVelho
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Hehehe... em banda completa eh muito dificil vc descer tanto, eh mais pra solar ou uma introdução com acordes rapidos mas eh dificil usar!

    FDG
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    mesmo não sendo baixista,eu raramente vi baixistas tocarem por essa parte,acho que só Victor Wooten,Billy Sheehan e Pastorius que já vi fazerem isso

    Tomcat
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    FDG

    "Billy Sheehan e Pastorius que já vi fazerem isso"

    Hã?
    Esses dois eu tenho quase certeza q vc não viu nao, eles nunca tocaram ao vivo com baixo acima de 20 trastes, e tb o baixo deles(maioria) só vai até o vigésimo traste. Se bem q o Sheehan usa um de 21 tb mas é rao ele chegar lá.

    NovatoVelho
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Tem uma musica do Zé Geraldo (reciclagem) tem uma introdução do baixista que ele toca lah embaixo dah pra notar bem, pois o tempo de vibração das cordas são curtissimos !

    Dark Avenger
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Eu uso muito pra tapping e pra alguns solos, mas não com muuuuita frequencia. Mas por via das duvidas eh sempre bom ter um baixo com 24 trastes se vc não tem um de 6 cordas.

    jrcintra
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    FDG
    eh pq a maioria dos baixistas sao ruins.. heheh
    to zuando
    mais por um lado eh serio.. c nao a gente taria vendo um WOOTEn em cada esquina
    Eu por exemplo me considero um baixista razoavel.. bem medio
    serio msm

    jrcintra
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    meu
    pra acordes eu acho mto util tb
    nao curto mto acordes antes da 12a casa...
    tipo... depende do conceito... depende do papel do baixo na banda... depende do que vc quer fazer com o baixo...
    pra grooves e tal acho inutil mesmo...

    jrcintra
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    tipo.... eh q o verdadeiro PAPEL do baixo eh ser um instrumento de acompanhamento... BASE... GROOVE....

    OBS: nao levem a serio a brincadeira q eu disse la em cima nao.. hehe =)

    Thiago Correia
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    isso depende de cada um.. eu uso pouco.. o max q chego eh a 21.. e meu baixo tem 24.. mas eu tiro mt brincadeira la pelo 24..mas tocar em musica o maximo foi no 21 em um solo!
    e em relacao a acordes.. ja q o jrcintra tocou no assunto eu gosto de acordes aparti do 7 traste..ate o 15..eu uso mais por essa area!

    flw ae

    clubdome
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Realmente, tocar acima do 20 é pra solo ou músico solista, já vi alguns progressivos como o Myung do Dream Theater usarem mas no geral são poucos, concordo com o jrcintra sobre o papel do baixo em uma banda, uma boa cama colado com a batera é o fundamento.

    Gui
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    meu baixo soh tem 20 casas msm...e eu nem uso ateh ela...geralmente eu uso ateh 17ª casa...

    mas mtas vezes a pessoas q usa ateh a 20ª casa, compra um de 24 casas pois o acesso eh mto mais facil!!! e tb pq vai q um dia de a loka no kra e ele inventa de qrr usar...saum apenas mais opções...

    Tomcat
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    clubdome

    "Realmente, tocar acima do 20 é pra solo ou músico solista, já vi alguns progressivos como o Myung do Dream Theater usarem mas no geral são poucos,"

    Concordo plenamente!

    jrcintra

    "pra grooves e tal acho inutil mesmo..."

    Éra isso q eu queria dizer.

    Bico
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Meu baixo tb não tem mais de 20 casas e eu sinto falta. Não sou de ficar solando mas gosto de criar algumas coisas nos agudos, tipo introduções e tal...
    E tb toco algumas umas músicas do Primus, Red Hot... q precisam de mais casas, aí eu tenho q adaptar.
    Mas isso tudo eu tô considirando num baixo de 4 cordas. Se tiver a "C", deve ser bem mais raro usar as casas mais agudas.

    asterix
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    acho que se o baixo for de 4 cordas eh bobagem comprar com menos de 24 casas, porque senao fica dificil transpor musicas q originalmente tinham linhas de baixo com 5 ou 6 cordas, como dream theater por exemplo.. tem varias q vc acaba tocando la depois da 20a casa num de 4 cordas

    Flavio Moska
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Frequentemente não
    Mas existem algumas músicas que usam muito groove nestas casas, assim como algumas progressivas (yes por ex).

    Considero que seja um "extra bacana" que vc pode explorar melhor e se divertir....hehe

    monolux
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    no duelo do felipe andreolli e kiko loreira, o felipe desce mais do que a casa 20. Eu achu

    WormKrash
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    eu uso seguido, seguido mesmo, mas acho bem desconfortável. as cordas ficam com pouco sustain e as notas soam meio feias. quando tocava Iron e estragava os solos de guitarra, usava mais direto ainda. é questão de gosto mesmo, eu como tenho um groove que não valem nada, debulho direto escalas do sizão ao dózinho pra me divertir (coisa de quem não sabe mesmo ;)

    erikpinheiro
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Em MPB as vezes eh muito usado..

    GrungeMan
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    a intro de black do pearl jam usa ! hehe

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Tem uma introdução de uma música de minha banda (o Expresso da Noite), chamada Trânsito Lento, que eu faço uma frase, um pequeno solo introdutório, que se inicia na 20ª casa com pedais Fuzz e Flanger ligados. Também gosto muito daqueles glissandos que o Glenn Hughes fazia no Purple, faço isso algumas vezes.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Além do vigésimo traste, alguém chega a usa-los com frequencia???